Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Tentativa de Reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 18:01Responder ao tópico

Boas,

Encontra-se agora a decorrer mais uma tentativa de acasalamento entre o macho (teimoso) da minha namorada e uma fêmea minha. Este tópico foi criado com o propósito de ajudar um membro do PeixeFauna, para que tudo lhe possa correr bem. Tentarei ir actualizando, não só para dar continuidade ao tópico, como para ajudar o nosso amigo. Wink

SETUP:

Aquário da Scalare c/ medidas 35x25x20cm.
Coluna de água a apróx. 9/10cm.
Temperatura: apróx. 25ºC
Parâmetros da água - pH 7.0 - 7.5
Decorações: 1x Bola de Musgo de java, (e mais tarde) uma planta artificial.

Acasalamento entre: Betta Macho Multi VT Azul e Fêmea Camboja (Branco e Vermelho).

Diário de Reprodução:

9/07/2012 - Apresentação do casal.
10/07/2012 - Junção do casal e "abraços nupciais".

Fotos:

Última actualização: 10/07/2012

Última edição por João Pereira em Ter 10 Jul 2012, 09:31, editado 4 vez(es)

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 18:43Responder ao tópico

Boas!

Excelente iniciativa!

Creio que ficou a faltar só alguma informação relativamente aos parâmetros da água!

Abraço!

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 19:44Responder ao tópico

Obrigado Pedro Wink Já adicionei os parâmetros da água... Bem me parecia que me faltava algo... Razz

dg12

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 20:27Responder ao tópico

Boas João Pereira!

Está muito fixe o tópico! Em vez da planta artificial não podes por uns rizomas de feto de java? Very Happy

Eu tenho medo de por plantas artificias nos aquas, porque o material de que são feitos podem causar algum corte na fauna, dando a doença e possivelmente baixas :S

A fêmea não dá para ver muito bem, mas o macho parece bastante grande e saudável Smile

Não são de tamanhos idênticos? Pelas fotos parece que sim...

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 21:46Responder ao tópico

Sim, esta fêmea é um pouco grande Razz Mas este macho é do mesmo tamanho ou maior que o meu full red, e além disso, os abraços têm saído bem, por isso não deve de haver problema... Smile
Boa observação dg12, é sinal que andas a estudar Razz Por norma, a fêmea deve de ser um pouco mais pequena que o macho, para que este consiga dar o "abraço nupcial" com a fêmea. Por vezes isso não chega a acontecer devido ao tamanho da fêmea, que mais tarde acaba por perder interesse pelo macho e voltamos á estaca zero. Rolling Eyes

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 22:41Responder ao tópico

Very Happy

Eu aínda agora, dado que tenho o macho no aqua há umas 12h sozinho, meti a femea mais pequena que tinha, com o ovopositor branco (com ovo), numa garrafa limpa de cocacola e coloquei-a dentro do aquario do macho. Tirei algumas fotos que irei colocar no tópico do comunitário betta, a ver se a coisa corre bem.

O macho mostrou interesse, perseguindo a fêmea à medida que ela explorava a garrafa, mas não me pareceu que a fêmea estivesse interessada. Ele, ao contrário, fartou-se de exibir as barbatanas e correr entre a fêmea e a zona do ninho (até fiz um vídeo curto) Very Happy

Mas não cheguei a tirar a fêmea da garrafa. Ficou lá 15 minutos e retirei e voltei a por no comunitário.

Vamos a ver o que isto vai dar Smile

Vai postando também notícias!

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 22:51Responder ao tópico

Fico á espera dessas fotos e desse video Razz De inicio a fêmea pode não estar interessada ou simplesmente encontrar-se intimidada com o macho... Mais tarde verás que se ela conseguisse, saltava para fora da garrafa para ir ter com o macho... Razz

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Seg 09 Jul 2012, 23:21Responder ao tópico

Very Happy Ainda bem então. Amanhã terei mais tempo para experimentar isso. Aconselhas de quanto em quanto tempo 'picar' o macho com a introdução da fêmea na garrafa? E quando a devo soltar?

Já vi em vários sites e assim, a dizer que só devo soltar quando ela apresentar riscas verticais, outros dizem que pode ser logo no início, outros dizem que é quando ela começar a '' à frente dele, etc... :S

cumps

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 00:10Responder ao tópico

Boas novamente,

Aqui está também outro prometido:
http://www.peixefauna.com/t10956-1-tentativa-de-reproducao-de-bettas#119656

Very Happy

cumps

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 08:27Responder ao tópico

João Pereira escreveu:
Obrigado Pedro Wink Já adicionei os parâmetros da água... Bem me parecia que me faltava algo... Razz

Boas!

Ainda falta a temperatura! lol!

Em termos de gH não é necessário nada de especial? Podes ter nitratos para isso ser bem sucedido?

Abraço!

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 08:43Responder ao tópico

@ dj12: No momento em que começas a apresentação do casal, não deves tirar e meter a fêmea apenas para picar...
A parte das riscas verticais, é um pouco relativo, pois nas fêmeas brancas (como a minha), não é possível visualizares essas tais riscas. Mas um sinal muito característico das fêmeas quando estão prontas, é a tal "dança", acompanham o macho quando este a corteja, e apresentam o ovopositor mais saliente que o normal. Smile

@ Pedro: Que vergonha Razz Quanto ao gH não existe grande problema, até porque eu só costumo limpar o aquário dos pequenos, quando estes já tiverem tamanho suficiente para não serem sugados. Além disso, a troca de água nessa altura pode causar algumas baixas devido á fragilidade da pequenada Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 08:57Responder ao tópico

Ah, pois, eu li em vários sítios que era necessário fazer isso, para estimular o macho.

Eu já estou a proceder à continuação do tópico. Daqui a 30min devo ter um novo post no meu tópico, com 5 vídeos, pois tive que experimentar com outra fêmea (maior) e parece estar a dar resultado. Fartam-se de correr o aquário os 2 a alta speed Very Happy

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 09:09Responder ao tópico

Por parte do macho, isso pode ser bom e mau, porque ele pode estar a sentir-se ameaçado ao mesmo tempo que corteja a fêmea, devido ao seu tamanho. Mas vamos esperar para ver Razz

Novidade: Começaram os abraços entre o casal Very Happy

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 09:24Responder ao tópico

Nice! vai metendo fotos! Very Happy

Olha, já meti o post no meu tópico.

A fêmea agora parece estar cansada de tanta perseguição do macho. O macho dá-lhe umas bicadas, mas não parece nada de ofensivo... Ela está escondida atrás do termostato agora e o macho anda à procura dela Smile

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 09:30Responder ao tópico

Aqui fica uma foto Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 09:35Responder ao tópico

Brutal Very Happy

e isso em menos de 24h? Isso queria eu tmb lolol

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 09:39Responder ao tópico

Ahahah Razz Por vezes passada meia hora de soltar fêmea, já estão nisto... Por vezes, deixam um gajo á espera 500 anos Razz

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Ter 10 Jul 2012, 09:54Responder ao tópico

Very Happy

O macho está tão excitado que enfia-se por baixo do termostato para tentar apanhar a fêmea! lolol

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tentativa de Reprodução   Responder ao tópico

Tentativa de Reprodução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-