Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Projecto para Aquario de 80l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

rafael-loureiro

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Projecto para Aquario de 80l   Seg 25 Jun 2012, 19:48Responder ao tópico

Olá a todos, chamo-me Rafael e pretendo montar um aquário. ; D

Apos algumas horas de pesquisa aqui no site que foram particularmente educativas, em conjunto com o incentivo de um amigo que já se iniciou na aquariofilia, decidi também iniciar-me nesta atividade. Na minha opinião é bastante importante pensar bem na forma como vou montar o aquário, não só para proporcionar aos peixes as melhores condições possíveis, mas também para todo o conjunto ser esteticamente agradável. Assim, gostaria de partilhar convosco algumas duvidas que tem surgido ao longo deste planeamento.

Aquário:
Em primeiro lugar comecei por pesquisar que aquário devia comprar, e como ao principio não tinha uma grande certeza do que devia escolher passei numa loja de aquariofilia (Mania dos Peixes em Ermenside, alguém conhece?), Lá o senhor da loja fez-me algumas sugestões que vão de encontro ao que já tinha lido aqui no site, aconselhou-me que o ideal seria um aquário relativamente grande já que este é mais fácil de estabilizar, falou-me do ciclo de azoto etc. Dentro das soluções que me foram apresentadas penso que se destacou a de um aquário feito por medida de forma a encaixar num móvel do Ikea que é relativamente barato, (aqui fica o link: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20135300/#/60135299). Esta situação agradou-me por ainda não ter um local para colocar o aquário e por ser econômica. Assim o aquario que tava a pensar encomendar teria as dimensões de 79; 30; 35 o que dá sensivelmente 83l.

Filtro:
Em relação à filtragem tenho lido aqui no site que os filtros externos são mais eficazes e não afetam a estética do aquário, sendo ao mesmo tempo mais caros que os internos, assim de acordo com o orçamento disponível para o projeto pretendo escolher entre dois filtros o EHEIM CLASSIC 2213 PLUS e o EHEIM AQUABALL 130, que custam 58 euros e 28 euros respetivamente, no site pet4you.net, gostaria de saber se alguém tem experiencia com estes filtros e se são silenciosos. Pretendo ter o aquário no meu quarto e não gosto lá muito de barulho quando estou a dormir ; D

Termostato:
Bem, tendo o aquário 83l parece-me que o mais adequado seria um termostato de 100W como o EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISÃO 100W.

Iluminação:
Ora aqui está um parâmetro que me tem deixado confuso. Quando andava a pesquisar aquários percebi que maior parte deles eram vendidos em Kits que já incluíam iluminação, entre outras coisas, mas, já que pretendo comprar um aquário por medida como posso fazer essa iluminação? Tenho pesquisado alguns sites que vendem calhas para aquários, mas essas são caríssimas e eu não pretendo fazer um investimento muito grande, para isso comprava um kit que já tivesse iluminação. É possível fazer a iluminação do aquário com candeeiros vulgares? Na minha pesquisa Pela net de pessoa leiga que não percebe muito do assunto, encontrei soluções que podiam ser esteticamente agradáveis, embora não faça ideia se a luminosidade é a mais adequada, como é o caso deste projetor de parede: www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70170720/
Alguém tem sugestões em relação a este tópico?

Decoração e substratos:
O layout que pretendo montar deverá ter plantas, quais ainda não sei hehe, mas as fotos que a malta publica aqui no site são uma forte influencia nesta minha vontade ; D tenho lido em relação aos substratos férteis e inertes, o inerte deverá ser de cor preta para melhorar o contraste com as plantas, em relação ao substrato fertil não sei muito bem qual o mais adequado, provavelmente deverá ir de encontro á plantas que pretenda utilizar. Em relação á decoração, li o tópico de como tratar os troncos de madeira e já arranjei uns de sobreiro que estão a acabar de secar, em relação a rochas encontrei uns xistos bem porreiros, que não tem uma cor uniforme e varia entre o preto e um castanho de uma cor parecida com o ferro oxidado.

Fauna:
Bem, e aqui chegamos, provavelmente o principal motivo pelo qual a malta que montar o aquário (penso eu hehe), pelo que li, alguns peixes bons para começar são corydoras, guppys, entre outros. Não me quero alongar muito neste assunto porque ainda não verifiquei a compatibilidade entre as diferentes especies, mas gostava de ter uns camarões com umas riscas vermelhas muito bonitos que vi num vídeo aqui no site.

