Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

ajuada/conselho silica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: ajuada/conselho silica   Sab 11 Ago 2012, 00:29Responder ao tópico

ok, preciso aqui de ajuda/opnião sobre mudar o areão.a silica chegou e tenho 50 k para um aquario de 120x45x50.como tenho algumas duvidas peço aqui uma opnião, pessoal Razz

comprei uma caixa de arrumação ~de 50l onde penso por os peixes com o filtro esterior e aquecedor.
tenho varios garrafões de agua para armasenar o maximo de agua possivel.

devo ter algum tratamento com a silica?bastará lavar?
como vou mudar o areão será necessario a intrudocão de bacterias?
quantos k de silica devo eu por?

peço aqui a vossa opnião pessoal ☀ para ver se isto corre bem...

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Sab 11 Ago 2012, 11:16Responder ao tópico

Boas
Na caixa com os peixes, não te aconselho a pores o aquecedor, senão ainda cozes os peixes, pois apesar de não dizeres deve ser um aquecedor de no minimo 200w, o que em 50l de água é muito, depois o tempo está quente e não será por muito tempo. o pores o filtro tem duas funções 1º movimenta e oxigena a água, e principalmente mantem as bactérias vivas.

Quanto à silica, depende de onde a arranjaste, se é de compra ou pelo menos está pré-lavada, basta-te passa-la por água e fervê-la durante uns 5min. Muita atenção, depois de a ferver, eu passoa por água fria, para arrefecer mais depressa. Não pôr areia quente dentro do aqua - o vidro pode partir.
Se a silica tiver sido apanhada na natureza (não é muito aconselhável), então tem que ser muito bem lavada e convinha veres se alterava o PH, além de tudo o que foi dito para o caso anterior.

Quanto à introdução de bactérias, se vais manter o filtro e as massas filtrantes, sem as lavar, se vais manter a maior parte da água, não é preciso introduzires mais bactérias, apesar de não fazer mal, mas não é necessário.

Quanto aos kg de silica, tu é que sabes. a altura de um aqua varia um bocado conforme a fauna e a flora que vais ter no aqua, mas o normal é aproximadamente 4cm à frente e 6cm atrás, por isso quando tiveres a altura certa, chega.

Boa sorte e muita paciência, principalmente se se tratar de um plantado.

Já agora é para um plantado ou não?
Qual é a granumetria da silica?

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Sab 11 Ago 2012, 14:57Responder ao tópico

Concordo contigo Nuno, penso que já disseste tudo. O mais importante é veres se essa area não te altera o PH antes de fazeres algo.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Sab 11 Ago 2012, 15:38Responder ao tópico

Viva

A silica que eu uso normalmente é só meter dentro de agua e encher, nunca a lavei nem fervi

Quanto ao ph podes estar descansado que se for silica mesmo não te altera nada que é neutro

Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Sab 11 Ago 2012, 18:46Responder ao tópico

acabei á pouco o trabalho,na caixa com os peixes puz só o filtro a trabalhar sem o aquecedor como o Nuno tinha dito.a silica comprei um saco completo e vinha fechado(saco de 50 k),acho que tem um grao de 0,3mm é areia muito fina.
na operação perdi uns 30 a 40 litros de agua(não tive onde a por),já puz uns 20(agua de reserva).para voltar a por o aquario a nivel posso uzar aquatan ou é melhor deixar repousar as 48 horas?

nesta silica posso plantar algumas plantas ou devo-me restrinjir só aos fetos e musgos de java e as anubias?

outra coisa que pedia ajuda era:tambem tive a limpar um tronco de videira que achei no mato,um senhor disse-me que a videira já tinha mais de 6 meses de corta,já tinha uns bichos no interior...

agora já limpa,esperimentei e claro boia dentro do aquario.sei que já foi perguntado mas como é comprido (1m e 10) qual o tratamento que devo dar,uma vez que não o posso ferver?

obrigado a todos,mais tarde meto umas fotos para verem como ficou.

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Sab 11 Ago 2012, 19:01Responder ao tópico

Num bidão com agua e sal serve para matar a bicharada e inchar a madeira depois lavas bem com agua doce e deixas secar no final inchas a madeira com agua doce só até a agua não ficar avermelhada e esta pronto para o aquario

Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Dom 12 Ago 2012, 10:37Responder ao tópico

o ph está a 7.5 a agua da rede é de 7.2.como ainda tenho a turfa será que baixa? o ideal era a 7 ou menos...

o que tens de flora?
gostava de por mais umas plantas...

Alvaro Coelho

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Dom 12 Ago 2012, 11:01Responder ao tópico

a silica

[img]<script src='http://img546.imageshack.us/shareable/?i=20120812113556.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

o aquario como ficou

[img]<script src='http://img856.imageshack.us/shareable/?i=20120812113400.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>[/img]

futuramente queria retirar todos os objectos decorativos e plantas artificiais e por uns troncos e plantas verdadeiras...

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Dom 12 Ago 2012, 13:36Responder ao tópico

É uma boa ideia retirar todos os objetos artificiais e substituir por plantas naturais, fica a ganhar em estetica e principalmente em funcionalidade ja que as plantas naturais ajudam e muito a manter os parametros ideais e estaveis. e o aquario fica muito mas mesmo muito mais bonito.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Dom 12 Ago 2012, 14:01Responder ao tópico

Boas!

Concordo a 100%!

No entanto com a sílica a escolha fica um pouco mais limitada...

Eu apostaria basicamente em Fetos de Java e Anúbias!

Abraço!

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Dom 12 Ago 2012, 14:21Responder ao tópico

Essa areia de silica nunca usei nem posso usar ja que uso filtros FBF e a silica compacta muito inviabilisando o uso de filtros de fundo ,ha mais especies de plantas que nao necessitao ter as raizes enterradas e que podes usar.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ajuada/conselho silica   Responder ao tópico

ajuada/conselho silica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-