Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Calha luminária DIY baratíssima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

dg12

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Calha luminária DIY baratíssima   Sab 07 Jul 2012, 17:14Responder ao tópico

Boas a todos os leitores interessados!

Dado que muitos já me pediram para o fazer, aqui deixo a minha experiência DIY de uma calha luminária barato, económico e muito pouco estético Very Happy

De notar que todo o projecto demorou-me apenas 2 horas, e o custo total foi de aproximadamente 5€. Parvo não é? Quando uma luminária (seja em calha, tampa ou lampada de clip) fica para cima dos 20€ sempre.

Então isto serve mais para os que gostam de inventar e/ou para os forretas que não querem pagar uma balúrdia para o mesmo efeito (este último sendo o meu caso).

Construção da calha:

- Compra-se (nos chineses ou loja tipo AKI, Bricomarché, etc...) uma lâmpada já com suporte e ficha integrada (com características adequadas para o efeito que queremos, eu comprei um de 30cm, 8W, T5) e também um tubo de PVC ou outra tubagem qualquer com o formato de um cilindro comprido, de um diâmetro considerável para o efeito, como os das fotos que se seguem...

- De seguida procede-se ao corte horizontal do tubo, que custa bastante para quem não tem a ferramenta adequada (como foi o meu caso). IMPORTANTE: Vale mais sempre deixar um pouco mais de tubo na mão, pois senão pode não chegar para meter a lampada dentro!

- Obviamente, a não ser que sejam perfeitos e o universo gire à vossa volta, vão haver falhas ou irregularidades nos cortes...

- Teremos então que cortar/limar de modo que fique com as dimensões que queremos (no meu caso queria com 40cm de comprimento exactamente), sem bicos de preferencia. O meu ficou semi-torto pois como referi acima, não tinha as ferramentas adequadas, mas para mim serviu bem Razz

- Basta agora arranjar alguma forma de 'colar' a lampada ao centro do interior do tubo, depois de ter dado uma limpeza no tubo. No meu caso quando comprei a lampada já trazia uns parafusos e encaixes e apenas tive que furar o tubo nos pontos certos e dobrar os parafusos para garantir que o suporte não falhasse e caisse na água Very Happy

- Último passo, colocar a calha na zona que queremos do aquário e fixá-lo da forma que preferimos. Eu encaixei a minha no plástico preto do topo do aqua, e assim posso 'deslizar a calha para a frente e para trás quando necessito de mexer no interior do aqua.

Aqui têm a minha experiência.

Quem quiser também, para evitar perdas de iluminação, poderá adicionar mais comprimento ao tubo, ou seja, em vez de o cortar ao meio, cortar um pouco depois, dando o aspecto da letra 'C'. Podem também por umas tampas de tupperware nas laterais da calha, mas no meu caso não é preciso.

É também importante pensar em meter algum material reflector no interior do tubo (folha de alumínio basta), para não haver dissipação de luz no interior do tubo.

Agradeço opiniões e se quiserem, poderei também construir para alguém um idêntico, com preço sob consulta, mas farei com certeza muito mais barato que um produto original.

cumprimentos a todos!
David Gomes

Última edição por dg12 em Sab 07 Jul 2012, 17:33, editado 1 vez(es)

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Sab 07 Jul 2012, 17:31Responder ao tópico

Engenhocas mas ficou porreiro, qual é o espectro de luz da lâmpada?

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Sab 07 Jul 2012, 17:35Responder ao tópico

Boas Vera Santos,

É meio-branco, meio azulado... De pouca luminosidade, pois é o que necessito para um aqua 40x20x20 de criação de bettas Smile

cumps, David

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Sab 07 Jul 2012, 18:05Responder ao tópico

Bom, para começar bom trabalho, boa iniciativa, pegas te numa ideia e atingiste o teu objectivo.

Partindo dessa ideia simples e eficaz pode se fazer, segundo o mesmo projecto, uma calha com materiais melhores, o tubo em vez de pvc pode ser de aluminio ou inox, mas pvc serve perfeitamente e é facil de cortar.

Podias revestir o tubo pvc com papel de prata para aproveitares mais um bocadinho de luz e como disseste bem, por umas "tampas" nos lados.

eu por acaso tenho dessas calhas na cozinha, para iluminar a banca de trabalho e sao bem resistentes.

