Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Quantidade de nutrientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Sex 22 Jun 2012, 11:25Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Tomás Melo escreveu:

Mereçia ser inamovivel!!!

Boas,

Completamente de acordo.
Sr. Moderador, faça as honras da casa Wink

Abraço

Feito! Smile

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 11:50Responder ao tópico

Boas!

Agora que os fertilizantes pré-feitos estão a terminar, está na hora de começar a usar DIY pois são muito mais baratos! Como em qualquer assunto novo, há sempre dúvidas e penso que muitas das minhas são partilhadas pelos membros que pretendem começar também a usar este tipo de fertilizantes.

Assim sendo, aqui ficam as dúvidas:

Qual é o esquema de fertilização que se deve aplicar (semanal ou diário)?
Qual é a quantidade de fertilizante que se deve fazer "de uma vez só" (estou a pensar na perda de qualidades que o mesmo possa ter se estiver feito durante muito tempo)?

Através da excelente tabela feita pelo Pedro Santos, estive a fazer uns testes para o meu aquário de 54L brutos (aprox. 40L úteis) que estão representados na tabela seguinte:

Relativamente à mesma, surgiram-me também algumas questões...

Os cálculos devem ser feitos segundo o volume útil e não o bruto, correcto?
O que significa KH2PO4.7H2O? A primeira parte sei que é fosfato de potássio! Razz
Relativamente ao teste propriamente dito, os valores estão correctos? Os valores foram determinados para uma fertilização semanal de 12 ml. Se eu pretendesse fazer uma fertilização diária, poderia, por exemplo, Macros 3x 4 ml e Micros 3x 4 ml, ficando um dia sem fertilização ou para manter as concentrações, os valores têm de ser calculados de outra forma?

Penso que para já, é tudo! lol!

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 12:15Responder ao tópico

Boas!

As contas estão certíssimas! Já me posso "reformar"! lol!

Quanto à divisão da fertilização podes fazê-lo!

O meu esquema de fertilização é o seguinte:

DOMINGO - TPA + Macros
SEGUNDA - Micros
TERÇA - Macros
QUARTA - Micros
QUINTA - Macros
SEXTA - Micros
SÁBADO - Descanso

Fazeres semanalmente ou diariamente é pouco diferente! Ao fazeres diariamente evitas uma subida mais rápida das concentrações sendo ligeiramente mais eficiente.

Quanto ao KH2PO4.7H2O é a designação que tenho visto para o fosfato de potássio... Sinceramente eu de química não percebo grande coisa!

Quanto à eventual perda de qualidade que falas, como já te disse eu fiz logo 4l de uma vez de macros e 4l de micros...

Até agora não notei nada e já lá vão uns meses...

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 12:48Responder ao tópico

Very Happy

O mérito das contas estarem bem feitas é teu pois a folha de cálculo foi feita por ti! Por isso mesmo, fiz questão de, ao dar uns retoques na mesma, colocar a referência ao autor! Wink

Com a papinha feita, é fácil "brincar" pelo que estive a testar alterando a dose semanal dos 12 ml para 30 ml. Como é óbvio, os valores de químicos a adicionar, diminuíram para se manterem as concentrações.

Há alguma vantagem em fazer esta em detrimento da outra que apresentei ou é precisamente igual? Se por um lado, é mais fácil dividir pelos três dias de aplicação, por outro a quantidade total feita, dura praticamente 3 vezes menos!

Tu fizeste 4L de Macros e de Micros de uma vez. Para este valor total, qual foi o volume de água destilada que usaste? Estou a tentar ter uma noção do volume total que resulta da adição da água destilada e dos pós. A água destilada que usas é normal, correcto?

Pedro, muito obrigado por toda a ajuda! Realmente és um expert na matéria! Wink

Abraço

PS: Não me respondeste directamente à questão que coloquei sobre o volume que deve ser usado para o cálculo (bruto ou útil) mas pelo que depreendi, os cálculos são feitos segundo o útil. Confirmas?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 14:32Responder ao tópico

Boas!

Não sou expert nenhum! Smile

Apenas um auto-didacta que recolheu alguma informação! Very Happy

O cálculo é feito para o volume útil sim!

Eu usei 4l de água destilada (qualquer dá) e nas macros fiquei com quase 5l porque, como é óbvio tive de usar muitos pós!

Quanto à tua questão das diluições é completamente indiferente!

A única vantagem é ao diminuíres as concentrações é mais fácil misturares os pós!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 15:01Responder ao tópico

Obrigado Pedro!

