Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

..:: Alfa ::.. 60 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qui 05 Jul 2012, 23:59Responder ao tópico

Boas,

Deixo aqui estas duas fotos da minha montagem mais recente, apenas para vos deixar com água na boca.
Na próxima semana, depois das minha mini-férias, coloco aqui todas as informações da montagem, assim como o passo a passo e talvez uns vídeos dos pormenores Wink

Estas fotos foram tiradas com o telemóvel, por isso não estão grande coisa.

Espero que gostem Wink

Abraço

sostns

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Sostenes de Souza
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Sex 06 Jul 2012, 02:00Responder ao tópico

coloca mais fotos.....

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Sex 06 Jul 2012, 02:14Responder ao tópico

Hugo está bem porreiro, acho que tens aí potencial para algo engraçado, acho que ficava mais porreiro com outra fauna, com coridoras anãs, tipo pigmeus ou habrosus uns 3 octocinclus e peixes mais pequenitos, dava uma ideia de um aquário maior. Que plantas são as que tens em molhinhos à frente.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Sex 06 Jul 2012, 08:07Responder ao tópico

Boas!

Está bem porreiro!

Quando essas plantas começarem a crescer vai ficar bem engraçado!

A planta de fundo como a plantaste? A direito ou em forma de lua em quarto crescente?

Se em forma de lua dá uma noção maior de profundidade!

@Francisco

Parece-me Lilaeopsis Novae-Zelandiae em primeiro plano, Eleocharis Acicularis de seguida, Anúibias no tronco e Sagittaria Subulata no fundo.

Vamos lá ver se acertei na flora... Very Happy

O Hugo é mesmo mauzinho... Deixar o pessoal assim com água na boca... Wink

sostns escreveu:
coloca mais fotos.....

Apesar de não ter havido um "Boas" ou "bom dia" ou "Abraço" ou algo do género, concordo com o nosso amigo...

Este post peca por falta de mais fotos!

Abraço!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Sex 06 Jul 2012, 22:52Responder ao tópico

Ele anda a poupar os disparos da máquina, assim dura mais tempo Very Happy .

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Sex 06 Jul 2012, 23:09Responder ao tópico

Está fixe o aqua! Gostei, agora é esperar pela evolução. Fico ansiosa por mais fotos! Semitico! Evil or Very Mad

Tiago Rocha

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Rocha
Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Sab 07 Jul 2012, 19:04Responder ao tópico

trocava essas pedras por umas mais escuras

e tirava essa catrefada de guppys Very Happy

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Seg 09 Jul 2012, 12:40Responder ao tópico

Boas,

Antes de mais, muito obrigado pelos vossos comentários.
Peço desculpa por abrir o tópico assim, mas queria apenas dar-vos a conhecer este “trabalho”, antes de ir de férias, daí ter colocado apenas duas fotos tiradas à pressa com o telemóvel.
Durante esta montagem tive alguns problemas que me impossibilitaram de fazer as coisas como gostaria. Infelizmente não consegui fazer o tal vídeo, mas prometo que farei um em condições para apresentar este aquário decentemente.
Assim que tiver oportunidade colocarei aqui fotos em condições, quer da montagem, quer do aspecto actual do aquário.

sostns escreveu:
coloca mais fotos.....

Antes de mais, bem vindo ao Fórum Wink
Sugiro que faças a tua apresentação aqui:
http://www.peixefauna.com/f46-apresentacoes

Como disse atrás, assim que conseguir vou colocar mais fotos.

Francisco Ramalho escreveu:
acho que ficava mais porreiro com outra fauna

Obrigado Wink
Agora é esperar pelo desenvolvimento da flora. Se tudo correr bem, daqui a 2/3 meses tenho tudo como pensei.
Quanto à fauna, tens toda a razão, mas neste momento não consigo “livrar-me” da fauna que tenho. As corydoras foram os meus primeiros peixes e ainda andam por ali cheias de vitalidade. Os guppys é que é um caso mais complicado, pois é dos poucos peixes que a minha mulher gosta e de momento não tenho “autorização” para me livrar deles, eheh.
Mas a médio prazo vou reformular a fauna e apostar num novo desafio. Algo que dê para reproduzir num plantado (que não sejam vivíparos ou ovovivíparos).
As plantas em frente são Lilaeopsis Novae Zelandie Wink

Pedro Santos escreveu:

A planta de fundo como a plantaste? A direito ou em forma de lua em quarto crescente?
Se em forma de lua dá uma noção maior de profundidade!

