Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aqua comunitário de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

dg12

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 21:16Responder ao tópico

Boas a todos os leitores.

Venho aqui deixar a minha experiência (1 mês e pouco de aquariofilia) acerca de criação de bettas. Como poderão ver no vídeo mais à frente, tenho 3 bettas fêmeas e 1 macho crowntail. Todas as fêmeas estão prontas para a desova, mas o macho não tem interesse na reprodução de momento, apesar de eu já lhe ter 'preparado' alguns ninhos.

O macho de vez em quando corre com elas, mas não tem agilidade que chegue coitado Smile

Ele passa o tempo todo a percorrer o aquário e gosta de descansar nos sítios mais esquisitos (debaixo da maternidade, entre a criadeira e o vidro, atrás do biobox) quando tem plantas altas e fortes para o segurar no cimo do nível de água. É meio molengão.

As fêmeas costumam andar em cardume e não andam em despique entre elas.

Quando me aproximo do vidro, ou levanto a tampa do aqua, todos se juntam no mesmo sítio, e não há guerra sequer para ver quem come os flocos que lhes dou. Às vezes até as pastilhas de fundo para os ancystrus e peixe-borboleta que tenho são comidas pelos bettas Smile

Bem, já chega de conversa, vejam o vídeo Smile

Posso mandar mais fotos ou fazer mais vídeos caso alguém tenha interesse!

Cumprimentos, David

P.S.: Desculpem a conversa a meio do filme, a falta de jeito do cameraman, e o reflexo da água :/

Última edição por dg12 em Qua 04 Jul 2012, 21:20, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 21:19Responder ao tópico

Estou a ver que tiveste mais sorte do que eu com os bettas, as minhas andavam sempre umas atras das outras, tive que as vender, o macho dá lhe tempo, e alimenta os bem, com artemia, tubifex, bom alimento vais estimular a reproduçao, agua a 27ºc tb ajuda.

o macho nao está minimamente interessado nelas para já, nao sei se o devias ter posto no comunitario ja com elas, de qualquer maneira alimenta os bem, e o macho vai começar a exibir se para elas, mostrando o colar, a barba e perseguindo as.

bonitas femeas, pelo menos uma delas pareceu me interessada nele pela maneira como nadava, quanto a elas tu notas facilmente se estao dispostas a acasalar ou nao, quando elas mostram riscas verticais no corpo é porque querem x)

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 21:53Responder ao tópico

Boas. Não tenho nada disso para os alimentar. É muito caro e dificil de arranjar? E aquelas culturas que se podem criar apenas com um recipiente e flocos de aveia dá?

A água está neste momento precisamente nos 27ºC

O macho exibe-se para elas! Mas depois corre com elas, sem ser perseguição. Não sei que ritual pensa ele fazer Smile

Ai é? como são essas riscas verticais? eu de vez em quando vejo uma (a maior de cores brilhantes) com umas riscas avermelhadas na horizontal, ao longo de todo o corpo, da cabeça à barbatana. Não é isso pois não?

cumps

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 22:09Responder ao tópico

Não é bem assim Rui, e por experiência própria sei bem que não é assim... Isso de apresentarem as riscas verticais nem sempre ocorre e no entanto, ocorrem abraços cá por casa.

E como deves de saber Rui, é pouco provável existir abraços entre um casal, visto que são três fêmeas, logo o macho não consegue apenas focar-se numa e apenas cortejar uma. E mesmo se existirem abraços, o que pode acontecer é o macho stressar em demasia:
1º - Porque terminando os abraços e estando os ovos no ninho, o macho torna-se agressivo novamente, querendo morder todos os que se chegam perto do ninho ao se encontram ao seu alcance, sejam fêmeas, platys, corydoras, mollys, etc...
2º - A coluna de água encontra-se demasiado alta. O aconselhável é de 10cm para que o macho não sofra muito desgaste ao apanhar os ovos e voltar a mete-los no ninho.
3º - O aquário de reprodução, onde decorrerá os abraços entre o casal, não deverá ter qualquer tipo de areias/substratos, pois como é lógico, só dificultará o trabalho ao macho assim como aumentará as baixas de alevins.
4º - A luz do aquário de reprodução terá que estar sempre ligado enquanto o macho cuida dos ovos, o que poderá stressar as outras espécies que se encontram no mesmo aquário onde ocorreram os abraços.
5º - Se os ovos chegarem a eclodir e chegarem ao ponto de nadarem na horizontal, os alevins serão de imediato ingeridos, quer pelo macho quer pelos restantes habitantes do aquário, mesmo estando num aquário bem plantado.
6º - Como alimentarias os alevins?! Não te esqueças que eles não se alimentam propriamente de ração industrial como os adultos.
7º - Como já disse em outros tópicos, a reprodução de Bettas não é algo fácil e se considerarmos uma reprodução em comunitário, pior ainda.

Sem querer estar a ofender Rui, por vezes temos que pensar um pouco antes de falar.

