Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquário autociclante -Esquema Sunshine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

appaf

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 22:58Responder ao tópico

Eu não conheço o sistema do Srº em causa, so conheço o sistema da Srª Diana.

Basicamente é conseguir o equilíbrio, na natureza não ha filtros eheim ou o que seja, se calhar nos é que fazemos mal em colocar discus em aquarios de 600 litros e estarmos dependentes dos filtros para tentar manter o aquario equilibrado, se calhar o verdadeiro mestre é que consegue manter os peixes com saude com o minimo dos mínimos.

Não estou a defender ninguém muito menos o conceito do Srº em causa, nem vi o video mas se calhar não é um dispara-te assim tão grande, ou talvez até seja ;-)

Ja dei a minha opinião, tenho dito e espero que ninguém fique chateado, nunca foi a minha intenção.

Venham dai mais opiniões.

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 23:07Responder ao tópico

Boas amigo Anibal

Claro que não tem a ver com o nosso tipo de aquariofilia inclusive menciono isso na 1º vez que respondi, nunca iriamos ter um genero de aquario daqueles na sala Wink

Mas estarmos a chamar farsa a este tipo de coisas também é um bocado forte pelo menos sem se justificar e sabes bem que eu sou cabeça dura eh eh precisas de me fazer a quase um desenho.

A questão é que este mete-do não é novo já se usa este tipo de processos a bastante tempo, alias quem frequenta a tasca já deve ter visto o topico do Gil sobre as estufas e tanques dele... como é que se pode chamar farsa depois de se acompanhar um topico daqueles?

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 23:32Responder ao tópico

Já me fartei de rir com esta discussão, vocês são demais! Cá vai a minha opinião, acredito que as tpas não sejam necessárias todas as semanas ou de quinze em quinze dias, agora conseguir-se que a água fique cristalina só com plantas e sem filtro para mim é algo que não me entra lá muito na cabeça!

Tenho pena! Mantive 8 anos uma piscina com a mesma água com filtro claro está e reposições de água, agora se desligasse o filtro a água ia esverdear, alias é o que acontece em todos os lagos sem filtro que conheço!

O meu avó tinha um lago no jardim com carpas, todos os anos 1 a 2 vezes por ano tinha de limpar o lago que se encontrava verde cheio de algas, expliquem-me como manter estes dois equipamentos sem filtro!

O mesmo acontece com os aquários, não é muito diferente! Sem filtro e sem circulação de água á superfície e não só a água estagna e fica cheia de partículas que são algas tornando-se verde!

Por outro lado temos aquários para quê?? Para olhar para eles e vermos algo de bonito ao olhar e não aberrações com plantas mais ou menos e uns peixes quaisquer! Sim porque somos obrigados a estar limitados até na escolha de plantas, peixes e invertebrados! Segundo o que percebi da leitura detalhada do Sr.

Se por outro lado andarmos na natureza, e encontrarmos grandes poças de água acontece o mesmo, a água estagnada torna-se impraticável dou como exemplo disso as águas onde os apistogrammas vivem são águas que em certos sitios se tornam vermelhas, ora a maioria do comum mortal, não gosta de ter em casa biótipos desse genero, e sou criticada de gostar de aquas com água tipo cor de chá!

Bolas, vá-se lá perceber esta malta!?!

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 23:47Responder ao tópico

Verinha

Dá aqui uma vista de olhos eh eh

http://www.ecoarkitekt.com/construcao-sustentavel/bio-piscinas/

http://arquearquitetura.blogspot.pt/2011/05/biopiscinas-ou-piscinas-biologicas.html

Jokas Twisted Evil

appaf

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 00:16Responder ao tópico

Fica aqui um video do metodo da Srª Diana

Bonito aquario, com agua parada ;-)

