Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Minha primeira experiência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Minha primeira experiência   Qui 07 Jun 2012, 22:35Responder ao tópico

Olá a todos,

A minha mulher queria um aquario simples e pequeno, daqueles em redondo para pôr apenas um peixe, mas decidi fazer uma supresa e comprei um aqua de 60cmX30cm 54Lt, já com o equipamento todo.
A verdade é que não percebo nada, e por isso mesmo andei a pesquisar na net, e desde já quero realçar o mérito do vosso fórum, pois é de longe o melhor que se arranja na net.

Assim sendo, comecei por lavar o aqua e também o areão, este ultimo sendo escaldado com água a ferver.
Montei o aqua, com o areão e pus duas plantas compradas numa loja especializada, não sei o nome delas, só sei que são daquelas de crescimento rápido e que (dito pelo técnico) não seria necessário qualquer tipo de tratamento (fertilizante ou algo do género).
Instalei todo o equipamento (filtro 300Lt/h, termostato, termometro digital e de ventosa, com duas lâmpadas E14 15W).
Coloquei um produto na água (um liquido azul) que teoricamente torna a agua compativel/toleravel para os peixes.
Regulei a temperatura para os 27ºC.
Comprei um tronco mas ainda está de molho, com água quente e sal grosso, pois ainda deixa a agua amarelada.

Resumindo, neste momento, tenho o aqua a funcionar á 48h, mas sei que tenho que esperar algum tempo antes de colocar qualquer tipo de peixe.

Honestamente, tenho medo que esteja a faltar ou que tenha feito mal coisa.
Não percebo nada de PH, e outras designações que já vi algures no vosso fórum, mas o que me disseram na loja é que enquanto decorresse o ciclo inical para não me preocupar com isso.

Se tiver feito alguma coisa de mal, por favor digam-me, pois não tenho problemas nenhuns em admitir que fiz borrada.

Vou colocar umas fotos do esboço inicial, pois sei que é uma coisa que podemos/devemos ir alterando com o tempo.

[img][/img]

Cumps,

Filipe Patrício

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Qui 07 Jun 2012, 23:04Responder ao tópico

Viva Filipe

Desde já Bem vindo

Quanto ao tronco possivelmente foi de compra na loja certo? então esquece o sal, podes é acelerar o processo cozendo o tronco numa panela 1 ou 2 vezes só mesmo mais para matar algumas bactérias e amaciar mais a madeira depois podes então demolhar num alguidar ou balde com agua para deixar de escurecer a agua e inchar bem

O filtro já devia vir com o aquário que deve ser daqueles de kit já com tudo, no entanto acho um bocado fraquinho, agora de inicio dá para o gasto mas em breve vais ter de o lavar bastantes vezes Wink

O termostato parece me estar mesmo junto ao canto direito certo? e a direito... devias afastar do canto mais um bocado e dar uma inclinação tipo isto =( / ) de maneira a que o fluxo gerado pelo filtro também ajude a propagar o calor e como estamos de verão podes bem baixar para os 25º

De resto esta tudo ok é respeitares o ciclo normal e teres paciência, podes comprar um frasco de bactérias para acelarar o processo mas para tão poucos litros não sei se justifica

Podes lhe adicionar mais umas plantas, mais uns dias e meteres um peixe mais resistente para ir ajudando o ciclo

Entretanto podes ir investindo nos teste para depois começares a fazer

De qualquer maneira bom trabalho e paciência Very Happy

Abraço

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Qui 07 Jun 2012, 23:34Responder ao tópico

Sim, foi comprado na loja e assim sendo vou fervê-lo já.
O filtro já vinha e como dizia nas especificações que tinha capacidade até 60Lts e como o meu é de 54Lts, mas deverá ter perto dos 50Lts não me preocupei muito.
Em relação á temperatura, eu regulei o termostato para os 25ºc mas a temperatura da agua (segundo o termometro que esta no lado oposto) é de 27ºc, assim sendo devo baixar o termostato para os 23ºc?

No que diz respeito á iluminação, quantas horas devo deixar as luzes ligadas por dia?
Devo variar o tipo de plantas, isso é benéfico para o aqua/fauna ou apenas para a decoração?
No fundo só tenho o areão, deveria ter algo mais?

