Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquário autociclante -Esquema Sunshine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 10:51Responder ao tópico

Encontrei este site nas minhas buscas pela Net....

Um Aquario montado há mais de 3 anos(em janeiro de 2005), com substrato Sunshine, sem filtros, sem bombas, sem CO2 e nenhuma sifonagem, e nem TPAs, nem adição produtos nutritivos para plantas, com apenas reposição da água evaporada, e a limpeza de vidros e rochas é realizada por caracóis planorbis e otocinclus, e em parte tambem por camarões fantasma.

http://www.plantasdeaquario.com/Aquaauto.htm

Fantastico...

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 11:04Responder ao tópico

Boas!

Vais-me desculpar mas deixou-me muito apreensivo o que ele afirma...

Como é que consegues manter plantas sem qualquer tipo de alimento??

A única coisa que as plantas teriam acesso seria N (muito provavelmente na forma de amónia...)! E o resto?

Ainda por cima com plantas exigentes como a glosso...

Sem qualquer tipo de agitação de água (não tem filtros nem bombas) a água "apodrece" por estar estagnada...

Há ali muita coisa difícil de perceber e aceitar!

Sinceramente não acredito...

Mas fica a partilha!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 12:27Responder ao tópico

Eu penso que esse artigo refere as montagens segundo a Diana Walstad

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 12:45Responder ao tópico

Boas
Peço desculpa mas perante artigos como este não posso ficar indiferente.
Não vale a pena reforçar os exactos comentários do Pedro, mas não entendo porque produzem estes artigos que me lembram as dietas milagrosas do "Perca 5 Kgs em 5 dias só por 99,99 euros" , mas aqui a vertente comercial é evidente, neste parece ser a mostra de terem descoberto o Santo Graal.
Lamento mas para mim aquilo é uma fantochada. Só falta dizer que tem uns peixinhos turbo agitadores que criam fluxos na água para esta não necessitar de oxiginação.
Andamos nós a investir em tecnologia, andam os fabricantes a desenvolver equipamentos mais sofisticados e eficientes para quê? somos todos parvos!
Para quem anda neste hobby há muitos anos este tipo de artigos mais do que divulgados tem de ser denunciados. Se acreditas no Pai Natal, ok tudo bem segue aqueles principios de auto-sustentação.
Será que o autor utiliza um processo similar com a sua roupa imterior e a usa vai para 3 anos?
Abraço
Aníbal

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 14:31Responder ao tópico

lol!

Sempre directo e no ponto Aníbal! Smile

De facto parece um pouco alguém que está a vender a "banha da cobra".

No entanto não creio que a intenção do CyberJ não era seguir aquilo, até porque anda a estudar para fazer fertilizações DIY.

Acho que é mais um artigo que prova que há muita "contra-informação" na net e que é preciso termos uma atitude crítica sobre aquilo que lemos!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 15:23Responder ao tópico

Se é verdade ou não, a mim, também me custa a crer mas o que é certo é que a Diana Walstad defende +/- o que está nesse artigo e tendo em conta que tem feito, parece que resulta! Pessoalmente, só de pensar em fazer duas TPAs por ano, até me dá uma coisinha má! lol!

Aqui fica mais um artigo sobre a dita senhora: Plantados á maneira de Diana Walstad

Abraço

moises mm

Membro
Membro

Nome Real : Moises Silveira
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 15:51Responder ao tópico

Um video de uma reportagem que fizeram com o dono do site do aquario auto ciclante, lá mostra um pouco do aquario:

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 16:26Responder ao tópico

Boas!

Sinceramente continuo a não acreditar nisso!

Um ecossistema de águas estagnadas e sem qualquer fertilização não consegue manter algumas plantas que ele lá mantém!

Além disso duvido muito que os peixes consigam sobreviver!

Mas estejam à vontade para experimentar! Pessoalmente valorizo demais os animais e o € que me custam para me aventurar numa coisa dessas...