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 08:57Responder ao tópico

Boas Rodolfo

Já percebi que mais umas aulas com um bom padre autociclador tu chegas lá!
Vamos lá ver, o projecto da Amadora tem um promenor que és tu a referiar: Cascata! isto significa o quê? Sistema de circulação de água em circuito fechado no caso estão lá integrados, filtragem mecanica mais contentores de areias e creio que resinas e em grande escala, depois na verdade existem plantas com propriedades de oxiginação e filtragem mas a dimenção destas coisas não se fica por litros mas por m3, depois tens exposição aos eleemntos naturais como, vento, chuva...o que é completamente diferente. Já referistes a utilização de tanques, ora não são áquas verdade? Não possuem vidros, não são de 60 ou 100lts. Não tens preocupações de ordem estética, será mais uma de tudo ao molho e fé em Deus, no caso de estufas de plantas usam muito esses tanques para criarem peixes de agua fria entre nenufares, mas são os tanques de alimentação do sistema de rega e existe circulação. Repara que o esquema do tipo é "Parado" e é isso que eu não posso tecnicamente aceitar, não existe nada, nos casos que citas mesmo as tuas gambas isto não se verifica.
Tu que andas por cá há muito e sabes também muito! Tens eheim só para gastar umas massa? Ou apostas em aquariofia séria, não precisas de responder! Amigo acho que nós os peixes e os plantados merecem respeito e estamos cá com ese espiríto.
Sabes aquela do inglês que num altura de crise não tinha palha e começa a dar menos comida ao cavalo, como ele se mantem vivo vai reduzindo até deixar de o alimentar e o bicho acaba morto! Moral da história existe um limite para tudo excepto para a parvoice.
Abraço

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 09:48Responder ao tópico

lol!

Agora estiveste bem, nos meus exemplo e referi bem isso tinha bombas de circulação as unicas etapas que saltava eram mesmo as tpa´s, mas também dei o exemplo do tanque que tenho na rua e aí é mesmo só reposições de agua e estou a falar de um tanque daqueles antigos onde se lavava a roupa, acredites ou não mas os nuvem branca reproduzem lá, bem como greens que lá tenho e montes de guppys este ano meti também uns espadas e já tenho bastantes alivins ( estes últimos espero que se adaptem ao inverno ) claro que isto são experiências não estou a aconselhar ninguém a usar os mesmos mete dos, mas temos de reconhecer que existe uma verdade nisto tudo, não podemos ser simplesmente do contra só por ser, tens um outro tipo de exemplo que esse deixa me mesmo sem explicações... as Biosferas não sei se te recordas mas a uns tempos andaram aí na moda e basicamente o que era aquilo? uma bola de vidro com um bocado de alga lá dentro e meia dúzia de camarões...

Para quem não conhece

http://www.regalosdepromocionypublicidad.com/1400018605/Biosfera_de_cristal_ovalada_con_ecosistema.htm

http://jeroslounge.blogspot.pt/2008/01/reyes-y-biosferas.html

Como se davam as trocas gasosas e oxiginação da agua? como se alimentavam os bichos?

Sim algumas coisas são dificeis de explicar mas temos de ver que as vezes é mais facil do que parece

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 10:54Responder ao tópico

Boas

Usas Skip ou aquele outro em pastilhas de gel no tanque? O das pastilhas acho que não dá pois tira manchas, logo peixes malhados vão ter problemas e ficam monocolor!
Como diz a Vera isto só para o pessoal rir, e ela é das que aposta sempre em recomendações de Tpas ao pessoal verdade Vera?
Bem agora mesmo a sério! Eu sei que podes ter peixes e plantas nessas condições mas são tanques em fibrocimento ou coisa parecida, não recebem iluminação directa nas faces, nem deves ter por aí calhas apenas luz solar directa e indirecta. Não existem necessidades de lay-outs nem de uma estética apurada. Acreditas que consegues manter os vidros em perfeita transparência assim como a água num sistema "Parado" daqueles e já leva 5 anos? Tu sempre vais repondo água, e no verão até deve ser significativa verdade? Não deves ter substrato o que simplifica portanto isso é possivel tu tens condições para testar e sei que as tuas afirmações não são "tretas", eu não tenho nem iria por aí.
Mas Rodolfo andamos a incentivar o pessoal a fazer TPAs para que a coisa resulte em pleno. Ajudamos (eu não) aqueles que estão com problemas e uma vez mais depois de tratamentos contra doenças os algas lá receitas Tpas até 50% do áqua que será fundamentais para repor os equilibrios, mas depois trazemos e defendemos processos experimentalistas que podem questionar tudo o que assumimos como técnicas correctas?
O que para mim se torna fulcral neste tópico não é especular sem bases e tentar encontar explicações de uma forma muito simplista para o "estado da arte". O importante é perceber que aquilo não é aquariofilia pura e dura mas experimentalismo e muito restritivo (mete lá umas cories e acabas com o equilibrio ao homem em 24 horas).
Grande abraço

Mr. D

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 12:10Responder ao tópico

Estou muito baralhado, pois se isto é possível porque não aconselham os moderadores estes sistemas sem custos de equipamento e que são uma excelente forma de se iniciar, ou será o contrário isto é para cientistas que sabem “brincar” com a natureza? Então em que ficamos’ faço Tpas semanais no meu aquário ou deixo isto assim até a minha mãe me por na rua porque não aguenta o cheiro no meu quarto?

