Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

ajuda urgente com discus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

vando

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: ajuda urgente com discus   Seg 09 Jul 2012, 17:14Responder ao tópico

Boas. tenho um aqua de 220 litros com discus inclusivé um casal, mas ultimamente assustam-se muito facilmente ate batem contra os vidros do quario tipo doidos, alguem me pode ajudar para saber do que será?? agradecia uma ajuda urgente obrigado

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Seg 09 Jul 2012, 18:36Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais bem vindo ao fórum!

Passa pela zona das apresentações para deixares o teu contributo!

Quanto aos Discus é preciso um pouco mais de informação...

Quantos tens ao todo?

O Casal não estará a fazer postura e afasta os restantes?

Que outros animais tens com os Discus?

Houve alguma alteração em termos de fauna ou layout?

Os parâmetros da água como estão?

Abraço!

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Ter 10 Jul 2012, 17:31Responder ao tópico

boas, tenho 6 discus 3 deles ainda entre os 6 e 8 cm, 2 comedores de algas siemensis e 11 neons
Na passada sexta feira fiz uma remodelação completa ao meu aquario com a ajuda do meu fornecedor de peixes, dono da loja 'fishroom' e juntei no domingo o casal ao aquario, ontem fui medir o ph com a minha caneta e tinha o ph a 6, fiz logo uma muda de água e hoje já estava a 6,4, voltei a fazer muda para ver como estará amanha...

Sera por causa do ph baixo que eles ficaram tao nervosos?? pois costumava ter o ph a 7

peço desculpa pelo testamento Smile

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Ter 10 Jul 2012, 18:27Responder ao tópico

Boas...

Então dizes que fazes uma remodelação completa e achas que o stress é pelo pH? Smile

O pH a 6,4 está excelente para os Discus!

Dá-lhes uns dias para eles se acalmarem!

Se percebi bem tens 6 Discus + Casal. Para os Discus é aconselhado 50l por animal, pelo que nesse aquario devias ter no máximo 4!

Abraço!

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 13:00Responder ao tópico

Pois secalhar tem a ver com a remodelação eté porque o substrato que coloquei tem propriedades que fazem baixar o PH mas nunca pensei que me baixa-se tanto e tão de repente, sendo assim vou esperar e ter paciencia para ver s eles se acalmam e habituam ao novo habitat.
Em relação ao excesso de discus mais tarde quero arranjar um cubo para colocar apenas o casal a procriar......

Muito obrigado pelas dicas.. só espero que seja mesmo devido á remodelação do aqua..

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 13:18Responder ao tópico

E umas fotos desse aquário?? Smile

Esperemos que seja mesmo disso!

Vai dando novidades!

Abraço!

João_Santos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 13:23Responder ao tópico

com todas essas mudanças estas a medir o ph?
mede amonia e no3 que deve ser por isso que eles andam irritados e assustadiços.
mete os valores aí para se chegar a uma conclusao.

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

anibal

Gostos : 183

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 13:59Responder ao tópico

Boas

Não me parece que tenhas por aí qualquer situação mais complicada com os parametros. Por acaso com o novo lay-out não ficaste com uma intensidade de luz maior? Isso pode instabilizar os discus, nada que passado uns dias de adaptação não se resolva. Se desligares a ilumiçnão por um bom pedaço de tempo poderás eventualmente tirar mais conclusões.
Discus stressados e com problemas apresentam de imediato um escurecimento significativo da coloração e tendem a esconder-se em locais menos iluminados e nos cantos, se tal se mantiver aí vai ser importante agir rapidamente, mas não parece teres esse tipo de problema.
O ph para mim está impecável, mas existem opiniões que tendem para mais elevado, fundamentalmente deves manter o que anteriormente tinhas. Tens por acaso CO2? Isso pesa bastante na estabilização e descida do ph. Mas nada de dramas deixa aí o pessoal ajustar-se ao lay-out. Eventualmente e como foi muito bem foi referido, se por acaso o teu casal anda a preparar postura podes ter conflitos e pancadaria por marcação da zona de postura, por vezes esquecemos que os discus são ciclideos e os genes estão lá.
Abraço e vai contando como evolui a situação

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 18:39Responder ao tópico

sim alguns deles escureceram bastante e escondem-s sempre que eu ando por perto mas se me afastar do aquario eles voltam a realçar as cores e andar de um lado para o outro. Nos primeiros dias optei por desligar a luz e so assim os conseguia ter um pouco mais calmos, mas penso que nao seja da luz, pois antes de ter o novo lay-out tinha cascalho branco e agora tenho apenas substrato (ada amazonia) que é escuro, ou seja antes a luz refletia bem mais. pah espero mesmo que com o tempo eles se acalmem...

