Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Reprodução D. rerio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Jana Ribeiro

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Reprodução D. rerio   Seg 23 Jul 2012, 18:53Responder ao tópico

Boa tarde,

gostaria de saber como faço para reproduzir Danio rerio (Paulistinha), pois tenho em um aquário mais de seis fêmeas que estão com o ventre abaulado, e na verdade elas estão misturadas com outras espécies como piabas e guppies do mesmo tamanho. Gostaria de saber se devo separar esses exemplares e qual a metodologia que devo aplicar para a reprodução de paulistinhas.

Desde já, grata!

Jana Ribeiro Rolling Eyes

Gameiro

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Seg 23 Jul 2012, 19:33Responder ao tópico

infelizmente n tenho experiencia com estes peixes mas aguarda que de certeza alguem te dara uma ajuda no assunto.

caso contrario tenta pesquisar se n existe no forum nenhum relato de reproduçao, ou entao atravez do google.

Jana Ribeiro

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Seg 23 Jul 2012, 19:45Responder ao tópico

Obrigada Fabio!

já estou procurando alguns artigos sobre a reprodução dessa espécie!! Se eu achar algo interessante também posto por aqui!! Abraços! Very Happy

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Ter 24 Jul 2012, 10:03Responder ao tópico

Boas Jana,

tens de colocar um suporte para a desova dentro do aqua onde tens os casais. Coloca uma caixa de plástico com uma rede por cima e em cima dessa rede colocas berlindes (sim, berlindes :lol: ). Os peixes vao desovar nesses berlindes e os ovos (já fecundados) vão cair dentro da caixa de plástico, depois é so retirares a caixa e colocar em banho-maria com uma bomba de ar. A partir daí são os procedimentos normais da maioria dos peixes. Nesse processo a luz é algo muito importante, tens de colocar os berlindes no dia anterior ao meio/fim da tarde e deixar durante a noite, os peixes vão desovar umas X horas, não muitas (já não me lembro) após a luz acender, na manhã seguinte. Convém alimentares bem os peixes com artémia recém ecolodida antes da desova, pois estimula muito a reprodução.

Espero ter ajudado.

Jana Ribeiro

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Ter 24 Jul 2012, 14:15Responder ao tópico

Bom dia Gabriel,

MUITO OBRIGADA!!! Pronto, de agora em diante vou comprar o que necessita para que a desova tenha sucesso, como as berlindes, Very Happy , e a artêmia. Estava ofertando ração normal em flocos. Só que acho que terei que colocar os paulistinhas num outro aquário para inserir o suporte pois, tem muitos outros guppies e piabas um tanto curiosas!! Smile...de qualquer forma, seu conselho me ajudou bastante, pois estou procurando à respeito da reprodução dessa espécie na internet e estou achando mais textos superficiais...não com os detalhes principais, como voçê mencionou! Muito obrigada!!! :cheers:

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Ter 24 Jul 2012, 15:03Responder ao tópico

Fico muito contente por ter ajudado Very Happy Só fiz isso uma vez mas funcionou na perfeição, espero que funcione também contigo. Depois tens de ter muitos cuidados com os filhotes porque são extremamente pequenos , podes dar gema de ovo cozida após 3 dias e artémia recem eclodida (há quem dê apenas artémia logo de início mas so sobrevivem os mais robustos, é uma decisão tua).

Boa sorte

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Ter 24 Jul 2012, 18:17Responder ao tópico

Desculpa, só agora é que reparei. Disseste que tinhas 6 fêmeas ovadas mas não disseste se tinhas machos, não sei se sabes mas tens de ter machos e fêmeas para que estas desovem e os ovos sejam fecundados (quando fizeres a técnica que te disse eles têm de estar juntos). É diferente dos guppies, em que só precisas da fêmea, desde que esta já tenha sido inseminada pelo macho.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Qui 02 Ago 2012, 15:04Responder ao tópico

Nao se pode fzer isso no aquário comunitário?
Meter a caixa com a rede e os berlindes e depois tirar a caixa?
Assim era mais facil e havia sempre femeas a por ovos e os machos a fertilizar
entendem?

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sex 03 Ago 2012, 11:35Responder ao tópico

MiguelAngelo escreveu:
Nao se pode fzer isso no aquário comunitário?
Meter a caixa com a rede e os berlindes e depois tirar a caixa?
Assim era mais facil e havia sempre femeas a por ovos e os machos a fertilizar
entendem?

