Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto
Novo Tópico   Responder ao tópico

Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Berrones

Membro
Membro

Gostos: 16

MensagemAssunto: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 17:04Responder ao tópico

Ora boas Fala se aqui pelo forum mas acho que nao encontrei nenhuma discussao deste genero.

Ora todos ja terao algum tipo de expriencia sobre este tipo de aquarios e a minha duvida é : Todos ja teremos uma opiniao ou gosto da forma como gostamos de preencher um aquario comunitario em relacao aos peixes que la pomos.

Sendo eu um "novato" nestas andancas , gostaria de saber , e ja agua se acharem um topico interessante podia se por "sticky" depois de discutido, quais os peixes na vossa opiniao deveremos ter como "Obrigatario" num aqua comunitario, isto de forma a termos condicoes de limpeza e habitat para todos de uma forma mais harmoniosa.

Por exemplo todos sabemos que temos quer ter umas corydoras/ SAE / limpa vidros.
Era Por ai que gostava de partir esta discussao.

Deixo agora os mestres falarem Smile
abraco

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos: 241

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 17:12Responder ao tópico

Boas
As coisas não são assim tão lineares, pois é preciso ter em conta alguns parametros da água, dimenções do aqua, e quais as espécies "mais importantes" (que queremos mesmo ter), depois então sim dependente dessas espécies, há muitas que são pelo menos aconselháveis.

Pedro Santos

Moderador GeralPeixeFauna

Gostos: 251

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 17:17Responder ao tópico

Boas!

Não sendo mestre (nem de perto, nem de longe...) mas deixo a minha opinião.

Pode-se fazer um aqua comunitário com muitas espécies, e essas espécies vão definir as que tu falas como "obrigatórias".

Antes de mais não gosto de usar a expressão "limpa-vidros" (apesar de perceber o que queres dizer...)

Acho que deves ter uma boa "equipa de limpeza" onde incluis peixes de fundo e comedores de algas.

Para peixes de fundo os mais usuais são de facto as corydoras.

Para comedores de algas tens os SAE como falas, os CAE, que na minha opinião são peixes complicados em comunitários por se tornarem muito grandes e agressivos, os Ottocinclus, os Plecostumos ou os Ancistrus.

Só aqui já tens uma escolha imensa!

Depois dependendo do tipo de peixe que colocas no comunitário, podes ponderar a complementação da "equipa de limpeza com uns camarões, sejam eles amano, caridinas, red cherry, etc.

Depois deves equilibrar isso com "peixes de meio" e "peixes de topo", por forma a maximizares o número de animais, sem sobre-povoares o aquário!

Abraço!

-- Assinatura --
Pedro Santos  (InCoGniTuS)

EquipaPeixefauna

O meu feedback

------ Wood Heaven --------                                 Simple Shrimp---------Little Guppy--------------Big Daddy--------

xica

Membro
Membro

Gostos: 30

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 17:50Responder ao tópico

Não vejo nenhum animal como "obrigatório" em um aquário, mas é certo que muitas vezes adquirimos peixes/crustáceos/moluscos em função de seus hábitos alimentares, usando-os a nosso favor.
Por exemplo: tenho corys, não para que eles comam as sobras de ração, mas porque gosto destes peixes. Também tenho muitos P. columella e mesmo os achando animais bastante interessantes meu objetivo é que eles limpem as algas das plantas, coisa que fazem muito bem.
Então se
1- o aquário é um bom ambiente para abrigar estes animais e
2- não os tratarmos como animais de segunda categoria (conhecer a atender suas necessidades de alimentação, abrigo, sociabilidade, etc)
podemos mante-los tranquilamente e com certeza serão de boa ajuda para nós.
Mas não gosto do termo "equipe de limpeza".
Abraços.

Berrones

Membro
Membro

Gostos: 16

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 18:40Responder ao tópico

Heya Apredejamento !! Peco desculpa pelas expressao que voces menos gostam mas eu nao sou la muito conhecedor de termos tecnicos para os peixes/ especies por isso escrevo esse "calao".

o meu objectivo era com isto com que voces desse uma opiniao sobre os vossos gostos a nivel deste tipo de peixes nao diferenciando do resto claro, mas em relacao a beleza/"funcao" dentro do aqua/ criacao / e entendimento com o resto do aqua , sem esquecer claro disto sera certamente o mair importante.

Para cruzar e discutir os vossos diferentes gostos e opinioes pessoais pela vossa expriencia Smile

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 19:07Responder ao tópico

Berrones escreveu:
Heya Apredejamento !!

lol!

Apesar de não gostarmos não quer dizer que não se diga!