Em breve tiro uma fotos do meu aquario para colocar aqui.. Embora agora as plantas ainda tejam pequenas.. mas espero em breve ter um bonito aquario... pois só no substrato gastei 130€ lolol

:dead1:

anibal

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 19:30Responder ao tópico

Boas

A situação está assim des desde quando? Como mencionaste o substrato, então houve mesmo aí grande mexida e a malta por vezes custa um pouco a adaptar-se à casa nova. Quanto ao substrato não te vais queixar, pois é muito bom vale o investimento e como quem não tem "tempo" $$$ não tem vícios tinhas por exemplo o JBL manado.
Este hobby pode também fazer-se com orçamentos curtos e eu defendo que é o caminho para trazer mais pessoal a esta nossa paixão, depois se sobe na vida, basta uma licenciatura à Relvas e já está!
Mas não falaste no teu casal reprodutor, não existem sinais de "marcação de território" para postura? quanto à alimentação como estão a comportar-se? O passarem aparentemente fome não é alarmante mas dá-lhe aí um "mimo" ums larva de mosquito ou outra variedade que eles gostem bastante.
já agora e para ficar tudo bem evidente o casal é bem maior que os outros pelo que estes são relegados para a base da pirâmide hierárquica, isto pode ser outro factor que se vai ajustando.
Abraço e vamos lá rentabilizar esse investimento!

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 19:55Responder ao tópico

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 20:00Responder ao tópico

o meu casal são estes marlboro que se encontram na frente, e são mais velhos do que todos os outros discus que eu tenho pois sou fiel á loja onde os compro e acompanhei praticamente o crescimento deles, inclusive ja fizeram varias posturas. Fiz o meu novo lay-out na passada sexta feira, quanto ao dar 'mimos' eu vario a comida entre ração ('discus formula' da marca 'Ocean nutrition') e comida congelada ( artemia, Krill, e larvas) mas nestes ultimos dias nao têm comido muito... espero mesmo k isto melhore rapido..

anibal

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 21:00Responder ao tópico

Boas
Essa foto para mim é esclarecedora. Antes demais felicito-te pelo casal sim senhor muita pinta esses malboro, sem pontinha de "ferrujem". O substrato está um luxo valeu mesmo cada cêntimo! Agora a parte menos simpática:
Anda por ali um escalar! Não liga com discus (aceito opiniões opostas).
Esteticamente pode-se defender esse minimalismo mas... falta plantado para lhes dar zonas tranquilas, as valisnérias são por exemplo muito utilizadas. Tens as faces todas "abertas" ou seja não existe uma parede de fundo daí um plantado que seria uma linha serpenteando ao longo do centro ia quebrar a exposição.
Como áqua de exposição aí tens muitos exemplos similares, basta ir ao youtube. Se fores ao meu face percebes que estou no polo oposto.
Os discus mais pequenso parecem-me muito escuros pode ser pouca luz naquela zona, que estirpe tens por aí? Blue diamond não me parece pois creio haver listagem.
Nota final: Gostos não se discutem, mas um troco porreiro como o teu merece umas anúbias e leva com uma peça decorativa em contra natura mesmo ao lado! Mas atenção vais ter certamente opiniões completamente contrárias à minha, só o Ford T é que se podia escolher em qualquer cor desde que fosse preto.
Abraço e por favor não me leves muito a sério pois sei muito pouco disto, apenas tento apreder um bocadinho mais em cada dia e até nisso falho.
Aníbal

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 21:22Responder ao tópico

sim aceito a tua opinião, mas como disse pus as plantas na sextra feira agora é so esperar que elas crescam. tambem lá tenho uma valisnéria atras do pote..
em relação aos discus tenho o casal, um tefé, um kobalto,um red scribelt e uzul que foi vendido como azul turquesa brilhante mas não me parece, pois foi o unico discu que comprei na ***** de loja que é a ornimundo no shopping leiria lol .... mas foi o primeiro e ultimo pois essas lojas só enganam os clientes.. isto é a minha opiniao

anibal

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qua 11 Jul 2012, 21:55Responder ao tópico

Sff activa as tuas mps pois não comento lojas em fórum aberto.
Vais ao perfil e tens lá para activar a recepção de MPs pelo que vi não está activada
Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 08:30Responder ao tópico

Boas!