Abraço!

anibal

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 17:26Responder ao tópico

Boas
Nota Domm, que ao fazer o meu comentário em nada pretendia criticar a tua atitude, apenas nos disponibilizaste o acesso a um "conceito" que terá certamente seguidores, mas verdadeiros amantes deste hobby terei sérias dúvidas que sigam tal "religião", para mim são verdadeiros talibans da aquariofilia, destroem aquilo que nós vamos tentanto laboriosamente fazer em prol desta.
Quanto à Diana Walstad conheço a publicação original e vamos lá ver, ela não é tão purista como o outro "artista", refere o uso de filtragem puramente mecânica para movimentar a água. Como dizia o Pedro água parada apodrece, eu acescentaria seria excelente meio de cultura para produção de larva de mosquito e a seguir duma praga!
Faz 2 Tpas a 50% por ano, portanto aqui a realidade está muito alterada face ao auto ciclado. Agora as plantas que utiliza a quantidade e tipo de peixes que usa sofrem de profundas limitações e olhando para os áquas o estilo é mesmo "franciscano". Queres por exemplo meter uma cories? Um peixinho bem simpático, Interdito! Agitam e esgravatam o fundo! Eu isto não consigo encaixar dentro dos limitados conhecimentos que tenho.
Eventualmente acabaste por deixar uma porta aberta para um tópico muito interessante onde se poderia debater os Prós e Contras de um aqua auto ciclado, se assim for, logo veremos o que a malta vai postar.
Abraço

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 18:35Responder ao tópico

Boas Aníbal... Apesar de ser um iniciante neste mundo, não tenho um O na testa, e existem alguns factores que apesar dos meus conhecimentos de aquariofilia serem mínimos, tenho alguns conhecimentos de física, pelo menos das aulas que estive presente...que confesso que não foram muitas também...lol

O conceito faz sentido, um micro ecossistema auto sustentado, no entanto, basta raciocinar um pouco, e lermos bem o que ele diz, o sistema não e auto-sustentado.

Ele começa o artigo a dizer, quanto mais luz melhor, e diz também que apenas repõem a agua evaporada, mas não diz que quantidade e com que frequência.

Se ele tiver uma luz que emita muito calor, temos muita evaporação, logo teoricamente seria possível substituir as TPAs.... E colocar oxigénio na agua...

Em relação as plantas, elas consomem nitratos, logo se for muito plantado podem também teoricamente consumir a amónia e os nitratos.

Ele também afirma que tem substrato fértil no fundo do aquário colocado na montagem.

Pará finalizar, não digo que e impossível, pois isso vai contra os meus princípios, já Einstein dizia, "Algo só e impossível, até que alguém duvide e prove o contrario".

No entanto, a ser verdade, parece-me algo muito difícil de realizar, pois obter um equilíbrio deste nível requer muita experiência e dedicação, e basta por exemplo colocar mais uma planta, ou fauna para desequilibrar o ecossistema.

Hoje em dia e possível por exemplo arrefecer um edifício em 10graus abaixo da temperatura exterior replicando a arquitectura dos formigueiros.... Quando o primeiro cientista apresentou o seu conceito, foi chamado de louco, hoje a ideia começa a ser posta em pratica em muitas contrucoes.

Bem, de qualquer maneira, eu, pessoalmente, nunca iria seguir esta filosofia.... Pelo menos para já.... Daqui a uns anos, quem sabe, nunca digas nunca...

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 19:32Responder ao tópico

Anibal, nao entendi o teu comentário como uma critica a mim...apenas ao conceito e diga-se de passagem que concordo contigo.

Parece-me que as plantas, segundo este metodo, iram estar sempre limitadas no seu crescimento. Se podem receber nitrogenio e fosfatos atraves dos dejectos e comida, onde irao buscar os outros nutrientes, sejam eles micro ou macro?

Outra das coisas que me faz confusao é o facto de os aquarios terem aguas paradas. Alem dos inconvenientes ja apresentados, nem consigo imaginar o cheiro que deve libertar!