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 12:20Responder ao tópico

lol!

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 13:04Responder ao tópico

Boas!

A discussão está a divergir para 2 coisas diferentes!

O porquê das TPA e o uso ou não de filtros e bombas!

É preciso fazer bem essa diferenciação!

A questão inicial era não fazer NADA!

E é preciso saber o que queremos como diz o Rodolfo... Um aquário ou um tanque...

Abraço!

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 13:23Responder ao tópico

muito sinceramente, acho que a minhacontribuiçao acabou por aqui e so li ate á mensagem do Sr. Anibal, nem li mais porque me levantei as 5 da manha e nem almocei e ja fiquei enjoado pelas postas debacalhau AKA ironia..... para mim acho que é a pior forma de dar argumentos

passar bem

ps: vou pensar seriamente em montar um aquarios basiado nestes "pseudopressupostos", so espero que depois de verem as fotos nao me digam que tirei os equipamentos antes de tirar as fotos

Última edição por Carlos Couceiro em Qui 02 Ago 2012, 22:23, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 13:32Responder ao tópico

Mr. D escreveu:
pois se isto é possível porque não aconselham os moderadores estes sistemas

Antes de mais os moderadores são pessoas como todas as outras e não são conhecedores de toda a verdade! Very Happy

Os conselhos que dou (e apesar de falar apenas por mim, creio que será semelhante com os outros) é de acordo com a experiência que tenho, com o que aprendi, com o que leio das experiências dos outros e que NA MINHA OPINIÃO é o melhor para quem me está a colocar uma dúvida!

Carlos Couceiro escreveu:
muito sinceramente, acho que a minhacontribuiçao acabou por aqui e so li ate á mensagem do sr anibal, nem li mais porque me levantei as 5 da manha e nem almocei e ja fiquei enjoado pelas postas debacalhau AKA ironia..... para mim acho que é a pior forma de dar argumentos

passar bem

ps: vou pensar seriamente em montar um aquarios basiado nestes "pseudopressupostos", so espero que depois de verem as fotos nao me digam que tirei os equipamentos antes de tirar as fotos

Carlos, acho que não é uma questão de ironia!

Pelo menos do que me toca a mim!

Apenas algum cepticismo no que diz respeito aos resultados!

Considero-me uma pessoa racional e pelos conhecimentos que tenho sinceramente não percebo qual o funcionamento de um sistema nestas condições!

Antes de montar os meus aquários tentei aprender o máximo possível que a vontade de o ver montado me deixou para perceber o que ia fazer!

O que pretendo neste caso é isso mesmo! Perceber como tudo funciona!

Fico à espera da tua contribuição então! Será um projecto muito interessante de seguir!

Abraço!

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 14:28Responder ao tópico

Boas

Não precisamos de ir para outros campos que não a aquariofilia

Aníbal, até aceito que não sejas apologista e te sintas defraudado com certas afirmações ali contidas e eu por dizer que faço não quer dizer que aconselho ( alias acho que esta lá para um dos topicos atrás essa mesma afirmação ) e como eu compreendo o teu ponto de vista ades verificar que o meu também tem fundamentos e acredito que aquilo é bem possível

Quanto as tpa´s sinceramente acho um desperdício de agua e se ouve alguma coisa que estes anos todos me ensinaram foi que em aquario estável não se mexe e que quanto mais mexemos mais asneiras acabamos por fazer, mas prontos eu também sou doutros tempos eh eh e ainda por cima sou dos forretas que só uso mezinhas caseiras em vez de ir comprar os químicos de Sera ou JBL, logo não sou exemplo para ninguém, mas mesmo com o meu descuidado todo o que é certo é que qualquer peixe que me vem parar aos aquarios reproduz... prontos tirando as piranhas que também ainda não me lancei a fundo nisso, mas esta para breve Wink

E até serve de exemplo para reproduzir as piranhas temos de provocar choque osmóticos e térmicos para as incentivar a reproduzir, logo isso também vai um bocado contra o que acreditamos ser a aquariofilia no geral? certo?

