Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 12 Jul 2012, 19:02Responder ao tópico

Sim, tenho um full red e um camboja filho do primeiro Smile
Vou agora trocar de macho com ela, porque o meu supostamente está em casa dela Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 12 Jul 2012, 21:31Responder ao tópico

Very Happy

Vai postando actualizações então!

cumps, David

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 20:09Responder ao tópico

Boas a todos,

Hoje de manhã, quando acordei, fui ver se me tinham nascidos os alevinos. Já passavam 36 horas desde o fim da postura do ovos, e comecei a estranhar não terem eclodido os ovos ainda... E parecia que a quantia de ovos estava a diminuir...

Então resolvi ficar a olhar para o ninho durante 5 minutos, e então vi, um alevino a esforçar-se para sair do ninho! Tão pequeno. Andou às voltas e às voltas, até que se soltou, e começou a cair para o fundo. De repente vem o macho e come-o. Fiquei doido! :/

Tirei imediatamente o macho, sem saber se estava a fazer bem. Fui tomar o pequeno almoço e quando voltei, já havia uns 10 alevinos a nadar que nem parvos para cima e para baixo Smile

Suponho que mais haverão de nascer, pois ainda estavam uns 200 ovos no ninho, e muitos mexiam-se. Entretanto agora não estou em casa, mas deixei a bomba de ar a arejar o outro canto do aqua, para não interferir tanto no ninho.

Aguardo indicações para o que fazer amanhã quando chegar a casa! Smile

Obrigado e cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 20:53Responder ao tópico

Parabéns Wink O macho iria apenas apanhar esses "rabinhos" e voltar a mete-los no ninho.
Apenas quando começarem a nadar na horizontal, livremente, é que deves alimentá-los. Antes disso não.

Abraço e boa sorte Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 21:28Responder ao tópico

Boas Joao Pereira!

Então fiz mal em tirar o macho? Iiii... :/

Então amanhã à noite, quando chegar a casa vejo se começam a nadar na horizontal, e alimento-os com os flocos próprios que comprei para eles Smile

Aconselhas a por o macho novamente lá dentro amanhã à noite? Eclodiram hoje de manhã.

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 21:48Responder ao tópico

Eu cá não metia... O mais provável seria ele comer os alevins :|

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 21:56Responder ao tópico

Ah ok! Então vou deixar estar os alevinos sozinhos e alimentá-los quando eles nadarem na horizontal.

Hoje de manhã era engraçado, iam para cma e para baixo em espiral! que moca Very Happy

Obrigado mais uma vez pelos conselhos... Daqui a pouco tenho que te pagar por eles por ser tão chato Smile

Algo que eu possa ajudar, diz também!

cumps, David

anibal

Membro Prata
Membro Prata

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 22:05Responder ao tópico

Boas David

Como disse o o João o macho devia ter ficado a cuidar dos ovos, ele iria tendencialmente eliminar
os não fecundados que ficam branco opaco e ainda manteria o ninho estabilizado, recolhendo os ovos que possam soltar-se. Não sei como retiraste o macho mas eventualmente fizeste alguns danos aí , basta ver se tens ovos no fundo.
Mas feito está e podemos tirar uma conclusão interessante para quem se inicia indiferentemente da espécie:
Toda a informação possível deve ser recolhida antes de iniciar qualquer processo. Uma pesquisa pela net e muito podemos aprender, não só em artigos mas em direto com aqueles vídeos que deviam ter bolinha ao canto pois relatam sem cortes a actividade sexual dos betas.
Vamos ver como corre a aventura e já agora uma pergunta indiscreta: Já tens ou estás a preparar comida para os alevins? A partir do momento que absorvem o saco vitelino vais ver esses pequenos a "voar" pelo aquário e eles não comem água.
Abraço e votos de que corra tudo pelo melhor.

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 22:12Responder ao tópico

Boas aníbal!

Tenho lido e estudado bastante os bettas, e ainda perdi uma semana nisso e a planear tudo antes de começar. Nunca pensei que fosse acontecer tão depressa... Smile

Quanto ao comer, tenho flocos emsagados comprados numa loja próprio para alevins de ovoviviparos. Não sei o nome agora, pois tenho isso tudo em casa... Supostamente não era para ter criação ainda, foi algo que 'aconteceu' Very Happy

Não mexi no ninho quando tirei o macho. Estavam antes e depois uns 10 ovos no chão com o 'rabo de fora', mas não foi com a remoção do macho, tive cuidado nesse assunto.

