Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

dg12

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 00:07Responder ao tópico

Boas a todos os leitores!

Deixo aqui umas fotos e vídeo da minha montagem dum aquario 40x20x20 com calha DIY, para criação de bettas. Vou postando novas fotos e vídeos à medida que surjam acontecimentos importantes Very Happy

cumprimentos.
David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 08:53Responder ao tópico

Amigo, o recipiente onde a fêmea se encontra tem de estar á mesma altura do nível da água do aquário de reprodução. Como dá para ver no vídeo, por vezes a fêmea "desaparece", e esta deve, no entanto, estar sempre visível para o macho a cortejar... Smile
Não te preocupes que esses erros são normais para quem está a iniciar Razz
Depois quero ver umas actualizações Very Happy

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 09:20Responder ao tópico

Boas novamente a todos!

Já corrigi esse facto de a água estar ao mesmo nível João Very Happy

Ainda há 30min atrás, experimentei a mesma fêmea de ontem à noite, mas ela não parecia muito excitada, talvez por ser jovem, talvez por outro facto qualquer. Meti-a na garrafa uns 10 min, o macho mostrava interesse, tirei-a da garrafa, e depois nenhum mostrou interesse no outro. O macho ainda abria as barbatanas, mas pouco mais fez. Aqui vão os vídeos:

filme 1

filme 2

Com medo que o meu macho fosse 'impotente' (Very Happy), pensei em meter outra fêmea, uma maior que a outra dado que não tinha mais nenhuma pequenita. Esta tem cores bem vivas e o ovopositor mais 'inchado' que a outra.

Pus na garrafa e no vídeo seguinte ficou gravado o que me pareceu interesse de ambos um pelo outro.

filme 3

filme 4

De seguida procedi a tirá-la da garrafa. O vídeo que tirei não foi muito. Dado que agora o macho corre atrás da fêmea pelo aqua todo. Entram no ninho de musgo que montei e tudo.
Agora a fêmea tem a cabeça virada para baixo e como se estivesse paralizada, depois começa a mexer e o macho volta a perseguir (penso que sejam bons sinais). Não consegui registar tudo nos vídeos. Mas aqui vai:

filme 5

A fêmea agora parece estar cansada. Vou deixar está-la dentro do aqua com o macho mais um tempo e ver se a coisa não fica muito violenta :/
Mas engraçado que com esta fêmea, que apesar ser quase do tamanho do macho, o macho mostra bastante interesse nela, enquanto que com a outra não faz quase nada... :S

cumprimentos,
David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 09:33Responder ao tópico

Por vezes acontece Smile Só um pequeno aparte: se isso não der á primeira, nem á segunda, faz um intervalo de uma semana para o macho e as fêmeas recuperarem e reporem energias... Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 09:55Responder ao tópico

Boas João Pereira,

Ok, assim o farei. Quanto tempo aconselhas deixá-los estar juntos dentro do aqua enquanto não acasalarem?

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 09:58Responder ao tópico

Eu diria no máximo 1 dia, mas também depende do comportamento do macho. Se este já estiver agressivo novamente, o melhor será mesmo retirar a fêmea e tentar mais tarde Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 10:21Responder ao tópico

A fêmea em causa ficou completamente cansada. Pú-la no comunitário com as outras. Só se escondia. Sad

Quando voltar a casa lá para essas 18h, irei colocar a mesma fêmea lá, deixá-la agora descansar um pouco e alimentar-se de TetraRubin para recuperar com as outras colegas Smile

Obrigado pelas sucessivas dicas e ajudas João Pereira!

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 10:23Responder ao tópico

De nada amigo Wink Estou cá é para ajudar Very Happy

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 18:45Responder ao tópico

Thanks Very Happy

Então alguma sorte?

Eu já meti a fêmea novamente, mas não se passa nada. O macho nada ao lado dela como se nada fosse. Não é bruto com ela Sad

Tenho que meter a outra que tinha posto de manhã que parecia querer algo. Mas tenho medo que o macho a mate de cansaço :/

cumps

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 18:56Responder ao tópico

Bichos complicados x) vi num desses videos do youtube que por um espelho pequeno á frente do aqua durante uns minutos por dia estimula a agressividade do macho, nao sei se isso é util ou nao mas fica aqui a ideia.

as femeas poe sempre as maiores, desde que nao sejam maiores que ele, mais gordinhas e as que tenham um pontinho branco, o ovopositor.

boa sorte Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 19:48Responder ao tópico

Obrigado pelas dicas Rui Oliveira!

Agora o macho anda a cortejar a fêmea e a atraí-la para debaixo do ninho. Já lá estiveram 2 vezes, e até que a fêmea perseguiu o macho por um bocado Smile

Mas agora está tudo mais calmo. O macho está a arejar o ninho.

cumps, David

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Ter 10 Jul 2012, 22:07Responder ao tópico

Ora ora, finalmente consegui tornar me util =)

se ela o persegui um pouco é bom sinal, eles fazem uma especie de jogo do apanha, é uma das etapas do ritual de acasalamento, espero que corra tudo bem.

vai mentendo nos actualizados Wink

abraço

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 12:44Responder ao tópico

Boas a todos os leitores.

