Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

aquario de 2 metros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

andre200

Membro
Membro

Nome Real : Fernando André Rodrigues Dos Santos
Gostos : 2

MensagemAssunto: aquario de 2 metros   Qua 01 Ago 2012, 23:19Responder ao tópico

Como referi na minha apresentação encontro-me na construção do meu 5º aquario e venho pedir algumas opiniões para o efeito.
Passo a descrever o material ja adequirido:

aquario de 2.00Cx0.60Lx0.70A
2 bombas jebo 819B de 1500l/h de debito
1 jaggers 300w
4 calhas de 100 cm 2x39w T5
4 lampadas T5 39w 6500K
2 lampadas T5 39w 4200K
2 lampadas T5 39w Grolux
2 troncos Jungle woods
3 glimmer wood rock
2 ryouh stone

Este é o material que tenho em minha posse e gostaria de saber qual o melhor substrato fertil que devo utilizar e qual o melhor areão.

Amanha vou para o rio Mondego recolher algumas pedras e gostaria de receber alguns concelhos .

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 10:14Responder ao tópico

Boas!

Em termos de substrato fértil, eu aconselho-te o JBL Aquabasis Plus. É dos que têm melhor relação preço/qualidade. Em termos de substrato inerte, depende muito do teu gosto em termos de cor mas aconselho-te um areão que tenha uma granulometria de 2/3 mm de modo a que seja suficientemente pequeno para segurar as plantas e suficientemente grande para não "estrangular" as raizes das mesmas.

Por experiência própria, não te aconselho o JBL Manado. Além de ser um substrato demasiado leve, se colocares corydoras, vais andar sempre com muito pó em cima das plantas! Podes dar uma vista de olhos nos links dos meus aquários para teres uma ideia.

Espero ter ajudado! Wink

Abraço

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 10:27Responder ao tópico

Boas
Para já penso que o termostato que tens é insuficiente.
De resto penso que antes de aconselhar seja o que for, primeiro deves indicar que flora e fauna pretendes ter e qual é o PH da água que vais utilizar.

andre200

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 10:43Responder ao tópico

Olá .
Antes de mais obrigado por a ajuda.
Quanto ao termoestato ja vem outro igual a caminho.
O PH da agua que pretendo utilizar é entre 6.5 e 7.
Este aquario vai ser o comunitario. Gostaria de por o maximo de especies possivel, sem prejudicar nenhuma delas.
Pretendo utilizar plantas de todos os tipos possiveis.
Por haver algumas duvidas pesso-vos conselhos que espero que me ajudem a esclarecer .

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 10:52Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais relativamente aos substratos o Domm já disse basicamente tudo!

Em relação ao fértil o que tenho visto a ser mais usado é de facto o da JBL pela sua relação qualidade /preço!

O inerte, tal como também já te disseram deve ter uma granulometria que permita fixar as raízes sem as asfixiar e suficientemente grande para que as suas raízes se proliferem.
Assim recomendo substratos com granulometria entre 1mm e 4mm.

No entanto isto é para o caso de queres um plantado!

Se pretenderes só umas anúbias e uns fetos de Java por exemplo, nem de fértil precisas!

E mesmo que optes pelo fértil tens de pensar na fertilização líquida posterior!

Chamo só à atenção para a escolha do inerte porque alguns que se vendem em lojas de aquariofilia são pintados e não naturais! Escolhe bem!

Quanto à fauna e flora é difícil de te "aconselharmos" porque isso é uma escolha muito pessoal!

O que te aconselho é a escolheres os principais. Para um aqua desse tamanho aconselho animais com um porte grande (Discus, Escalares, Ciclídeos, etc.) e depois pensa-se o que se pode combinar com isso.

O mesmo para a flora! A flora depende muito do tipo de fauna que vais colocar!

Abraço!

