| | Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
João Pereira
 ModeradorEspecífico

Localização: Santarém Mensagens: 1314 Data de inscrição: 23/08/2011 Gostos: 67

| Assunto: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Qui 26 Jul - 22:44 | |
| Boas,
Como as férias já vão a meio, e o tempo ainda abunda, decidi em aventurar-me num Sistema de CO2 caseiro, com base num tópico que aqui se encontra. Contudo, tenho várias dúvidas (algumas parvas, outras talvez não):
1 - Sendo necessário prevenir que a solução que irá originar CO2 não entrar em contacto com a água do aquário, costuma-se usar uma garrafa de "segurança". Esta garrafa pode ser de 33cl? É necessário conter água?
2 - Para um sistema mais simples e mais económico, pode-se deixar de lado partes como a válvula para corte de entrada de CO2, o Contador de bolhas, e o Difusor de vidro? Em substituição disto tudo, utilizarei apenas uma pedra porosa. Faço mal? Sendo a solução inconsistente, no sentido em que haverá alturas em que irá produzir mais CO2, noutras nem por isso, será mesmo necessário os objectos acima assinalados?
3 - Tendo um aquário de aproximadamente 60L, qual a receita mais indicada? O que acham desta?
| Citação: | Ingredientes para a mistura de CO2 caseiro: 1 colher de chá de fermento biológico em pó (fermento de padeiro); +/- 200g açúcar refinado; 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio; 1 litro de água. |
Mais uma vez, peço desculpa por alguma pergunta de resposta básica, aqui feita.
Obrigado, João Pereira -- Assinatura --
| ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Anabantídeos e Iniciação à Aquariofilia |
"Aquariofilia, mais do que um simples hobby, um estilo de vida. "  Danios & Red's |
|  | | Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

Localização: Barcelos - Braga Mensagens: 3897 Data de inscrição: 14/02/2012 Gostos: 217

| |  | | Nuno Moreira
 ModeradorEspecífico

Localização: Alverca Mensagens: 2590 Data de inscrição: 20/03/2010 Gostos: 222

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Qui 26 Jul - 23:56 | |
| Boas As perguntas só são parvas quando já se sabe a resposta. Há n receitas para fazer CO2 caseiro, todas elas são semelhantes à tua. Eu utilizo uma garrafa de coca cola de 2l, cheia até 3/4, com uma mistela que é o resultado de: 400g de açucar, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, com 10gr de fermento de padeiro, para um aqua de 100l uteis. Para o aqua de 400l a unica coisa que altero é a quantidade de fermento que passa para o dobro. As torneiras, não são necessárias, têm a vantagem de possibilitar que não seja fornecido CO2 ao aqua enquanto as luzes estão apagadas, mas trazem o perigo de aumentar e muito o perigo de explosão da garrafa, pois se o CO2 não sai, mas a reação/produção continua... O difusor aumenta em muito a dissolução do CO2 na água, visto que as bolhas que saem são minusculas (a trukesfishes tem uns pequenos que são bons e muito em conta) O conta bolhas serve para saberes que quantidade de CO2 está a entrar no aqua. A garrafa de segurança, eu utilizo uma de 25cl (água do vimeiro), também cheia a 3/4, com a função principal de evitar que parte da mistura possa entrar dentro do aqua. Apenas aconselho a utilizares garrafas originarias de bebidas gaseificadas. -- Assinatura -- Cumprimentos Nuno Moreira putogiro
| ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Peixe-gato |
http://www.peixefauna.com/t7904p75-fenix-1506055-nova-montagem http://www.peixefauna.com/t6383-1506055-o-projeto-desde-o-inicio#64994 |
|  | | João Pereira
 ModeradorEspecífico

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Sex 27 Jul - 20:05 | |
| Visto que o aquário onde irei usar este sistema caseiro é de 60L, este difusor serve?
Pela descrição do produto:
| Citação: | Difusor em vidro adequado a baixa cadencia de bolhas, 0,5 a 1 bps.
Normalmente utilizado para reactores de fermentaçao, caseiros ou de compra, tambem pode perfeitamente ser utilizado em sistemas pressurizados como o hydor NRG ou outros. A unica limitaçao e mesmo a quantidade de CO2 que se pretende libertar, que nao pode ser muito grande, por ai, e pelo seu pequeno tamanho, e ideal para nano tanques. |
O que acham?  -- Assinatura --
| ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Anabantídeos e Iniciação à Aquariofilia |
"Aquariofilia, mais do que um simples hobby, um estilo de vida. "  Danios & Red's |
|  | | Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