@Francisco

Parece-me Lilaeopsis Novae-Zelandiae em primeiro plano, Eleocharis Acicularis de seguida, Anúibias no tronco e Sagittaria Subulata no fundo.

Vamos lá ver se acertei na flora... Very Happy
Abraço!

Muito obrigado Wink
Acertaste em cheio na flora. Mas escaparam-te mais algumas plantas:
- Algures junto às pedras tenho: Cryptocorine Parva e Cryptocorine Willishi
- No fundo, tenho, da esquerda para a direita: Sagittaria Subulata, Ludwigia Arcuata e Heteranthera Dubia.

Depois tenho de actualizar o primeiro post com o Setup completo.

A planta de fundo plantei a direito, pois o espaço já era muito curto. A porcaria dos troncos não dão jeito nenhum. Foram uma escolha muito má, mas pronto…

Francisco Ramalho escreveu:
Ele anda a poupar os disparos da máquina, assim dura mais tempo Very Happy .

Olha, é muito bem visto Wink Mas as fotos estão guardadas. Estas foram somente para criar água na boca, eheh…

Vera Santos escreveu:
Está fixe o aqua! Gostei, agora é esperar pela evolução. Fico ansiosa por mais fotos! Semitico! Evil or Very Mad

Obrigado Vera Wink
Assim que conseguir coloco aqui mais umas fotos.

Tiago Rocha escreveu:
trocava essas pedras por umas mais escuras e tirava essa catrefada de guppys Very Happy

Eu também já estou um bocado farto dos guppys, mas como disse são dos poucos peixes que a minha mulher gosta, por isso não me custa nada fazer-lhe uma vontade. Ela já me atura bastante por causa do aquário. O que vale é que combinei com ela que deixava o escritório a brilhar depois de ter estado um caos.

Mais uma vez obrigado a todos.

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 00:20Responder ao tópico

Boas,

Em primeiro lugar, faltava-me adicionar o setup:

Setup:

Aquário: Aquapor 60 (60x35x37)
Filtro: Canister 350 l/h
Aquecimento: 75 W
Iluminação: 2 x 24 W T5
Substrato fértil: JBL Aquabasics Plus - 3 kg
Substrato "inerte": Aquatic Nature Ferti-Soil - 10 kg
CO2 Pressurizado - 1,5 kg com 1 bolha por segundo (ainda por adicionar)
Fotoperíodo: 7 horas

Troncos Red Moor Wood.
Rochas apanhadas na natureza.

Flora:
- Cryptocorine parva;
- Cryptocorine Willisi;
- Heteranthera Rubia;
- Lilaeopsis Novae-zelandiae;
- Eleocharis Acicularis;
- Anubias nana;
- Ludwigia arcuata.

Fauna:
Guppys;
Neons;
Corydoras Aeneus;
Neocaridina Heteropoda var. Red.

E aqui estão as tão prometidas fotos:

Colocação do substrato fértil:

Espalhar o substrato com o auxílio de um cartão:

Colocação do substrato da Aquatic Nature:

Troncos e pedras:

E o resultado final:

Embora tenha prometido um vídeo da montagem, infelizmente não o conseguir fazer. Mas para compensar, deixo aqui este vídeo acabadinho de fazer:

Espero que gostem Wink

Abraço

Berpinho

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Bernardo Pinho

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 01:25Responder ao tópico

O aquario ta fixe no entanto acho que tens demasiados peixes para um aquario tao pequeno.
As plantas parecem estar boas.
Parabens :cheers: . Gosto bastante.

sostns

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Sostenes de Souza

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 02:45Responder ao tópico

Muito bom Hugo...parabens....
Mas q fertilizaçao vc usa ou pretende usar?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 09:29Responder ao tópico

Ora boas!

Está bem engraçado sim senhor! Smile

Tens é mesmo de vender alguns guppys! Isso já quase não cabe mais nenhum! lol!

Abraço!

