Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

Alternanthera reineckii

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Cláudia Araújo
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


MensagemAssunto: Alternanthera reineckii   Sex 24 Jul 2009, 21:52Este Tópico está bloqueado. Você não pode editar as mensagens ou responder.

Nome Científico - Alternanthera reineckii
Nome Científico - Alternanthera reineckii
Família - Amaranthaceae (Amarantáceas)
Origem - América do Sul e Central
Zona do Aquário: Centro e fundo
Crescimento: Lento
pH: 5,5-7,5
Dureza: 2-12ºdH
Temperatura: 22-30ºC
Iluminação: Forte /Intensa (75W/100L)
Exigência: Média / Difícil
Porte: Alt. Max.: Até 50 cm
Largura Max: 10 a 15 cm
Substrato fértil: Sim
CO²: Sim
Propagação: Por estaca, na cultura emersa por semente. Utilize estacas de alturas diferentes, em virtude de fragilidade dos pés e não as plante muito próximo
Descrição (características e cuidados):
Planta caulescente que apresenta folhas com pecíolos, opostas e lanceoladas com face superior verde azeitona a acastanhado ou avermelhado e face inferior violeta-avermelhado. A coloração das suas folhas irá variar dependendo da intensidade da iluminação. Sob uma luz bastante intensa, a face superior das folhas adquire um tom lilás enquanto a face inferior se tinge de um rosa forte. Quanto mais as folhas se afastam da superfície, mas as suas cores se tornam esverdeadas e as suas orlas tornam-se lisas. Em cultura emersa, desenvolve pequenas flores brancas na bainha.
Encontram-se à venda vários tipos e formas e embora haja quem diferencie algumas variedades como sendo distintas , exemplos a Alternanthera reineckii roseafolia e a Alternanthera reineckii lilacina, alguns acreditam tratar-se da mesma planta que apenas se desenvolveu em condições variadas.
Mesmo com as condições ideais, esta planta apresenta um crescimento lento. A intensidade da luz do aquário irá também ditar a altura que atinge: em que sob luz forte a planta tem uma conformação mais compacta e pode até ser colocada mais à frente enquanto que em condições moderadas de iluminação, é mais adequada para a parte de trás uma vez que a distância entre os nódulos aumenta tornando-a mais longa. As raízes que desenvolve no caule não devem ser cortadas, uma vez que são responsáveis pela aquisição de nutrientes pela planta.
Para a Alternanthera reineckii demonstrar todo o seu esplendor, além de uma boa iluminação é essencial uma adubação com ferro, um solo rico em substâncias nutritivas e adubação com CO2. Esta planta, ao contrário de muitas outras plantas vermelhas, prefere condições ricas com nitratos altos (10 ppm ou mais) e fosfatos elevados (0.5 ppm ou mais).
A plantação em grupos faz com que a coloração especial desta linda planta a faça realçar das outras, predominantemente verdes, e contrasta muito bem com plantas verde-claro de tipo emplumado.
No entanto a sua beleza é depressa perdida se negligenciarmos as suas necessidades. Deve-se impedir que plantas flutuantes lhe roubem a luz e que as algas se depositem na sua superfície.


Voltar ao Topo Ir em baixo 

Alternanthera reineckii

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Fichas Técnicas :: Plantas-