Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquário plantado Sul Americano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

joao28

Membro
Membro

Nome Real : João André
Gostos : 1

MensagemAssunto: Aquário plantado Sul Americano   Seg 25 Jun 2012, 23:46Responder ao tópico

Boa noite.
Ontem recebi um aquário relativamente "grande" 70x40x40. Sou relativamente novo neste mundo mas vou-me virar para os Sul Americanos.

Setup:

Aquário: 70/40/40
Iluminação: por definir 2x24W
Fertilização: Elos Planta 1 e 2
Filtragem: EHEIM Liberty 2042
Termostato: por definir
Substracto fértil: Aqua basic plus/ou nenhum
Substrato inerte: silica/ou outro- areao de basalto
Hardscape: casca de coco com anubia, folhas secas, 2 troncos-aceito propostas (1 ramificado), várias pedras

Flora:
Echinodorus Bleheri
Echinodorus Marble Queen
Cryptocoryne wendtii red
Nymphaeaceae sp.
Nymphaea Lotus
sagitaria sabulata
anubia bart. nana

Fauna:
ottocinclus affinis
corydoras aeneus
corydoras pigmaeus
corydoras julli
corydora albina
ancistrus sp.
1 casal de ramirezis
1 casal 3 escalares marmore

Nunca tive uma esperiência destas. Opinem e comentem à vontade.
Amanhã ou assim ponho fotos do aquário.

Cumps
João André

Última edição por joao28 em Dom 08 Jul 2012, 17:55, editado 3 vez(es)

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 08:05Responder ao tópico

Boas!

O substrato fértil que escolheste é dos melhores que tenho ouvido falar em termos de qualidade / preço.

Já a sílica...

O substrato para um plantado deve ter uma granulometria entre 1 a 3/4mm para que seja suficientemente compacto para segurar as plantas, mas ao mesmo tempo ter espaços suficientes para o desenvolvimento das raízes e passagem de água (leva oxigénio e facilita a propagação de bactérias nitrificantes).

Quanto à flora que escolheste acho que se pode conseguir um layout bem engraçado, mas tens de pensar o que queres em termos de iluminação e plano de fertilização.

Quanto à fauna não tenho experiência com apistos, pelo que nem vou comentar! Deixo para os entendidos! Smile

Já a questão das corys chamo-te à atenção que são peixes de cardume e como tal deves ter um mínimo de 5/6 de cada sub-espécie (albinas, pigmaeus, bronze, etc.).
O que me parece que vais ficar com demasiados peixes de fundo...

Pessoalmente optaria por apenas uma espécie!

Abraço!

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 09:56Responder ao tópico

Viva João

Acho que tens umas escolhas interessantes aí, também gosto de sílica apesar de se sujar muito, mas com separadores podes fazer uma área a descoberto com a sílica e na zona de plantação podes usar outro tipo de substrato, mas isso é mais para o departamento dos plantados

Quanto a fauna de facto estão para aí corys a mais se bem que as pigmeus têm tendencia para nadar a meia agua

Com 40 cm de altura de coluna de agua fazendo os descontos ao areão e ao nunca se encher o aquário mesmo até cima fica apertado para os escalares esses podes mesmo retirar das escolhas, se gostas dos género pode optar por os companheiros Mesonauta festivus

Quanto aos ram´s e os apistos estou a achar 70cm um bocado curto mas é questão de tentares, se eles estabelecerem os cantos do aquário para cada casal até pode ser que não de muita guerra

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 11:22Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Acho que tens umas escolhas interessantes aí, também gosto de sílica apesar de se sujar muito, mas com separadores podes fazer uma área a descoberto com a sílica e na zona de plantação podes usar outro tipo de substrato, mas isso é mais para o departamento dos plantados

De facto é uma opção mas para quem está a começar agora acho que é bastante complicado...

É preciso ficar muito bem feito para que não tenhas misturas, nem se vejam os separadores.

Acho que se ele puder optar por outra solução será mais "seguro"... Smile

Abraço!

joao28

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 13:17Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

O substrato para um plantado deve ter uma granulometria entre 1 a 3/4mm para que seja suficientemente compacto para segurar as plantas, mas ao mesmo tempo ter espaços suficientes para o desenvolvimento das raízes e passagem de água (leva oxigénio e facilita a propagação de bactérias nitrificantes).
Obrigado pela explicação, mas já tinha conhecimento, mas queria saber se é possível ter a flora que escolhi com silica, se sim é melhor ter substrato fértil ou não!?
Pedro Santos escreveu:

Já a questão das corys chamo-te à atenção que são peixes de cardume e como tal deves ter um mínimo de 5/6 de cada sub-espécie (albinas, pigmaeus, bronze, etc.).
O que me parece que vais ficar com demasiados peixes de fundo...

Abraço!

Excelente "dica" eu pessoalmente ainda não tinha pensado nisto.