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 09:59Responder ao tópico

Boas
Tás a aprender a fazer as vontades à maria.
Quanto ao aqua penso que para o tamanho está muito sobrelotado, ainda por cima com guppys, daqui a uns meses já nem se mexem, por falta de espaço.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 11:11Responder ao tópico

Boas,

Obrigado a todos pelos comentários Smile

De facto tenho mesmo de me livrar dos guppys, são uma enorme praga e já consegui atingir o objectivo que queria: ter uma boa colónia de machos Half Black. Apenas não estão bem apurados, pois só com um aquário é um pouco difícil.
Se não fosse pela minha Maria, já tinham ido todos à vida à muito tempo.

A nível de fertilizações estou a utilizar a gama da Seachem para macro e micronutrientes. seguindo este plano:
- 2.ª f: Macro
- 3.ª f: Micro
- 4.ª f: Macro
- 5.ª f: Micro
- 6.ª f: Macro
- Sábado: Nada
- Domingo: TPA

Não é um plano rigoroso, pois eu também não sou muito rigoroso nestas coisas, mas é apenas uma base de orientação.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 11:26Responder ao tópico

Boas!

Deixa-me só fazer aí um reparo na questão da fertilização.

Penso que te baseaste no esquema seguido pelo EI.

Assim sendo penso que deverias alterar isso para o seguinte esquema:

- 2.ª f: Micro
- 3.ª f: Macro
- 4.ª f: Micro
- 5.ª f: Macro
- 6.ª f: Micro
- Sábado: Nada
- Domingo: TPA + Macro

Isto porque ao introduzires água nova introduzes sempre algumas micros e assim fazes fertilização de cada um 3x por semana, deixando apenas um dia de descanso para que as plantas consumam os nutrientes colocados durante a semana.

De resto parece-me bastante bem! Smile

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 11:33Responder ao tópico

Boas,

Sim, o esquema é mais ou menos esse, penso que é o mais simples e que permite evitar andar-se sempre a fazer testes.

Muito bem visto Wink
Por acaso não tenha reparado nesse pormenor, pois associei que no dia da TPA já entravam alguns micro, por isso associei que estive mais ou menos equilibrado.

Agora o que me falta é levar a botija de CO2 a encher para ter isso tudo a bombar. Entretanto tenho adicionado algum Excel, para ajudar as plantas a avivar.
Como algumas vinham no estado emerso, estão naquele processo de ambientação.

Mas a Ludwigia já começa a lançar folhas novas, daquelas fininhas e com a coloração vermelha.

Outra coisa que deve alterar em breve é uma das lâmpadas. Não gosto muito da cor destas e assim sempre misturava dois espectros.

Abraço

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 12:17Responder ao tópico

Bom dia. Já foi dito quase tudo sobre o aqua, mas faltava eu dizer que gosto Very Happy Quando essas plantas começarem a desenvolver vai ficar muito nice. Devias era ter posto logo CO2 de entrada, a esta altura já estava aí tudo a crescer em força.

Agora só um pormenor, depois deste tópico, se fores para os meus mais alguma vez chamar-me semítico nas fotos, sugiro que peças a demissão de cargo de administrador eheheheheh que vergonha, duas ou 3 fotos.. (estava a ver que nunca mais descobria um tópico novo e com poucas fotos eheheheh)

Cumps

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 12:22Responder ao tópico

Boas,

No último post foram exactamente 11 fotos e um vídeo, que me deu um certo trabalho a fazer, por isso vale por umas 50 fotos Wink

Obrigado pelo teu comentário João. Tens toda a razão em relação ao CO2, mas confesso que nunca mais me lembrei que a garrafa estava em baixo. Vou ver se esta semana trato disso para deixar tudo a bombar.

A nível das plantas, uma delas surpreendeu-me pela negativa: a Heteranthera Rubia. parecia muito mais porreira, mas como não a conhecia, decidi arriscar. Vamos ver como se comporta no estado imerso.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 13:30Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
No último post foram exactamente 11 fotos e um vídeo, que me deu um certo trabalho a fazer, por isso vale por umas 50 fotos Wink

Com as promessas e atraso nas fotos ainda nos deves umas quantas!

Tenho que dar razão ao meu irmão...

Foste um bocado semítico... lol!

Abraço!