Concordo com o Aníbal!

Tens pouca sombra para esses rapazes acalmarem!

Não tens hipótese de desligar, pelo menos, parte da luz, para que não seja tão potente?

Além disso o Escalar (volto a concordar) aí também não ajuda...

Em termos de layout, na minha opinião, sem esse vaso ia ficar bem interessante!

Também acho que merecia mais umas plantinhas, mas é dar tempo a essas para se desenvolverem!

Abraço!

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 09:32Responder ao tópico

Boas
Penso que um dos modos de os acalmar, talvez até o mais fácil, seria arranjares umas plantas flutuantes, os discus apreciam-nas muito pois dão-lhes sombra e a sensação de esconderijo, no entanto deixam-nos livres para serem observados.
Só uma pergunta, não adicionaste nenhum outro peixe recentemente?
Tem atenção ao comportamento deles, pois pode ser parasitas, que se estejam a manifestar, agora devido ao stress provocado pelas alterações de layout.

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 10:25Responder ao tópico

Na minha opiniao o problema esta mesmo no excesso de Discus no aquario,eu tenho 9 num aquario com 170cm comp,70 cm fundo e 70 cm altura,com cerca de 600 litros uteis e mesmo assim por vezes parece-me demais... quanpo ao ph,julgo que nao sera por ai,os meus costumam estar com o ph entre 6 / 6.5 (por vezes ate mesmo um pouco abaixo de 6) e nao se queixam...

gpeixoto80

Membro
Membro

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 10:28Responder ao tópico

no caso de serem parasitas ,como diz o Nuno Moreira tens um medicamento que no meu caso foi o unico que me tratou os peixes que e o Esha 2000

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 14:31Responder ao tópico

sim ja activei...

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 14:35Responder ao tópico

sim tenho possibilidade de desligar algumas das lampadas, mas tenho medo que isso acabe por prejudicar tambem as plantas... e se as poucas que tenho morrerem, aí é que os discus ficam sem nada para s esconder ... mas penso que agora ja estam a ficar mais calmos, pelo menos eu espero que sim..

Jorgelopes16

Membro
Membro

Nome Real : Jorge Lopes
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 15:38Responder ao tópico

Boa Tarde,

desde mais isso é derivado a teres feito essas remodolações no teu aqua os Discus estavam habituados ao outro aspecto.

Deixa os Discus habituarem-se outra vez.

Abraço.

PS-Têm em atenção ao ph não deixes ele variar muito.

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 19:01Responder ao tópico

pois isso do ph é que ta dificil... pois eu faço mudas de agua e ele sobe um pouco mas passado dois dias volta outra vez para os 6 ou 6,2.....eu pessoalmente acho que é um pouco baixo, mas há varias opinioes acerca de ph para discus...

João_Santos

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 21:24Responder ao tópico

boas
isso de andar a fazer flutuaçoes no ph e em todos os parametros nao é nada bom principalmente se eles estiverem stressados .
nao tens nada a acidificar-te a agua nao é normal ela baixar os parametros depois de tpa feita,a nao ser que o teu gh seja tao baixo que nao faça efeito tampao.
podes sempre tentar subir um bocado o gh por colocar areia de coral ou conchas partidas no filtro.

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

vando

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Qui 12 Jul 2012, 21:35Responder ao tópico

pois o substrato que coloquei agora no novo lay-out acidifica a agua mas nunca pensei que fosse tanto e tão repentinamente... secalhar vou mesmo tentar subir o meu gh pois tambem ta um pouco baixo, embora os teste que tenho de momento são os da sera e nao gosto muito..

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ajuda urgente com discus   Responder ao tópico

ajuda urgente com discus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-