Quanto ao suporte da lampada, a calha em si, suportaria uma lampada melhor? uma T8 da Sera, da Boyu ou da Philips?

sei que essas calhas são baratitas, e se aguentassem uma lampada mais adequada para plantados tinha o meu problema resolvido.

quanto aos pormenores eléctricos podias me dizer as especificaçoes dessa calha?

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Dom 08 Jul 2012, 20:44Responder ao tópico

@ Rui Oliveira

Boas,

Sim, podia ter feito com um tubo de material diferente, mas quis usar algo que tivesse à mão sem ter que investir mais para o propósito Smile

Eu vou revestir quando tiver tempo, com papel de alumínio, e cortar uns tupperwares para fazer as tampas Smile

A calha é já feita assim, mas já vi outras calhas diferentes, maiores, e até em leds. Mas esta bastava para a minha ideia, e era a mais barata que encontrei Very Happy

Tenho acima descrito as especificações da calha+lâmpada (t5, 8W, 30cm, com transformador da rede imbutido na calha).

cumps

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Seg 09 Jul 2012, 03:37Responder ao tópico

Boas, então certamente dará para usar uma lampada mais adequada a plantas ou seja o que for numa calha dessas certo?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Seg 09 Jul 2012, 08:17Responder ao tópico

Boas!

Cuidado com esse tipo de calha!

Sendo o aquário aberto e estando tão próximo do mesmo, poderás vir a ter problemas, pois o IP (indíce de protecção) não é o indicado para ambientes húmidos!

De resto está uma coisa bem pensada!

Para dar aí um ar diferente pintava o exterior do tubo, e para aumentar a quantidade luminosa forrava o interior com papel de alumínio....

Se conseguisses colocar uma tampa no aquário, retirava a protecção da calha, o que daria ainda melhor luz.

Abraço!

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Seg 09 Jul 2012, 20:20Responder ao tópico

Boas,

@ Rui Oliveira
Sim, pode-se usar qualquer lampada, e qualquer material para construir, o que eu usei era o mais fácil e à mão para mim.
Mas queres que te faça uma calha é? Smile
Apenas é preciso a lâmpada, calha de encaixe, o tubo, e material para juntar tudo.

@Pedro Santos

Quanto a ser um ambiente húmido não há problema, pois é um local aberto, e não existe grande humidade. Deixei a lampada ligada todo o dia, cheguei agora a casa e está tudo sequinho Smile

Isso de estética não é muito para mim. Talvez um dia pinte isso de preto só para condizer com o aqua. Irei dentro de dias cortar uma tampa de tupperware e fazer das 2 metades as tampas laterias, e forrar o interior com papel de prata.

cumps, David

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Ter 10 Jul 2012, 01:47Responder ao tópico

Sempre a aprender e a ver por onde posso melhorar o meu aqua, por acaso estava a pensar em melhorar a iluminação e o teu tópico apareceu mesmo a calhar Wink

obrigado pelo timming x)

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Ter 10 Jul 2012, 07:20Responder ao tópico

Boas Rui,

Na boa! Sempre disposto a ajudar no que possa. Isto nem é aquariofilia, é um pouco de saber mexer em coisas Very Happy

Eu ontem estive no continente, na zona de iluminação e tinham lá lampadas fluorescentes potentíssimas, algumas com uns 90cm, que dariam muito bem para uma calha de iluminação para plantados. Não tinha era a ligação eléctrica do tipo 'transformador' para a rede.

Mas inventava-se algo sempre. E podia-me construir uma calha por esses 15€, uma que nova e de marca custaria uns 60-80€ talvez...

cumps, David

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Ter 10 Jul 2012, 12:06Responder ao tópico

Pois, nisso tens razão, mesmo usando materiais de boa qualidade e com bons acabamentos acho que o preço nunca chegaria sequer a 50€, a margem de lucro das marcas é muito grande.

Vou fazer uma para o meu aqua de 60cm, ainda nao me decidi entre uma de 45cm ou de 60, ando a estudar o caso x)

talvez ponha 2 de 45cm, as calhas em si sao baratas, depois se puser umas lampadas da sera para plantados já sobe o preço, mas senão uso as lampadas que vem com a calha, que geralmente tem uma luz equilibrada e fria.