Xiça, tive a fazer as contas para o aquário de 200L e só de MgSO4, tenho de adicionar 600g para 1 L de água destilada! Mad

Pelo que tive a ver, das duas uma: ou crio apenas duas soluções para os dois aquários e adapto as doses a aplicar ou então teria de fazer 4 soluções diferentes!

Ainda vou ter de fazer muitas contas pois há um limite de 1750g de pós que se pode comprar naquele site inglês (o limite da encomenda é 2kg mas 250g são para a embalagem)...e realmente, aquele Starter Kit fica curto no que respeita a MgSO4!

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 16:42Responder ao tópico

Boas!

Porque não fazes as contas para 50l (por exemplo fertilizar 15ml semanais - 3 x 5ml), o que corresponde a fertilizar 1ml por cada 10 litros de aquário?

Assim para o grande dá 60ml semanais (3 x 20ml) e para o pequeno 12ml semanais (3 x 4ml) e não complicavas isso demasiado! Very Happy

Claro que é apenas uma sugestão e é uma questão de "brincares" com esses números até estares satisfeito com as dosagens / quantidades de fertilizante que vais fazer!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 17:34Responder ao tópico

Agora baralhaste-me! Lol

Ou eu estou a precisar mesmo de ferias ou entao estou de compreensao lenta!

Podes explicar melhor a tua sugestao? É obvio que eu tenho de aprendet com que percebe mais do assunto que eu!

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 18:05Responder ao tópico

Não estás de compreensão lenta!

Eu é que penso mais do que escrevo! lol!

O que queria dizer era que com as contas para 15ml por cada 50 litros correspondia a 3 fertilizações de 1ml por cada 10 litros! Wink

Espero ter dissipado as dúvidas! Very Happy

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 20:35Responder ao tópico

Boas,

Aqui aprende-se mesmo muito Very Happy
Andas um pró nisto Pedro, muito bem mesmo.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 20:54Responder ao tópico

Boas!

Citação :
O que queria dizer era que com as contas para 15ml por cada 50 litros correspondia a 3 fertilizações de 1ml por cada 10 litros

Bom, continuo sem entender! lol Como é que chegas a esse valor de 1ml por cada 10 litros partindo dos 15ml para cada 50 L?

Vou tomar como exemplo, o meu aquário mais pequeno (40 litros úteis).
Se eu fizer 3 fertilizações de 1 ml por cada 10 litros, necessito de fazer uma fertilização semanal total de 12 ml, correcto? Aqui ficam os cálculos dos pós necessários para esse valor:

Transportando as mesmas quantidades de pós de modo a fazer apenas uma solução de Macros e outra de Micros para os dois aquários, aqui ficam os valores de fertilização total para o aquário de 175L úteis:

Será que os cálculos estão correctos? Quando vejo que tenho de adicionar mais de 1kg de MgSO4 parece-me um pouco demais! lol

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 21:19Responder ao tópico

Boas!

Estão correctíssimas!

Eu tinha feito as contas por alto para 40 e 200l.

Quanto ao Kg que vais por de Mg, não te preocupes... Eu pus 2Kg! Smile

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 23 Jul 2012, 21:45Responder ao tópico

Boa! :cheers:

Pelo menos a parte dos calculos, está feita...agora falta arranjar uma maneira de mandar vir os pós todos, tendo em conta a limitaçao de peso que se pode mandar vir de inglaterra! Ufa...

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Qua 25 Jul 2012, 14:35Responder ao tópico

Boas!

Pedro, gostaria de te "bombardear" com mais umas questões! Razz

Pelo que percebi, tu fizeste logo uma grande quantidade de fertilizantes (usaste 4 litros de agua destilada para cada um deles, certo?). Notaste alguns sedimentos após uns meses de teres os fertilizantes feitos? É necessário voltar a agitar as misturas depois de algum tempo de preparação?

Eu andei a refazer as contas (outra vez! lol! ) e tendo em conta que vou adicionar um total de 65 ml/semana nos dois aquários, se usar 1 litro de água destilada para cada um dos fertilizantes, ire ter, aproximadamente, fertilizantes para 4 meses. Esta mistura deve caber numa garrafa de 1,5L, correcto?

Aqui ficam as contas:

Esta revisão das contas teve a ver, principalmente, com o limite de peso que se pode encomendar (máximo de 1750g).
Assim e tendo em conta com as proporções de pós que irei utilizar, estava a pensar encomendar o seguinte:

• 1x KNO3 (500g)
  • 1x KH2PO4 (250g)
  • 2x MgSO4 (500g+250g)
  • 1x Chelated Trace Elements (250g)

Isto dará um peso total de 1750g de pós e desta forma optimizo os portes que não são nada baratos (aproximadamente 17,70€)! Shocked
Pedro, quando mandaste vir, escolheste a 1ª opção (Airmail) ou escolheste outra modalidade ?