Outra situação guppys e discos, pergunta a qualquer criador o nivel de tpa´s que eles fazem... basicamente é agua toda nova e dos que têm melhores condições chega mesmo a ser agua corrente onde tens uma entrada de agua por um lado e saída por outro, depois é ver os meninos a crescer a olhos vistos, bem mas isto são outros campos e antes que comece mos a baralhar mais o Mr D é melhor manter a discussão no contexto.

Gosto mesmo destas parodias Very Happy Mas por favor o pessoal que esta a iniciar se neste mundo da aquariofilia não siga os meus exemplos que eu sou maluquinho de todo Very Happy

Mr D O Pedro acho que já disse quase tudo ao nivel dos moderadores uns têm outros não basicamente são como tu e eu apenas têm mais ferramentas e trabalho no forum Wink

Carlos então pá andas com insónias Wink deixa te lá de coisas e toca a contribuir, alias tu também acompanhas te o projecto das estufas do Gil sabes bem do que estou a falar portanto sabes bem que é possível

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 22:27Responder ao tópico

boas Rodolfo, sim conheço bem o fantastico trabalho do Gil, mas nao vou comentar mais este topico porque se soubesse que ainda tinha de me estar a explicar por mp nem sequer tinha participado no inicio

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 22:59Responder ao tópico

Prontos já vi tudo, um topico que até tinha interesse para maior parte do pessoal vai ficar em aguas de bacalhau

Vá vamos lá então voltar a dizer ao resto dos membros que até têm uns peixinhos giros nos aquarios e tal mas que deviam mexer a pedra mais para a direita ou para a esquerda etc

Enfim já estou a ver o porquê de algum pessoal ter parado de participar e mudado de ares

Carlos depois por mp explicas me melhor loll

appaf

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 23:28Responder ao tópico

Para não deixar o tópico em águas de bacalhau então vamos lá por partes.

AS TPAS !!!

Faço a pergunta, mas porque motivo as tpas são obrigatórias ?
Mas porque ?
Eu por preguiça e muita falta de tempo mantenho por vezes aquários meses a fio sem fazer tpas.
Mas quem disse que as tpas são obrigatórias ?

Eu posso dizer o nome de uma pessoa que diz que se pode manter os aquários sem fazer tpas por mais de um ano, o Tom Barr, isto para que não fiquem duvidas.

Quando comecei no hobby apreendi muita coisa em forums, mas ao fim de algum tempo descobri que muito do que se apregoa não é verdade, esta incutido na cabeça das pessoas que é assim que tem de ser mas tal não é verdade.

Existe muita desinformação no nosso hobby, é ph e outras coisas.

Mas as tpas....são fundamentais porque ?

Vamos la discutir isso, vamos dar as nossas opiniões e depois cada um tira as suas conclusões.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 23:34Responder ao tópico

Boas!

appaf este tópico começou não pela realização ou não de TPA, mas sim o uso ou não de filtro!

As TPA não são obrigatórias, mas podem ajudar em algumas coisas, mas isso é outra discussão! Smile

Abraço!

appaf

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qui 02 Ago 2012, 23:41Responder ao tópico

Desculpa Pedro, não tinha chegado lá.

Então vou reformular a pergunta.

O filtro é obrigatório mas porque ?

Como já disse tenho um cubo de 1 Litro de agua sem filtro e cheio de camarões a anos !

Mais ainda, e la vem o nome do homem mais uma vez, espero que ele não leve a mal !

O Tom Barr monta os aquario e coloca de seguida os peixes sem ciclar o aquario.

Mas como ?

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Sex 03 Ago 2012, 00:26Responder ao tópico

alguns pontos que devem ter em conta:

Repor agua de evaporaçao NAO É uma troca de agua.
Apenas se evapora H2O, agua destilada, toda a ***** que esta a sujar a agua, fica no aquario, nao evapora.

Aquarios so se podem comparar a lagos, se tiverem o mesmo tamanho.

Existem peixes que naturalmente ocorrem em poças de agua ocasionais, como alguns killies, teem vida curta, mas completa.
Podem perfeitamente ser mantidos em aquarios de 1 ou 2 ou meia duzia de litros durante toda a sua vida natural sem recurso a nenhum tipo de oxigenaçao, circulaçao ou troca de agua.

Todo e qualquer aquario pode ser mantido sem filtro, sem iluminaçao, sem plantas, sem trocas de agua e ate sem agua...
basta la ter dentro um peixe embalsamado em vez de peixes vivos.
O ridiculo da afirmaçao, verdadeira, acima é so para mostrar que todas as condiçoes sao dependentes do objectivo.

