Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

1º experiencia em plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

gurkaz

Membro
Membro

Nome Real : Ricardo
Gostos : 2

MensagemAssunto: 1º experiencia em plantado   Ter 26 Jun 2012, 19:23Responder ao tópico

Boas,

antes de mais, tudo bem com voces? Very Happy

ao longo do tempo que tenho vindo a ter os meus peixinhos, comecei a gostar de os ver com plantas, e agora .. nao consigo ver o aquario sem plantas!!

Pois entao exprimentei fazer uma especie de "plantado" num aquario que montei recentemente..

dimensao aquario: 70x40x45

filtragem: Filtro externo de 700l/h

Aquecedor termostato 150w sera

Substrato: não tem! apenas uso areao..

Iluminação: calha DIY 2x18w T8

FLORA:

Musgo christmas
Anubia

..ajudem-me a identificar o resto!

FAUNA:

alguns viviparos
meia duzia de camaroes
2 cobras khuli
1 ottocinclu
algumas "helenas"

Deixo algumas fotos para que possam dar opinioes/conselhos Very Happy

Fotos:
aquario com 1 mes:

com 1 mes e meio:

com 2 meses:

Desculpem a qualidade das fotos.. mal arranje camara, posto fotos com mais qualidade!

Última edição por gurkaz em Qui 28 Jun 2012, 22:00, editado 2 vez(es)

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Ter 26 Jun 2012, 19:36Responder ao tópico

Gostei do aqua, está harmonioso, a única coisa que mudava era a disposição das três pedras numa caverna, vê-se mesmo que ali a colocação de pedras não foi posta naturalmente e teve mão humana, se é que me percebes! De resto 5*, está com um ar muito agradável!

Quanto á identificação de plantas, não te vou ajudar pois não são a minha praia, e para estar a arriscar não vale a pena deixo isso para os mais entendidos do que eu!

A fauna é pena só teres um otto, porque são peixes de cardume, e portanto aconselho-te a comprares mais 2 ou 3 se possível, vão viver mais felizes!

Vai actualizando com mais fotos que o pessoal gosta de ver!

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Ter 26 Jun 2012, 19:53Responder ao tópico

a situaçao das pedras ainda estou a pensar.. pois queria ver se arranjava um tubo em plastico pequeno ou um tronco curtinho para por entre a anubia e as pedras .. queria fazer tipo uma "ponte" se é que me estas a perceber ! e o tronco ou tubo era para amarrar o raizoma da anubia para ele crescer na direcçao que quero !

quanto aos ottos, só tenho 1 porque ainda nao consegui arranjar mais xD

ando agora a procura de plantas que nao cresçam mais de 20cm para por a meio do aqua e queria arranjar uma receita de CO2 caseira que me desse 1 bolha por segundo constante por o maximo tempo possivel.. ou pelo menos que se mantivesse o maximo tempo possivel a deitar 1 bolha constante !

pois a receita que fiz começou por 2 gotas e ao fim de 2 dias passou para 1..

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Qua 27 Jun 2012, 08:41Responder ao tópico

gurkaz escreveu:
Boas,

Boas!

Comigo tá tudo bem obrigado! Wink

gurkaz escreveu:
Boas,

ao longo do tempo que tenho vindo a ter os meus peixinhos, comecei a gostar de os ver com plantas, e agora .. nao consigo ver o aquario sem plantas!!

Pois entao exprimentei fazer uma especie de "plantado" num aquario que montei recentemente..

Isso são excelentes notícias! Very Happy

É sempre bom ver mais um apaixonado por plantados!

gurkaz escreveu:

dimensao aquario: 70x40x45

filtragem: Filtro externo de 700l/h

Aquecedor termostato 150w sera

Substrato: não tem! apenas uso areao..

Iluminação: calha DIY 2x18w T8

Quanto ao setup apenas 2 comentários!

[list][*]Se tens areão, tens substrato (é inerte, mas é substrato)! Smile O que provavelmente querias dizer é que não tens substrato fértil!

A iluminação parece-me pouca se quiseres passar a plantas um pouco mais exigentes, se bem que para as que tens chega bem.

gurkaz escreveu:

FLORA:

Musgo christmas
Anubia

..ajudem-me a identificar o resto!

Ajudava se conseguisses tirar uma foto de pormenor de cada uma das plantas.

De qualquer maneira há aí algumas que acho que consigo identificar.

A que está atrás do lado direito parece-me uma Cabomba Caroliniana.

À frente dessa, aquele tufo mais pequeno, é uma Blyxa Japonica

As que tens aqui à frente já me deixam mais dúvidas, mas podem ser Cryptocoryne beckettii ''petchii'' ou outra Cryptocoryne... Vê nesse site mais algumas para ver qual se aproxima mais à tua!

A de trás não estou a ver o que é...

Quanto à receita de CO2 o que tens de fazer é ajustar a quantidade de fermento que colocas.

Quando eu fazia usava 250g de açucar, 1 colher de bicarbonato de sódio, 2 saquinhas de fermento (4,8g cada) e 1,5l de água numa garrafa de 2l. Mas o meu aquário é de 280l...

