Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Projecto Plantado 60x30x30

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Projecto Plantado 60x30x30   Sab 28 Jul 2012, 13:14Responder ao tópico

Hey!

Estou a planear um plantado e toda a ajuda,sugestões e ideias são bem vindas!

Tenho:
Aquário: 60x30x30
Iluminação: Calha 2x18W t8 (com ligações feitas por mim :p )
Substrato inerte: Areão preto 1-3mm
CO2: Caseiro

Indeciso:
-Tenho algumas pedras que ainda não tenho a certesa se não são calcarias, já fiz o teste com limão mas não deu para tirar conclusões... depois deixo aqui umas fotos.
-Tenho alguns filtros pequenos, não tencionava comprar mais nenhum. Será que posso usar vários pequenos ou terei de comprar mesmo um filtro maior?
Tenho estes: FAN mikro plus - 250L/H (é mesmo pequenino) e Duetto DJ 50 de Aquarium Systems (para aquarios até 40 litros)

Procuro:
Substrato fértil, não está facil de encontrar o JBL Aquabasis Plus aqui no algarve.

Fauna:
------- por definir

Flora:
Hemianthus callitrichoides - 'Cuba'
LUDWIGIA GLANDULOSA PERENNIS - por definir
------- por definir

Pretendia algo assim:

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 18:18Responder ao tópico

Ainda não encontrei o JBL Aquabasis Plus em si, mas encontrei este, que têm 2.5L (aprox 3kg) e mais uns produtos fertelizantes, devo arriscar? http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/webshop.pl?f=*NR&c=128015+*+128016&t=temartic_e

AH! e este é o meu pedragulho!

Podem me ajudar a identificar se posso ou não utilizar no meu aquário?

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 19:19Responder ao tópico

Esse substrato e fantástico, relativamente ao calhau.. Não e calcário quase de certeza.. As pedras calcarias são brancas...

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 19:50Responder ao tópico

A pedra não é calcária, podes usar á vontade!

Se não queres gastar € podes manter os dois filtros a trabalhar, a unica desvantagem é teres dois filtros a ocupar espaço em vez de um!

Era bom encontrares JBL Aquabasis Plus, pois é um bom substrato, mas na falta desse arranjas outro parecido! Embora o da JBL seja de uma qualidade preço muito bons! Tenta ver junto dos patrocinadores do forum se teem, senão encomendas via internet!

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 19:59Responder ao tópico

não é? Ainda bem!! Very Happy mas podem justificar porque? :p só para ficar mais descansado.. Eu ainda vou comprar uns testes de ph, medir a agua, enfia-la lá dentro e voltar a fazer o teste passado uns dias.. será que resulta? a agua pode mudar o ph sozinha se estiver parada muito tempo?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 20:22Responder ao tópico

As pedras calcárias são de pó branco, não existe calcário escuro!

A água pode mudar o ph se estiver parada muito tempo, não vale a pena fazer testes ás pedras que tens, elas são neutras não alteram o ph!

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 21:24Responder ao tópico

Boas!

Quanto aos filtros podes usar os dois sem problema nenhum (além do impacto visual e conta da luz...)

Quanto à flora que já escolheste deixa-me dizer-te que é má ideia...

A Cuba, ao contrário do que muitas vezes se diz, não quer muita luz, mas precisa de muito CO2!

E com o CO2 caseiro vais ter uma desilusão...

De resto força nisso!

Abraço!

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Dom 29 Jul 2012, 22:01Responder ao tópico

Smile meeh a pedra ao teste com vinagre não mentiu.. começou a borbulhar das várias partes onde testei.. com muita pena minha pois achava a pedra realmente engraçada :l

em relação à cuba, nesse caso vai ser precisa uma remodelação no projecto.

Calhau e cuba fora.

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Qui 09 Ago 2012, 20:15Responder ao tópico

Hey pessoal!

Aquário: 60x30x30
Iluminação: Calha 2x18W t8 (com ligações feitas por mim :p )
Filtro: Duetto 50 (250l/h)
Substrato inerte: Areão preto 1-3mm
Substrato fertil: 2.5l de Aquabasis Plus
CO2: Caseiro

Fertelização liquida:
JBL Ferropol
JBL Ferropol 24

Hardscaping: nenhum
Flora:
blyxa
Hemianthus micranthemoide
cabomba
Rotala rotundifolia
Staurogyne repens
Ludwigia repens 'Rubin'
Alternanthera reineckii 'Pink'

Modo normal da máquina fotografica:

Modo sunshine:

Difusor de co2 DIY:

Outro zoom do co2:

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Qui 09 Ago 2012, 21:56Responder ao tópico

Boas!