Isso eu nunca experimentei, a maior parte das pessoas diz que se tem de ter um aqua monospecífico, mas é capaz de funcionar, só experimentando...

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sex 03 Ago 2012, 13:13Responder ao tópico

Aconselho a usar uma rede em vez dos berlindes. Uma rede simples nada de espcial apenas com umas granhuras suficientes para os Danios não passarem por elas e os ovos sim. Torna-se muito mais fácil depois para retirar do que os berlindes.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sex 03 Ago 2012, 22:59Responder ao tópico

Sim, mas assim quando ela põe os ovos...os ovos caem e o macho não os consegue fecundar ou não?

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sex 03 Ago 2012, 23:05Responder ao tópico

Boas

A fecundaçao dos ovos é feita no momento em que a femea os liberta.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sex 03 Ago 2012, 23:27Responder ao tópico

aaaaaaaaah assim está bem, vou ja por uma rede hj numa caixinha pequena q aqi tenho

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sab 04 Ago 2012, 16:00Responder ao tópico

Acham que isto pode funcionar? Adaptei uma caixa para bettas, pus uma rede na parte de baixo e pus o casal lá dentro, acham que é muito pequeno para eles, ou eles safam-se?

Assim os ovos caem pro aquário e os pais nao os podem comer:D

vikex

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo Rocha
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sab 04 Ago 2012, 17:41Responder ao tópico

como e que colaste a rede?

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sab 04 Ago 2012, 18:58Responder ao tópico

claro que resulta, já tens ONDE fazer a reprodução. Agora sabes como fazer? caso tenhas dúvidas e eu te possa ajudar não exites em perguntar.. sorry pela rima! LOL

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Sab 04 Ago 2012, 19:45Responder ao tópico

a femea tá um pouco parada, tou com receio que esteja stressada por estar ali dentro :S

Aquela caixinha tem 30cm de comprimento por 6 de largura e 10 de altura, é um pouco apertado.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Seg 06 Ago 2012, 12:20Responder ao tópico

NASCERAM! vi 3 coisas minusculas coladas ao vidro, tenho a certeza que sao os alevins, mas será normal estaram agarrados ao vidro sem se mecherem? Queq lhes dou pra comer? Eu tenho uma garrafa ao sol á 1 semana, pra criar agua verde, mas inda nao está pronta penso eu.

OneTouch

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Seg 06 Ago 2012, 14:27Responder ao tópico

É normal estarem agarrados ao vidro sem se mexerem. Agora tens que esperar algum tempo até eles estarem numa posição horizontal a nadar, só nessa altura é que devem ser alimentados. Até lá não precisas de alimentar eles não vão comer e os excessos de comida só vão poluir a água. Os Danios são peixes bastante "rigos" e conseguem sobreviver sobre algumas condições mais adversas. Se tiveres comida daquela normal podes fazer uma mini preparação para eles. Móis a comida até ficar completamente em pó, depois juntas água do aquario e misturas, com uma seringa ou uma palinha/tubo depois deitas algumas gotas no aquário. Caso os insufórios que estás a preparar não estiverem prontos nessa altura em que eles começem a nadar, podes optar por esta receita.
Espero ter ajudado.
Abraço!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Seg 06 Ago 2012, 19:16Responder ao tópico

Já tou mais descansado, pensei que fosse mau sinal. O que eu estava a preparar não são infosórios acho eu. os ifosórios é uma garrafa com palha o que eu estou a fazer era agua verde, penso que nao seja a mesma coisa, mas nao me lembrei dos infosórios, acho que são bastante mais rápidos a ser produzidos que a água verde. Quanto ao filtro o filtro é pequeno nao tem muita força, so o tenho ligado mesmo para oxigenar a água, há o risco de ser sugados pelo filtro? mesmo que este seja fraco?

aqui vai a imagem, esta é outra femea ovada, que troquei com a mãe dos alevins, o macho é o mesmo, porque fartei-me de tentar apanhar outro macho então deixei estar este. Se houver problema, eu volto a tentar apanhá-lo. E ali no canto o tal filtro que falei.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Ter 14 Ago 2012, 19:57Responder ao tópico

Montes deles

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Ter 14 Ago 2012, 20:43Responder ao tópico

Parabéns Miguel! Tantos pequeninos!

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Qua 15 Ago 2012, 12:57Responder ao tópico

obrigado vera, hoje quando acordei ainda havia mais, as 4 paredes do aquário carregadinhas deles.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Reprodução D. rerio   Responder ao tópico

Reprodução D. rerio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-