Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Guppie Prematuro!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

joao.bernardo

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Guppie Prematuro!!!   Qua 13 Jun 2012, 08:20Responder ao tópico

Boas,

Nasceu-me um guppie prematuro e depois a fêmea morreu.
Ele não tem a cauda de tras desenvolvida em leque, está unida.
Ele já está vivo á 4 dias e já cresceu um pouco.
Será que a sua cauda se desenvolverá?

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qua 13 Jun 2012, 10:55Responder ao tópico

Como dizes pode ter sido um defeito de nascença, mas acredito mais ter sido atacado por parasitas que lhe roeram a restante cauda, nos discos chegou a acontecer-me isso mas com a barbatana de cima, uma ninhada inteira.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qua 13 Jun 2012, 12:17Responder ao tópico

Boas João,

Em primeiro lugar bem vindo ao Fórum.
Sugiro que faças a tua apresentação aqui:
http://www.peixefauna.com/f46-apresentacoes

Quanto à tua questão, quais são os parâmetros da água? Fizeste alguns testes?
Que fauna tens no aquário? São só os guppys?

Quando comecei também tive uns problemas desse género.

Abraço

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qua 13 Jun 2012, 18:01Responder ao tópico

Boas,

Vamos lá começar do inicio.

Aquario: 26 litros, Bomba de ar externa para alimentar uma pedra difusora para oxigenar a agua e também tenho a mesma bomba a um filtro de limpeza da água ( este filtro é em esponja e tem um tubo para a superficie )

A luz foi eu que fiz, é uma lampada halogénica de 6W e dá muita claridade po aquario, pelo menos a normal que vejo nas lojas.

Plantas: Musgo de Java, Pelia, uma muito parecida com esta - Samolus parviflorus e outra muito parecida com esta Echinodorus tenellus

A Femea estava muito gorda e coloquei ela na maternidade na parte da manha. Á noite reparei que tinha um alevino na criadeira a mexer as barbatanas e a tentar vir á superficie mexendo a causa, mas como a causa nao estava desenvolvida nao era possivel.
A femea depois morreu com os restantes alevinos dentro dela. Penso que deve ter entrado em stress na maternidade e teve um alvino prematuro.

Fui alimentando o alevino com alimento proprio e apos uma semana ele já está maior e a cauda já tem melhorias, mas ain da nao consegue sair do fundo.

Agora não sei se será possivel ele desenvolver a cauda caso nao seja deficiencia de nascensa. O que devo fazer a este alevino?

Tomás Melo

Membro
Membro

Nome Real : Tomás Melo
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qua 13 Jun 2012, 21:56Responder ao tópico

Viva,

O que causou a morte da mãe foi a brusca introdução da mesma na maternidade pelo que esta stressou e acabou mesmo por morrer!
O que pode tambem ter aconteçido o alvin que tens foi o primeiro a ter nascido ficando o outro preso por estar provavelmente morto no utero da mãe e consequentemente a femea acabou por morrer!
Quanto a cauda, pode ser defeito de nascença , se esse for o caso é irreversivel pois o alvin não tem informação genetica para desenvolver a cauda!
Pode ter sido um "aperto" do utero da mãe que tenha causado um rompimento da cauda!
Isto só o tempo o dirá!
o Melhor que tens a fazer é manter o guppy e tentar ver se ele melhora!!!

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qui 14 Jun 2012, 09:20Responder ao tópico

ok, obrigado pelas respostas, vou esperar para ver.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qui 14 Jun 2012, 10:43Responder ao tópico

Boas,

Uma nota importante, sempre que possível evita a utilização de maternidades. Cria um stress enorme nas fêmeas o que pode mesmo levar à sua morte, como deve ter sido o caso.
Um aquário com bastantes esconderijos, plantas e musgo é suficiente para que os pequenos se safem.
Eu deixo os meus guppys parir livremente e as criações não param.

