Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Substracto para um aquario plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 09:01Responder ao tópico

Boas!

Estou a planear montar um aquario plantado (60x30x30) (45l brutos). Dirigi-me à loja de animais da zona e informei-me com o funcionário quais os solos ferteis que ele me recomendava. Ele (claro) que recomendou o mais caro que tinha na loja que eram certa de 35€, pesava 8kg e eram umas bolinhas castanhas, nome não consegui perceber porque tinha muitas das informações, ao que eu penso que era, chinês..

Perguntei-lhe se haviam outras soluções mais económicas e ele falou-me noutra solução:

-Usar este solo fertil por baixo: http://www.aquapicanco.com/shop/product_info.php?cPath=18_3190&products_id=2694

- Por cima uma camada de areão preto.

Gostaria de me aconcelhar aqui no forum sobre as vossas opiniões. Pergunto também se para suplementar esse substrato poderia colocar uma outra pequena camada de humus (esta ficaria no fundo, esse solo fertil no meio e o areao por cima) Ainda não me informei sobre a iluminação para o aquario mas tenciono comprar algo num range de 20-40 wats, dependendo das plantas que me forem disponiveis e que conseguir comprar e arranjar.

Cumprimentos e obrigado desde já!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 09:25Responder ao tópico

Bom dia OneTouch!

Em primeiro, um reparo. O aquário com as medidas que referes terá um volume de 54L brutos (eu tenho um com as mesmas medidas).

Em segundo, acho que 8 kg de substrato fértil é demasiado, tendo em conta as dimensões. Normalmente, a camada de substrato fértil deve ter entre 2 e 3 cm de altura. Fazendo as contas, deverás colocar entre 3,6 e 5,4 litros de substrato fértil. Um dos que tem uma boa relação preço/qualidade é o JBL Aquabasis Plus (o preço da embalagem de 5L deverá rondar os 16€).

Em termos de substrato inerte, tens muitas opções...tens mesmo de ver o que pretendes. Só te aconselho a não usar areia daquela muito fina pois se o objectivo é ter um plantado, esta vai "estrangular" o crescimento das raizes devido ao facto de ser muito compacta.

Espero ter ajudado!

Abraço

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 09:37Responder ao tópico

Muito obrigado! Very Happy é mesmo deste tipo de informação que preciso!
sobre o aquario, eu apenas referi 45l porque eu medi com uma regua o comprimento dele e deu-me esses litros Very Happy

Nunca vi nenhum produto JBL à venda com a excepção de um "JBL ProFlora Start" onde tinha alguma quantidade de aquabasis e outros "ingredientes" e custava mesmo 16€. Vou ver se o encontro outra vez... Já tinha ouvido falar muito desse substrato fértil aqui no forum. Em relação a esse substrato que me indicaram na loja que nem dá para perceber bem o que é.. o melhor é esquecer?
( http://www.aquapicanco.com/shop/product_info.php?cPath=18_3190&products_id=2694 )

Obrigado novamente! foi bastante exclarecedor!

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 10:13Responder ao tópico

Boas,

A nível de substrato fértil, recomendo vivamente o JBL Aquabasis Plus, é o que eu uso e tem uma excelente relação qualidade/preço. Um saco de 2,5 litros chega perfeitamente para o teu aquário e fica em cerca de 9/10€. Embora o saco de 5 litros acabe por sair mais barato, é preferível comprares o saco de 2,5 litros, para não deixares a restante quantidade a “secar”.

A nível de substrato inerte, como disse o João, tem inúmeras soluções. Deverás escolher algo com uma granulometria entre os 2 e 0s 4 mm de diâmetro. Um substrato mais fino poderá compactar demasiado e dificultar o crescimento das raízes das plantas.
Se estás com vontade do areão preto (que fica sempre bem em aquários plantados, pois realça a cor das plantas), toma atenção pois existem areões à venda que são pintados de preto e isso pode trazer-te problemas futuros a nível da fauna.

Tens também a Akadama, que é um substrato bastante poroso e que ajuda na fixação das raízes das plantas.

E se quiseres gastar uns euros, aconselho os substratos da Aquatic Nature. São os que uso neste momento e com excelentes resultados. Estes substratos, com diferentes tamanhos e cores, são muito semelhantes aos substratos da ADA, em questão de estabilização dos parâmetros da água, mas têm uma vantagem, que é, não se degradarem com o tempo (pelo menos o meu já tem quase um ano, já foi completamente lavado e já está a servir na 2.ª montagem e ainda não vi sinais de desgaste).
E este substrato faz maravilhas pelas raízes das plantas mais frágeis.