Cumps
João André

Última edição por joao28 em Ter 26 Jun 2012, 13:58, editado 1 vez(es)

joao28

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 13:23Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:

Já tinha pensado nessa ideia, inclusive separar a silica da zona de plantação com pedras, mas como o Pedro disse para quem está a começar é um bocado díficilil, mas é um assunto a pensar, obrigado Wink
Rodolfo Silva escreveu:

Com 40 cm de altura de coluna de agua fazendo os descontos ao areão e ao nunca se encher o aquário mesmo até cima fica apertado para os escalares esses podes mesmo retirar das escolhas, se gostas dos género pode optar por os companheiros Mesonauta festivus

Quanto aos ram´s e os apistos estou a achar 70cm um bocado curto mas é questão de tentares, se eles estabelecerem os cantos do aquário para cada casal até pode ser que não de muita guerra
Obrigado pelas opinioes

Eddy M

Membro
Membro

Nome Real : Edgar Maia
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 13:52Responder ao tópico

Não vou opinar sobre a parte tecnica, mas opino sobre uma coisa, BOTA FOTOS Smile hihi

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 13:57Responder ao tópico

Já foi quase tudo dito, em relação aos escalares também acho o aqua curto, quer em altura quer em comprimento. Quanto á questão dos ramis com os apistos é possivel mas tens de trabalhar o layout de modo a que cada um dos casais fique nos cantos, talvez arranjares dois cocos um para cada casal, já sabes que á partida não vais ter hipotese de reprodução, porque o espaço não abunda. Se quizeres reproduzir, eu pessoalmente gosto mais dos apistos até porque os casais que se encontram de ramis normalmente pecam pela falta de qualidade salvo raras excepções. Era apostares num dos casais, os apistos agassizi fire red são espectaculares em comportamento, já os tive e adorei!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 14:10Responder ao tópico

Boas,

Como pessoalmente não acho grande piada à sílica nunca tive.

Mas pelos relatos que tenho visto, teres fértil ou não é um pouco indiferente.

O que acontece é que a sílica vai compactando e "asfixia" o caule da planta...

Não sei se terás grandes resultados com sílica e plantados...

Se estiveres disposto a isso, não há nada como experimentares e tirares as tuas conclusões...

Pessoalmente acho "arriscado"...

Abraço!

joao28

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 17:27Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas,

Como pessoalmente não acho grande piada à sílica nunca tive.

Mas pelos relatos que tenho visto, teres fértil ou não é um pouco indiferente.

O que acontece é que a sílica vai compactando e "asfixia" o caule da planta...

Não sei se terás grandes resultados com sílica e plantados...

Se estiveres disposto a isso, não há nada como experimentares e tirares as tuas conclusões...

Pessoalmente acho "arriscado"...

Abraço!

Pois é uma questão te arriscar. Acho que vou mesmo optar pela silica.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Ter 26 Jun 2012, 17:57Responder ao tópico

joao28 escreveu:
Pois é uma questão te arriscar. Acho que vou mesmo optar pela silica.

Força!

Vai postando fotos e novidades para o pessoal aprender qualquer coisa também! Smile

Boa sorte!

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Qua 27 Jun 2012, 12:50Responder ao tópico

Boas,

Não sei se ainda vou a tempo de dar o meu contributo, mas acho que deverias colocar a ideia da sílica de lado.
Por várias razões:
- Tens bons fertilizantes líquidos
- Tens um bom substrato fértil
- Seria uma pena se os desperdiçasses utilizando sílica.

Pelas razões que o Pedro mencionou, a sílica não é uma boa opção para plantados, pois, acabará por compactar demasiado as raízes/caules das plantas.

Acho que deverias apostar em Akadama, por exemplo, ou areão preto, com alguma rugosidade e com granulometria entre 2 a 4 mm.

Embora a sílica possa correr bem nos primeiros tempos, a médio prazo as plantas vão ressentir-se, acredita. Nunca a usei mas já registei vários relatos de casos desses.

Se tiveres disponibilidade, aconselho o substrato da Aquatic Nature, é um pouco caro, mas faz maravilhas num plantado Wink

Qualquer coisa, estaremos aqui para ajudar.

Abraço

joao28

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Qui 28 Jun 2012, 01:13Responder ao tópico

Quanto ao substrato para usar num plantado o que acham deste:
http://www.pet4you.net/peixes/acessorios/decoracao/areia/areia-amazonas.html mas tem 1.5 de granulometria.

Cuprimentos
João André

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Sex 29 Jun 2012, 17:26Responder ao tópico

Boas,

Sempre é melhor que a areia de sílica Wink
Mas continuo a dizer que poderás apostar noutro substrato, como os que eu referi.

Contudo, queres fazer um biótopo, certo?

Abraço

joao28

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Dom 08 Jul 2012, 17:15Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:

Contudo, queres fazer um biótopo, certo?

Abraço

Sim.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Seg 09 Jul 2012, 17:03Responder ao tópico

Boas,

E já tens mais alguma ideia definida?

Abraço

joao28

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Qua 11 Jul 2012, 16:30Responder ao tópico

Estava a pensar numa coisa deste genero:

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Qui 12 Jul 2012, 12:13Responder ao tópico

Boas,

Parece-me uma excelente fonte de inspiração Wink
Força nisso.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário plantado Sul Americano   Sab 13 Out 2012, 17:03Responder ao tópico

Boas!

Então como anda esse aqua?

Fotos actualizadas não há? Wink

Abraço!

Aquário plantado Sul Americano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-