De resto apenas reforço o que a Vera disse:

• Os ottos gostam mesmo de companhia. Espero que consigas arranjar em breve!

• Aquela gruta fica ali esquisita... Além de ter ali umas pedras que não têm qualquer ligação (parece que caíram alí...) o facto de serem gruta (pelo menos assim tão direitinha, fica com um ar muito artificial..

Parabéns pelo aquário! Vais num excelente caminho! Very Happy

Abraço!

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Qua 27 Jun 2012, 16:36Responder ao tópico

bem, é sempre a aprender .. !

os ottos para estes lados andam desaparecidos ! lol

quanto a tua receita pedro, isso durava-te para quanto tempo? deitava-te quantas bolhas e durante quanto tempo se mantinha mais ou menos constante ?

já agora, gostava de arranjar alguma planta que fosse no maximo de dificuldade media para por na frente do aqua .. para misturar com as cryptocorines que tenho e fazer tipo um "tapete"

já cheguei a conseguir arranjar riccia, mas n é propriamente facil trabalhar com ela ...

por isso queria algo diferente !

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Qua 27 Jun 2012, 19:10Responder ao tópico

Boas!

As bolhas não te sei dizer que não tinha conta-bolhas na altura!

Mas durava cerca de 15 dias...

Quanto á planta podes usar subulata (o Hugo está a vender uns packs!), que apesar de crescer mais, com umas tesouradas vai ao sítio e fica bem engraçado!

Se quiseres algo um pouco mais difícil podes sempre optar pela Párvula ou Acicularis!

Abraço!

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Qui 28 Jun 2012, 21:56Responder ao tópico

para já vou me manter com o co2 caseiro.. até arranjar co2 pressurizado a bom preço .. visto que estamos numa altura complicada :lol:

em relaçao as plantas, ja alguem experimentou fazer tapete com musgo ? será possivel ? ou nao vale a pena experimentar ?

tou a espera de umas respostas para mostrar algumas novidades Very Happy Very Happy

continuem a dar opinioes .. Razz

beijinhos e abraços Very Happy

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Qui 28 Jun 2012, 22:29Responder ao tópico

Boas!

Tapete com musgo consegues fazer...

Arranja uma rede plástica para atares o musgo ou umas pedras fininhas e pões isso no fundo do aquário...

Venham essas novidades!

Abraço!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Qui 28 Jun 2012, 22:53Responder ao tópico

Pena as fotos não estarem límpidas deve ser por causa da água, vais no bom caminho e bem aconselhado, no geral gostei, fico a aguardar a evolução.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Ter 03 Jul 2012, 01:33Responder ao tópico

bem, as novidades nao sao de todo muito boas .. ha umas semanas atras comecei a ver algas no meu aquario.. green spot, algas no vidro e um genero de pelo escuro ...

quando fui a fazer os testes a loja, vi que o nivel de fosfatos no meu aqua estava muito a cima de 2mg e que o nivel de fosfatos da agua de minha casa (furo) estava a rondar os 2mg

quase de certeza que vem daqui o problema das algas .. já consegui baixar o nivel de fosfatos com o produto da sera.. isto tornou-se agora uma grande chatice, pois baixar os fosfatos nao fica nada barato a longo prazo.. quer seja atravez de produto liquido da sera ou atraves de resinas ..

para alem disso, consegui adquirir um kit de co2 pressurizado, que tinha a garrafa cheia e que neste momento já esta a menos de metade.. baixou de quase 4bar de pressao para 1 e qualquer coisa :S

já alguem teve este tipo de situaçao ?

abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Ter 03 Jul 2012, 08:32Responder ao tópico

Ora boas!

Disseste aí umas coisas menos correctas...

As algas aparecem por FALTA de nutrientes e NUNCA pelo seu excesso.

É nisto que se baseia uma das teorias mais famosas de fertilização em aquariofilia. A do método estimativo do Tom Barr.

Posso dizer-te que pessoalmente fertilizo o meu aquário com mais de 3ppm de PO4 semanalmente e não tenho problemas com algas...

O teu problema, muito provavelmente, será falta de circulação de água.

Mesmo no meu caso, em alguns locais do aquário, aparecem-me pequenas manchas verdes (green spot) no vidro por serem zonas de menos circulação de água.

Dá uma leitura neste tópico para teres uma melhor ideia do que estou a falar.

Se tiveres mais algas além dessas coloca aí umas fotos para te ajudarmos!

E esquece esses químicos que, além de te destabilizarem o ecossistema, te dão cabo da carteira...

Abraço!

