Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Preciso de ajuda - guppys fêmeas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

carolinafrias

Membro
Membro

Nome Real : Carolina Frias
Gostos : 0

MensagemAssunto: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Sab 16 Jun 2012, 01:15Responder ao tópico

Boas,
Desde que iniciei a aquariofilia, as minhas fêmeas guppy morrem sempre do mesmo.
Já pesquisei imenso e nenhuma das doenças se adequa.. As minhas fêmeas depois de terem os primeiros alevinos andam bem, passado um tempo aparece-lhes uma mancha vermelha ao pé do anûs, perdem o apetite, começam a nadar com dificuldade e a assentar no fundo muito tempo. Passado 24h/48h morrem.
É complicado tirar foto à fêmea do meu aquário que se encontra assim, pois está deitada no fundo com uma respiração muito ofegante, já não deve passar desta noite. Sad

Se me pudessem ajudar, agradecia imenso.
Cumps, Carolinafrias

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Sab 16 Jun 2012, 10:12Responder ao tópico

Boas,
Isso parece ser uma infecção bacteriana que faz com que, como disseste, a parte do ânus fique avermelhada, e com isso, vem a falta de apetite e força... Como estão os parâmetros da água? Onde metes as fêmeas para darem á luz? Deixas que o processo seja natural, deixando-as "á solta" como na natureza? Passas para um aquário de reprodução? Maternidade?
Não sei se o eSHa 2000 resolve o problema e com eu de Guppies não percebo muito, o melhor é esperares pela opinião de outros membros Wink

Cumprimentos,
João Pereira

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Sab 16 Jun 2012, 11:30Responder ao tópico

Boas!

Para infecções bacterianas o ESHA funciona muito bem!

Ataca isso o quanto antes porque se deixas propagar muito depois para acabar com isso é uma doe de cabeça!

Faz o tratamento com o dobro da duração se isso já te tem aparecido recorrentemente e no final coloca carvão activo no filtro por 2 semanas.

Abraço

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Sab 16 Jun 2012, 21:52Responder ao tópico

Boas,

Embora nunca tenha visto um caso desses, julgo que se fizeres um tratamento com Esha2000 poderás ter o problema resolvido.

Também poderás considerar a utilização deste produto:
http://www.peixefauna.com/t10348-parasitas-internos-vermestratamento

Pelo que sei safou a colónia ao Alexandre Wink

Abraço

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Sab 16 Jun 2012, 22:00Responder ao tópico

Viva,

Podes-me dizer qual o ratio de femeas que tens para machos?
2 por cada macho?
Pode se dar o caso de isso ser resultado da perseguição que o macho efectua , como sabemos os machos são sexualmente muito ativos e perseguem as femeas até a morte da mesma!
Se tiveres um bom ratio de certeza que é uma infecção, trata como te disseram com ESHA2000!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Sab 16 Jun 2012, 23:53Responder ao tópico

Eu aconselho bactopur da sera, bactopur liquido, tratamento completo. Se usares o esha 2000, não te esqueças de usar a dosagem a dobrar.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 12:15Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Eu aconselho bactopur da sera, bactopur liquido, tratamento completo. Se usares o esha 2000, não te esqueças de usar a dosagem a dobrar.

A vantagem do ESHA é que faz também tratamento fungico que por muitas vezes aparece numa infecção bacteriana, em especial quando já existe durante algum tempo.

O Bactopur não tem esse efeito.

Abraço

carolinafrias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 12:38Responder ao tópico

Boas,
Desde já quero agradecer pela ajuda a todos os membros que me responderam.

João Pereira,
Os parâmetros da água estão bem, mesmo na sexta fiz TPA e fiz os testes. No inicio optava pela maternidade, mas só o fiz com as minhas duas primeiras fêmeas.. Agora deixo-as à solta e obtenho muito melhores resultados.
Isto não me acontece a todas as fêmeas, e o ponto vermelho é mesmo muito pequeno. Já tive dois machos que um dia estavam óptimos e no dia a seguir estavam mortos. Os guppys mais resistentes do meu aquário são os que nasceram cá em casa.

Tomás Melo,
Neste momento com a morte desta fêmea, tenho 4 fêmeas para 4 machos :silent: mas como tenho muitos alevinos pelo aquário ainda não comprei mais fêmeas..
De resto, o resto do meu aquário anda todo bem, tirando um néon que anda a agir de uma forma estranha.