Edit:
Vi agora, no teu tópico de apresentação, a fauna que mantens nesse pequeno aquário. Tens aí alguns problemas que deves tentar resolver. Por exemplo:
- As corydoras são peixes de cardume, ter somente duas é muito pouco. Convém que sejam mantidas em grupos de pelo menos 5.
- O betta é um peixe por vezes muito temperamental e no caso dos guppys tem tendência para ataca-los devido às suas caudas coloridas que se tornam uma espécie de "chamariz".
- O "limpa vidros", convém que consigas identificar melhor a espécie que tens, pois são considerados "limpa vidros" (uma designação feita por muitos lojistas que é completamente errada, pois na natureza os peixes não têm vidros para "limpar", eheh) os Ottocinclus Affinis (peixe de cardume) os Chinese Algae Eater (peixe que cresce mesmo muito), os Siamese Algae Eater (peixe que cresce muito e é bastante temperamental), os Plecostumos (existem várias espécies), entre outros.~

Como vês, o teu pequeno aquário não é suficiente para manteres as espécies que tens actualmente, ainda por cima tendo em conta os aspectos que referi.
A melhor solução é mesmo apostar num aquário maior.

Abraço

Última edição por Hugo Saldanha em Qui 14 Jun 2012, 10:51, editado 1 vez(es) (Razão : Adição de informação)

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qui 14 Jun 2012, 16:41Responder ao tópico

Boas,

O limpa vidros que tenho é este - http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcScvAMNvuAbblse_KtRBz4h1n2WYVkA93uNbv9bit1qO4qDmakTNLGyq5A1

O Combatente visto andar a comer a cauda de um guppie só, vou separá-lo deste aquario para um pequeno que tenho, vai ter mesmo de ser.

Tendo duas coridoras uma preta e uma albina, mas elas nao andam juntas.

Se for só um aquario para guppies não é suficiente?

Temo é que quando as crias nascam não tenham tempo de se esconder e os outros guppies comam-nas.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qui 14 Jun 2012, 17:04Responder ao tópico

Boas,

Isso é um Gyrinocheilus aymonieri, também conhecido por chinese algae eater (CAE) e pode crescer até aos 30 cm.
Acho melhor arranjares uma casa nova para ele ou então um novo dono.

Fazes bem em separar o betta.

Confesso que esses 26 litros são mesmo muito curtos para os guppys. Se puderes arranja um aquário maior. A partir dos 60 litros já tens alguma "margem de manobra" para manteres algumas espécies.

É que com um volume tão pequeno os parâmetros da água são muito difíceis de estabilizar e qualquer pico de amónia pode ser prejudicial para a fauna.
Já para não falar nos problemas de crescimento e atrofio que os peixes terão.

Abraço

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Qui 14 Jun 2012, 17:43Responder ao tópico

Boas,

Quanto troco a agua do aquario uso:

SERA AQUATAN - Para acondicionar a água.

Depois uso:

SERA TOXIVEC - Para eliminar o cloro e estabilizar o nitrito e amonia.

Faz mal em usar estes produtos quando troco de áqua?

Outra questão?
Tenho SERA MICRON - Para deitar aos alevinos que supostamente estariam na maternidade. Se deixar as fêmes terem os seus alevinos naturalmente no auario e estes esconderem-se no musgo de java, qual a melhor maneira de alimentá-los com esta embalagem. Ou não será preciso?

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 09:31Responder ao tópico

Boas,

Alguém sabe responder-me sobre estes produtos e se usam estes o outros? É que estou quase a fazer um TPA e gostaria de saber.

Tomás Melo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 10:26Responder ao tópico

Viva,

Os produtos que usas são de boa qualidade!
Quando a alimentação, deitas no aquario de maneira a que a comida não seja totalmente consumida pelos adultos, de maneira a teres 2/3 flocos no fundo do aquario que os pequenitos lá se desenrascam!

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 11:58Responder ao tópico

ok, muito obrigado pela resposta

Tomás Melo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 12:09Responder ao tópico

Viva.

De nada, é para isso que aqui estamos!!!