Abraço e continuaçao de bom trabalho

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Ter 10 Jul 2012, 12:21Responder ao tópico

Boas,

Então depois cria um tópico e mostra como fizeste aqui no fórum! Very Happy

Se precisares de ajuda com algo, aviso ok?

cumps amigo

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Ter 10 Jul 2012, 15:41Responder ao tópico

ok Wink assim que comprar a calha eu depois crio o topico e mostro como fiz.

obrigado

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Ter 10 Jul 2012, 23:44Responder ao tópico

Revestir o tubo com folha de aluminio pintar o tubo de preto na parte exterior, e retirar o vidro e colar acrilico aotubo. eis as minhas ideias.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

dg12

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Qua 11 Jul 2012, 08:07Responder ao tópico

Boas Julio Maia!

O revestir o tubo com folha de aluminio vou fazer hoje.
Pintar o tubo, eu não sou muito de estétitca e como sou forreta não devo fazer Smile

Agora quanto ao acrílico, eu não tenho em casa, nem teno o material para fazer o corte :/

cumps, David

MiguelAngelo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Sab 28 Jul 2012, 15:14Responder ao tópico

Tiveste exatamente a mesma ideia que eu eheheh, se bem que eu ja a tenho á dois meses. Eu ja tinha tampa no aquário e a tampa tinha uma parte com acrilico onde em tempos estava a calha, mas quando me deram este aquário ja nao existia calha. Eu também pus umas dobradiças pra poder levantar e baixar para ligar a calha.

E ilumina bastante bem na minha opinião, nao sei se é o indicado para as plantas, mas isso é uma questão de substituir o tubo por um proprio.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Sab 28 Jul 2012, 18:11Responder ao tópico

Em tempos também fiz umas dessas para um aquário, precisei de uma calha e não me apeteceu sair de casa, até correu bem, mas eu forrei a minha com papel de alumino por dentro, nota-se a diferença.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Dom 29 Jul 2012, 02:57Responder ao tópico

o unico problema e depois conseguir usar lampadas mais adequadas para as plantas.

ja vi muitas calhas, ja estive prestes a comprar algumas como essa mas depois nao dava para por uma lampada decente e adiei a compra

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Dom 29 Jul 2012, 14:57Responder ao tópico

Eu quando fiz uma coisa do género não usei esta lampada, usava duas económicas de 6500k luz dia e todas as plantas que tive não deram problemas. Claro não é uma armadura xpto nem as lampadas, mas chega para a maioria das situações.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Dom 29 Jul 2012, 15:10Responder ao tópico

Se calhar e o que vou fazer, passo por uma loja tipo aki e compro duas dessas economicas, luz branca com 6500 k certo?

e quanto aos lumens, nao tem interferencia?

Carlos Mota

Membro
Membro

Nome Real : Carlos Mota
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Dom 29 Jul 2012, 16:27Responder ao tópico

Olá a todos.
Eu nos meus aquarios as lampadas são todos compradas nas lojas de material elétrico de 6400k e até a data tem dado conta do recado e muito mais em conta Very Happy
neste aqui tem uma pll dos chinocas por 2,5€ :lol:

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Seg 30 Jul 2012, 00:59Responder ao tópico

Carlos Mota escreveu:
Olá a todos.
Eu nos meus aquarios as lampadas são todos compradas nas lojas de material elétrico de 6400k e até a data tem dado conta do recado e muito mais em conta Very Happy
neste aqui tem uma pll dos chinocas por 2,5€ :lol:

Desculpa nao percebi bem, nos teus tens lampadas economizadoras de 6700k mas de que potencia, 15w?

Paulo F Pereira

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Pereira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Dom 24 Mar 2013, 14:32Responder ao tópico

Boas.
Estou a pensar fazer uma usando tubo de algeroz, se der, ainda não tenho a certeza
Para cobrir a calha vou usar vinil prata por dentro, e preto por fora, mais fácil de aplicar.
pmts
Paulo Pereira

PS - tenho vinyl azul escuro que posso dispensar a quem precisar

-- Assinatura --
www.barbatana-azul.com
loja on-line de acessórios

Cpmts
Paulo Pereira

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calha luminária DIY baratíssima   Responder ao tópico

Calha luminária DIY baratíssima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo