Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 26 Jul 2012, 21:44Responder ao tópico

Boas,

Como as férias já vão a meio, e o tempo ainda abunda, decidi em aventurar-me num Sistema de CO2 caseiro, com base num tópico que aqui se encontra.
Contudo, tenho várias dúvidas (algumas parvas, outras talvez não):

1 - Sendo necessário prevenir que a solução que irá originar CO2 não entrar em contacto com a água do aquário, costuma-se usar uma garrafa de "segurança". Esta garrafa pode ser de 33cl? É necessário conter água?

2 - Para um sistema mais simples e mais económico, pode-se deixar de lado partes como a válvula para corte de entrada de CO2, o Contador de bolhas, e o Difusor de vidro? Em substituição disto tudo, utilizarei apenas uma pedra porosa. Faço mal? Sendo a solução inconsistente, no sentido em que haverá alturas em que irá produzir mais CO2, noutras nem por isso, será mesmo necessário os objectos acima assinalados?

3 - Tendo um aquário de aproximadamente 60L, qual a receita mais indicada? O que acham desta?

Citação :
Ingredientes para a mistura de CO2 caseiro:
1 colher de chá de fermento biológico em pó (fermento de padeiro);
+/- 200g açúcar refinado;
1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio;
1 litro de água.

Mais uma vez, peço desculpa por alguma pergunta de resposta básica, aqui feita.

Obrigado,
João Pereira

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 26 Jul 2012, 22:45Responder ao tópico

Boas!

Todas as dúvidas são básicas para quem já sabe a resposta e altamente complicadas para quem não as sabe! Very Happy

Se tens dúvidas fazes muito bem em perguntar!

Começando pela receita, tens um bom ponto de partida! Depois é uma questão de acertares a quantidade de fermento para dar mais ou menos bolhas. Claro que também dura mais ou menos...

Quanto ao conta-bolhas podes bem dispensar isso.

A válvula de corte não só podes dispensar como DEVES dispensar! Num sistema caseiro não deves limitar o CO2 pois pode-te explodir a garrafa...

Já a pedra difusora não me parece grande ideia e aconselho-te a investires num difusor com placa de cerâmica (de vidro ou não. Há uns em plástico).

Isto porque as bolhas que uma pedra difusora faz são muito grandes chegando quase inteiras à superfície e assim quase não tens difusão de CO2 na coluna de água.

Quanto à garrafa de segurança pelo que vejo, se tiver água até funciona como conta-bolhas!

Abraço!

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 26 Jul 2012, 22:56Responder ao tópico

Boas
As perguntas só são parvas quando já se sabe a resposta.
Há n receitas para fazer CO2 caseiro, todas elas são semelhantes à tua. Eu utilizo uma garrafa de coca cola de 2l, cheia até 3/4, com uma mistela que é o resultado de: 400g de açucar, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, com 10gr de fermento de padeiro, para um aqua de 100l uteis. Para o aqua de 400l a unica coisa que altero é a quantidade de fermento que passa para o dobro.
As torneiras, não são necessárias, têm a vantagem de possibilitar que não seja fornecido CO2 ao aqua enquanto as luzes estão apagadas, mas trazem o perigo de aumentar e muito o perigo de explosão da garrafa, pois se o CO2 não sai, mas a reação/produção continua...
O difusor aumenta em muito a dissolução do CO2 na água, visto que as bolhas que saem são minusculas (a trukesfishes tem uns pequenos que são bons e muito em conta)
O conta bolhas serve para saberes que quantidade de CO2 está a entrar no aqua.
A garrafa de segurança, eu utilizo uma de 25cl (água do vimeiro), também cheia a 3/4, com a função principal de evitar que parte da mistura possa entrar dentro do aqua.
Apenas aconselho a utilizares garrafas originarias de bebidas gaseificadas.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 27 Jul 2012, 19:05Responder ao tópico

Visto que o aquário onde irei usar este sistema caseiro é de 60L, este difusor serve?

Pela descrição do produto:
Citação :
Difusor em vidro adequado a baixa cadencia de bolhas, 0,5 a 1 bps.

Normalmente utilizado para reactores de fermentaçao, caseiros ou de compra, tambem pode perfeitamente ser utilizado em sistemas pressurizados como o hydor NRG ou outros.
A unica limitaçao e mesmo a quantidade de CO2 que se pretende libertar, que nao pode ser muito grande, por ai, e pelo seu pequeno tamanho, e ideal para nano tanques.

O que acham? Rolling Eyes

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 27 Jul 2012, 19:41Responder ao tópico

Boas!

Não diz na página qual o diâmetro, mas pela fita métrica parece ser de 1cm.

Pessoalmente acho isso "curto"!

Eu apostaria em pelo menos 2cm.

Quanto maior a área de cerâmica mais finas vão ser as bolhas que por lá passam!

Abraço!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 27 Jul 2012, 20:11Responder ao tópico

Boas
Eu penso que dê, mas atenção que esse não traz ventosa, eu optava pelo outro modelo (a seguir), que já traz ventosa e é ligeiramente maior.

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 27 Jul 2012, 20:12Responder ao tópico

Eu tenho este artigo, o boyu co2-170 http://www.ecomarine.com.br/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=14828&osCsid=cubgccjhd8kcvcpheb57lvf9h1

acho que ate e um bocado alto para o meu aqua, de 54 L.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 27 Jul 2012, 22:38Responder ao tópico

Obrigado pelas dicas Wink

Amanhã vou ver disso a Lisboa Wink

MiguelAngelo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sab 28 Jul 2012, 00:48Responder ao tópico

Cuidado com as fugas, o meu maior problema no CO2 caseiro foi as fugas que são difíceis de eliminar, mas agora vou experimentar plasticina, pode ser que resulte

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Mauro Jr.

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 11:26Responder ao tópico

Ei pessoal fiz hoje meu 1° sistema caseiro de CO2, mas uma coisa que reparei foi a quantidade de bolhas que fica enxendo a garrafa, esta chegando na tampa.
Fiz uma retirada do liquido quimico para nao subir pelo tubo.
Coloquei 10g do fermento biologico foi muito?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 13:05Responder ao tópico

Boas, para 10 gr de fermento usava 300 gr de açucar, 1 colher de sobremesa de bicabornato, tudo isto numa garrafa de 2L cheia ate 3/4 da capacidade, mas tb depende de quantas bolhas quiseres por segundo e do tamanho do teu aqua.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 13:26Responder ao tópico

O aqua é de 60L... Rolling Eyes Estava a pensar em seguir a tua receita, apenas para começar a afinar as coisas Smile

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 13:29Responder ao tópico

Bom... meu tbm é de 60L... aparentemente esta resolvido.
Despejei um pouco da solução e nao subiu muito mais nao.
Esta saindo aproximadamente 2 bolhas por segundo.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 16:44Responder ao tópico

Mauro Jr escreveu:
Bom... meu tbm é de 60L... aparentemente esta resolvido.
Despejei um pouco da solução e nao subiu muito mais nao.
Esta saindo aproximadamente 2 bolhas por segundo.

Com que receita amigo? Rolling Eyes

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 21:00Responder ao tópico

Joao a receita foi a seguinte:
10 gramas do fermento em po (sache todo)
1 colher das de chá cheia de bicarbonato
250 gramas de acucar
1,5 litros de agua (natural e sem cloro)
Dissolvi separadamente o fermento do açucar, depois de dissolvidos os juntei e coloquei o bicarbonato. o resto segui como manda o figurino.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 21:09Responder ao tópico

Não está muito longe da minha Razz Em principio sexta feira já deve de chegar o difusor... Rolling Eyes

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qua 01 Ago 2012, 22:49Responder ao tópico

Estive vendo um sistema de GELATINA, acho que vale a pena fazer esperiencia principalmente os que tem mais esperiencias no sistema comum. Bom pelo que vi dura mais, cerca de 20 a 30 dias. Alem de poder ver quando a solução esta acabando, pois o fermento vai comendo a gelatina de cima para baixo e gerando CO2.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 02 Ago 2012, 03:03Responder ao tópico

Com gelatina? por acaso vi no youtube um tipo que usava gelatina, deixava a ganhar consistencia e depois punha a mistela normal no restante volume da garrafa. nao sei se e um bom sistema ou nao, eu na minha ultima garrafa alem das 300 gr de acucar adicionei uma saqueta de gelatina, daquela de sabores, alem da colher de bicabornato etc etc, a gelatina dara mais alimento as leveduras digo eu, tirando isso nao sei.

mas agora que falaste nesse sistema da gelatina da me mais detalhes sff

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 02 Ago 2012, 09:07Responder ao tópico

Boas
Também já tinha ouvido falar de uma receita semelhante, com a vantagem de durar mais e de deixar na casa um cheiro agr4adável ao sabor utilizado.
Se procurarem no google certamente encontram receitas para CO2 caseiro que utilizam gelatina.
Eu pessoalmente ainda não experimentei, tenho andado para experimentar , mas....