Uma coisa é certa: a nossa intervençao nos aquarios tem como principal objectivo fornecer as melhores condiçoes possiveis, tanto para a fauna como para a flora.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 19:58Responder ao tópico

Boas!

Eu acrescento mais Domm!

As nossas intervenções têm por objectivo replicar aquilo que existe na natureza!

O que acontece a zonas de rio onde as águas estão estagnadas?

Cheiro a podre, doenças e falta de vida animal!

Também não gosto de dizer que é impossível, mas que é muito muito muito muito muito muito muito (acho que já deu para perceber a ideia... Wink ) difícil e pouco credível... é!

CyberJ escreveu:
Ele começa o artigo a dizer, quanto mais luz melhor, e diz também que apenas repõem a agua evaporada, mas não diz que quantidade e com que frequência.

Se ele tiver uma luz que emita muito calor, temos muita evaporação, logo teoricamente seria possível substituir as TPAs.... E colocar oxigénio na agua...

Se já antes achava difícil depois de ler isto pior...

Quanto mais luz melhor... para as algas!

Experimenta pôr no teu aquário luz com fartura e não fertilizares... Dou-te 1 semana para teres o aquário inabitável...

Mas esta é a minha opinião...

Abraço!

Hélder Barbosa

Membro
Membro

Nome Real : Hélder Barbosa

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 20:47Responder ao tópico

Isto é um exemplo do que não se deve fazer...ou pelo menos se fizerem, não metam lá peixinhos ou outros seres a sofrer...

Eu já tentei fazer uma coisa parecida, e como já disseram, as coisas não resultam. É a mesma coisa que imaginarem um charco com água parada, com alguns peixinhos. Podem até ter algumas plantas, mas passado pouco tempo as algas começam a tomar conta até que o ecossistema deixa de poder albergar fauna (O2 = 0). O cheiro também não é agradável e os mosquitos começam a gostar do "aquário"...

Enfim, existem várias contradições nos argumentos que defendem essa "teoria".

Existe sim aquários low-tech, em que a intervenção e "gastos" é menor, mas estes não descuram de umas TPA's e coisas afim...para isso não tenham vivos.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 20:54Responder ao tópico

Bem, depois de ler todos estes posts, dou a mão a palmatória para dizer que sera quase impossível, mas que a explicação dele faz sentido a um rooky como eu, lá isso faz.

Carlos Couceiro

Criador

Nome Real : Carlos Couceiro
Gostos : 79

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 21:38Responder ao tópico

pessoal, nao deixem morrer este topico, infelizmente estou sem tempo para ler o link, mas vou apenas deixar umas "achas" na fogueira para continuaçao

ha uns tempos mantive um aquario de 28L (pequeno, portanto pior ainda) com um casal de fundulupanchax gardneri gardneri "n´sukka" e corbicula fluminea, em que ambas as especies reproduziram(sim as corbiculas tambem apesar de apenas meia duzia de crias terem vingado)

este aquario esteve montado pelo menos 8 meses com musgo, eleocharis acicularis e glosso, sem qualquer filtro ou bomba e apenas com iluminaçao solar

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Ter 31 Jul 2012, 21:40Responder ao tópico

Boas!

Um dos grandes males da aquariofilia é que existe muita coisa que lemos que até faz sentido numa primeira leitura e leva muito pessoal ao engano!

É por isto que eu digo para lerem muito primeiro, e depois tirarem as conclusões por vós mesmos!

Acho que é a melhor maneira de evoluir e de aprender!

Abraço!

