Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Microverme de aveia, sem cultura de arranque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

MiguelAngelo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 15:39Responder ao tópico

Boas

Eu estou a fazer criação de Danios e queria produzir micro-vermes de aveia para lhes poder dar uma alimentação rica.
Eu nunca fiz isto antes, por isso não tenho nenhuma cultura de arranque. Gostava de saber quanto tempo demora e se é possível sem uma cultura de arranque.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 16:49Responder ao tópico

que eu saiba é preciso uma cultura,para danios podes fazer umas infusoes de feno,agora é o tempo do trigo arranjas isso facilmente,ou arroz completo"paddy" para pombos correios,ou simplesmente uma casca de banana num recipiente em àgua do àquario,em 2 a 3 dias jà vês bacterias com uma lupa,uns 15 Ml jà te alimenta 1 dia os danio,passado uns dias quando vires que eles jà cresceram um bocado,pegas num moinho de pimenta e metes là dentro granulado e basta moer um bocadinho para esse po alimentar os peixes.
O google é amigo de muita gente e poderà ajudar-te Wink

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 19:02Responder ao tópico

Sim eu tenho procurado, mas ninguém sabe como se faz a cultura de arranque e estava á espera que alguém aqui soubesse. Obrigado pelas dicas.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 19:18Responder ao tópico

não de pode dar gema de ovo cozida? misturada com água e metida dentro de uma seringa.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 19:56Responder ao tópico

gema de ovo podes,,,,,,,,podes 1 vez para desenrascar,mas faz muita poluiçao na àgua.Microvermes so com uma dose que alguém te dê;as infusoes fazes como te disse acima.O melhor ainda é o granulado moido em po.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 20:08Responder ao tópico

Tem de ser casca de banana? nao tenho cá bananas em casa e os pequenos ja nasceram. Ja vejos bastantes a nadar e alguns agarrados ao vidro. Pode ser de outro fruto?

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 20:09Responder ao tópico

ALVELOS RAMIRO escreveu:
que eu saiba é preciso uma cultura,para danios podes fazer umas infusoes de feno,agora é o tempo do trigo arranjas isso facilmente,ou arroz completo"paddy" para pombos correios,ou simplesmente uma casca de banana num recipiente em àgua do àquario,em 2 a 3 dias jà vês bacterias com uma lupa,uns 15 Ml jà te alimenta 1 dia os danio,passado uns dias quando vires que eles jà cresceram um bocado,pegas num moinho de pimenta e metes là dentro granulado e basta moer um bocadinho para esse po alimentar os peixes.

Se eles jà nasceram hà 3 ou 4 dias e que jà comeram o saco fazes o plano B granulado moidinho em poeira,ou entao compras infusyl da ZOLUX ,a JBL tem Nobil fluid Artemia,a SERA tem SERA MiCRON,a TETRA tem TETRAMIN BABY .
Vê là se algo te serve nisto tudo.

Última edição por ALVELOS RAMIRO em Qui 09 Ago 2012, 20:16, editado 1 vez(es)

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 20:15Responder ao tópico

Sim...? qual foi o teu objectivo em repetires o que disseste? Senão tenho bananas, sambem não vou ter feno, nem trigo e muito menos arroz completo paddy para pombos correios.

So quero saber se posso utilizar a casca de outro fruto, maçã, laranja...

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 20:18Responder ao tópico

tu moras onde???????Nao hà bananas em almada??????Nao hà loja para comprares arroz completo?????com maça é preciso ter uma dose de arranque também misturasse a 50%vinagre e àgua e uma dose mais maçà,mas tudo isso demora tempo para arrancar,e tu estàs cheio de pressa porque eles jà nasceram,eu tenho sempre tudo de reserva.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qui 09 Ago 2012, 23:39Responder ao tópico

Peço desculpa Ramiro, mas quando eu li a tua mensagem, tinha apenas a tua citação escrita nao tinha mais nada. E é claro que á bananas, mas aquela hora nao havia bananas, e nao queria que os bebes morressem. dum dia pro outro.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Sex 10 Ago 2012, 15:25Responder ao tópico

nao hà problemas,eu nao percebi é que estavas "desesperado"quando é assim que somos "apanhados com as calças na mao" tens que fazer o plano B:

Moinho de pimenta ou sal tiras a pimenta ou o sal,lavas bem e secas com o secador dos cabelos"as mulheres normalmente têm um" metes là dentro granulado, que moido fica em poeira.Hà também os alimentos das marcas que podes ter em casa...........

VERMES DE VINAGRE (espero que esteja boa a traduçao,senao os colegas que me corrijam)
50% de vinagre de maça BIO e 50% de àgua, fazes uma soluçao e adicionas uns pedaços de maça,reservas durante 24 horas e adicionas uma dose de arranque (pede nos foruns alguém te ha-de dar) podesse gurdar durante anos.

