Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquario caseiro...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

joao.bernardo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Aquario caseiro...   Sex 10 Ago 2012, 21:44Responder ao tópico

Boas,

Ando com a ideia de fazer um aquario sem tampa caseiro na medida de 80cm comprimento 30 cm largura e 40 cm de altura.

A Espessura do vidro tou a pensar fazer de 6 mm será suficiente?

A videira pede-me 20 euros pelos vidros sem temperamento, vidro branco.

O problema é que para lixarem apenas as arestas dos vidros querem 22 euros?

Acham normal ser assim tão caro, não á uma maneira barata?
Ou posso fazer sem lixar as arestas?

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sex 10 Ago 2012, 22:26Responder ao tópico

Viva,se queres quebrar a aresta a 45° tem que ser mesmo o vidraceiro.....Ou entao tens que comprar ferramenta propia para isso mas apenas para um aquario nao vale a pena.
Jà vi alguns colegas a quebrarem a aresta com lixa grossa e com pedra de esmeril (pedra que se afiam as facas); nao fica muito bem,mas também nao fica mal............
Para informaçao comprei um aquario desses (96 litros) da aquatlantis com sumpe biobox, galeria com lampada t8 +aquecedor por 99 euros em promoçao,garantia de 1 ano sem matar a cabeça............
Vamos ver se algum patrocinador se manifesta,eles costumam colar aquarios e talvez tenham qualidade preço competitivos.

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sex 10 Ago 2012, 22:41Responder ao tópico

Boas
Não sei se 6mm será o suficiente, eu tentava antes com 8mm, mas...
O que estás a dizer é verdade, sai mais caro fazer as arestas do que os próprios vidros.
Podes tentar tu desbasta-las apenas com uma lixa grossa, mas atenção para não te cortares. O melhor será convenceres o vidraceiro a desgastar ele as arestas, eu já fiz um aqua uma vez e foi ele quem desbastou as arestas.
Podes sempre tentar comprar um aqua em 2ª mão, mas o facto de seres da Madeira, não ajuda nada.
Fazeres um aqua com as arestas afiadas, é muito problemático porque te podes cortar muito facilmente, no entanto se tiveres jeito para bricolage, podes comprar umas calhas plásticas que há no AKI (também deve haver noutras lojas do género), e embutares tu as arestas, mas isso vai sair quase ao mesmo preço.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 14:54Responder ao tópico

Realmente ficam mais caras as arestas do que o vidro, normalmente uso a técnica da pedra de afiar facas, fica porreiro desde que com cuidado e uma pedra bem fina, nunca passar muito rápido. Quanto à espessura, 6 mm é um bocado à pele embora deva chegar, se quizeres mais segurança passa para os 8mm. Ora vê pelas medidas do vidro maior, espero que ajude.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 15:43Responder ao tópico

Boas

A vidraria que uso aqui normalmente faz me as aresta e não faz barulho por causa disso

Mas basicamente se tiveres em casa ou algum amigo com uma lixadora de rolo metes uma lixa fina e fazes as arestas mal ou bem sempre é melhor que as esquinas vivas

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 20:48Responder ao tópico

Boas,

O Que tenho é uma lixadeira boch lol. Mas quando montar o aquario estou a pensar colocar calhas em aluminio nas esquinas.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 20:55Responder ao tópico

Problema resolvido Smile

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 21:18Responder ao tópico

problema resolvido como assim?

Posso ter o vidro o vidro sem as arestas limadas?

Tenho é de ter cuidado a colar o vidro para não me cortar certo?

Depois vou colar a calha de silicone em todas as arestas.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 21:25Responder ao tópico

Boas
Tás a vêr como sabes.

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 21:30Responder ao tópico

ok até aqui tudo bem.

E agora que leva as calhas de aluminio o vidro de 6mm de espessura deve chegar para os 84 litros de água certo?

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 11 Ago 2012, 21:50Responder ao tópico

Boas,

O problema seguinte é a tampa barata.

Estava a pensar uma tampa destas em vidro, será que é a mais barata?

http://www.tiendanimal.pt/tampa-proteccao-para-aquario-terrario-p-554.html

Ou têm outras ideias?

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Dom 12 Ago 2012, 07:50Responder ao tópico

eu disse problema resolvido quando vi que tinhas maquina de lixar,ao menos quebra a aresta antes de manipulares o vidro,e de preferençia usa luvas Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Dom 12 Ago 2012, 08:56Responder ao tópico

Boas
quanto às tampas podes sempre utilizar 2 placas de vidro, para correrem uma por cima da outra mas para isso tem que levar calhas.
Penso que antes de começares sequer a comprar o vidro, deves pensar bem no que vais fazer.
Não é assim tão fácil trabalhar com vidro, o ser apenas de 6mm, não quer dizer que não aguente a pressaõ da água, é perigoso porque é mais fraco do que devia para as dimensões e qualquer toque o pode partir/enfraquecer.
Eu continuo a aconselhar que seja o vidreiro a desbastar as quinas dos vidros.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Dom 12 Ago 2012, 22:22Responder ao tópico

Como o Nuno disse eu também não arriscava, e mandava o vidraceiro desbastar as quinas dos vidros, sempre não tens dissabores depois e fica mais seguro!

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Dom 12 Ago 2012, 22:45Responder ao tópico

Nunca experimentei fazer ja que todos os meus aquarios tem calhas de aluminio mas ja vi um colega usar uma lixa para ferro de granulometria media presa num taco de madeira lixou bem as arestas e ficou impecavel ja nao cortava.

Antonio Manuel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Qui 16 Ago 2012, 17:35Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Realmente ficam mais caras as arestas do que o vidro, normalmente uso a técnica da pedra de afiar facas, fica porreiro desde que com cuidado e uma pedra bem fina, nunca passar muito rápido. Quanto à espessura, 6 mm é um bocado à pele embora deva chegar, se quizeres mais segurança passa para os 8mm. Ora vê pelas medidas do vidro maior, espero que ajude.

Faço aqui um pequeno reparo, as espessuras de vidro monólitico (vidro simples), só existem em 4, 5, 6 ,8, 10 12, 15 e 19.

Sou vidraceiro, fabrico aquarios e vejo nessa tabela alguns exageros de espessura.

Cumprimentos.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 18 Ago 2012, 10:06Responder ao tópico

Fui eu que coloquei a tabela, está de acordo com todas as que vi, tenho feito alguns aquários, olho para as tabelas, mas faço sempre os cálculos e sei que os valores de tabela estão feitas por cima, ligeiramente por cima por uma questão de segurança, mas em seguida apresento os calculos.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Antonio Manuel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Sab 18 Ago 2012, 11:13Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Fui eu que coloquei a tabela, está de acordo com todas as que vi, tenho feito alguns aquários, olho para as tabelas, mas faço sempre os cálculos e sei que os valores de tabela estão feitas por cima, ligeiramente por cima por uma questão de segurança, mas em seguida apresento os calculos.

Aqui deixo um pouco do descritivo do vidro simples no manual do vidro da marca referencia mundial de produção de vidro.

Pelas questões de segurança, eu opto por trocar o vidro simples por laminado, mantendo a mesma espessura e peso, sai um pouco mais caro mas mesmo em caso de quebra não tens uma inundação em casa. Todos os aquarios que fiz para mim foram e serão sempre em laminado, também ficam pouco tempo ou não chegam a servir pois vendo-os maior parte das vezes antes de montar.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquario caseiro...   Responder ao tópico

Aquario caseiro...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-