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 00:16Responder ao tópico

Boas

Só agora descobri este tópico, Twisted Evil para variar vou ser do contra e vou apoiar o senhor eh eh

Bem fora de brincadeiras e leituras a parte, se ouve alguma coisa que aquariofilia me ensinou ao longo dos anos foi que nada sabemos, teorias há muitas umas boas outras más, outras que só servem para um determinado tipo de coisas

Antes de mais além do artigo recomendo a visualizarem bem o video, podem mesmo ver varias vezes de certeza que começam a entender o processo, portanto não vou estar a adiantar muito mais que acho mesmo que esta lá tudo

Segundo e para quem conhece sabe bem que existe um sistema destes cá em portugal, não em tão grande escala nem com os mesmo fins mas parecido ( nota: ainda por cima o nosso clima não é tão bom como aquele ) quem conhece o Gil sabe bem do que estou a falar ou até já podem ter visto por aí na net algum topico dele sobre os tanques e as estufas, ou para quem já veio a minha casa e viu o tanque antigo que tenho lá fora já a 2 ou 3 anos que a unica coisa que leva é agua, este está a esse tempo todo com nuvens branca, guppys , camarões, espadas, caracois, em fauna depois tenho varios tipos de plantas e musgos, inclusive um nenufar que já esteve para morrer 2 vezes e ali acaba sempre por arrebitar, acho que ali nenhum animal ou planta esta em sofrimento senão os peixes não reproduziam e as plantas não desenvolviam Wink

Também não tiro a razão ao amigo Aníbal, sim hoje em dia temos mais ferramentas ao nosso dispor e cada vez melhores para nos facilitarem a vida, mas muitas vezes essas tecnologias acabam por nós deixar reféns de certas medidas que na altura em que descurarmos alguma delas acaba por acontecer alguma coisa que não devia. Os fabricantes claro têm de vender e o produto deles é sempre o melhor, mas muitas vezes acabamos por estar a pagar uma coisa que até nem precisamos, como foi falado a questão de filtragem assim de repente a única coisa que me vem a cabeça é que saudades que tenho das belas placas de fundo, bom mas não vou ser tão radicar podemos ir para gamas mais novas

Ehiem clássico meia dúzia de euros já tenho deles a trabalhar a perto de 20 anos, Ehiem Pro III electronico com ligação ao computador etc. Sim posso dizer que este ultimo é bastante mais silencioso, tem montes de bixanices... que metade delas não uso e custou me uma pipa de euros, engraçado é que no fim de contas ambos filtram a agua e com a mesma litragem de medias e força de bombas... também dá que pensar Wink

Claro que não vou recomendar a nenhum iniciante nestas andanças montar um aquario em 1 ou 2 horas e a seguir meter lá 15 ou 20 peixes, não é porque eu o faço que digo aos outros para fazerem, atenção e antes que os mais puristas me dêem na cabeça sim faço dessas as vezes mas tenho apoio de outros aquarios Wink aguas já cicladas, filtros etc

Mas mesmo numa montagem de um aquario a montes de regras que se podem ignorar ou mesmo processos que se podem acelerar, mas este campo já eram outros quinhentos e cada qual tem os seus truques

Bem só para finalizar que isto já parece um testamento recomendo lerem bem investigarem e voltar a ver o video que acho que acabam por mudar de opinião... dentro daquele contexto claro que um aquario daqueles não ficava bem numa sala Wink

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 19:55Responder ao tópico

Vamos lá pessoal, como o Carlos disse não vamos deixar este topico morrer

Temos aqui muito material para analisar

Cyberj e moises mm já agora posso usar este vosso material de pesquisa no meu forum?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 21:09Responder ao tópico

Boas!

Gostaria que algum dos "defensores" desta teoria me explicasse como é que conseguimos evitar o apodrecimento da água.

Sinceramente está-me a deixar bastante surpreendido que haja "tantos" a defender esta teoria pois por tudo o que aprendi, sinceramente, não consigo perceber como.

Além disso, tendo em conta o factor limitante no crescimento das plantas não consigo entender como é que apenas com luz e N proveniente de amónia é que as plantas têm um desenvolvimento correcto.

Acho que se conseguir perceber este mecanismo "alternativo" vou ter muito a ganhar! Very Happy

Obrigado desde já pelos vossos esclarecimentos!

Abraço!

moises mm

Membro
Membro

Nome Real : Moises Silveira
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 21:34Responder ao tópico

Por minha parte pode usar !