Filipe

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 00:21Responder ao tópico

por enquanto basta umas 4 a 5 horas

As plantas podes variar, conforme o teu gosto desde que sejam plantas pouco exigentes que essas lâmpadas parecem me ser das incandescentes normais?

Sim o teu é de 54 litros brutos pelas contas mas depois tens sempre de fazer uns descontos de qualquer maneira um bom filtro deve ter sempre capacidade para pelo menos 2x ou 3x a capacidade do aquário e quanto mais deposito tiver para matérias filtrantes melhor , de qualquer maneira esse para já dá quando aumentares a fauna é que vai começar a ser curto

Sim se poderes baixa mais para a temperatura se manter aos 26º de qualquer maneira durante o verão eu até costumo desligar os meus

Quanto a decoração não gosto muito de opinar visto que cada qual tem o seus gostos e o dono do aquário é que tem de olhar para ele todos os dias portanto acho que o aquário deve estar ao gosto do seu dono.

Quando muito posso te aconselhar a usar só elementos naturais sempre dá outro aspecto ao aquário depois podes pesquisar pelo forum vários tipos de aquários e montagens para te inspirares

O areão pessoalmente não gosto muito desse tipo de qualquer maneira para inicio serve podias ter posto um bocado de substrato fértil por baixo mas isso é o menos podes depois se achares necessário compensar com adubos líquidos, se bem que aqui não te vou poder ajudar muito que a área de plantados não é o meu forte mas de certeza que alguem mais entendido te vai ajudar nessa matéria

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 09:49Responder ao tópico

Ora boas!

O Rodolfo já disse praticamente tudo.

No entanto apenas discordo dele numa coisa. O filtro, na minha opinião, deve fazer pelo menos 5x o volume do aquário. Isto implica, como ele disse, que vais ter mais trabalho a fazer a manutenção do mesmo.

De resto deixo mais um conselho. Não adiciones nada que não saibas ao certo o que é ou só porque te disseram que era assim.
Não sei a que loja foste, mas infelizmente em muitas delas estão mais interessados em vender do que propriamente em ajudar, pelo que, é preciso algum cuidado!

O facto de já saberes que tens de esperar pelo ciclo é sinal que vais no bom caminho!
Diz-me só uma coisa. Adicionaste alguma comida à água? É isso que dá início ao ciclo. Lê mais sobre isso aqui.

Abraço!

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 11:18Responder ao tópico

Ainda não adicionei qualquer tipo de comida á agua.
Pode ser qualquer tipo (por exemplo o que vinha com o kit=TetraMin, alimento em flocos para peixes ornamentais)?
Existe alguma quantidade especifica, ou durante um periodo regular?

O que é estranho é que na loja nem me tentaram vender grande coisa, aliás até penso que não percebiam era nada do assunto, enfim, terei que recorrer a outra....

Cumps,

Filipe

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 12:22Responder ao tópico

Na grande maioria das lojas percebem pouco do assunto, isso é normal, mas mesmo assim tentam impingir tudo e mais alguma coisa, pelo menos foram sérios. Pelo que li estás bem orientado, eles já disseram praticamente tudo. O areão não é dos meus favoritos, gosto de mais escuros, mas para inicio serve perfeitamente eu colocava também um fundo preto, dá outro ar ao aquário, normalmente uso desses sacos do lixo mais fortes, colo por detrás, quanto a plantas, quando colocares o tronco podes amarrar uns fetos ou anubias são de fácil manutenção e ficam sempre bonitas. Quando à filtragem concordo plenamente com o que foi dito, para inicio chega, com o tempo vais avaliando se necessitas de mais, as plantas também ajudam nessa tarefa e não esquecer trocas de água semanais de 5 litros para esses 50l é essencial, um dos erros dos iniciantes é trocar muito espaçadamente e a água na sua totalidade, em alguns casos até retiram o areão e lavam, isso seria iniciar o ciclo mas com os peixes lá dentro, problemas. Ficamos a aguardar novidades, deita um pedacinho ou dois de comida, para iniciares o cilco e daqui a uns dias uma coridora que é um peixe resistente, eu costumo usar camarões ou caracois, não deve ser problemático no teu caso visto não teres substrato fértil e o areão é inerte, mas tudo com calma.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 12:45Responder ao tópico

Sim, eu vou trocar a agua regularmente, mas como saberei se o filtro é ou não suficiente?
O fundo era o que vinha com o kit, vou com certeza mudá-lo, quando achar um que goste muito.
De qualquer maneira, Tomar é uma cidade espetacular, vou lá regularmente....

Cumps,

Filipe

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 13:36Responder ao tópico

Boas!

Atenção que eu não disse que a loja onde foste é má ou boa!

Apenas chamei à atenção para o que se vê muitas vezes para que tenhas cuidado!

Quanto à comida bastam 2 ou 3 flocos.

A decomposição da comida provoca amónia que por sua vez é decomposta em nitritos e depois em nitratos.

Este processo cria bactérias que se alojam no filtro e no areão.

Este é o que se passa no ciclo de azoto.

Vê o link que te dei para perceberes melhor este processo.

De resto o melhor conselho que te posso dar é levares as coisas com calma. É meio caminho andado para as coisas correrem bem!

Abraço!

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 15:24Responder ao tópico

Sim, eu percebi..

A pessoa que me atendeu até foi simpatica, mas paraceu-me não dominar completamente o assunto, pois respondia de forma muito simples ás minhas questões, mas não dando opinões nem traçando linhas de orientação, que são bem importantes para quem tá a iniciar. Pareceu-me um pouco desmotivada e sem alegria no que estava a fazer, mas não quer dizer que tenha sido mal atendido.

Eu já vi o link, mas tinha duvidas em relação á quantidade de comida.
Essa porção vou colocando todos os dias, varias vezes ao dia?
Mas isto enquanto não tiver peixes, não é?

Filipe

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 15:26Responder ao tópico

Basta uma vez a cada 3 dias...

Quando colocares peixes só o suficiente para os alimentares!

Abraço!

appaf

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 22:09Responder ao tópico

PS: Se a tua esposa quiser colocar um peixe dourado tenta faze-la mudar de ideias e coloca antes peixes de agua quente.

Digo isto porque inicialmente seria um globo e dentro do globo vem um peixe dourado.

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Sex 08 Jun 2012, 23:27Responder ao tópico

Sim, já resolvemos essa questão :cheers:

Filipe

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 15:18Responder ao tópico

Gostaria de colocar mais umas questões.

Em relação ao tronco, já o fervi 3 vzs e tenho o deixado submerso o resto do tempo e já quase não deixa cor nenhuma na agua.
Estava a pensar colocá-lo amanhã no aqua, terei que fazer algo mais?
Outra das questões, como podem ver nas fotos ainda so tenho duas plantas uma "NAJAS INDICA" e uma "CABOMBA CAROLINIANA" sem ter nenhum tipo de substrato, aliás segundo o que me disseram na loja, eram plantas muito pouco exigentes e de fácil manutenção.
No entanto a primeira começa a apresentar alguma cor amarela junto ás raizes, será normal?
A temperatura do aqua estabilizou nos 26ºC, e tenho as luzes ligadas entre 12h a 14h por dia e comecei a colocar uns flocos de comida para ajudar o ciclo, será necessário algo mais?

Filipe

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 15:59Responder ao tópico

Viva Filipe

O tronco já podes então colocar no aquário visto que já liberta poucos ácidos húmicos e os restantes que vai libertar até fazem bem ao aquário caso ainda flutue podes lhe meter uma pedra em cima para já e até que depois fique como decoração, podes também prender uns bocados de musgo ao tronco que sempre lhe dá outro ar e a fauna vai agradecer

Quanto as plantas não é bem a minha praia mas isso deve ser por ainda estarem a enraizar e não terem muitos nutrientes na agua, de qualquer maneira acrescentava mais umas quantas, o período de iluminação é que acho exagerado bastam te bem umas 6 ou 4 horas se não entretanto tens bastantes algas nos vidros e areão

Entretanto podes começar a pensar em colocar 1 ou 2 peixes para inaugurar isso e completares o ciclo

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 16:51Responder ao tópico

Sim, já era minha ideia colocar mais plantas e já vi em alguns aquas que o musgo fica muito bem.
Em relação aos peixes vou pensar nisso, talvez amanhã já os compre, alguma sugestão para o tipo de peixes?
Tambem vi uns caracois amarelos, gostei muito deles, são benéficos para o aqua?Existe incompatibilidade com maioria dos peixes?Requerem cuidados especiais?