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 02 Ago 2012, 16:21Responder ao tópico

Olha uma receita ai... como falei ainda estou na minha primeira experiencia no sistema tradicional. Mas estou curioso sim e qnd acabar minha primeira garrafa vo fazer essa experiencia com a gelatina.
Existem alguns pontos que eu mudaria no final segue sugestoes.

Primeira Parte
A gelatina...

Material necessário:

1 garrafa tipo PET de 2L bem lavada.
4 pacotes de gelatina comun, do sabor que vc quiser.
200gr de açúcar (1 medida de copo americano)
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Prepara-se as gelatinas com metade da água recomentada na embalagem ou um pouco mais que isso, isso vai deixar a gelatina muito mais rígida que o normal, com a solução da gelatina ainda morna acrescente os 200g de açúcar e o bicarbonato de sódio misturando até dissolver completamente.
Coloca a mistura na garrafa deixe na geladeira até endurecer a gelatina. A área superior livre será suficiente para acrescentar a segunda parte da receita.
Depois de solidificada a gelatina tira-se da geladeira e deixa ficar a temperatura ambiente.

Segunda Parte
Iniciando a fermentação...

1 colher de café de fermento biológico desidratado (aquele em sachê)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 copo americano de açucar.
*Água morna, *prepare 1L, mas vc vai usar menos.

ATENÇÃO 1: Quando se diz morna, é morma mesmo, se for quente você mata o fermento e adeus receita.
ATENÇÃO 2: Essa mistura gera espuma, então de forma alguma você deve encher a garrafa completamente, sob o risco da mistura ir parar dentro do seu aquário.

Dissolva o açucar o fermento e o bicarbonato em um POUCO de água morna, acrescente na garrafa e veja o nível, deve ficar uma área livre no topo para conter a espuma que se formará, cerca de 7cm está ótimo.
Rosqueie a tampa e coloque no lugar definitivo, pouco tempo e já começa a produção.(UMA A DUAS HORAS PELO QUE PESQUISEI).

*OBS.:
1 - EU NAO ESQUENTARIA A AGUA NAO, FARIA EM TEMPERATURA AMBIENTE DISSOLVENDO CADA ITEM SEPARADAMENTE (ISSO NA SEGUNDA PARTE CLARO).
2 - PARA QUE PREPARAR 1L SE NAO VO USAR TUDO?? ACHO QUE O PESSOAL COM MAIS ESPERIENCIA PODERIA NOS AJUDAR NISSO FAZENDO UMA MISTURA COM 100ML A 150ML

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 02 Ago 2012, 17:02Responder ao tópico

Acabei montar e fazer a receita... Agora é esperar e ver no que dá Wink

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 02 Ago 2012, 17:11Responder ao tópico

Legal Joao me diz uma coisa vc fez como mandou a receita ou fez alguma modificação, como eu sugeri?

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Qui 02 Ago 2012, 17:53Responder ao tópico

Fiz da seguinte maneira:

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 15g de fermento de padeiro (do Intermarché);
- 200g de açucar
- 1.5L de água sem cloro.

Espero que a receita esteja correcta e que em breve já tenha as primeiras bolhas... Rolling Eyes

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 03 Ago 2012, 11:39Responder ao tópico

Alguem tem uma receita certeira que dure os 15 dias e que nao caia tanto o rendimento do CO2?
Preparei a minha no dia 1° de agosto e hoje no 3° dia esta me rendendo apenas 1 bolha a cada 9 seg.
No primeiro dia me rendia mais de 3 bolhas por seg.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Sex 03 Ago 2012, 11:55Responder ao tópico

Se calhar o fermento que estás a usar não é o ideal amigo... Tenta um mais concentrado ou algo do género... Rolling Eyes

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]   Responder ao tópico

Sistema CO2 caseiro [DÚVIDAS]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-