Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 09:34Responder ao tópico

Eu costumo meter uma garrafa cortada dentro do aquário, para que esta receba o calor da água e assim a artémia possa eclodir... Smile
Este tutorial deve de te dar uma pequena ideia do que o Anibal e eu estamos a falar... Smile

Neste caso, ele não meteu a garrafa dentro do aquário nem usou sequer nenhum termostato. O processo é exactamente este (+/-) só que depois metes a garrafa dentro do aquário e deixas a artémia eclodir em 24h... Smile

PS - Se optares pelas saquetas da "SERA - Artemia-mix" de 18g, o sal já se encontra misturado com os cisto, por isso é apenas juntar água e deixar a "apurar" eheh Razz

dg12

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 10:12Responder ao tópico

Boas Joao Pereira!

Já estou a ver! É sempre mais fácil com vídeo Very Happy

Mas eu não tenho a mistura já feita. É um frasco apenas com ovos (JBL Novo Temia). O rapaz que me arranjou a máquina e o frasco disse que havia de ser 1 colher de chá dos ovos e 3 de sal.

Só que uma garrafa de 1.5lt, nem que só tenha água até 0.75lt (metade da altura) vai ter um nível de água acima dos 10cm que tenho no aqua, não há problema?

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 10:59Responder ao tópico

A altura da água da garrafa, não vai interferir muito na coluna de água dos alevins... Até podes ter a garrafa cheia e a coluna apenas a 10cm Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 11:32Responder ao tópico

Já tenho a coluna com esses 8cm. Eles continuam contentes e a surfar as ondas da bomba de ar... Bichos parvos Very Happy

Então vou cortar uma garrafa ao meio, meter 1 colher de ovos e 3 de sal, dentro, encho com água até ao cimo e deixo no aquário de criação para eclodir certo? daqui a 24h já eclodiram?

Depois dará para retirar com uma seringa?

Posso usar a bomba de ar que está no aqua de criação para meter na artémia ou é muito arriscado?

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 11:41Responder ao tópico

O melhor seria mesmo uma outra mangueira para a artémia, pois os bichos ainda não têm o "labirinto" (sistema respiratório dos anabantídeos), formado, por isso necessitam da bomba de ar... Smile
Não enchas a garrafa toda, senão tens artémia a saltar por todo o lado ahaha Razz

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 11:48Responder ao tópico

Sim, eu sei que não posso encher totalmente a garrafa Very Happy

Então tenho que comprar ou encomendar pelo leilões.net ou ebay (só que demora muito tempo) Sad

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 12:00Responder ao tópico

Nas grandes superficies deves de arranjar facilmente Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 12:02Responder ao tópico

Tenho que ir à procura então Smile

cumps

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 14:24Responder ao tópico

Boas

Parece que o processo está explicado mas para facilitar tens o lik de um video que mostra um equipamento artesanal, simples e eficiente :
http://www.youtube.com/watch?v=NF8O88nGJwc&feature=related.
Qualquer recipientre transparente (isto para facilitar a apanha pois são atraidas por quaqluer foco luminoso) com um bocal onde possa entrar um camaroeiro ou um crivo para artémia facilita o processo.
Uma bateria destes é o ideal, pois colocando com 2 ou 3 dias de diferença os cistos para em cada um dos contentores após o arrarnque terás sempre um "kit" com artémia para alimentação. Há quem opte por ter um áqua velho ou outro contentor onde coloca estes "frascso que ficam assim em "banho maria" ou seja dentro de água , com um termótato para atingires uma temperatura correcta.
Como estão os teus e que alimentação tens actualmente paar eles?
Podes ainda ver se encontras à venda uma cultura de ararque de dáfnias ou similar e basta ir mantendo a cultura.
Abraço

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 15:25Responder ao tópico

Boas Anibal!

Pois mas esse processo parece mais dificil que um outro que vi num vídeo do youtube.

Experimentei outro método:

Cortei uma garrafa de água pela metade (750ml) e enchi de água quase ao cimo. Meti 2 colheres de chá de sal, e liguei a bomba de ar com pedra difusora para disolver o sal refinado. Depois meti meia colher de ovos de artémia para dentro, ligando depois a bomba quando começaram a afundar os ovos. Agora já lá tenho aquilo há 10 minutos.

Daqui a 18-24h já devo ter alguma coisa não? Smile

Até agora tenho dado uns flocos esmigalhados próprios para alevinos de bettas.

cumprimentos, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 16:21Responder ao tópico

Sim, em principio, daqui a 18-24h já tens o alimento pronto Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 19 Jul 2012, 16:57Responder ao tópico

;D

Nice, obrigado,

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 20 Jul 2012, 22:20Responder ao tópico

Então essa artémia? Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 20 Jul 2012, 22:29Responder ao tópico

Boas Joao Pereira!