Vermes de Grindal:
Numa caixa metes um bocado de lâ filtrante, metes um bocado de telha por cima da lâ,humedeces bem tudo ,uns flocos de aveia em cima da telha,humedeces os flocos,colocas uma dose de arranque,metes um vidro em cima ou um plastico etc tapas tudo e vais alimentar uma vez por semana,quando os peixes forem grandinhos jà comem isto e agradecem.
PS:Todas estas técnicas têm vàrias variantes,estas comigo foncionam bem.
Ao lançar uma produçao destas comvem lançar no minimo duas doses ao mesmo tempo se uma morrer por um motivo qualquer têm a outra de reserva e jà têm uma dose de arranque;)

Última edição por ALVELOS RAMIRO em Dom 12 Ago 2012, 08:01, editado 2 vez(es)

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Sex 10 Ago 2012, 17:45Responder ao tópico

Nao tenho moinho de pimenta, mas posso usar um almofariz e esmagar?

Quanto aos alimentos vivos, é pena serem todos precisos doses de arranque tenho de pedir a alguem, tenho 17 anos e nao tenho mt dinheiro, para tar a mandar vir as coisas da net :S

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Sex 10 Ago 2012, 18:36Responder ao tópico

concerteza, eu esmago naquela coisita de plastico os flocos e reduzo em po,esqueci-me de dizer isso:) almofariz jà procurei e ainda nao encontrei por isso uso o moinho com os granulados, o importante é reduzir a pò.Este hobby também é imaginar soluçoes

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Sex 10 Ago 2012, 18:57Responder ao tópico

MiguelAngelo escreveu:
Nao tenho moinho de pimenta, mas posso usar um almofariz e esmagar?

Quanto aos alimentos vivos, é pena serem todos precisos doses de arranque tenho de pedir a alguem, tenho 17 anos e nao tenho mt dinheiro, para tar a mandar vir as coisas da net :S

Boas
As culturas de arranque são baratas, andam à volta de 2€ cada, de momento não tenho, senão arranjava-te um bocado.
O ideal era encontrares alguém que morasse perto de ti, e que tivesse. Tenta criar um tópico na área das procuras, pode ser que tenhas sorte.
Se fosses de Lisboa eu dizia-te onde ires buscar.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 12:24Responder ao tópico

olá, tenho uma má noticia e uma excelente noticia, infelizmente os pequeninos que tinham nascido á dias morreram todos, mas antes de ontem fiz uma mudança de água e meti uma femea ovada e um macho e ontem apareceram-me montes deles e hoje acordo e aparecem não montes, mas montanhas de pequenos.

Tenho uma casca de banana dentro duma garrafa á 3 dias. A água tá um pouco esbraquiçada é normal certo?

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 14:54Responder ao tópico

se jà està esbranquiçada jà deve ter bacterias,vê com uma lupa se algo mexe Smile

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:13Responder ao tópico

Não consegui ver nada com a lupa, mas pensei que os infusórios fossem minusculos. E a cor esbranquiçada é mau sinal não é?
Estou com receio que eles morram outra vez

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:29Responder ao tópico

o efeito branco é bom sinal

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:29Responder ao tópico

vé com a lupa se os alevins jà comeram o saco

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:33Responder ao tópico

Já há muitos a nadar á superficie. Posso ligar o filtro do aquário? Ja tive o cuidado de por uma meia de senhora para os alevins não serem sugados.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:37Responder ao tópico

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:47Responder ao tópico

o filtro nunca deve ser desligado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
cuidado com a amonia e com os nitritos.............................
Vé se o saco vitelino jà foi absorvido,se jà começas a alimentar se nao nao alimentas.
Prepara outra garrafa de infusao,
Se estao a nadar à superficie normalmente é mau sinal.........
Tens teste de àgua??????

ricardo carvalho

Membro
Membro

Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 17:51Responder ao tópico

Os infusórios só vão servir mesmo nos primeiros dias. O ideal é alimentar com artémia recem eclodida e variar com microvermes (tem que ser mesmo com cultura de arranque) e ração, depois vai-se introduzindo outros alimentos à medida que crescem.
Parabéns pela criação e boa sorte.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 18:00Responder ao tópico

Ricardo nao tens uma cultura para oferecer a este amigo?????

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Qua 15 Ago 2012, 18:08Responder ao tópico

Peço desculpa pela ignorancia e ter desligado o filtro, mas como o filtro movimenta muita a água pensei que nao fosse bom nos 1ºs dias. O único teste que tenho é o Ph

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Microverme de aveia, sem cultura de arranque   Hoje à(s) 00:10Responder ao tópico

Microverme de aveia, sem cultura de arranque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-