Pedro Santos, a agua talvez não apodreça por ter movimento não na superficie mas na parte abaixo dela, se tiver Co2 presente na agua as plantas irão consumir, e liberar oxigenio assim não deixando que os seres que vivem ali morram por falta deste...
As plantas se benificiam das (vamos dizer nutrientes que contem nas cacas) fezes liberadas pelos peixes.
Uma coisa que ele diz é que demora muito tempo para se estabilizar todo o aquario.
Pode dar um surto de agua verde mas depois ele vai se estabilizando e talvez depois da estabilização deste aquario ele introduz os animais e cada um tem um papel ali.

Talvez tenha falado alguma besteira ao meio, mas é meu ponto de vista!!!

Abraço.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 22:04Responder ao tópico

Boas!

O movimento provocado pela libertação de oxigénio é basicamente zero!

Continuo sem perceber como a água não apodrece...

As plantas para desenvolverem precisam de vários elementos, entre os quais estão os nutrientes que são divididos em 2 grandes grupos: Macros e Micros.

No grupo das Macros temos 3 nutrientes fundamentais. N, P e K.

O único que é fornecido pelas fezes dos peixes é o N!

Além disso o valor de CO2 libertado pelas plantas, relativamente aquilo que são as suas necessidades / potencialidades de consumo é residual!

Por isso continuo sem perceber como é que as plantas se dão...

Se tiveres um surto de água verde, se não fizeres nada ela não vai desaparecer...

A água verde aparece por um pico de amónia repentino que desencadeia o aparecimento de uma alga microscópica que fica em suspensão dando o ar verde à água. Se nada for feito esta alga vai "apoderar-se" do ecossistema e vai sobrevalecer sobre qualquer outra forma vegetal (planta ou alga...).

Abraço!

appaf

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 22:22Responder ao tópico

Mas a aguá não apodrece...acho eu ;-)

Eu ofereci ao meu irmão em Outubro de 2009 um cubo que leva meio litro de agua......tinha areia no fundo, um pouco de mugo de java e um pequeno tronco com uma anubia nana, vinha com uns reds e greens.

O meu irmão entretanto casou-se e andou a mudar de casa e o presente ficou em casa dos meus pais, quando la vou fico assutado, a minha mãe lá mantem o nivél da agua e da de comer uma vez por semana, aquele cubo esta pegado de camarões, são as dezenas e ja la nasceram.
Não ha filtro, não ha aquecimento, não ha nada mas eles estão lá, so tens algas no acrilico do cubo, greens spots vamos la saber porque :-)

Outro caso, tenho um café ao pé de minha casa com um aquario de 20 L, o filtro so pinga agua e esta cheio de viviparos e corys, tudo nasce la e cria...deve ser os vapores das minis ;-)

Se quiseres Pedro um dia que vás ao Nuno combinamos e vés esses aquarios ao vivo.

De resto o método da Srª Diana não é muito diferente do Tom Barr, muitas plantas e pouca luz, demora é mais tempo a estabilizar, de resto a Srª em causa estudou muito para fazer o que fez, houve muito método cientifico, não é ao calhas, mas tambem o Tom Barr diz que podes manter um aquário mais de um ano sem fazer tpas.....é verdade......so que existem pormenores importantes que são a luz, a fertilização e o substrato que se usa...ou melhor....o substrato inerte que se usa.
Isto porque e so porque quando a montagem é cuidada é possível termos um bom filtro sem usar filtro, os caracóis remexem o fundo para permitir a oxigenação do mesmo.

Como é evidente este metodo é bom com determinados peixes, não da para usar discus por exemplo, a carga que ia gerar era muito grande para um aquario sem manutenção.

Relativamente aos filtros ja vi muitos aquários bonitos com filtros que não estão la a fazer nada devido ao tamanho que tem-em, também ja vi aquários horríveis com os melhores filtros possíveis...portanto acho que o método é tão valido como outro qualquer, por enquanto não se experimentar para ver se funciona ou não acho que deve-se dar o beneficio da duvida.

Cumprimentos

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 22:44Responder ao tópico

Rodolfo, isto e um fórum publico..lol usa o que quiseres...