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 22:23Responder ao tópico

@ Joao Pereira

Boas, Este aquario não tem o intuito de ser para criação. Dentro de uma semana quero 'activar um 40x20x20 com termostato, lampada (possivelmente aquelas calhas dos chineses), filtro pequeno, musgo e fetos de java apenas.

Só vou deixar mesmo 10cm de nível de água. Já estive a ler e estudar bastante os bettas. E tenho experimentado isto e aquilo.

O meu problema maior será o alimento dos alevins pois nao sei onde arranjar. Mas até lá, ainda faltará muito Smile

cumps

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 22:23Responder ao tópico

Boas, não estava a tentar induzir ninguem em erro, so estava a falar por experiencia propria, no meu caso elas apresentavam as riscas verticais e ai eu sabia que era altura de soltar a femea.
a minha resposta nao foi muito detalhada mas a minha experiencia tambem nao é.

lamento se dei uma má impressao.

voltando ao tema, sinceramente nesse aqua nao vais conseguir criar bettas, podes ter abraços mas nao terás crias, isto por varias razoes, aconselho a que pesquises no youtube, varios videos com o setup indicado para a reproduçao de bettas.

e claro, como bem disseste joão, apenas podes ter uma femea ou entao apenas estarás a stressar o macho.

acasalamento é relativamente facil, agora manter as crias ate idade adulta, aí desengane-se quem pensa que é facil.

Se o teu objectivo é teres um comunitario com bettas macho e femea aí sim fazes bem em ter no minimo 3 para que ele nao passe a vida a chatear a mesma.

João, mais uma vez te digo, nao é minha politica falar sem pensar, neste caso apenas dei uns pontos de vista baseados na minha experiencia, mas ponto assente, se se pretende reproduzir bettas tem que ser num aquario á parte, de preferencia com uma coluna de agua no maximo com 20cm de altura e sem areao, entre outras condiçoes, de resto disseste tudo, nada mais tenho a acrescentar.
quanto á alimentaçao, o tubifex é relativamente barato e dura muito, assim como as bloodworms.

espero ter me feito entender,

abraços

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 22:26Responder ao tópico

o alimento dos alvelins pode ser feito de varias formas, sendo a mais comum com recurso a infusorio, mas aconselho te vivamente este tutorialhttp://www.youtube.com/watch?v=ZvzVPd29DoU

são varios videos, vale a pena ver, depois da novidades

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 22:40Responder ao tópico

@ Rui Oliveira

Boas novamente,

A minha ideia, como expliquei acima, não é usar este comunitário para criação, mas sim, um 40x20x20 por equipar e montar.

Até lá ainda tenho bastante tempo. Sei que tenho que introduzir 1o o macho durante uns 2 dias, só depois meter a fêmea nalgum jarro de vidro transparente, etc etc....

Já estive a estudar isso, mas ainda nao tenho possibilidade nem material para passar à pratica por enquanto.

Vou vendo umas coisitias por aqui e por ali.

Quando estiver a pensar em passar à fase da reprodução, aviso com antecedência para vos pedir ajuda Smile

cumps, David

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 22:42Responder ao tópico

Compreendo te bem, eu tambem fui aos poucos melhorando o meu aqua e descobrindo isto e aquilo, bettas são peixes com um certo feitio, durante esse tempo acredita que vais aprendendo bastante.

Continuação de boa aquariofilia =)

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qua 04 Jul 2012, 23:32Responder ao tópico

xD

Obrigado e igualemente!

cumps, David

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qui 05 Jul 2012, 01:33Responder ao tópico

Reparei agora, aquilo na tua maternidade são bolas de musgo???

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qui 05 Jul 2012, 07:55Responder ao tópico

Ya, cladophora aegagropila e um bocado de musgo java e algumas raizes de limnobium Smile

porquê?

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qui 05 Jul 2012, 09:44Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
o alimento dos alvelins pode ser feito de varias formas, sendo a mais comum com recurso a infusorio, mas aconselho te vivamente este tutorialhttp://www.youtube.com/watch?v=ZvzVPd29DoU

são varios videos, vale a pena ver, depois da novidades
Gostei do link, mas o que ele diz não é verdade. Porque razão é que ele tem de retirar a fêmea passados 25min caso eles não se encontrem debaixo do ninho?! Por vezes, o ninho não está ao gosto da fêmea, logo, ou o macho se sujeita a expandir/melhorar o seu ninho, ou nada feito. Já agora, o recipiente que ele usava para albergar o ninho, é deveras interessante, mas faz o mesmo que a placa de esferovite ao nível da água.
Gostei foi da parte de ele ser o "Betta Master Breeder" e depois de vir dizer que os artigos do Betta Breed são totalmente errados e são apenas copiados de outros sitios, etc... Ahahah Razz

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qui 05 Jul 2012, 12:42Responder ao tópico

dg12 escreveu:
Ya, cladophora aegagropila e um bocado de musgo java e algumas raizes de limnobium Smile

porquê?

Porque é que tens la as plantas? estranhei, so isso x)

João, sabes como é, cada um puxa a brasa á sua sardinha.