Localização: Barcelos - Braga Mensagens: 3897 Data de inscrição: 14/02/2012 Gostos: 217

| |  | | Nuno Moreira
 ModeradorEspecífico

Localização: Alverca Mensagens: 2590 Data de inscrição: 20/03/2010 Gostos: 222

| |  | | Rui Bacelar Olivera
 ModeradorEspecífico

Localização: Braga Mensagens: 3004 Data de inscrição: 26/05/2012 Gostos: 197

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Sex 27 Jul - 21:12 | |
| Eu tenho este artigo, o boyu co2-170 http://www.ecomarine.com.br/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=14828&osCsid=cubgccjhd8kcvcpheb57lvf9h1
acho que ate e um bocado alto para o meu aqua, de 54 L. -- Assinatura -- Os meus aquas: -Primogenitus- Comunitário...::: Desactivado :::... -Tiger Tank-25L -Amazónico 96L
| ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Doenças e pragas / Dúvidas e Perguntas |
|
|  | | João Pereira
 ModeradorEspecífico

| |  | | MiguelAngelo
 Membro

Localização: Corroios, Almada Mensagens: 456 Data de inscrição: 23/02/2012 Gostos: 0

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Sab 28 Jul - 1:48 | |
| | Cuidado com as fugas, o meu maior problema no CO2 caseiro foi as fugas que são difíceis de eliminar, mas agora vou experimentar plasticina, pode ser que resulte |
|  | | Mauro Jr
 Iniciante no Fórum

Localização: Recife Mensagens: 34 Data de inscrição: 30/07/2012 Gostos: 0

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Qua 1 Ago - 12:26 | |
| Ei pessoal fiz hoje meu 1° sistema caseiro de CO2, mas uma coisa que reparei foi a quantidade de bolhas que fica enxendo a garrafa, esta chegando na tampa. Fiz uma retirada do liquido quimico para nao subir pelo tubo. Coloquei 10g do fermento biologico foi muito? |
|  | | Rui Bacelar Olivera
 ModeradorEspecífico

Localização: Braga Mensagens: 3004 Data de inscrição: 26/05/2012 Gostos: 197

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Qua 1 Ago - 14:05 | |
| Boas, para 10 gr de fermento usava 300 gr de açucar, 1 colher de sobremesa de bicabornato, tudo isto numa garrafa de 2L cheia ate 3/4 da capacidade, mas tb depende de quantas bolhas quiseres por segundo e do tamanho do teu aqua. -- Assinatura -- Os meus aquas: -Primogenitus- Comunitário...::: Desactivado :::... -Tiger Tank-25L -Amazónico 96L
| ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Doenças e pragas / Dúvidas e Perguntas |
|
|  | | João Pereira
 ModeradorEspecífico

| |  | | Mauro Jr
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Qua 1 Ago - 14:29 | |
| Bom... meu tbm é de 60L... aparentemente esta resolvido. Despejei um pouco da solução e nao subiu muito mais nao. Esta saindo aproximadamente 2 bolhas por segundo. |
|  | | João Pereira
 ModeradorEspecífico

| |  | | Mauro Jr
 Iniciante no Fórum

| Assunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] Qua 1 Ago - 22:00 | |
| Joao a receita foi a seguinte: 10 gramas do fermento em po (sache todo) 1 colher das de chá cheia de bicarbonato 250 gramas de acucar 1,5 litros de agua (natural e sem cloro) Dissolvi separadamente o fermento do açucar, depois de dissolvidos os juntei e coloquei o bicarbonato. o resto segui como manda o figurino.
|
|  | | | Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS] | |
|
| Página 1 de 2 | Ir à página : 1, 2  |
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| | Votação | | | Como tiveram conhecimento do forúm Peixefauna? | | Num motor de busca | | 56% | [ 538 ] | | Por PM noutro forúm | | 4% | [ 42 ] | | Por indicação de amigo/conhecido | | 20% | [ 195 ] | | Num blog | | 3% | [ 30 ] | | Outra forma | | 5% | [ 51 ] | | Por outro site | | 9% | [ 86 ] | | Numa loja | | 1% | [ 14 ] |
| | Total dos votos : 956 |
|
| Quem está conectado | Há 117 usuários online :: 24 usuários cadastrados, 1 Invisível e 92 Visitantes :: 1 Motor de busca bernardino reis, Bruno Cruz, cable-man, CRISTIAN, fabio_tmr, Fernando Bagatelas, joma, Jorge Oliveira, Joselgcosta, João Marques, João Rui, lastdream, Mara Silva, MSantos, Nuno Anjos, Nuno Esteves, Nuno Moreira, quim1967, rafael fernades, soulless, Sérgio Torres, The_Vortex, tiagojoaopintodias, VanyskitaO recorde de usuários online foi de 569 em Sab 2 Abr - 7:07 |
| Os membros mais ativos da semana | |
|