Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Opnião sobre Aquisição de Aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 14:44Responder ao tópico

Boas Pedro,

Tens razão e não tens Wink

Pedro Santos escreveu:

Com o passar do tempo, como sabes, depositam-se restos de comida, restos de raízes, restos de plantas, restos de peixes (esperemos que não muitos...), etc.

Correcto, mas isso também acontece se não colocares nenhum substrato, mas, no meu ponto de vista não é essa análise que deveremos fazer.

Na minha opinião, os substratos que tenham como base a argila, e que promovam a absorção dos nutrientes existentes na coluna de água, deveriam ser considerados como “semi-inertes”. Se analisarmos bem, têm uma capacidade diferente dos restantes substratos inertes.

Nem são férteis, claro. E julgo que nem podem ser considerados completamente inertes, devido a essa característica importante.

Ou estarei a pensar assim tão errado?

Abraço

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 14:47Responder ao tópico

lol!

Claro que não estás a pensar errado.

Isto é um bocado uma discussão de "pescada de rabo na boca"...

Acabamos por dizer as mesmas coisas mas vemos de maneira diferente.

É a questão do copo meio cheio ou meio vazio.

Como te disse não concordo com o semi-fértil porque o substrato em si não tem nada de fértil...

O que tem é uma capacidade de armazenar nutrientes que são colocados de outra forma.

Mas acho que já todos perceberam o que queríamos dizer!

Eu só fiz a ressalva porque já não é a primeira (e se calhar não é a centésima...) vez que vejo escrito em fóruns e lojas que o Manado é fértil (esquecem-se do semi e depois é uma chatice! Wink ).

É por isso que digo que é inerte! É só para não haver dúvidas!

Abraço!

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 15:04Responder ao tópico

Nisso tens toda a razão, as lojas não fazem esta distinção e para eles ou é fértil ou inerte e muitas vezes colocam o Manado como sendo um fértil e não o é.

Pedro Santos escreveu:
O que tem é uma capacidade de armazenar nutrientes que são colocados de outra forma.

Esta é que é a questão fulcral Wink

Abraço

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 17:18Responder ao tópico

Um aqua deste tamanho demora a ciclar, a minha pergunta e:

Quando fizer a montagem do Aqua, ajuda colocar a agua que sai da TPA do antigo?

Ou seja, em 250l, se coloca-se 20l do outro Aqua iria ajudar alguma coisa?

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 17:42Responder ao tópico

Boas!

Qualquer pequena ajuda vai contribuir claro!

Tem é atenção que se fizeres um aquário bem plantado logo de início o ciclo é bastante diferente do "tradicional"...

Abraço!

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 17:47Responder ao tópico

A meu ver 20l ia ajudar muito pouco, é menos de 10%!

Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 17:55Responder ao tópico

Boas,

Acho que ganharias mais se apostasses em matérias filtrantes já "cicladas". Ou seja, já com as colónias de bactérias instaladas.

Abraço

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 17:59Responder ao tópico

Se tiveres as matérias filtrantes antes de montares o aquário para ciclar, podes pô-las no aqua que já tens montado para ganharem bactérias.

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 18:18Responder ao tópico

E impensável colocar o filtro novo a ciclar no Aqua velho, seria pior do que um tsunami.. :lol:

Se eu coloca-se só as matérias filtrantes dentro do Aqua velho, dentro de uma rede por exemplo serve?

Caso sirva, quanto tempo mais ou menos as matérias filtrantes demoram a ser colonizadas?

Se eu colocar no Aqua novo o filtro novo já colonizado, quanto tempo necessito até puder colocar os peixes?

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 18:31Responder ao tópico

lol!

Eu só falei nas matérias filtrantes! Wink

Numa rede, numa meia de senhora, etc.

Qualquer coisa serve.

Para colonizar isso penso que 1 semana será suficiente.

Volto a chamar a tua atenção para que se fizeres um aquário bem plantado logo de início o ciclo é bastante diferente do "tradicional"...

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 18:50Responder ao tópico

Bem diferente como?

O Aqua vai ficar altinho, a juntar a isso, ainda vai ter 60cm de altura, como tal queria plantar tudo logo de inicio, antes ainda de o encher. E possível?

Ok, então vou colocar as matérias filtrastes no dia em que encomendar o Aqua, logo, quando o entregarem já tenho colónias....

Posso logo colocar alguns peixes?

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 19:01Responder ao tópico

Quanto ao plantar antes não só podes como deves!

O ciclo com plantas é muito mais demorado.

As plantas consomem N como sabes. Normalmente falamos em NO3 porque é o que há disponível.

No entanto as plantas até preferem outras fontes de N! Nomeadamente a amónia.

Logo se as plantas consomem a amónia esta não é transformada em nitritos e a proliferação de bactérias é mais lenta.

No entanto, no "reverso da medalha" o perigo de colocar peixes logo de início também é muito menor!

No entanto não podes abusar da carga orgânica como é lógico!

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 19:05Responder ao tópico

Bem, sendo assim, a minha ideia será aquando da montagem colocar logo todas as plantas e o filtro já colonizado.

Espera um dia para a agua estabilizar ao nível da temperatura, e depois colocar 2 mollys juniores com cerca de 2 meses, pois eles tem um MES de vida.

Parece-te bem?

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 19:16Responder ao tópico

Acho que sim!

Podes ajudar com umas corys ( se é que estavas a pensar colocar...) logo de início também.

