Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Mudança de areao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 18:43Responder ao tópico

queria mudar o areao que tenho.pedia aqui uma opnião ao pessoal.tou a pensar em areia de silica,haverá algum tipo de cuidado a ter?
a ideia era areao(branco de silica) com um fundo preto.
plantas?deverei só me limitar a musgo e fetos de java e anubias nana?

quem já passou por isto,qual a melhor forma de o fazer sem perturbar os peixes?

uma vez que o aquario é de 120x45x50,penso que 200 litros, onde meter tanta agua para acomudar os peixes nesta operação,tem de ser filtrada?

como tou com algumas duvidas peço aqui uma ajuda ao pessoal Smile

é como está neste momento:
</noscript>[/img]

Hélder Barbosa

Membro
Membro

Nome Real : Hélder Barbosa
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 19:01Responder ao tópico

A ideia da incompatibilidade das plantas com substratos arenosos ainda é pouco consensual...

Há quem diga que as plantas acabam por morrer por causa da asfixia das raízes, há quem diga que não...por acaso já vi aquários plantados com substrato unicamente de areia.

Mas se não queres arriscar, digo-te já que dá para fazer belos plantados recorrendo-se unicamente a anubias, fetos e musgo. Para além disso tens a vantagem de não serem muito exigentes!

O aquário com essas medidas tem 270 litros brutos. Como fazer sem perturbar os peixes? Bem, acabam sempre por stressar naquele momento, mas se a "operação" for rápida, melhor para eles.

O ideal é arranjares um recipiente (balde, bidão, etc) e colocares lá os peixes. Aqui sim, convém ter o filtro em funcionamento. Quanto à restante água, tens que tentar arranjar algo onde te caiba essa água toda. Como é uma operação relativamente rápida, creio que não precisa de filtragem (nos recipientes sem fauna).

E pronto, depois é só alterares ao teu gosto e encheres novamente Wink

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 19:16Responder ao tópico

haverá algum cuidado com a silica,bastará lavar?

Hélder Barbosa

Membro
Membro

Nome Real : Hélder Barbosa
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 19:18Responder ao tópico

Dá uma fervedura ou pelo menos "escalda" a areia para matar eventuais "bixos" Razz

Mas antes convém fazer uma boa lavagem dá areia até que a água fique relativamente cristalina e dê para ver a areia Wink

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 20:56Responder ao tópico

Podes usar aquelas caixas de plástico dos chineses... Duas levam agua suficiente para não dares cabo do ciclo do Aqua, depois e só encher...

bruno magalhaes

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 22:17Responder ao tópico

eu tenho areia silica e tenho bastante plantas para ja ainda nao tive qualquer problema com elas mas ja me avisaram que devo trocar por causa da asfixia das raizes,a unica contra-partida da areia silica e a sujidade que se nota muito tenho de aspirar com frequencia

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 22:21Responder ao tópico

Boas

Fazer a troca do areao sem perturbar os peixes, é difil, pois vais ter de os apanhar e por num outro local.
Eu fazia assim: em primeiro lugar preparava o novo areao, para estar pronto a entrar no aquario, depois como alguem referiu usava uma caixa de plastico para meter os peixes, retirava 3 ou 4 garrafoes de agua do aquario para voltar a meter la de novo, nao limpava o filtro para manter a colonia de bacterias, depois tenta fazer tudo o mais rapido possivel mas com calma, tem em atençao que é uma operaçao demorada.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Seg 30 Jul 2012, 23:07Responder ao tópico

Boas
Se calhar sou dos que melhor posso falar, pois no ultimo ano alterei o substrato por completo a 3 aquas. 1º a um de 450l e depois a dois de 140l e 100l.
Não tive qualquer baixa, o que tendo em atenção que passei para mais do que um tipo de substrato em cada aqua, foi bom sinal.
1º - prepara o substrato, no caso de areia ferve-a pelo menos 5 minutos (atenção - deixar arrefecer antes de pôr no aqua - já não serias o 1º a ficar com um aqua sem fundo)
2º - Prepara recipientes para pôr os peixes, quanto maiores melhor, pois possibilitam que mantenhas o filtro a trabalhar (com a flauta, para evitar corrente forte), o que mantém as bactérias vivas.
3º - Arranja vaselhame para teres pelo menos 50% da água do aqua, para facilitar a ambientação e ao mesmo tempo manter mais bactérias.
4º - Talvez o mais importante, arranja tempo e paciência para fazeres a alteração, pois vais precisar.

Berrones

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Cardoso
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Ter 31 Jul 2012, 02:52Responder ao tópico

Bem depois de ver as opinioes dos entendidos, serao as maneiras mais correctas de proceder principalmente 1 dose extra de paciencia, so tenho acrescentar 1 coisa ou 2 coisitas... Va... 3!

1º ponto Areia Silica branca vais comprar/compraste numa loja de animas propria para aquarios ? ja tratada e devidamente limpa ? ou foste ao ze manel la da esquina do estaleiro buscar areia branca? Digo isto porque existe por ai areias que compras nas lojas proprias para animas e devidamente preparada para os aquas pronta para consumo imeditado que e chegar e viras o saco para dentro do aquario tem e um senao que sao todas carissimas! uma fortuna Digase .se for como o meu caso, que fui la a 1 "Drogaria" da zona e tinha la promocao sacos de 30 kilos de areia para fazer massa rebocos etc "branca" com algumas impurezas, a custar menos de 3 euros, claro que comprei. Tive que ter e o extra extra extra cuidado , meti num bacia enorme e pus na banheira com areia e abri a torneia e ia remexendo areia com as maos para levantar o "pó" para ser levado com a corrente, apos fazer isto durante algum tempo(bastante) pus num panelao a ferver , e depois voltou a banheira para voltar a ser lavado. e pus no aquario nao tive qualquer problema, volto a dizer muito bem lavada, se nao for quando a colocares no aqua com 1 bocado de agua vai ficar turvo 1s bons dias e e vais te chatear!

So para calar os meus botoes ! Quanto a situacao areia silica/ incompatibilidade plantas , raizes mortas etc etc, tenho SÓ essa dita areia que comprei para fazer "reboco" e o meu aqua esta assim.

As 1s plantas que tive! Estava assim.

A ultima vez q "desplantei" e voltei a planta ( a uns dias )

as minhas raizes estavam assim

Respira e transpira saude e forca Smile

Boa sorte pa mudanca Smile

Alvaro Coelho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Sex 03 Ago 2012, 18:15Responder ao tópico

estou com dificuldade de arranjar os 40 kilos de silica para a modança de areão. Alguem me dá alguma dica onde o comprar?

obrigado Very Happy

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mudança de areao   Responder ao tópico

Mudança de areao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-