Estive agora mesmo a tentar dar uma artemia aos bichanos, São engraçados. Parecem pontos brancos a esguiçar-se pela água Very Happy

Mas os alevins não mostram interesse por aquilo. A artêmia está a flutuar ao cimo da água, por cima deles, e eles parece que não querem...

cumps

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 20 Jul 2012, 22:51Responder ao tópico

Afinal parece que há um ou outro que acha piada àquilo e persegue-os, mas não parece que os estão a comer... Sad

cumps

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 20 Jul 2012, 23:03Responder ao tópico

Boas
Temos várias possibilidades:estão de barriga cheia portanto ainda não sentem necessidade de caçar alimento fugidio.
Lavaste a artèmia em agua doce para lhe tirares o sal? Pode condicionar o interesse deles. A artémia julgo ser recém eclodida e logo muito pequena para que eles as consigam comer?
A quantidade que colocaste? Deve ser inicialmente muito reduzida par ver o comportamento e evitar poluir a agua.
Face a estes factor por si ou acumulados pode estar a explicação.
Abraço

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 20 Jul 2012, 23:08Responder ao tópico

Boas anibal!

Pois, eu tenho dado flocos a eles, mas não sei se têm comido...

Não lavei a artêmia, não sabia que era preciso lavar, nabice minha :/

Realmente aquilo é mesmo pequeno, só quem olha fixamente para aquilo e está perto é que dá para ver uns pontinhos brancos a mexer-se.

meti uma ponta de seringa daquilo por cima da cabeça de uns... Não era muito, talvez o equivalente a umas 10 gotas?

cumprimentos

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 29 Jul 2012, 17:33Responder ao tópico

Novidades? Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 29 Jul 2012, 19:00Responder ao tópico

Boas Joao Pereira,

Não consigo explicar o que aconteceu. De um dia para o outro, morreram praticamente todos. Um dia de manhã acordei e estavam quase todos deitados. Consegui salvar uns 10 para copos individuais, mas entretanto desses 10 penso que só 2 estejam vivos... Sad

Se alguém me puder ajudar com o que se passou, agradeço :/

cumprimentos, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 29 Jul 2012, 20:32Responder ao tópico

Oh :| Nas primeiras semanas é bastante normal haverem muitas baixas... As causas podem ser bastante variadas Rolling Eyes

Não desanimes amigo, este hobby é mesmo assim, por vezes tudo corre bem, outras nem por isso. Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 29 Jul 2012, 21:41Responder ao tópico

Boas novamente Joao Pereira,

Eu sei, mas até que isto para mim tem sido bem mais que um hobby, tal como diz a tua frase: "Aquariofilia, mais do que um simples hobby, um estilo de vida. "... Smile

Eu dei de comer, tive os cuidados até de limpar a água e eles iam todos espertos. Dum dia para o outro estavam todos deitados no fundo Sad

Só tenho 2 vivos penso eu numa caixa de arrumação da uso, em copos de plástico em banho maria :/

Amanhã quero ver se ponho o macho novamente a construir ninho! Smile

cumprimentos, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Seg 30 Jul 2012, 07:55Responder ao tópico

É esse o espírito Wink

Acho que não devias de ter mudado para já a água... Nesta altura eles ainda são muito frágeis relativamente ás mudanças de temperaturas e pH... Rolling Eyes

Boa sorte então, e já sabes, vai actualizando Wink

betta-doidao

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: vou te dizer tudo    Qua 01 Ago 2012, 19:08Responder ao tópico

Shocked a reproduçao total dura 1semana, existem duas formas a natural e a induzida, e gosto de usar a natural que reproduz o abtate natural dessa forma eles cresem naturalmente sem quimica,rasoes de cresimento ,esse metodo eles se alimentao de humos,larvas-de-mosquito(mas quando os bebes nascem devem ser alimentados no quinto dia com gema de ovo ralada e puverizada),e insetos que se desenvolvem na aqua
Com 2 meses e meio pegan cor nas escamas ,mas antes disso elas brilhão na luz do sol ou da lanterna,a parti dai vcs ja devem separados e postos para se arma Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy :lol:
obs:cuidado com as constantes briga entre os filhotes!!!!!!!!!!!!!!

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 01 Ago 2012, 20:38Responder ao tópico

Boas,

Antes demais, betta-doidao, que tal passares pela Área de Apresentações de fazeres uma breve apresentação tua, sobre a tua experiência na aquariofilia, os teus aquários, que peixes tens, etc...

Já agora, as brigas entre os alevins apenas se intensifica apartir dos 2 meses, altura em que já é possível distinguir o sexo dos alevins pelos seus comportamentos agressivos (ou não), e pelos seus tamanhos (machos serão maiores, fêmeas serão mais pequenas), pois como se sabe, os macho têm tendencia a crescer mais depressa do que as fêmeas nesta fase de crescimento, enquanto jovens bettas.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Responder ao tópico

1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-