Vejam bem a confusão que eu arranjei...lol

Acho que a única maneira de tirar teimas e alguém do fórum fazer a experiência...lol

Aqui fica um belo desafio.

anibal

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 22:44Responder ao tópico

Boas pessoal

Pedro desculpa por dizer-te que não vais conseguir sair desta espiral de pseudopressupostos que permitem tornar uma farsa em algo viável.
Vamos apenas deixar claro porque fazemos Aquariofilia, se é para ter um "aborto" isto caso consigam aplicar a autociclagem ou para ter os peixes que nos interessam nos lay-outs que nos satisfazem, para que o plantado seja digno desse nome e possa ir desde coisas bem simples até por exemplo uma cuba. Será que não temos por objectivo fazer reproduções? Será que um penico na sala cativa o interesse de alguém?
É teoricamente muito elegante levantar estas concepcções, mas para os que andam por aqui serve para quê? Basta que me expliquem isso!
Já agora Moisés vê se consegues organizar temporalmente o raciocínio! Primeiro não tens peixes que só metes depois de equilibrado, mas por milagre tens feses fertilizantes e agitação da coluna de água, isto é magia? Depois disso entram os peixes e entretanto a tal infestação de algas auto destrói-se? Ainda temos pessoal com problemas de alga verde? Deixem andar amigos que estabiliza. Entretanto como os peixinhos do Sr. não duram 5 anos, façam as contas desde inicio! Mas como dizia os ditos morrem e ou são retirados de imediato ou entram em autociclação? E a comida será que nem um pouco vai para o substrato e começa a transformar-se a a desequilibrar o sistema? Será que este processo nos salgados permite chegar a peixe similar ao bacalhau em posta? São muitos "Se" que gostaria de ver respondidos.
Eu posso demonstrar o que tenho e como trabalho, será que algum dos que está a defender o autociclação o poderá fazer? Não seria mais importante dedicar o nosso interesse à Aquariofilia que praticamos e não a inventonas?
Abraço

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Qua 01 Ago 2012, 22:54Responder ao tópico

Boas

Quanto a fertilização, segundo o que me apercebi ele usa, o substrato não é completamente inerte, "depois de decomposto as fezes de coelho dá um optimo substrato" ou coisa do genero agora não me apeteceu ir ver o video outra vez lol

Quanto a agua não apodrecer também é muito simples e é um dos métodos que uso em alguns aquarios cá em casa, tens evaporação logo vais ter de repor agua, posso afirmar que resulta tive 2 anos aquarios com camarões, cr´s (e estou a falar de grades S e SS) e dennerlis que nunca lhes fiz uma tpa, tudo foi feito com o processo de evaporação, claro que nestes tinha filtros e aquecimento.

Mas por exemplo o caso do Gil ele reproduz ciclideos naquele genero de poças onde usa as plantas como filtros e em estufas, quando falo nos tanques dele falo em grandes tanques logo são muito mais faceis de manter

Outro exemplo que foi dado agora a pouco tempo no Boom festival uma etar onde as plantas é que fazem o ciclo de filtragem... claro que não podemos por qualquer tipo de plantas talvez mas muitas delas são excelentes, indo a outros campos talvez mais complexos temos outro tipo de processos apesar da quimica ser diferente, agua salgada e salobra muitas vezes usamos raízes dos mangais para processo de filtragem ou as proprias algas podemos usar no refugio da sump para uma melhor filtragem... outra situação tpa´s??? fazem se? não muito raramente basicamente o que se faz é repor agua e é agua doce , parece um bocado controverso mas sim atravez do processo de evaporação o que evapora é a agua os sais acabam por ficar na agua cada vez mais concentrados

Outro exemplo e já nem sei se existe mas o "novo" parque na Amadora tinha um belo lago ( pelo menos quando eu era pequeno ) foi projectado e funcionava por cascata com varios sub lagos e plantas no processo de filtragem

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquário autociclante -Esquema Sunshine   Responder ao tópico

Aquário autociclante -Esquema Sunshine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-