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Sex 06 Jul 2012, 11:28Responder ao tópico

upa ..

tá certo homem, obrigado..
mas já agora, como fizeste para proporcionar uma boa circulaçao da agua no teu aqua ?

o meu filtro(externo) tem daquelas flautas com furinhos .. e essa flauta ocupa um topo do aqua todo... tenho isso rente a cima mesmo já pela questao de fazer circulaçao da agua.. na altura nao foi pensado para essa situaçao, mas sim para que a agua percorre-se o aqua e viesse na direçao do tubo que suga a agua para o filtro (que por sinal já o pus debaixo da flauta) isto, para fazer uma filtragem da agua da melhor maneira possivel .. !

basta olhares para as fotos que postei para verificares o que te disse ..

ainda nao tenho fotos para postar do aqua, porque ainda nao mudei quase nada (falta de tempo Razz ) e tambem porque ando a procura de uma planta que seja totalmente vermelha.. tronco, folhas, tudo !
por acaso já pensei na alternanthera reineckii mas ainda nao encontrei nada para estes lados ..!

abraços ! Very Happy

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Sex 06 Jul 2012, 12:02Responder ao tópico

Boas!

Se tens a flauta por todo o aquário está muito bem!

Só tens é de garantir que o filtro tem caudal suficiente para o teu aquário, o que parece que tem!

Podes verificar isso se não te depositar muito lixo no fundo...

Ou quando colocas alguma coisa na água (fertilizante por exemplo) se vires que espalha rapidamente é sinal que está bom!

Quanto ás fotos, mesmo que não tenhas posto nada de novo é sempre bom ver a evolução! Very Happy

Quanto ás plantas vermelhas não é difícil! Tens várias possibilidades!

No entanto aviso-te já que não é nada fácil conseguir esses vermelhos e, por norma são plantas difíceis de manter...

Ficam algumas sugestões (não todas vermelhas... Algumas com tons de vermelho...):

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=023C

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=083B

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=050B

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=033D (Tenho esta mas ainda não consegui estes vermelhos...)

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=035A

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=032A

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=032

Abraço!

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Sab 07 Jul 2012, 14:58Responder ao tópico

boas, obrigado pela opiniao.. de qualquer das formas sou capaz de fazer a experiencia com esta planta: nesaea crassicaulis

has-de procurar no google.. tem o estado emerso, em que ela é verde.. e tem o estado submerso, que ela fica simplesmente fantastica !!!

hoje vou ter que meter as maos no aqua .. vou fazer uma limpeza, umas podas e umas mini alteraçoes.. (quando puder posto fotos)

ontem, por sorte, encontrei uma loja com ottocinclus.. :cheers: :cheers: Very Happy

comprei 5, fiquei com 6 ...

(nao vá morrer algum, sempre fico com uma quantidade razoavel)

já agora, gostava que me dissesses como fazes a fertilizaçao do teu aqua, e que nutrientes adicionas !

tou a gostar de ver as minhas plantas, mas la de longe a longe, tem uma folhita que nao nasce tao perfeitinha.. e apesar da cor delas estar muito mais viva, queria ver se conseguia melhorar algo..

neste momento só estou a adicionar Easy-Life carbon e um produto de N,P,K da sera.. sao umas gotinhas por dia..

faço um dia um, outro dia outro.. e de vez em quando adiciono ferro .. fosfatos, já tenho na minha agua de natureza... quanto a resto, nao tenho fertilizado de forma alguma !

ah, tenho tambem o co2 obvio.. que neste momento é pressurizado :cheers: :cheers:

quanto a minha iluminaçao, estou a pensar em aumenta-la temporariamente .. tenho aqui uma t5 já com calha que estou a pensar em liga-la juntamente já com a minha calha para ver que tal se dá a coisa.. pois tenho aqui uma especie de planta que nao está a desenvolver muito, e acho que é por falta de potencia de iluminaçao..

desde já saliento que passei a manter as luzes ligadas atraves de temporizador, em que este liga ao meio dia, desliga as 15:00h volta a ligar as 17:00h e desliga-se depois as 23:00
fazendo assim um maximo de 9 horas ligado .. e tambem tou a gostar da resposta das plantas quanto a isso.. (apesar de haver essa pequena paragem a meio.. que é devido ao tempo que eu ou a minha mulher estamos em casa, para podermos observar o aqua tambem..)

bem, desculpem la o testamento.. mas nem sempre tenho tempo para cá vir !!

abraços !

gurkaz

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Dom 15 Jul 2012, 00:58Responder ao tópico

o prometido é devido, aqui vao fotos actualizadas do meu aquario:

aspecto geral:

riccia em crescimento:

alteraçao da parte onde tinha a "toca" em pedra:

meti riccia dentro de uma rede e cozi a rede em volta.. fiz o mesmo com o musgo e pus no fundo do aqua para ver no que dava .. a ver vamos !!

Espero que gostem da mudança !

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Dom 15 Jul 2012, 10:44Responder ao tópico

Está engraçado!

Essas plantas parecem bastante saudáveis!

Continua o bom trabalho! Smile

Abraço!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Dom 15 Jul 2012, 14:26Responder ao tópico

Está cada vez melhor, com a maturação do aquário vai melhorar ainda mais, pode ser pela foto, mas parece-me que o CO2 está a bombar com força a mais. As plantas parecem bastante saudáveis e o aquário respira saúde.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: 1º experiencia em plantado   Sab 13 Out 2012, 17:03Responder ao tópico

Boas!

Então como anda esse aqua?

Fotos actualizadas não há? Wink

Abraço!

1º experiencia em plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-