Infelizmente o termo "técnico" "limpa-vidros" é muito visto especialmente em algumas lojas...

O que costumo dizer é que quando vir um peixe que no seu habitat limpe vidros aceito chamar-lhe assim! Smile

Quanto à "equipa de limpeza" usei as " propositadamente.

Apesar da sua função ser essa também gosto muito de os ver no aqua e têm uma beleza própria.

Mas como te disse, e outros concordaram, a escolha depende de muitos factores.

Abraço!

-- Assinatura --

EquipaPeixefauna

O meu feedback

------ Wood Heaven --------                                 Simple Shrimp---------Little Guppy--------------Big Daddy--------

anibal

Gostos: 183

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 19:17Responder ao tópico

Boas

A tua proposta é tão interessante como complexa. Seria com fazer a lista dos Top Ten da aquáriofila, mas eu reforço de imediato o post do Nuno que aponta pelo respeito dos parâmetros da água para as espécies a escolher, não entrando para já pela questão de lay-outs mais ou menos adequados, substratos e outros elementos.
Porque será que desde a antiguidade (Aristóteles) se tentava agrupar/organizar as espécies? Por exemplo o nosso fórum pode hoje usara sistematização e abordar este nosso hobby de uma formabastante cuidada e técnica. Na verdade falar em comunitário é para mim entrar num conceito demasiadamente lato. Só porque se é iniciado porque não pensar desde logo em abordagem por biótipo, regional ou outra não deve ser uma questão de complexidade.
Existem neste hobby e entrando em classificações, Famílias de praticantes como a grande família de iniciados e não só, que podemos classificar como Ajuntadores e Colecionadores.
A estrutura da fauna nos seus aquários tem por base: Gosto deste peixe compro; Deve ser um cardume ou um trio. Isso não importa! Vai um de cada que o orçamento está apertado. Para piorar alguns lojistas contribuem para esta confusão não pondo entraves ou não tentando aconselhar o cliente.
O resultado tende para um divórcio rápido, em que passados 3 meses o áqua está num canto desactivado, ou pelo Casa Descasa, ou seja vai de recomeçar porque falhou o projecto anterior. Alternativamente vai de comprar de outras “variedades” que estes morreram. Sobram os mais interessados que tentam recolher informação e recomeçar sem os penalizantes erros anteriores. Alguns chegam até aqui ao PF, estou certo que para além de muito bem recebidos encontram aqui o caminho e a paixão que não mais os irá deixar.
Fica claro que este teu tópico abordado desta forma para mim será um debate impossível. Teremos certamente outros membros que defendem acerrimamente os projectos comunitários, mas iremos constatar, mais tarde ou mais cedo, que por ali vão aparecer algumas regras a respeitar para ser um comunitário com sucesso.

Abraço
Aníbal

putogiro

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 20:47Responder ao tópico

Boas
Há pouco respondi um bocado à pressa, vamos a ver se agora o consigo fazer em condições.
Até agora concordo com todas as respostas. Em relação ao que o Anibal disse, apesar de saber que ele percebe muito mais disto do que eu, penso no entanto de outra forma, ou seja se gosto de uma espécie Sul Americana e de uma asiática ou mesmo africana, se forem peixes compativeis nas suas exigências e hábitos, então não vejo porque não os possa juntar, mas isto é algo que já entra na parte dos gostos.

Berrones, penso que para que te possam responder, deves indicar, as 3 coisas que te disse anteriormente (mesmo que seja apenas por querer saber, sempensar em montar um novo aqua), passo a explicar:
O Aqua - Se haver dimenções do aqua não se consegue aconselhar espécies, pois há comunitários com 100l (e menos), e eu podia indicar-te como espécies mais indicadas para um comunitário, discus ou escalares, e com essas dimenções nenhuma das espécies dava.
O PH - Normalmente os aquas comunitários são de pelo menos 200l, num aqua destes se morares numa zona com um PH superior a 8 (infelizmente há muitas), para discus ou escalares, tinhas que ter muito cuidado/trabalho e despeza, para manteres os valores da água aceitaveis para essas espécies.

Por isso é que aconselho quem quer ter aquas, principalmente comunitários, a medir primeiro os parametros da água (principalmente o PH). Depois que áqua quer/consegue ter. Depois de saber a resposta às duas perguntas anteriores, escolher uma ou duas espécies de que goste mais e que se adequêm às anteriores situações, para então se encontrar outras espécies/quantidade de forma a complementar o aqua.
Desculpem o testamento, mas há coisas dificeis de explicar.

José Elias

Gostos: 144

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 20:57Responder ao tópico

Aqui vão os meus 5c para esta discussão.