Analisa muito bem todas as opções e pesquisa antes de comprares. Pois a faze da preparação das montagens é a mais importante e a que maior gozo dá.

Abraço

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 10:13Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais, bem vindo!

Quando puderes passa na área da apresentação e deixa-nos a tua contribuição!

Em segundo deixa-me dar os parabéns ao Domm pela excelente informação que te deu! Very Happy

Depois, pela análise à imagem do substrato que indicaste (já que não tem mais nenhuma informação), sinceramente não me parece nada um substrato fértil...

Pela imagem é muito parecido com o JBL MANADO que é um substrato inerte.

Habitualmente vê-se muito o erro de chamar a estes substratos de fértil ou semi-fértil por ser constituído por argila e ter uma capacidade superior aos proveniente de rocha de armazenar nutrientes que sejam adicionados à água. No entanto, inicialmente são totalmente inertes!

Vê as imagens do JBL AQUABASIS PLUS e percebes porque digo que esse não parece fértil.

Os férteis, por norma parecem-se com "terra" e não areia.

Quanto ao uso de húmus, pessoalmente não sou grande fã, no entanto há quem use em vez do fértil. Como complemento ainda por cima não vejo necessidade nenhuma!

Para terminar quanto ao areão (substrato inerte), como o Domm te disse e muito bem, o uso de areias muito finas para plantados é uma dor de cabeça!

Se pretendes fazer um plantado aconselho-te areão com granulometria entre 1mm e 4mmm. Estando entre estes valores qualquer substrato serve.

Isto porque são suficientemente compacto para segurar as plantas e as suas raízes e ao mesmo tempo tem espaço suficiente para que as raízes se propaguem.

Boa sorte com isso!

Abraço!

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 11:00Responder ao tópico

wow! Agradeço bastante o tempo e a quantidade de informação útil que me disponibilizaram!! Gosto muito mais de me informar com as pessoas que falam por experiencia do que com os vendedores nas lojas que apenas se preocupam em escoar stock!

Vou então procurar aqui em Faro ou nas proximidades por o substrato JBL Aquabasis Plus. Aproveito para colocar já mais algumas questões que tenho se não se importarem.

Eu gostaria de ter algumas corydoras albinas (quando o aquario estiver ciclado é claro!). E, tenciono, dependendo depois das plantas que conseguir, colocar CO2 caseiro. Mas li algures que as corydoras precisam de agua oxigenada. Pergunto se é possivel conjugar estes dois factores e como o fazer. É necessário durante a noite retirar a injecção de CO2 e colocar uma bomba de ar? Apenas pergunto isto pelo facto do aquario estar no meu quarto e ter algumas dificuldades em dormir com a bomba de ar ligada.. :p

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 11:19Responder ao tópico

Boas,

Estamos aqui para isso mesmo, ajudar com os nossos conhecimentos e com as experiências que vamos tendo. Somente através da partilha de conhecimentos é que conseguimos aprender e evoluir. E como vais reparar daqui a uns tempos, a aquariofilia não é uma ciência exacta, existem várias formas e métodos de fazer as coisas. Assim como existem vários procedimentos que devem ser respeitados e tidos em conta quando se monta um novo aquário.
Um desses procedimentos é o ciclo do Azoto:
http://www.peixefauna.com/t9786-o-ciclo-do-azoto-nocoes-importantes

Sobre a tua questão em relação às corydoras. È perfeitamente possível ter corydoras em aquários plantados onde se introduz CO2. Obviamente que devem ser sempre tido em conta a quantidade de CO2 a usar, pois demasiado pode ser prejudicial para toda a fauna, independentemente da espécie.
Se introduzires CO2 na quantidade certa, não precisarás de o desligar/retirar durante a noite.

Mas já tens o aquário montado?
Se sim, mostra umas fotos ao pessoal.

Ah e passa na área de apresentações, como referiu o Pedro.