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 14:03Responder ao tópico

11 fotos e um video? 11 fotos passado quase 5 dias de teres montado, que inicialmente só tinhas duas e ranhosas eheheheh

e das onze, mais de metade são do aqua vazio, ou com pedras e areão, isso não conta (apesar de as deveres por).

Nem macros, nem nada, uma miséria completa.

Agora a sério, gosto mesmo da montagem, eu sei que as coisas demoram a desenvolver, mas vai postando novidades.

Cumps

brancaman

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 14:24Responder ao tópico

Boas Hugo, bela montagem, gostei do substrato que usaste, parece-me muito bonito.
Quero também dar os meus parabéns pela escolha da banda sonora Twisted Evil
Agora é deixar isso crescer e retirar essa multidão de coelhos aquáticos.

Agora um reparo: fizeste a montagem e pumba enfiaste ai logo a fauna toda sem ciclar 1º?
Tens ao menos monotorizado os níveis de amónia e nitritos/nitratos?

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 14:27Responder ao tópico

zaratrusca escreveu:
11 fotos e um video? 11 fotos passado quase 5 dias de teres montado, que inicialmente só tinhas duas e ranhosas eheheheh

e das onze, mais de metade são do aqua vazio, ou com pedras e areão, isso não conta (apesar de as deveres por).

Agora a sério, gosto mesmo da montagem, eu sei que as coisas demoram a desenvolver, mas vai postando novidades.

Cumps

Boas
Concordo plenamente, e para um fotografo profissional, deixam um bocado a desejar, faltam pormenores.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Qua 11 Jul 2012, 15:52Responder ao tópico

Boas,

Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários Wink

Pedro Santos escreveu:

Com as promessas e atraso nas fotos ainda nos deves umas quantas!

Pagarei essa dívida, se possível ainda hoje. Pode ser que consiga tirar um bocado para tirar umas fotos decentes. Ontem não estava com inspiração Razz

zaratrusca escreveu:

Cumps

Assumo, faltaram as famosas macros Razz
Quanto às novidades, vou colocando por aqui. Mas acho que não vou ter muitas novidades pois este vai ser em modo "lento", eheh.

brancaman escreveu:
Boas Hugo, bela montagem, gostei do substrato que usaste, parece-me muito bonito.
Quero também dar os meus parabéns pela escolha da banda sonora Twisted Evil
Agora é deixar isso crescer e retirar essa multidão de coelhos aquáticos.

Agora um reparo: fizeste a montagem e pumba enfiaste ai logo a fauna toda sem ciclar 1º?
Tens ao menos monotorizado os níveis de amónia e nitritos/nitratos?

Obrigado Wink
Este substrato tem uma cor muito porreiro. Tem uma particularidade que, ao contrário dos substratos da ADA, não se desfaz. No entanto é excelente para as raízes frágeis das plantas mais pequenas.
Fizeste um reparo importante. O filtro esteve sempre a funcionar no aquário de suporte. Basicamente o que fiz nesta montagem foi, retirar tudo o que tinha, limpar e voltar a encher. Mas o filtro esteve sempre ligado e a funcionar, o que me permitiu manter a colónia de bactérias. Assim não se trata de uma montagem do início, propriamente dito, em termos de ciclo Wink
Mas vou vigiando sempre.

Nuno Moreira escreveu:

Concordo plenamente, e para um fotografo profissional, deixam um bocado a desejar, faltam pormenores.

Lá está, faltou-me a inspiração Razz

Abraço a todos e obrigado

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Dom 15 Jul 2012, 17:41Responder ao tópico

Boas,

Após uma surpresa das minhas corydoras, que me presentearam com uma postura, decidi tirar algumas macros para ver se o pessoal se anima um bocado Wink

As posturas:

Outras fotos:

Obviamente que as posturas não deram em nada, até porque não tinha nada preparado para isso.

Espero que gostem das fotos Wink
Comentários serão sempre bem vindos.

Abraço

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Dom 15 Jul 2012, 17:57Responder ao tópico

Excelentes fotos! Twisted Evil Parabéns pela postura! Shocked Vais tentar salvar os ovos de corydora?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ..:: Alfa ::.. 60 litros   Responder ao tópico

..:: Alfa ::.. 60 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Comunitários-