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 13:36Responder ao tópico

Boas João

Nem queria comentar este tópico porque vou ser um bocado critico, não me leves a mal, até porque acho que a melhor forma de aprendermos é a errar, ok João Very Happy

Bem vamos já por aqui, desculpa que te diga mas 26 litros só mesmo para camarões ou alguma reprodução especifica ( digo por experiência própria, que tenho ali uns destinados só a reproduções onde a área livre leva pelo menos uns 30 litros e depois têm a parte da sump interna que sempre leva mais qualquer coisa mas já nem conto com essa parte )

Guppys e maternidades, ui aqui vai dar pano para mangas, eu gosto das maternidades e digam o que disserem nunca achei que fizesse mal nenhum a nenhum peixe, é importante no entanto quando usar a manteres num sitio de fluxo de agua para a mesma dentro dela ir se renovando, depois depende do que queiras se pretendes um povoamento rápido do aquário, se são para comercio, seleccionar os melhores exemplares e como melhores falo em características normais dos fancy ou seja as caudas, barbatanas, cor, etc.
Caso não pretendas usar e o faças livremente no aquário claro que a taxa de sobrevivência vai ser bem menor e onde não vai buscar cores e restantes factores dos fancys mas sim o instinto de sobrevivência, outro dos factores de uma boa reprodução é a alimentação, bom aqui não me vou alongar mais

Quanto ao factor de a fêmea ter morrido já explicaram lá em cima um dos principais factores

Tomas Melo "O que pode tambem ter aconteçido o alvin que tens foi o primeiro a ter nascido ficando o outro preso por estar provavelmente morto no utero da mãe e consequentemente a femea acabou por morrer!"

Aqui tinhas 2 hipotses ou com uma seringa tentavas extrair o que estava a bloquear ou as vezes mesmo uma leve pressão na barriga acaba por o soltar.
Em ultimo caso e ao verificares a morte iminente da fêmea, uma lamina de x-acto bem afiada e fazias uma cesariana ( claro aqui perdias a fêmea mas podia ser que alguns dos alivins sobrevivecem em todo o caso era uma fonte de proteínas para os restantes, desculpa dizer isto de forma fria mas há opções que muitas vezes temos de tomar ) o alivin deficiente por carolice podes tentar ver se fazes alguma coisa dele mas normalmente e se não for para aprendizagem são sacrificados porque normalmente a deformação se mantém no código genético e acaba por ser um peixe que não vais querer cruzar com outros.

Quanto aos produtos que usas, sinceramente não gosto da Sera e para tão poucos litros de agua usas muitos químicos, basicamente no fim de um aquário ciclado basta te o anti cloro nas tpa´s, tens vários e de varias marcas convém é leres bem o rotulo informativo e veres para quantos litros de agua dá que as vezes seguirmos nos pelos preços nem sempre é a melhor politica, pessoalmente eu ando a usar da Hagen o Nutrafin Aqua+Plus e como costumo ter alguns litrinhos de agua compro o jarricão de 2 litros custa a volta de 30€ mas trata 15.140 litros de agua o que a médio prazo me compensa bastante Wink

A alimentação dos alivins tens muito por onde escolher, sou adepto de alimentação viva ou congelada ( seja para pequenos ou adultos )em todo o caso podes sempre esmigalhar os flocos que das aos adultos onde este fique quase em pó basicamente acabas por ter o tal de SERA MICRON

Bom acho que esta tudo, mais algumas questões terei todo o gosto em responder te, de qualquer maneira a ideia que podes retirar daqui é que precisas mesmo de um aquário a serio e um sistema de filtragem, depois podes usar esse como aqua maternidade e criadeira

Abraço e desculpa as criticas, mas também foi assim que eu aprendi e acho que acaba por ser a melhor maneira de se aprender

Boa sorte com isso

carolinafrias

Membro
Membro

Nome Real : Carolina Frias

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 15:18Responder ao tópico

Boas,
Na minha primeira ninhada, um dos alevinos também nasceu com uma deficiência que eu ainda não consegui identificar qual é, e todos os dias pensava que ele ia morrer.
Hoje, é uma fêmea, muito pequenina e com um nadar muito estranho, mas uma sobrevivente Smile Smile Já vai fazer meio ano.
Não desistas desse pequenino, porque a minha surpreendeu-me muito e é das mais velhas no meu aquário.. Claro que não reproduz, mas eu gosto muito dela Very Happy

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 17 Jun 2012, 15:37Responder ao tópico

ok, realmente vou comprar um maior no máximo até 60 litros, mas vou esperar para o mês que vem quando receber o ordenado Very Happy.