Obrigado pelos conselhos, cumprimentos, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 22:13Responder ao tópico

Ora essa amigo, estou cá para isso e é um prazer ajudar no que puder Wink
A conta depois vai para casa ahahah Razz
Depois vai actualizando... E se puderes, mete mais umas fotos do pequenos Wink

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 22:44Responder ao tópico

http://www.bettabrasil.com.br/artigo_148.asp

Diria que não perdeste tempo antes ganhaste conhecimentos. Terá sido alguma ansiedade, mas existem criadores que retiram os machos, não sou eu que vou apostar que os meus procedimentos são melhores.
Comida : passa pelo link acima e repara na referencia a microvermes, artèmia recém nascida é também excelente. Se esperas ter boas crias com crescimento rápido aposta em alimento vivo. Outra rasteira, já ponderaste que tendo sucesso vais ter bastantes machos, as fêmeas aqui não são problema. Como vais separar o pessoal? Tens sempre uma solução rápida, uns copos descartáveis tipo os de cerveja que sao transparentes e ficas com a casa com um ar de bar em hora de ponta e por uns tempos está resolvido.
Anibal

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 22:46Responder ao tópico

Assim é que é falar! Very Happy

Eu vou ver se arranjo uma máquina fotográfica melhor. Pois o meu telemovel, com a qualidade que tem, nem dava para entender que havia alevinos dentro do aqua Smile

cumps, David

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sex 13 Jul 2012, 22:49Responder ao tópico

Boas anibal novamente!

Já tinha passado por esse site, mas vou dar outra vista de olhos na mesma Smile

Pois, não faço ideia como vou fazer, pois como disse não estava à espera que isto acontecesse tão depressa :S

Mas também acho cruel tê-los em copos Sad, e para isso os copos tinham que ser aquecidos, e só tenho 1 termostato! :/

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sab 14 Jul 2012, 09:21Responder ao tópico

O que podes fazer é o seguinte: arranjas uma daquelas caixas de arrumação USO e deixas os machos em banho maria Razz
Muita gente recorre a essas caixas para albergar os machos. Podes sempre tentar arranjar uns recipientes um pouco maiores que os copos, e de preferencia, que não sejam transparentes para que os machos não se vejam Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sab 14 Jul 2012, 12:06Responder ao tópico

Então vou ter que ver quantos sobrevivem e agira consoante a minha sorte Very Happy

cumps

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sab 14 Jul 2012, 12:26Responder ao tópico

Boas

Só um comentário adicional e não ponde em questão os excelentes conselhos do moderador João Pereira, tenho de deixar um facto bem claro:
Os copos trasparentes separam-se com uma folha A5 entre eles, são normalmente de 50 ml no tamanho grande!
Se não forem trasparentes o controlo de alimentação e do estado da água fica mais dificil o que me parece evidente, daí eu não aconselhei trasparentes não por mero acaso. Quando comento tenho o cuidado de tentar ser claro, sei que nem sempre tal acontece.
Certamente e melhor do que eu sabes que os "betanários" são feitos com divisórias opacas, e os mais sofisticados possuem uma placa amomivel para em alguns momentos fazer com que os machos se vejam ou para começar um acasalamento com a fêmea no compartimento ao lado.

Abraço

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sab 14 Jul 2012, 12:39Responder ao tópico

Sim, tens razão amigo Anibal... Esqueci me de referir essa hipótese... Razz
Mas em termos de circulação da água, é possível que esta circule por todos os copos ou recipientes (de plástico claro), com uns pequenos furos na laterais. Mas claro, mesmo com isto será necessário uma limpeza regular, tanto ao local onde eles estiverem, como a cada compartimento. Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Sab 14 Jul 2012, 23:03Responder ao tópico

Boas!

@ anibal,

Isso de os machos não se verem uns aos outros é perceptível, e estava mesmo a pensar meter uma folha de papel entre cada copo, dado só ter em casa daqueles transparentes da sagres Smile

Eu estive a ver uma betteira por 8€, mas é tão caro e parece cruel, estarem confinados a um compartimento talvez 5x6x5 :S

@ João Pereira,

Teria realmente que fazer uns furos para haver circulação de água e para não ficar choca num instante, ainda por cima neste calor :/

--------------------

@ Todos,

cheguei a casa agora, tenho cerca de uns 150 alevins!.

Mas uns 50 estão amontoados uns nos outros debaixo da placa de esferovite. Tenho que arranjar a artémia em cultura de arranque...