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qua 18 Jul 2012, 19:22Responder ao tópico

Sim, a corys são fundamentais, neste momento apenas tenho duas, mas pretendo comprar mais uma 5

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qui 19 Jul 2012, 09:50Responder ao tópico

Boas;

Seguindo o teu conselho comecei a pensar como iria ser o layout do meu aqua.

E, tentando usar parte das imagens que tenho na cabela da logoa das sete cidades, resolvi que o tema do meu aqua será "Dead Vulcan"

A Ideia seria ter um vulcão adormecido no centro do aqua, algo do genero deste esquema de "**** da 1ª classe" Smile

O vulcão não seria muito alto, pois os vulcoes sub-aquaticos não são altos.

Agora, isto é tudo muito giro, mas como é que eu posso construir um vulcão? Aceitam-se suestões.

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qui 19 Jul 2012, 10:05Responder ao tópico

Boas!

Estás com um layout muito arrojado! lol!

Vejo aí algumas questões.

A primeira prende-se com a noção de profundidade que isso dá, ou melhor não dá.

O Aquário vai ser visível pelos 4 lado?

Se não for porque não pensar em apenas meio vulcão encostado à parte traseira?

Depois que plantas vais usar para completar isso?

Para esses desníveis tens de usar alguma coisa para segurar o areão... Pode ser por exemplo um acrílico fino que consigas moldar com um bocado de calor por exemplo.

Não é um layout fácil de se conseguir...

Em termos de rochas e troncos o que estavas a pensar?

Cuidado com as pedras brancas que escolhes para não serem calcárias senão o pH começa a subir-te imenso.

Abraço!

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qui 19 Jul 2012, 20:42Responder ao tópico

Bem, relativamente ao vulcão, dentro dele apenas vou colocar musgo de Java, vai ficar um circulo de musgo...

Estive a pensar e vou fazer o vulcão com um balde de plástico cortado onde vou colar em volta um substrato laranja escuro para dar a sensação de lava.

Que cola posso usar para fazer a colagem?

O Aqua apenas vai ter 3 lados pois o fundo e vidro preto.

Outro pormenor, ira existir desnível de substrato entre a parte de trás e a da frente, o que significa que a frente o vulcão vai ser substancialmente mais alto do que a trás.

Relativamente ao resto ainda não decidi.

Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Qui 19 Jul 2012, 21:59Responder ao tópico

silicone para aquarios Very Happy

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Dom 22 Jul 2012, 18:01Responder ao tópico

Ora boas tarde a todos..

Como disse quero fazer um vulcão, tive a ideia de o fazer de barro, o que acham?

O barro pode prejudicar a agua?

Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Dom 22 Jul 2012, 19:10Responder ao tópico

Cola térmica também podes usar, o barro desde que cozido não tem problema nenhum, senão vai desfazer-se claro.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Dom 22 Jul 2012, 19:55Responder ao tópico

Da para cozer o barro no forno de casa? A 250graus?

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Dom 22 Jul 2012, 20:17Responder ao tópico

Bem, estive a estudar a situação, e será impossível cozer um vulcão de barro em casa...

Gesso tb não me parece viável, alguma ideia de um material para esta construção?

Não queria usar plástico pois não da pare lhe dar um ar natural...

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Dom 22 Jul 2012, 20:24Responder ao tópico

Bem, estive a estudar a situação, e será impossível cozer um vulcão de barro em casa...

Gesso tb não me parece viável, alguma ideia de um material para esta construção?

Não queria usar plástico pois não da pare lhe dar um ar natural...

putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Dom 22 Jul 2012, 23:36Responder ao tópico

Boas
Penso que tens um projeto muito arrojado, a questão do vulcão, o mais fácil é fazê-lo.
Estive a ver o projeto e não consegui ver qual o diametro máximo do vulcão, nem a altura máxima. Estes valores serão talvez os mais importantes, principalmente o diametro, pois vai retirar-te grande parte da possibilidade de dares uma ideia de maior profundidade, depois vulcões e vegetação densa, não combinam muito, e com a flora que escolheste, não será fácil equilibrares as duas coisas, dando a necessária aparência de profundidade.
Eu no teu caso, a insistires num vulcão, fazia como o pedro te disse e punha apenas meio vulcão encostado ao vidro de trás, além disso fazia o vulcão oco, com uma entrada (que podias esconder com algumas plantas, mas de forma a poder servir como esconderijo de alguns peixes, posteriormente "forrava" o vulcão com musgo.
Quanto ao fazeres o vulcão, podes ser tu a fazer, há locais onde podes comprar barro que dê para fazeres o vulcão. Quanto a cozeres, já não será assim tão fácil, visto que o barro coze a temperaturas que rondam os 1000º, no entanto podes fazer o vulcão (aconselho a fazeres 2), não faças com mais de 1cm de espessura, porque senão vai acabar por rachar, deixas secar MUITO bem, e depois passas por qualquer olaria e pedes que to cozam, podem-te pedir alguma coisa mas será sempre pouco, podes também pedir para fazerem um com as medidas que tu queiras, não sairá muito caro e sempre será mais rápido.
Em Lisboa penso que não haja, mas na zona de Mafra sei que há umas 4 ou 5 olarias que te poderiam resolver isso, e não fica assim tão fora de mão.
Boa sorte

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Opnião sobre Aquisição de Aquario   Responder ao tópico

Opnião sobre Aquisição de Aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-