Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O que se pode fazer com os Caracois de Praga?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

MiguelAngelo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 00:25Responder ao tópico

Hoje apanhei algumas dezenas de plarnobis com a rede, enquanto os apanhei de volta de um comprimido de fundo, o que posso fzer com eles? se os esmagar será que as ampulárias comem-nos e ajude na casca? é que as minhas ampularias andam com falta de calcário na casca, e podia ser uma solução :/

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 03:06Responder ao tópico

Boas, eras capaz de me enviar uma garrafa com bastantes desses caracois??
as minhas helenas iam agradecer, e podia ser que assim se reproduzissem.

so uma coisa, nao sao planorbis, parecem me physas no maximo, e acho que as ampularias o comeriam, mas para que sujar a agua?

manda mp se quiseres.

abraço

Hélder Barbosa

Membro
Membro

Nome Real : Hélder Barbosa
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 09:06Responder ao tópico

São melanoides tuberculata.

Sim, podes esmagá-los que há sempre quem os coma Very Happy

Já agora, esses caracóis são bons para oxigenar o substrato, pois enterram-se nele.

Cumps

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 09:22Responder ao tópico

Boas
Todos os caracois chamados de "praga", são benéficos aos aquas, visto que alem de comerem os restos de comida, nalguns casos como neste dos melanoides, servem para revolver o substrato, facilitando a oxigenação das raízes das plantas.
O unico senão que têem é o aspeto que dão a um aqua, principalmente quando são em excesso. Estes são o alimento preferido das helenas, mas um assim grande dá para 2 ou 3 helenas estarem de volta dele, durante uns 3 dias, o que torna dificil as helenas conseguirem acabar com eles (a não ser que se tenha mesmo muitas helenas).
O simples facto de se por comida a mais no aqua, significa que pouco tempo depois aparecem às dezenas ao de cima de água, minusculos destes melanoides.
Muito dificeis de exterminar, por se enterrarem n o substrato, são no entanto relativamente faceis de controlar, para isso basta remover alguns manualmente, e dar pouca comida de cada vez (mais vale dar o mesmo mas dividido em mais vezes mas menor quantidade de cada vez).

MiguelAngelo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 13:54Responder ao tópico

Hélder Barbosa escreveu:
São melanoides tuberculata.

Sim, podes esmagá-los que há sempre quem os coma Very Happy

Já agora, esses caracóis são bons para oxigenar o substrato, pois enterram-se nele.

Cumps
Sim, peço desculpa pelo erro, não sei que é que me deu, para escrever planorbis, quem me dera que fossem planorbis, era so esmaga-los entres os dedos e dar aos ciclideos, agora estes são rijos como pedra.

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Todos os caracois chamados de "praga", são benéficos aos aquas, visto que alem de comerem os restos de comida, nalguns casos como neste dos melanoides, servem para revolver o substrato, facilitando a oxigenação das raízes das plantas.
O unico senão que têem é o aspeto que dão a um aqua, principalmente quando são em excesso. Estes são o alimento preferido das helenas, mas um assim grande dá para 2 ou 3 helenas estarem de volta dele, durante uns 3 dias, o que torna dificil as helenas conseguirem acabar com eles (a não ser que se tenha mesmo muitas helenas).
O simples facto de se por comida a mais no aqua, significa que pouco tempo depois aparecem às dezenas ao de cima de água, minusculos destes melanoides.
Muito dificeis de exterminar, por se enterrarem n o substrato, são no entanto relativamente faceis de controlar, para isso basta remover alguns manualmente, e dar pouca comida de cada vez (mais vale dar o mesmo mas dividido em mais vezes mas menor quantidade de cada vez).
Eu apanhei estes, mas ainda lá ficaram muitos acreditem. Eu não ponho muita comida, para os peixes(Danios e neons chines), alimento-os duas vezes por dia com a pontinha duma colher de gelado, mas de vez enquanto tenho de por um comprimido de fundo, pois tenho ampulárias, khulis e alguns red cherrys.

Hélder Barbosa

Membro
Membro

Nome Real : Hélder Barbosa
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 16:18Responder ao tópico

Eu por acaso nunca extermino nada, só acidentalmente quando faço limpeza ao aquário :lol:

Normalmente fazem jeito Wink

Cumprimentos

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: O que se pode fazer com os Caracois de Praga?   Qui 02 Ago 2012, 16:31Responder ao tópico

Viva,eu pessoalmente nao gosto e acabei com isso muito facilmente:
1 comprimido de fluvermal...............

O que se pode fazer com os Caracois de Praga?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Invertebrados :: Caracóis e outros-