O meu casal está neste momento nos abraços. Vou tirar fotos e ficar atento ao acontecimento.

Quando pararem terei que tirar a fêmea do aqua.

Até já

cumps, David

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 13:14Responder ao tópico

Boas pessoal!

Por o que contei, pois penso que não vi o total, o meu casal abraçou-se umas 15 vezes, em que cada um dos abraços resultou na saída de 10-15 ovos do ovopositor da fêmea, e continuo na contagem pois ainda não pararam! Smile

Daqui a quanto tempo terei que retirar a fêmea? Quando pararem de abraçar é?

Eu vou precisar de alimento para os alevins, alguém me consegue arranjar uma cultura para eu fazer reproduzir em minha casa (eclosão)? aqueles de flocos de aveia? Qual aconselham?

Vou continuando atento aqui ao aqua, que isto é realmente lindo...

Aqui ficam uma foto e vídeo:

Vídeo acasalamento

cumps, David

Última edição por dg12 em Qua 11 Jul 2012, 13:38, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 13:26Responder ao tópico

Muitos parabéns!

Parece que vais ser avô! lol!

Vai pondo os desenvolvimentos!

Abraço!

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 13:39Responder ao tópico

Obrigado Pedro Santos!

Eles andam nisto há 1 hora. Já abraçaram umas 25 vezes... LOLOL

Nunca mais pára Very Happy

À medida que forem acontecendo coisas, vou postando os desenvolvimentos!

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 19:41Responder ao tópico

Hehe Parabéns amigo! Very Happy

Retiras a fêmea apenas quando o macho voltar ao seu estado normal de agressividade. Será bastante fácil identificar tal situação, pois a fêmea estará provavelmente a um canto do aquário. Ao removeres a fêmea, tenta não estragares o ninho, pois é muito fácil isso acontecer... Smile

Quanto á alimentação dos pequenos, eu uso Nobil Fluid da JBL durante os primeiros 5 dias. Apartir daí, podes começar a dar artémia recém-eclodida Wink

Quantos ovos vês no ninho? Rolling Eyes

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 20:19Responder ao tópico

Boas João Pereira!

Obrigado! Já a retirei, ela ficou um pouco mal-tratada. Faltam-lhe uns bocados de barbatana, e tem umas manchas nas escamas, e só estevea correr do macho uns segundos. Mas deve recuperar :/

O ninho ficou intacto, pois tirei a fêmea do lado contrário do aqua Smile

E onde se compra essas coisas e quanto fica?

Eu creio que devem estar uns 600-750 ovos no ninho. Foram uns 25 abraços penso eu, com uma média de 20 ovos caidos por abraço... Very Happy

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 22:58Responder ao tópico

Sem querer estar a induzir em erro, penso que isso nao seja possivel, pois no máximo 300 ovos. Rolling Eyes
Posta aqui uma foto dos ovos para vermos a quantidade Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 23:01Responder ao tópico

Boas, daqui a pouco vou tirar uma foto e posto.

Eu fiz um cálculo médio, não sei ao certo lol. Sabes qual é a média de taxa de eclosão dos alevinos?

cumps, David

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qua 11 Jul 2012, 23:49Responder ao tópico

Aqui estão as fotos, qualidade reles como é óbvio, mas penso que dê para notar:

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 12 Jul 2012, 08:54Responder ao tópico

Eu cá não noto nada Razz Mas deve de ser devido á qualidade Smile

Quanto á taxa de eclosão, tudo depende... Mas não te assustes durante as primeiras semanas, que é quando existem mais baixas... Rolling Eyes

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 12 Jul 2012, 12:44Responder ao tópico

Boas Joao Pereira,

Obrigado. Quanto às fotos a qualidade é mesmo reles, mas dá para se notar o 'cubulo' nas bolhas mesmo por cima do macho. São bastantes aínda Very Happy

Fui comprar uns flocos esmigalhados próprios para alevinos de ovoviviparos, com muitas vitaminas Smile

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 12 Jul 2012, 16:25Responder ao tópico

Bem, vou desistir do betta da minha namorada Razz O gajo é mesmo teimoso... Comeu-me os ovos outra vez Evil or Very Mad

Boa sorte amigo! Se precisares de algo, já sabes... Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Qui 12 Jul 2012, 18:27Responder ao tópico

Assério? Fogo que estupidez... Mas porquê é que ele faz isso?

O meu só os areja, e dá voltas pelo ninho... Dei-lhe um pouco de flocos para ele se alimentar há umas horas, mas não muito. Ele parecia estar todo roto :/

E não tens outro macho?

cumps, David

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas   Responder ao tópico

1ª Tentativa de Reproduçáo de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-