Parece-me que faltam ai uns inertes (troncos ou rochas) para ficar mais composto.

Em relaçao à fertilizaçao liquida, penso que te faltam ai muitos nutrientes pois, se nao me engano, o ferropol é apenad baseado em ferro. Precisas aficionar os macro (NPK) e varios outros micro nutrientes (B, Cu, Mn, Mo e Zn)

Da uma vista de olhos nos topicos relativos à fertilização para entenderes melhor o que disse.

Abraço

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Qui 09 Ago 2012, 22:22Responder ao tópico

Domm escreveu:
Boas!

Parece-me que faltam ai uns inertes (troncos ou rochas) para ficar mais composto.

Também me parece que faltam quanto mais não seja umas pedras para compor o aqua, que tal experimentares?
Por outro lado, a meu ver e por experiência própria acho que deverias experimentar colocares as blysas numa moita e não espalhadas pelo aqua!
Apenas duas sugestões.
Editei-te as fotos para se verem melhor!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Qui 09 Ago 2012, 22:31Responder ao tópico

Boas!

Acho que me vou "reformar" como moderador dos plantados... Distraio-me 2 minutos e o Domm diz tudo! lol!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Qui 09 Ago 2012, 22:57Responder ao tópico

Digamos que tive um optimo professor! lol!

Peço desculpa se me adiantei... Razz

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Sex 10 Ago 2012, 07:45Responder ao tópico

Domm escreveu:
Digamos que tive um optimo professor! lol!

Tens que mo apresentar para eu aprender uma coisas... Smile

Domm escreveu:
Peço desculpa se me adiantei... Razz

Não tens nada que pedir desculpa! Continua o excelente trabalho! Wink

Abraço!

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Sex 10 Ago 2012, 08:34Responder ao tópico

Eu também acho que faltam inertes, mas ainda não tive a sorte de encontrar na natureza nem o t€mpo de comprar numa loja.

Todas as plantas estão um pouco fracas devido da viagem pelos ctt, devo mudar já as blyxas ou quando estiverem mais "consistentes"?

Em relação à fertelização, quais os produtos que devo adquirir e onde? Agora estão com iluminação durante 10h. Quando devo começar a fertelizar? já devia ter começado logo no primeiro dia? O aquario tem hoje 2 dias.

PS:Eu não li o tópico sobre fertelização porque estou no estágio, eu já o tinha lido anres, mas nunca é demais e vou voltar a ler quando tiver a possibilidade.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Sex 10 Ago 2012, 12:25Responder ao tópico

Boas!

Não estando a fazer uma fertilização completa penso que esse foto período de 10h é um exagero!

Estás "a dizer" ás plantas para crescer, mas depois não as alimentas para isso!

Quanto aos fertilizantes fala com os nossos patrocinadores ou lojas on-line que te enviam isso para casa.

Na minha opinião, o que anda no mercado neste momento com melhor qualidade/preço é o TPN+, que é um tudo em um da Tropica, e a gama da SEACHEM.

As plantas, como os animais, precisam de alimento logo desde o primeiro dia!

Quanto ás plantas se estão um pouco debilitadas, deixa-as recuperar um pouco antes de voltares a destabilizar isso...

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Projecto Plantado 60x30x30   Sex 10 Ago 2012, 15:19Responder ao tópico

Boas,

Só agora acompanhei este tópico Wink

Optar por um plantado é sempre uma excelente decisão, eheh.
Mas tanto o Pedro como o João têm razão, precisas de fornecer um alimento completar às plantas e o Ferropol não é capaz disso.

Eu utilizo a gama da Seachem, que, dos fertilizantes líquidos já preparados (em frasco) são os que apresentam melhor relação qualidade/preço (assim como o JBL Aquabasis, que tu já utilizas, por isso, boa escolha). Também podes optar pelos fertilizantes DIY, sendo que, aí o Pedro é capaz de te ajudar bem melhor do que eu, pois está um pró em fazer soluções Wink

Deves reduzir o fotoperíodo. 10 horas logo ao início é demais. Acho que deves começar com 7 horas e depois, de 2 em 2 semanas, aumentas 30 min, até às 9h, que é suficiente.

Esse difusor de CO2 é que deve ser alterado, pois as bolhas são muito grandes e dificulta a difusão do CO2 na coluna de água.
Se puderes opta por um difusor em cerâmica.

Abraço e boa sorte neste projecto

Projecto Plantado 60x30x30

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-