Dito isto, vou ver a porra do filme para ver de que tanto se queixam ou que raio é que tem tanta polemica.

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Sex 03 Ago 2012, 00:54Responder ao tópico

Visto o site mencionado, tenho a dizer o seguinte:

1 - nao me parece de todo impossivel o que ele afirma.

2 - ele nao menciona nem o tempo medio de vida, nem que peixes tem nem quantos peixes ja tirou mortos.
Reparem que se se meter 50 peixes com as plantas, conforme o aquario vai evoluindo vai havendo um equilibrio, vao morrendo os peixes que o sistema nao suporta, ate se chegar ao equilibrio.

3 - Ja viram bem as fotos???
A glosso, foi-se
O resto sao plantas com poucas necessidades de nutrientes. Talvez excepto a cuba, mas nunca cultivei disso por isso nao posso dar opiniao muito informada.

4 - http://www.abundantearth.com/store/ecosphere.html
Um aquario dentro de uma bola de vidro FECHADA, absolutamnete impossivel colocar comida, fazer trocas de agua ou arejar o que quer que seja.
O que esta la dentro, esta, o que esta fora, esta. Nao sai nem entra NADA.

Estas sao as observaçoes, conclusoes, que eu tiro de ler o artigo.

Entao porque é que se fazem trocas de agua, porque é que se recomendam filtros e trocas de agua? Porque é que se usa CO2, Porque é que...
Simples:
1 - Eu nao quero um aquario de 50 litros com 1 peixe, tenho um aquario de 120 litros com centenas de camaroes e dezenas de peixes.
2 - Eu nao quero comprar 1 peixe cuja esperança media de vida seja 10 anos, e ele me morra ao fim de 1.
3 - eu quero comprar e manter os peixes que EU GOSTO, e nao os peixes que EU POSSO manter num sistema deficiente.
4 - Ha peixes e peixes.
- Quem gosta de killies, concerteza que nao vai achar piada a um aquario de 600 litros com 50 mbunas la dentro.
- Quem gosta de mbunas nao acha piada nenhuma a uma aquarios de 1000 litros com frontosas la dentro.
- e por ai fora...

As trocas de agua sao importantes?
Resposta simples - SIM, imprescindiveis!

Entao porque é que ha pessoas que dizem que tem um aquario do mesmo tamanho que o meu com x animais e y plantas e nao trocam agua nenhuma?
1 -Porque teem animais extremamente proliferos, que nao se nota as mortes prematuras com a quantidade de novos nascimentos - o caso dos camaroes é o mais flagrante, uma vez que ate as mudas das cascas comem, nao se perde nada
2 - Porque os peixes que gostam, e manteem, sao dos que nao precisam de trocas de agua - caso de alguns killies

Entao e os filtros? é so para gastar dinheiro?
Sim, e Nao.
Sim, se tiveres um aquario de 500 litros com 2 guppys macho la dentro, um filtro é perfeitamente desnecessario.
Uma bomba de circulaçao é suficiente para filtrar toda agua do aquario.
Se a fauna e flora estiver bem pensada, nem a bomba é precisa.
Nao, um aquario de 200 litros com 20 mbunas adultos la dentro, sem filtros estao todos mortos ao fim de 2 horas.

Tudo depende do que se gosta, do que se quer e do que se esta disposto a fazer.

MAIS UMA VEZ:
reposiçao de agua evaporada, NAO é troca de agua!!!!!!!!!!!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Sex 03 Ago 2012, 08:14Responder ao tópico

Boas,

Ora aqui está um tópico muito interessante, mas que esta malta tem a tendência para descuidar e deixar completamente fora do contexto.

Depois de ler tudo muito atentamente, vou ter de concordar com o Rodolfo, quando ele diz que:
Citação :
se ouve alguma coisa que aquariofilia me ensinou ao longo dos anos foi que nada sabemos, teorias há muitas umas boas outras más, outras que só servem para um determinado tipo de coisas.

Tantos contributos e tantos pontos de vista, mas que acabam de convergir para o que está escrito acima.

Julgo que, para obtermos todas as respostas e todas as certezas, só mesmo fazendo as experiências, com cenários idênticos, mas com vários pressupostos diferentes e aí sim, comparar resultados. Não podemos é comparar cenários completamente diferentes, isso é defraudar a experiência, mas pronto.