E pronto malta, peço desculpa se me alonguei um pouco, mas este é um assunto no qual tenho pensado bastante nos últimos dias. Gostava de saber opiniões e sugestões em relação a este meu projecto.

Cumprimentos; Rafael

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Projecto para Aquario de 80l   Seg 25 Jun 2012, 20:30Responder ao tópico

Boas Rafael, primeiro que nada sê bem vindo aqui ao fórum, podias-te apresentar num tópico de apresentação!

Em primeiro queria aconselhar-te no que respeita o aqua, acho que devias começar a pensar num aqua de 80x40x35alt, pois era uma medida mais certa e dá perfeitamente para o móvel que queres comprar que por sinal tenho o meu num desses, a diferença dos 35cm para os 40cm de largura é muita pois 5cm fazem a diferença, tens mais espaço para o layout, colocação de troncos e plantas, acredita pois sinto essa diferença no meu aqua. Não perdias também nada se optasses por uma altura de 40cm, pois com 3cm de substrato fértil e 4cm de substrato inerte vai-te roubar espaço em altura e para certas espécies de peixes é mais aconselhado um pouco mais de altura, estava a pensar por exemplo em escalares, por hipótese! Substrato preço qualidade, para não gastares muitos € aconselho-te por exemplo o da jbl, Aquabasic Plus.

EHEIM CLASSIC 2213 PLUS e o EHEIM AQUABALL 130? Bem não conheço o comportamento do segundo mas conheço o primeiro e aconselho, e pelo preço está agora mais barato, é silencioso, tenho-o no quarto e não me queixo pois também como tu não gosto de barulho á noite. É um filtro externo bom para esse aqua e bem melhor que o aquaball 130, na minha modesta opinião.

Do termoestato acho que está bem, agora quanto á iluminação aconselho mais uma calha adequada ao aqua em si, podes sempre escolher uma de marca branca para sair mais barata, no entanto não sou a pessoa indicada para te aconselhar em termos de iluminbação, mas tens colegas que te vão ajudar a escolher as lampadas corretas para esse aqua, na questão de tons e lumens.

Quanto á decoração acho que vais bem, em fazer uns troncos diy, a nas pedras será uma boa escolha!

Quanto á fauna bem podes escolher uns guppys, e um cardume que te agrade de neons ou outros ao teu gosto, podes também ter camarões embora á partida se saiba que os filhotes que nascerem entretanto sejam alguns comidos por estes peixes! Como os camaões são caros normalmente aconcelho-te a começares com red cherries, pois estes são como coelhos a reproduzirem.

E pronto numa abordagem rápida é esta a minha opinião! Para já!

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Projecto para Aquario de 80l   Ter 26 Jun 2012, 08:31Responder ao tópico

Boas!

A Vera já disse quase tudo! Smile

Deixa-me só dizer que pessoalmente móveis do IKEA para levar com aquários a mim não me deixam descansado...

Não sei se sabes mas o interior desse móvel em particular é cartão dobrado... Com a água que pinga e transborda sempre ao fim de algum tempo és capaz de ter um desgosto...

Quanto ao filtro, a EHEIM é uma marca de referência no mercado e isso creio que diz tudo...

Tens outras boas alternativas, mas com esse (2213) penso que também ficarás bem servido!

O termostato está óptimo para esse aquário. Deves ter mínimo 1W / L. Se couber podes optar pelo de 150W que acabas por poupar na luz pois precisa de menos tempo ligado!

Quanto ao substrato fértil escolheste o que mais se coloca neste momento (pelo menos do que eu vejo...).

Tem uma excelente relação qualidade / preço.

Se optares por o colocar faz as contas para cerca de 2cm de altura (mínimo...)

Quanto ao areão ter de ser preto é uma questão de gosto! Smile

Pessoalmente acho que faz um contraste fabuloso, mas há quem prefira substratos claros para fazer contrastes com as pedras por exemplo...

Quanto à fauna, para começar os guppys são óptimos! Dão cor ao aquário e são fáceis de manter.

Já os camarões que falas (Crystal Red ou CR) nem tanto... São um pouco mais exigentes e dificultam um pouco a escolha da flora pois são sensíveis a fertilizações...

Concordo com a sugestão da Vera! Opta por uns Red Cherry! Se não conheces vê o meu aquário Simple Shrimp.

Para terminar, iluminação, o meu conselho é não inventes demasiado! Very Happy

O barato normalmente depois sai caro.... Essa que falas em particular é para esqueceres as plantas...

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Projecto para Aquario de 80l   Responder ao tópico

Projecto para Aquario de 80l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-