Obrigado pelas críticas, foram construtivas Wink e bem aceites

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Seg 18 Jun 2012, 08:53Responder ao tópico

Boas,

Consigo comprar um aquário aqui por 50 euros.

Tem 60 cm de comprimento. Largura e altura ainda não sei.
Leva 54 litros de agua

Acham que este já compensa comprar para os meus peixes e para a melhoria do ciclo do aquário?

Nota: É só o aquário, não vem filtros nem luz nem termostato.

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Seg 18 Jun 2012, 09:23Responder ao tópico

Viva João

Acho um aquário ainda pequeno, para inicio gosto de recomendar pelo menos os de 1 metro

Além de teres maior margem de erro sempre dá para poderes fazer mais qualquer coisa, sei que aí nas ilhas é complicado arranjar material mas se tiveres hipotse esperavas mais um bocado e investias já numa coisa para ficar e com alguma margem de manobra

joao.bernardo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Seg 18 Jun 2012, 09:30Responder ao tópico

Pois, mas não posso colocar maior que 60 cm ou 70, o espaço é pouco.

Apareceu-me esta oportunidade também já com material incluido.

Aquario com filtro interno, aquecedor,bomba de ar o aquario tambem ja vai incluido com o substrato, o aquario mede 50 cm de comprimento 30cm de altura e 26 cm de largura. - 60 euros

Visto que não posso colocar maior que 70 cm acho que deveria aceitar uma destas oportunidades.

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Seg 18 Jun 2012, 10:45Responder ao tópico

Pois é João

Quando estamos limitados pelo espaço é complicado, é veres qual delas é melhor para ti se o equipamento que o outro de 50cm tras compensar não esta mau de todo mas mesmo assim regateava o preço Wink , senão ia para o de 60cm e comprava nem que fosse aos poucos o restante equipamento

dan50

Membro
Membro

Nome Real : Daniel Andrade

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Ter 19 Jun 2012, 04:50Responder ao tópico

Só para debate, tenho tido aqui algumas fêmeas guppies que me vão oferecendo que morrem quando ficam grávidas sem razão aparente(sem as mudar para a maternidade).
Por enquanto as minhas posturas com sucesso são numa maternidade de rede que possuo, visto que não tenho grandes esconderijos e um aquário superpopulado de guppies(se é que me entendem!). Por média, aquando da postura dos alevins, fico sempre umas três horas a ver e a impedir que a fêmea os vá comendo.

otrebor76

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Brito

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Dom 27 Jan 2013, 19:08Responder ao tópico

Bernardo, porque não fazeres o aquario com as medidas costum? aconselho-te aproveitares ao maximo o com primento e a largura. mandas vir por transitario os vidros do continente pois as vidreiras na ilha praticam preços que poderiamos imaginar tratar-se de produtos derivados de ouro! lol
quanto maior a quantidade de água dentro do aquario, menos maçada para tratar dos peixes. Tenho um plantado de 115 litros com guppies, corys, camarões e sem muita maçada a nivel de tpa pois eu não deito muito comer (quero eles atléticos lol) e não tenho baixas nesse aquario.
se quiseres mais informações sobre a aquisição dos vidros, fala com o click, ele é que tem os contactos. Aqui na ilha o que arranjas normalmente tem pouca qualidade e é caro.
nesse aquario de 26litros, como já te disseram, só mesmo para maternidade, aqua plantado com camarões e um par de tylos... pouco mais, a não ser que não te importes de estar sempre a comprar peixes para o matadouro

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Guppie Prematuro!!!   Hoje à(s) 14:01Responder ao tópico

Guppie Prematuro!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos-