Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Minha primeira experiência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Qua 27 Jun 2012, 08:23Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Eu ponho sempre ao fim do ciclo, cerca de 28 dias, quando os nitritos, nitratos e amónia tiverem a zeros! Mas eu sou paciente Razz !

Ai Verinha...

Então no fim do ciclo os nitratos estão a zero??? Evil or Very Mad

O final do ciclo (que por ser ciclo nunca acaba) quer dizer que já temos uma colónia de bactérias nitrificantes suficientes para decompor toda a amónia em nitritos e por sua vez em nitratos.

Assim sendo a amónia e os nitritos estão a zero e os nitratos estão no seu pico máximo! Nunca a zero!

Mas concordo contigo na introdução da restante fauna. Apenas depois do ciclo completo e poucos de cada vez para a colónia se adaptar progressivamente.

Abraço!

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Qui 28 Jun 2012, 11:01Responder ao tópico

Ok,

Assim sendo vou aguardar mais um pouco, ontem fez 3 semanas que iniciei o ciclo.
Neste momento acho que tenho outro problema. Devido ás altas temperaturas que se têm sentido nos últimos dias, a temperatua da agua tem subido, mesmo tendo o termostato desligado já á 2 dias, pois ela subiu dos 26ºC para os 28ºC.
Neste momento estabilizou nos 28ºC, mas o que devo fazer para prevenir que não aumente.
Já não tenho as luzes ligadas tanto tempo como tinha, pois sempre produz calor diretamente sobre a agua.

Filipe

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Qui 28 Jun 2012, 12:03Responder ao tópico

Boas!

A subida de temperatura é perfeitamente normal!

A mim passou-se exactamente o mesmo... Smile

Se tiveres hipótese abre o aquário por forma a dissipar o calor se o local assim se o permitir.

Se estabilizar nessa temperatura não é muito preocupante.
Se subir mais terás que pensar em medidas adicionais como umas ventoínhas...

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Qui 28 Jun 2012, 12:14Responder ao tópico

Boas, quanto ás lampadas, eu tambem comprei um aqua igualzinho a esse e vinha com duas lampadas incandescentes de 15w cada, das primeiras coisas que fiz foi troca las por economizadoras de casquilho fino, uso uma de luz branca e outra de luz do dia, um amarelo macio, além de gastarem menos 5w cada uma nao aquecem quase nada a água.

ou então podes adaptar para aí uma calha T8 penso eu, uma barra fluorescente que dá uma iluminação mais homogénea.

Força nisso

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 29 Jun 2012, 16:01Responder ao tópico

Ontem já baixou para os 27ºC, por isso penso que esteja controlado.
Mas sim, se aumentar vou deixá-lo com a tampa aberta para dissipar o calor.

Obrigado,

Filipe

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Ter 03 Jul 2012, 11:41Responder ao tópico

Boas,

Ontem medi novamente ós niveis de amónia e deram 0 Smile
No entanto surgiram-me duas situações que não esperava.
Ao fim de tanto tempo, a agua começou a ficar ligeiramente tengida do tronco.
Se eu tirar pouca agua nem se nota, mas se tirar bastante nota-se a coloração.
Sei que as lâmpadas de tom amarelo também não ajudam.
Voltei a medir o PH e não houve alterações e os peixes continuam com bom aspecto e a mexerem-se bem.
O que devo fazer?
Fazer TPA's mais frequentemente?

Outra situação, inicialmente comprei 2 caracois daqueles amarelos, se bem que um morreu há uns dias, mas agora apareceram-me pelo menos 3/4 caracois pequeninos.
Tenho medo que em longo prazo isto se torne incontrolável, o que acham?

Talvez no final da semana, gostaria de colocar uns guppys, mas não sei a que regras devo obedecer (macho/fêmea).
Visto que neste momento tenho 5 corrydoras (2 albynas, 3 tigresas?) não deve haver problemas em colocar os guppys?

Obrigado,

Filipe

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Ter 03 Jul 2012, 11:49Responder ao tópico

Boas!

Como está o nível de Nitritos (NO2)? Se também estiver a zero o ciclo terminou e podes colocar os peixes.

Não ponhas muitos de uma vez para não desequilibrares o ciclo estabelecido.

Quanto aos guppys podes colocar com as corys que não tens problema nenhum!

O racio aconselhado é de 1 macho para cada 3/4 fêmeas.

Quanto mais fêmeas tiveres mais calmas vão andar porque o macho vai "chatear" menos cada uma delas.

Abraço!

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Ter 02 Out 2012, 12:30Responder ao tópico

Boas,

Sei que não tenho escrito nada há já algum tempo, mas é sinal que tem corrido tudo muito bem.
Já vai fazer quase 3 meses que me iniciei e gostaria de fazer um resumo antes de colocar novas duvidas.

Após as corydoras iniciais coloquei 10 neons, sendo que um morreu no dia seguinte, provavelmente já viria "avariado".
No entanto reparei há cerca de 2 semanas que já só tenho 8!!!, um desapareceu, como é isto possível...Já retirei o tronco para fora, filtros, etc etc etc, nem sinal dele.
Visto que alguns deles eram mesmo muito pequeninos, talvez tenha sido ingerido por algum dos maiores?

Na 6f da semana passada comprei 6 guppys, 2 machos e 4 fêmeas.
Uma morreu logo no fim-de-semana e 1 dos machos morreu ontem.

Eu penso que tenha sido por excesso de comida, pois como eles andam sempre no cimo, antes de a comida (flocos) vir para o fundo eles enchem bem a pança, será possível?
Poderá existir outra causa que eu desconheça?

Agora a minha maior dúvida surgiu-me ontem á noite, quando reparei no canto onde está o termostato e reparei em dois peixes bébés, muito pequenos mesmo, tamanho formigas muito pequenas e pela constituição do corpo parecem neons, não parecem mesmo nada guppys, pois possuem cauda reta tal e qual o neon, mas totalmente cinzento, sem coloração nenhuma.

Na loja onde adquiri os neons informaram-me que era quase impossível os neons se reproduzirem, pois seriam necessárias condições muito especiais para tal ocorrer.
Mas os guppys na loja estavam separados por sexos, e como tal desde 6f que foi quando os juntei era impossivel já ter dado em alguma coisa.

Eu só consegui ver dois bebes (o que também acho estranho) mas também consegui ver que os guppys tentavam abocanhá-los.

Visto que isto é novidade para mim, digam-me o que devo fazer, pois não sei mesmo.

Obrigado,

Filipe Patricio

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Ter 02 Out 2012, 14:32Responder ao tópico

Boa tarde caro Filipe. Não podendo ter a certeza, porque não há fotos, mas a informação que te deram é verdade, reprodução de neons só mesmo com condições especiais, como chuva (ou efeito de chuva) entre outras.

Pela descrição, isso são mesmo alevins de guppy, eles nascem sem cor, mas depois ganham e ficam como os pais.

Quanto aos progenitores os comerem, é mais do que normal, não vão só tentar, vão mesmo comer, se os alevins não tiverem bastante vegetação e troncos para se esconderem, eventualmente vão servir de comida.

Daí talvez a razão de teres apenas 2, ou melhor de veres apenas dois, porque devem ser mais, provavelmente os outros já foram comidos.

Solução? Por agora se tiveres uma maternidade (se não tiveres é barato) e apanhas os alevins lá para dentro, para os deixar crescer um bocado e daqui a uns tempos solta-los juntamente com os outros peixes.

Cumps

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Ter 02 Out 2012, 15:08Responder ao tópico

Pois, mas a minha questão mantém-se.
É quase impossível as fêmeas virem grávidas, pois na loja/armazem estavam separadas em aquários diferentes, machos de um lado e fêmeas do outro.
A barriga delas também não era nada grande para quem pudesse estar na possibilidade de parir e como se juntaram com os machos na 6f dia 28SET12 e ontem 01OUT12 já andavam lá os peixes.
Acho que um tempo muito pequeno para a formação de qualquer ser vivo, mas enfim, sou novo nisto, dai perguntar.

Sim, tenho um tronco e algumas plantas, não muitas é verdade.
mas a forma deles parece mesmo a dos guppys, vou tentar tirar uma foto hoje á noite (se bem que devido ao tamanho deles deve ser impossivel).

Pelo fato de ter perdido 2 guppys num espação de tempo muito pequeno, devo ficar preocupado com alguma coisa?

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Ter 02 Out 2012, 15:14Responder ao tópico

Numa coisa tens razão e estamos de acordo. É impossivel os peixes se formarem em 3 dias Very Happy

Lá por os machos e fêmeas estarem separados na loja não quer dizer nada, já podiam vir antes fertilizadas, e os guppys fêmea podem ter várias posturas sem a presença de machos, elas guardam o esperma uma vez fertilizadas e vão usando em várias posturas.

Como te disse sem fotos não há certezas, mas daquilo que relatas parece ser o mais lógico.

Cumps

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 05 Out 2012, 15:08Responder ao tópico

zaratrusca escreveu:
Numa coisa tens razão e estamos de acordo. É impossivel os peixes se formarem em 3 dias Very Happy

Lá por os machos e fêmeas estarem separados na loja não quer dizer nada, já podiam vir antes fertilizadas, e os guppys fêmea podem ter várias posturas sem a presença de machos, elas guardam o esperma uma vez fertilizadas e vão usando em várias posturas.

Como te disse sem fotos não há certezas, mas daquilo que relatas parece ser o mais lógico.

Cumps

Concordo totalmente, e então novidades? Puseste-as na maternidade ou não?

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 05 Out 2012, 20:39Responder ao tópico

Boas,

Infelizmente quando cheguei a casa nem sinais das crias...
Continuo achar muito estranho, pois apenas vi 2 e nem sinal de nenhuma fêmea prenha.
De qualquer maneira já tenho a maternidade e vou estar mais alerta.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Responder ao tópico

Minha primeira experiência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-