Em quanto tempo é que dará para fazer a sexagem deles?

cumps, David

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 00:00Responder ao tópico

Boas
Para quem começa e mesmo sem macho parece-me que não poderia correr melhor.
Pois enquanto eles absorvem o saco vitelino podes fazer uma cultura de infusórios que serão o ideal na fase inicial, a boca é muito pequena para comerem a artémia recém eclodida entretanto preparas a produção da artémia e tens a situação calendarizada.
Não te preocupes com os copos e a sexagem, vais precisar de uns 3 meses para distinguir sexos e ...
Quantos a betanários eu não falava no que viste mas nuns aguas mais prof. Na verdade sao aquários em que a parede traseira tem antes dela e em paralelo um outro vidro opaco ou placa acrílica que tem 2 furos, um recebe agua que uma bomba e massas filtrantes tratam e que sai pelo lado oposto, será uma Sump interna. Verticalmente ao frontal são montadas divisórias em que cada macho se encontra, aqui no fórum deves encontrar informação eventualmente em DIY ou outros tópicos. De momento o foco está em alimentar correctamente os alevins que requerem muita atenção no 1º mês, os anabantídeos desenvolvem o seu sistema respiratório complexo pois vai permitir-lhes a absorver oxigénio do ar e nesta fase uma variacão de temperatura pode ser desastrosa. Atenção que a alimentação deve ser feita várias vezes por dia e muito cuidado para não ficarem excessos.
Abraço e uma grande aventura no Reino dos Bettas

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 00:13Responder ao tópico

Amanhã então vou apanhar umas folhas de alface e deixá-las secar para criar os infusórios.

Tenho que ver quem é que me arranja a cultura de artémia para criar a bom preço e qualidade Smile

Eu por enquanto tmb tenho estes flocos para desenrascar...

Obrigado e vamos ver até onde consigo ir nesta viagem Very Happy

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 09:07Responder ao tópico

Nunca tentei manter uma cultura de artémia. Por cá compro aquelas saquetas da SERA e depois é só eclodir Wink
Já vi alguns videos na net sobre isso, e manter uma cultura de artémia requer no minimo dois recipientes grandes e é um processo um pouco trabalhoso... :|

anibal

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 09:59Responder ao tópico

Boas

Diria que já é coisa semi-prof a reprodução de artémia. Existe alguma dificuldade na alimentação da artémia para crescimento mas nada do outro mundo, estamos na epoca do ano excelente para produção em tanque ao ar livre, quem habita em cidade normalmente tem falta de espaço e condições para essas aventuras.
O simples e fácil passa como dizes João, ovos,preferencialmente pré- ecolodidos, isto porque são sujeito a uma lavagem com um quimico que destroi a camada externa protetora do ovo (calcio), acelerando o processo de ecplosão e uma quantidade mais elevada de artémia, a desvantagem é a validade não ser igual à dos ovos em "bruto" que é quase eterna. Para quem viva junta a salinas então tem a vida muito facilitada na obtenção de artémia de qualidade superior, atenção que aqui uma lavagem cuidada será importante. Retomando o tópico, o David se tiver equipamento vai ter de fazer umas fotos decentes desta aventura e vai de fazer umas atualizações sobre este assunto.

Abraço

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 10:10Responder ao tópico

E quanto custam essas saquetas? São muito caras? É que ainda são uns 100-150 alevins Very Happy

Eu estava a pensar era nos microvermes. Fazer uma cultura em flocos de aveia.

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 13:27Responder ao tópico

Mesmo que queiras iniciar com uma cultura de microvermes, acho que vais acabar por ir ter á artémia na mesma :|
Cada saqueta custa 1.60euros... Devd de durar cerca de uma semana para a quantidade de bettas que tens... Na saqueta diz ser ração diária, mas com a quantidade de cistos, dá perfeitamente para uma semana Wink

Alguma coisa a acrescentar amigo Anibal? Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Dom 15 Jul 2012, 14:23Responder ao tópico

Boas!

@ anibal:

Dá para reproduzir num tanque de lavar a roupa ao ar livre? apenas com um filtro e termostato? ou não é desse tipo de tanque? Very Happy

Tenho mesmo que arranjar essa artémia. Ouvi dizer que se pode arranjar aqui na minha zona numa loja de aquariofilia. Tenho que ir à procura dela :/

Não tenho grande máquinas de fotografia e vídeo, mas vou ver se arranjo algo fixe...

@ Joao Pereira:

Vou à procura então da loja.

----------------------------

Obrigado a ambos pelas ajudas constantes!

cumps, David

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Responder ao tópico

1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-