Uma última questão, ainda não fiz qualquer tipo de medição de Ph, devo-o fazer antes de comprar os peixes?

Filipe

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 17:34Responder ao tópico

Para os peixes podes começar por comprar 2 corydoras depois compras mais pois são cardumeiras. Os caracois que viste são aple snails, vão comendo detritos no aqua, pode-se dizer que são benéficos, a comida é a mesma e não requerem nenhum cuidado especial. É melhor fazeres uma medição do PH, antes de meter os peixes para depois fazeres uma ambientação conveniente.

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 17:49Responder ao tópico

Para esses peixes qual´é o valor de PH aconselhado, e para os caracois?

Filipe

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 17:57Responder ao tópico

Se tiveres um ph neutro é bom para ambos na ordem dos 7, 7.2.

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 18:38Responder ao tópico

Acabei de medir o PH, a escala não me permite ver se é 7.1, 7.2, 7.3 pois é de 0.5 em 0.5.
Mas tá entre os 7 e os 7.5.

Filipe

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 19:31Responder ao tópico

Então está bom assim! Quando fores á loja comprar os peixes, vais pondo água do aqua no saco, de 10 em dez minutos até os pores no aqua, claro que a água do saco deitas fora. Mas já deves saber isso!
Tens testes para medir os nitratos e nitritos e a amónia ou não?

Última edição por Vera Santos em Dom 10 Jun 2012, 21:04, editado 1 vez(es)

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 19:36Responder ao tópico

Sim, essa parte ja tinha lido algures no vosso forum, acho que me oriento.
Não tenho mais nada, estava a pensar em comprar depois de colocar o tronco e o resto das plantas e antes de colocar o resto dos peixes, o que achas?

Em relação aos primeiros peixes, amanhã compro duas corrydoras, existe algum tipo aconselhável?Pois ainda hoje estive numa loja e eles tinham vários tipos.

Filipe

Alvaro Coelho

Membro
Membro

Nome Real : Alvaro Coelho
Gostos : 27

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 19:43Responder ao tópico

olá Felipe bem vindo.
quanto ás coridoras compra as que mais gostares e como já foi dito é um peixe de cardume,sendo assimtens que comprar depois do mesmo tipo(peixe de cardume 6 elementos)mas para esse aquario não sei se será necessario as 6. mas espera mais conselhos,á aqui pessoal bem mais esperiente que eu e que me teêm ajudado muito tambem :cheers:

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Dom 10 Jun 2012, 21:07Responder ao tópico

Filipe Patricio escreveu:
Sim, essa parte ja tinha lido algures no vosso forum, acho que me oriento.
Não tenho mais nada, estava a pensar em comprar depois de colocar o tronco e o resto das plantas e antes de colocar o resto dos peixes, o que achas?

Em relação aos primeiros peixes, amanhã compro duas corrydoras, existe algum tipo aconselhável?Pois ainda hoje estive numa loja e eles tinham vários tipos.

Filipe

Os testes é melhor comprares para veres se a água está em condições, quanto ás corys compras as que gostares mais! Very Happy

Filipe Patricio

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Seg 11 Jun 2012, 12:17Responder ao tópico

Esta manhã fui a duas lojas diferentes e fiquei muito aborrecido, pois nas duas disseram coisas completamente diferentes.
Na 1ª disseram-me que os piores peixes que eu podia comprar agora eram as corydoras e tentou que eu comprasse guppy, depois quando eu disse que estava a por 2/3 pedaços de comida de 3 em 3 dias que era uma enorme asneira, etc etc etc....
Na 2º disseram-me que era melhor esperar mais duas semanas ou então comprar um microorganismos para acelerar o processo.

Resultado final, comprei 2 corydoras e dois aple snails (veio um camarão mt mt pequenino por engano Surprised )

Filipe

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Minha primeira experiência   Responder ao tópico

Minha primeira experiência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-