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 14:48Responder ao tópico

Boas

Isso não é um desperdício de luz? num aquario desse e com essa coluna de agua devias usar Hqi uns projectores de uns 150w ou 250w conforme o tipo de plantas

Outro aspecto era de pensares numa sump para isso em vez de 2 filtros já que estas a fazer tudo de raiz era aconselhavel

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 15:07Responder ao tópico

Boas,

Antes de mais, a primeira sugestão que posso fazer é tirares aquele quadro da parede, fica mesmo mal, eheh Razz Brincadeira, claro...

Agora a sério, também recomendo o substrato fértil da JBL, é muito porreiro e consegues a um preço relativamente baixo.

O substrato inerte é que nem sei o que te aconselhar, mas digo-te que é melhor teres cuidado pois vais precisar de uma grande quantidade e convém fazeres uma boa pesquisa antes de comprares para não estares a gastar dinheiro desnecessariamente.

Força nisso Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qui 02 Ago 2012, 16:24Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Outro aspecto era de pensares numa sump para isso em vez de 2 filtros já que estas a fazer tudo de raiz era aconselhavel

Completamente de acordo!

Quando li o setup associei as bombas a bombas recirculadoras e não a filtros!

Abraço!

andre200

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 10:14Responder ao tópico

Purquê ama sump.
Será que os filtros não fazem as mesmas vezes?

andre200

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 10:20Responder ao tópico

Já comprei o substrato fertil da JBL e o inerte que é areia amazonas de granolometria 1.5/4 mm

andre200

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 10:23Responder ao tópico

Lampadas HQI , pensei nisso mas disseram-me que se optasse por tal iluminação não poderia ter tampa no aqua ou teria de ter sistema de ventilação sera verdade ?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 10:48Responder ao tópico

Boas!

A vantagem da sump é que para conseguires maiores volumes de filtragem e maiores caudais sai muito mais barato que um filtro.

Com 150€/200€ consegues fazer uma sump com mais do dobro do caudal e 3x ou 4x mais volume de filtragem que um filtro pelo mesmo preço.

Abraço!

andre200

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 10:59Responder ao tópico

As duas bombas de filtragem que adequiri custaram 200 euros .
A outra desvantagem que tenho é que o aqua não e furado para a sump

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 14:18Responder ao tópico

Boas

Podes sempre furar ou usar um sistema de overflow para evitares furos, para mim acho que é muito melhor uma sump que os 2 filtros, além da manutenção da mesma ser muito mais facil e levar muitas mais matérias filtrantes, alem de poderes esconder os restantes equipamentos na mesma ou criares algum refugio para algum peixe mal comportado e criações

Quanto as Hqi sim de preferência usa se em aquarios destapados mas podes tapar também é capaz de perder algum rendimento mas julgo que não seja nada de especial

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 15:11Responder ao tópico

Boas Rodolfo!

Conheces algum sistema de overflow que possas colocar aqui como exemplo?

Já tenho visto alguns DIY, mas sinceramente acho que ficam um pouco feios no aquário.

Abraço!

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 18:25Responder ao tópico

Boas Pedro

Tens vários eu como gosto de certas marcas nesta parte e como usava no meu salgado fui para um da aquamedic

Montagem, aqui em vez de bomba de ar usava uma cabeça de circulação com entrada de ar

Funcionamento, aqui também se pode reduzir bastante algum ruído que possa haver se colocares uma esponja logo por baixo da queda de agua

Uma boa sump em funcionamento Wink

Acho que dá para ter uma ideia

Um dos que eu tenho é do género deste http://www.fragtasticreef.com/CPR-Overflow-Box-CS100-800GPH-CPR-Overflow-CS100-800GPH.htm

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Ter 07 Ago 2012, 18:43Responder ao tópico

Boas!

Excelentes vídeos Rodolfo!

Obrigado pela partilha!

Abraço!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: aquario de 2 metros   Qua 08 Ago 2012, 03:31Responder ao tópico

Também gostei muito do primeiro vídeo, acho que está muito bem conseguido.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

aquario de 2 metros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-