Concluído, pelas contas que fiz, ficarei com pós para fazer duas doses de cada um dos fertilizantes, o que dará, aproximadamente, para oito meses (só estou a contar até ter de comprar outra vez MgSO4 e KNO3 pois o KH2PO4 e Trace irão dar para mais doses).
Em termos de custos, irá rondar os 40€ (com portes incluídos). Mais do que isto, gastei eu nos fertilizantes que uso neste momento (Tropica Plant Nutrition, Seachem Nitrogen e Seachem Phosphorus) e não irão durar três meses!

Se me enganei algures, por favor, corrijam-me. Se não me enganei, fica aqui o exemplo custos vs proveitos que dá usando fertilizantes DIY através do EI.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Qua 25 Jul 2012, 16:01Responder ao tópico

Boas!

Parece-me tudo correcto!

Quanto aos portes não te vou poder ajudar porque eu aproveitei um familiar que estava em Inglaterra e mos trouxe!

Mas não há nada como mandares para lá um mail a perguntar!

Quanto aos sedimentos, não tenho notado nada, mas dou sempre uma agitadela pelo sim pelo não.

Abraço!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Dom 05 Ago 2012, 20:02Responder ao tópico

Boas..

Li o tópico de ponta a pavio, mas não esta aqui o link para a loja dos pôs pois não?

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Dom 05 Ago 2012, 21:05Responder ao tópico

Boas Cyber!

Tens aqui o link: Aquarium Plant Food.

De referir que, depois de trocar vários e-mails com o responsável da loja, fiz a minha encomenda na 3ª feira e na 5ª já cá tinha tudo! O John tinha-me dito que demorava entre 5 a 10 dias e quando lhe disse que já tinha a encomenda em casa, até ele ficou admirado com a rapidez! lol

O negócio correu na perfeição e tudo chegou bem acondicionado e em condições.

Abraço

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Dom 05 Ago 2012, 22:47Responder ao tópico

Obrigado.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Qui 23 Ago 2012, 22:41Responder ao tópico

Domm escreveu:

Tens aqui o link: Aquarium Plant Food.

KNO3
KH2PO4
MgSO4
Chelated Trace Elements
e mais água destilada

Em suma, estes são os ingredientes para fazer os nutrientes macro e micro, certo?

Então e não conseguimos encontrá-los em Portugal? Só nessa loja online?

Então se mandarmos um mail com as quantidades ficamos com tudo para fazer as misturas! Certo e como é feito o pagamento?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Sex 24 Ago 2012, 09:36Responder ao tópico

Bom dia Vera,

Só conheço esse site em uk, corri As farmácias da zona, até falei com amigos que trabalham na ADP (adubos de Portugal), e não consegui arranjar cá, pelo menos com os níveis de pureza que pretendemos.

Paguei através de paypall.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Sex 24 Ago 2012, 13:23Responder ao tópico

Boas!

Consegues encontrar esses produtos na maioria das lojas de adubos.

O problema é que nessas lojas o grau de pureza é, na minha opinião, incompatível com os nossos animais.

Com o nível de pureza foi o melhor site que encontrei. Na altura encontrei também um de França mas saía mais caro.

Nas farmácias também te arranjam mas sinceramente não sei a que preços... É uma questão de perguntares!

Abraço!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 27 Ago 2012, 22:09Responder ao tópico

Pedro, um amigo meu aconselhou outro a não fazer a fertilização liquida no inicio da ciclagem!

É ou não aconselhável fazer-se fertilização num aqua montado no inicio ou não e porquê?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 27 Ago 2012, 23:23Responder ao tópico

Boas!

Está comprovado que a falta de nutrientes causa algas...

Porque não fertilizar logo desde início em especial se tivermos plantas?...

Se puseres um animal novo no aquário só lhe dás comida passado uma semana para não aumentar demasiado a carga orgânica?

Abraço!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 27 Ago 2012, 23:32Responder ao tópico

Pois eu disse-lhe o que aprendi contigo! Que as algas vêm com a falta de nutrientes! Que era para aplicar logo como tu me disseste! Não sei se se convenceu!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Seg 27 Ago 2012, 23:37Responder ao tópico

Boas!

Pois infelizmente ainda há muito o mito que nutrientes a mais causam algas...

Mas ele que faça essa experiência...

Arranje 2 garrafas com igual luz e plantas. Numa que ponha a fertilização em condições e na outra nada...

Depois diz-me onde aparecem as algas! Wink

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Responder ao tópico

Quantidade de nutrientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-