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Qui 05 Jul 2012, 13:35Responder ao tópico

Pois, é que é mesmo Razz Para a semana vou tentar reproduzir com o Betta da minha namorada, que anda um pouco teimoso Smile Depois vou dando umas noticias para o pessoal dos Bettas do PeixeFauan Wink

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 10:49Responder ao tópico

@ Rui Oliveira

As plantas estão lá pois não as quero ainda por nesse aquario enquanto não colocar o resto da decoração (principalmente o tronco de videira que tenho num balde a submergir). E até depois pode-me dar na cabeça não meter as bolas de musgo no comunitário, e pô-las no 40x20x20, onde vou deitar o betta macho para reprodução, talvez tal como o musgo de java e fissidens que lá tenho agora também Smile

@ João Pereira

Então tens que ir dando notícias do desenvolvimento! Tira fotos e resumos daquilo que fores fazendo para eu imitar e experimentar por favor!! Smile

Eu ainda hoje quero ver se monto o 40x20x20, e arranjar já um pouco de esferovite para o ninho improvisado. Tenho também que arranjar um daqueles tubos de canalização, cortá-lo ao meio, forrá-lo com aluminio e engendrar uma calha para o 40x20x20 com uma lampada T5 8W que comprei nos chineses.
Aconselhas esta ideia? Achas que vai resultar?

-------------------------------------------------------

cumps, David

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 19:33Responder ao tópico

Acho que sim, mas o melhor seria tentares contactar alguem da parte dos equipamentos e manutenção ou dos DIY. Smile
Não sei se vai sair dali alguma coisa, pois o macho dela é teimoso o que acaba por fazer demorar tudo Razz
Os meus são uns cavalheiros, em 30min ja andavam aos abraços e nem um rasgao na femea ahahah Razz

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 21:07Responder ao tópico

Quem me dera ter essa sorte! Smile

Já montei o aqua. Falta apenas a calha de luz. Quando a montar, e depois de a água ter ciclado uns dias (2 ou 3), meto lá o macho. Tenho lá agora a preencher o aqua mais de 10 bolas de musgo java Smile

Já tenho o quadrado de esferovite montado. Amanhã vou tirar fotos, e coloco um novo post.

Quando for para construir a calha, vou também fazer em principio um post no DIY Smile

cumps, David

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 21:30Responder ao tópico

Boas!

A mim parece-me uma boa ideia...

Mas sinceramente não sei se te compensa!

O custo do tubo, que na minha opinião deve ter um diâmetro ainda razoável para poderes forrar com o alumínio e ter o efeito pretendido (se for muito junto acaba por tapar e refletir pouco) e a prata quase que mais te vale comprares um reflector e tens o trabalho feito...

Abraço!

João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 21:41Responder ao tópico

Não precisas de meter já a placa de esferovite amigo Wink Eu só meto no momento em que faço a apresentação do casal... Rolling Eyes Por vezes, criam-se bolhas de ar enormes debaixo da placa, algo que não queremos de certeza. Smile Quando juntares o casal, o macho vai começar a construir o ninho, e nessa altura basta meteres lá a placa a um canto do aquário que ele orienta o resto Razz Quando ele fizer o ninho depois posto aqui uma foto de como fica +/- Smile

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 21:58Responder ao tópico

Boas!

@ Pedro Santos

O custo da lampada t5 8W foi 5€. Traz já calha/tubo, e ficha, com interruptor. O tubo tenho em casa que sobrou dumas obras (free), a folha de prata nem conta para as contas quase (free). Depois é só arranjar uns ferros para suporte, apenas dobrar e dar a forma de 'L'.

A lampada que comprei tem apenas uns 30cm (chega para o que é), e o tubo tou a pensar em aranjar um com esses 8-10cm de diametro (que também chega). tenho que arranjar tipo uma tampa de tupperware velha, cortá-la ao meio e colocar em ambos os lados da 'calha' inventada para não haver fuga de luz pelas laterais. Smile

@ Joao Pereira

Ah, então vou tirar a placa por agora e faço como disseste, introduzir apenas no momento certo Smile

-----------------------------------------------------------------------------------

cumps, David

Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 22:09Responder ao tópico

Boas!

Se assim é força nisso!

Atenção só à calha... Esse tipo de calha normalmente não está preparada para estar a levar com a humidade da evaporação do aquário...

Seria melhor se tivesses o aquário tapado ou se pusesses um acrílico por baixo para proteger um pouco!

Abraço!

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sex 06 Jul 2012, 23:20Responder ao tópico

Boas Pedro!

Olha que é bem pensado e não me lembrava disso Smile

E que tal uma placa de vidro na calha? Ou será que aquece muito?

Ou então para desenrascar, papel aderente Very Happy

cumps

dg12

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sab 07 Jul 2012, 17:24Responder ao tópico

Boas gentes,

O prometido é devido:
http://www.peixefauna.com/t10917-calha-luminaria-diy-baratissima

Comentem please! Very Happy

cumps, David

Última edição por dg12 em Dom 08 Jul 2012, 20:46, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Sab 07 Jul 2012, 18:11Responder ao tópico

enganaste te no link amigo

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aqua comunitário de Bettas   Responder ao tópico

Aqua comunitário de Bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-