Abraço

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 11:34Responder ao tópico

Não não ainda não este ainda está montado, apenas em projecto :p

Boas noticias sobre as corydoras então, são realmente uma paixoneta que tenho. Pergunto então se é possivel calcular a quantidade de CO2 antes de ter flora, apenas com base nos litros que o aquário leva. É possível? se não for, logo faço uma pesquisa mais a fundo quando estiver decidido quais as plantas que tenho à minha disposição. Novamente em relação ao substrato, posso ter uma inclinação moderadamente acentuada ou é preferivel para as corydoras, algo mais plano? ÀH! e em relação à iluminação, devido as corydoras serem sensíveis à luz, qual o limite de wats que posso ter no aquário? (60x30x30)

PS: Peço desculpa pelas proporções que o tópico sobre substrato está a tomar, devo criar outro tópico num lugar mais adequado para colocar as minhas dúvidas ou posso continuar a expor o meu caso aqui?

Obrigado novamente pela atenção!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 13:59Responder ao tópico

Boas!

Podes deixar estar aqui pois os CO2 também é fertilização! Smile

Antes de mais nada vou ser um pouco radical!

Salvo raríssimas excepções as bombas de ar servem para encher balões! Smile

Aposta antes num bom filtro que te faça uma correcta agitação da água.

Isso aliado a teres plantas no teu aquário terás toda a oxigenação que precisas!

Quanto ao CO2, o que há são receitas para o fazer caseiro.

Há muitas variantes, mas na base são todas idênticas!

Quanto ao veres a quantidade, podes ter um drop cheker, mas o melhor indicador são os peixes. Se começares a vê-los muito à tona e com respiração ofegante é sinal que tens a água com excesso de CO2.

Quanto a nivelares ou não o substrato está à vontade! Até podes fazer montes com ele!

Não te garanto é que fique exactamente como o deixaste durante muito tempo... Especialmente se optares por Akadama ou Manado que são substratos leves...

Pessoalmente gosto de ver com pelo menos algum declive, sendo que atrás fique mais alto, pois dá uma maior noção de profundidade.

Abraço!

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 14:18Responder ao tópico

Yeah! estou mesmo entusiasmado com esta aventura! Mais uma questão. O CO2 influência alguma coisa na ciclagem de um aquário? Posso, antes de ter fauna, usar uma elevada quantidade de CO2 para as plantas crescerem e estabelecerem-se mais depressa e depois reduzir quando introduzir os peixes? Vai causar mais algum impacto negativo nas plantas para além do obvio crescimento mais lento?

Muito obrigado pela ajuda!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 15:06Responder ao tópico

OneTouch, se deres uma leitura neste tópico, vais ver que por muito CO2 que coloques, se não tiveres uma correcta fertilização, vais estar a gastar CO2 desnecessariamente, ou seja, convem teres uma noção do que é o factor fertilizante e da quantidade de micro e macro nutrientes que tens de ter presente na água.

Outra coisa que tens de ter em atenção é o tipo de plantas que vais colocar no aquário. Um dos conselhos normais é que deves colocar algumas de crescimento rápido (ex: hygrophila polysperma) pois estas ajudarão a consumir muitos dos nutrientes que estão presentes.

Um conselho pessoal que te dou é plantares densamente o aquário logo no inicio. Isto irá ajudar-te bastante na fase do ciclo do azoto.

Para te dar conselhos mais aprofundados, terás de esperar pela opinião dos experts em plantados como o Pedro Santos! Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Qui 26 Jul 2012, 15:28Responder ao tópico

Boas!

Enquanto não tiveres fauna podes encher o aquário de CO2! Smile

Mas como o Domm te disse e muito bem, esse é apenas um dos factores necessários!

O tópico que ele te indicou explica muito bem a noção de factor limitante.

O que tinhas em mente em termos de layout?

Já tinhas pensado em algum tipo de plantas?

Vais usar rochas e / ou troncos?

Qual o tipo de fauna que pretendias? Isto pode-te limitar bastante o tipo de flora e decoração a usar!

Que tens pensado para filtragem?

E iluminação?

Começa a pensar nisto também!

Para terminar, deixo-te um conselho: pensa em todos os pontos que de disse e abre um tópico com o layout pensado para que o pessoal te possa ajudar a desenvolver isso!

Domm escreveu:
Para te dar conselhos mais aprofundados, terás de esperar pela opinião dos experts em plantados como o Pedro Santos! Wink

Como já te disse não me considero, nem de perto nem de longe, um expert!

Sou apenas um aquarófilo (com pouca experiência diga-se...) com bastante vontade de aprender e algum sentido crítico!

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Substracto para um aquario plantado   Responder ao tópico

Substracto para um aquario plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-