Sobre a questão inicial do tópico, salientando que o primeiro link mostra um aquário montado em 2005, para testar um substrato qualquer, julgo que não podemos generalizar um caso particular. As plantas mantém-se? Podem manter-se algumas. Mas ficam com bom aspecto?
Sinceramente não, ficam horríveis!

Daí concordar com o ponto de vista do Anibal, se neste momento temos as nosso dispor várias ferramentas que nos ajudam a manter as espécies que queremos (quer sejam peixes ou plantas), porque não as utilizar?

No entanto, existem técnicas de reprodução e de manutenção de algumas espécies que dispensam alguns procedimentos e/ou equipamentos. Não me vou alongar muito, pois sobre isto não percebo nada. Mas pelo que tenho falado com o pessoal, alguns killies são mantidos nas condições mais aproximadas às que teriam no seu habitat natural. Não me lembro de ver killies num plantado todo xpto…

Todos temos direito à nossa opinião e à nossa maneira de ver as coisas. E não há nada melhor do que experimentar para aprender.

Vamos lá relançar o debate Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Sex 03 Ago 2012, 08:49Responder ao tópico

appaf escreveu:
Desculpa Pedro, não tinha chegado lá.

Então vou reformular a pergunta.

O filtro é obrigatório mas porque ?

Como já disse tenho um cubo de 1 Litro de agua sem filtro e cheio de camarões a anos !

Mais ainda, e la vem o nome do homem mais uma vez, espero que ele não leve a mal !

O Tom Barr monta os aquario e coloca de seguida os peixes sem ciclar o aquario.

Mas como ?

Não tens nada que pedir desculpa!

Até é uma boa "desculpa" para se abrir um outro tópico de "discussão acesa! Wink

Mas relativamente ao facto de ele não ciclar o aquário eu explico-te!

Eu fiz o mesmo ainda há bem pouco tempo (O Little Guppy)!

O problema dos aquários após a sua montagem é o pico de amónia que é letal para os peixes como sabes.

Costuma-se dizer que o NO3 é fertilizante para as plantas, mas na realidade o fertilizante é apenas o N. Como em tudo na natureza, se houver outra fonte de N que envolva menor gasto de energia por parte das plantas elas vão preferir. E existe! É exactamente a amónia!

Por esta razão, se tiveres um aquário densamente plantado de início nunca vais ter o pico de amónia que se verifica num aquário não plantado.

Por esta razão os níveis de amónia verificados não chegam a ser letais para os peixes.

Como contrapartida só podes dar o ciclo como fechado muito depois dos "habituais" 28 dias.

Espero ter esclarecido a tua dúvida! Smile

Abraço!

appaf

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Sex 03 Ago 2012, 10:02Responder ao tópico

Bom dia

Concordo com o Cable-man quando ele diz que a manutenção de um aquário deste gênero depende do tamanho dos mesmo e do que coloca-mos lá dentro.
Também concordo que reposição de água evaporada não é o mesmo que fazer TPAs.
E concordo com outras coisas também :-)

Pedro

Num aquario bem plantado o ciclo não segue as regras habituais, num aquario bem plantado as plantas e o areão fazem parte da filtragem, a lama que fica no fundo e se acumula tambem é muito importante, mais importante do que se pensa na realidade.

Quando plantamos um aquario em funcionamento devemos fazer uma tpa de 50 % ou maior ainda, um dos motivos para tal e remover nutrientes em excesso caso tenhamos substrato fertil, mas o motivo mais importante não é esse, é remover os compostos azotados que se libertam do substrato e podem originar algas porque o substrato é um filtro vivo.

Cumprimentos

Mr. D

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Sex 03 Ago 2012, 10:31Responder ao tópico

Já percebi que aqui ninguém se entende ou não se querem entender e estão aqui a arranjar uma confusão das grandes, alguns até parece que acharam o sítio para se picarem, mas pronto eu sou novo nisto só ando cá para aprender, mas aqui fico é mais estúpido!

Das piadas até me ri, agora se acabassem com esta treta e se explicarem direitinho noutro sítio porque é importante um filtro e de que tipo devo comprar para o meu aquário isso sim é importante para mim e para é para isso que servem os moderadores, os outros membros podem ajudar e podem dizer também parvoíces agora.
Acabem com isto que estou farto.

Aquário autociclante -Esquema Sunshine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-