Obrigado a todos,
Carolinafrias

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 13:08Responder ao tópico

Viva,

Tens um ratio muito baixo mas como tens muitos alvins o melhor é deixares andar!
Uma ultima pergunta, compras os peixes sempre na mesma loja??
Pois pode-se dar o caso da loja não fazer uma aclimatização apropriada e acabas por comprar guppys doentes!
Na hora não se dá conta mas com o passar do tempo elas acabam por apareçer!
Se não te morrem os peixes que nascem no aquario acho que não devias fazer tratamentos!!

carolinafrias

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 14:45Responder ao tópico

Boas,
Foi por ter muitos alevinos (filhos de três fêmeas) que não comprei mais fêmeas, pois não sei bem ao certo o nº dos pequeninos.
Compro sempre na mesma loja, e observo muito bem antes de os comprar. Só passado um mês ou dois é que aparecem os problemas em alguns.
Os mais antigos que nasceram cá em casa, vão fazer meio ano e andam todos bem, incluindo uma fêmea que tenho que nasceu com uma deficiência Very Happy

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 16:38Responder ao tópico

Pedro não concordo, o bactopur tem azul de metileno que como sabes é um antifungos, eu nos discos uso precisamente para isso nas criações, azul de metileno para não fungar os ovos. No entanto em alguns tratamento adiciono sal marinho, uma colher para cada 50 litros, evitando infecções oportunistas por fungos.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 16:42Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Pedro não concordo, o bactopur tem azul de metileno que como sabes é um antifungos, eu nos discos uso precisamente para isso nas criações, azul de metileno para não fungar os ovos. No entanto em alguns tratamento adiciono sal marinho, uma colher para cada 50 litros, evitando infecções oportunistas por fungos.

Já aprendi qualquer coisa! Smile

Nunca tinha reparado nisso.

No entanto digo que pessoalmente e nos poucos problemas que tive (ainda bem... Smile ) tive mais sucesso com o ESHA que com o da Sera...

Pode ter sido coincidência.

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Dom 17 Jun 2012, 18:42Responder ao tópico

Boas,

Também já aprendi mais qualquer coisa hoje. E numa área que é sempre importante.
Obrigado.

Abraço

soulless

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Martins

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Ter 19 Jun 2012, 17:24Responder ao tópico

Boas, eu uma vez comprei 3 femeas e um macho numa loja, cheguei a casa, introduzi os peixes no aquario e no dia a seguir elas resolveram parir....

Devo ter conseguido uns 30 a 40 alevins, entretanto essas femeas pareciam que continuavam grávidas e acabaram por morrer passados 3 ou 4 meses sem ter visto que tivesses voltado a parir. Secalhar já traziam alguma coisa com elas.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Ter 19 Jun 2012, 17:41Responder ao tópico

soulless escreveu:
Devo ter conseguido uns 30 a 40 alevins, entretanto essas femeas pareciam que continuavam grávidas e acabaram por morrer passados 3 ou 4 meses sem ter visto que tivesses voltado a parir. Secalhar já traziam alguma coisa com elas.

Este problema é comum.

As fêmeas apenas parem uma parte e ficam "entupidas" com o resto acabando por morrer.

Abraço!

ftavares1893

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Ter 09 Jul 2013, 03:38Responder ao tópico

Amigos, após procurar em varios foruns, achei o que mais se aproximava do meu caso, recentemente vi um alevino no meu aqua, coisa que não via a mais de 6 meses, tenho varios modelos de platys que nasceram uma semana após a compra dos peixes, acredito que por haver uma população media, (13 peixes num aque de 22 litros), Ph controlado, temperatura controlada por aquecedor, e TPAS semanais,  tudo na perfeita ordem um dos peixes apresentou essa mancha vermelha, até pensei que era a hora de dar a luz, mas no dia seguinte estava ela a boiar ainda viva na agua...sem forças. Pergunto se isso pode ser uma bacteria, se sim pode ser infecciosa? vou tentar postar fotos para darem uma olhada, agradeço a todos que puderem me orientar desde já...
abraços

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img534/3213/isyl.jpg

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img845/1802/fvon.jpg

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img689/7328/pdvw.jpg

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Preciso de ajuda - guppys fêmeas   Responder ao tópico

Preciso de ajuda - guppys fêmeas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-