Sendo eu um rooky e tendo Consciencia que se não fosse a ajuda que tenho recebido aqui no fórum já teria desistido, penso que seria interessante existir um tópico onde existiriam varias opções viáveis onde os rookys como eu se pudessem guiar.

Algo do género:

Opção 1 ( os entendidos poderiam dar um nome giro a opção)

Ph de x a y
Temperatura: x
Nível dificuldade de 1 a 10

Fauna:

X peixes da espécie y
X peixes da espécie z
Etc etc

Obs. E necessário ter certa flora para o peixe x, ou tocas para o peixe z

".................

E Assis conseguiríamos ter varias opções, onde rookys como eu poderíamos seguir até ganhar experiência, claro que a medida que iríamos ganhando confiança e conhecimentos iríamos seguindo o nosso próprio caminho.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 21:26Responder ao tópico

Boas!

Temos isso mas de uma forma mais dispersa...

Tens fichas com informação e características dos peixes para que possam fazer esse estudo e misturar, entre aqueles que gostam, os que são compatíveis!

As possibilidades são imensas, pelo que é muito difícil, senão impossível fazer isso...

Abraço!

-- Assinatura --

EquipaPeixefauna

O meu feedback

José Elias

Gostos: 144

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 21:32Responder ao tópico

Claro que as opções são muitas, mas penso que se existissem, sei lá, 10 combinações distribuídas pelas diversas possibilidades de ph e temperatura, iria ajudar imenso os rookys como eu.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 21:35Responder ao tópico

É difícil fazer isso...

Dentro da gama de 6,5 a 7,5 por exemplo deves ter centenas de possibilidades...

Podes ver isso nos exemplos que o pessoal põe nas fotos e vídeos!

Abraço!

-- Assinatura --

EquipaPeixefauna

O meu feedback

putogiro

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 21:35Responder ao tópico

Boas
Para além de que assim, ao procurarem vão aprendendo, o que faz ganhar dúvidas, sobre as quais podem abrir tópicos, para se responder.
Vê bem, pões uma dúvida e tens várias respostas, que não são todas iguais. Isso não quer dizer que alguém esteja errado, apenas que há diversas maneiras de fazer a mesma coisa.
A aquariofilia, não é linear, há várias respostas para a maior parte das perguntas.

anibal

Gostos: 183

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 21:59Responder ao tópico

Boas Amigos
Gostei mesmo da cena dos rookies, que ás vezes dão grandes "bailes" ao super-pró, e sem máquinas de fábrica, verdade?
Bom vamos lá não ser mais papistas do que o Papa. Claro que eu não sou tão radical como postei, a intenção era mesmo agitar o tópico e ver opiniões mais liberais.
Verdade que existem ligações fabulosas que serão contrárias às leis de Darwin e muitas outras. Os camelos não são europeus mas abundam por cá! Eu gosto muito de werneri e aproveito porque funcionam no tipo do áqua grande, é lá andam em cardume com algumas variedades de tetras, na natureza seria impossível. Por oposição não misturo escalares com discus mas tecnicamente não existe nada contra, simplesmente não gosto.
Portanto o primeiro a faltar ao que postei com sendo um compromisso sou eu. Mas falei no sentido lato do conceito de comunitário, e no limite até vais encontrar carasuis com colisas e bettas (esta vi eu)!
O alerta fica apenas para se respeitar fundamentalmentes as condições dos parametros que os peixes exigem e claro uma qualidade elevada da água. Agora amigos comprem peixes e chegados a casa experimentem medir o valor do ph que estava no áqua da loja, acreditem que em muitos casos vão ficar baralhados.
Abraço e vamos lá a continuar com "Kits RTR (ready to run) para os áquas, mas que funcionem, como por exemplo de de poecelídeos acrescentando para os fundos umas cories e alguns comedores de algas pelo meio e um bom plantado que ajuda muito.
Abraço

putogiro

MensagemAssunto: Re: Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados   Seg 16 Jul 2012, 23:00Responder ao tópico

Boas
Anibal, sei bem que o que disseste era apenas para agitar (no bom sentido), e que também gostas de algumas misturas (nos aquas lol! ), já não me lembrava era das wernery, se souberes onde se podem arranjar, na zona de Lisboa agradecia que dissesses (principalmente se forem femeas), é que tenho onde arranjar, mas são apenas machos e pequenos, e neste momento apenas tenho um casal, e é um peixe bonito mas principalmente em cardume.

Aquario Comunitarios Duvida / Discussao Peixes "Obrigatorios" ou mais Recomendados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna ::  :: -
Novo Tópico   Responder ao tópico