Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Móvel para aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

luisilva

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 01:25Responder ao tópico

Boas,comprei a dois dias atrás um aquário com 1,50 de comprimento,70 de altura e 50 de fundo que pelas minhas contas levara qualquer coisa como 500 lts de agua e que já esta em casa agora só me falta o móvel...estou um pouco relutante no que diz respeito a fabricar um pois nunca o fiz embora tenha jeito para este tipo de coisas, alguém me pode dar umas dicas sobre o fabrico ou então onde comprar uma estrutura em ferro,por favor!!!
Obrigado.

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 02:21Responder ao tópico

Boas Luis,
Podes ver junto a minha assinatura,mas se nao gostares podes ver na seccao solucoes caseiras,aqui de certeza encontraras um projeto ao teu gosto. Procura no arquivo pois a maior parte dos projetos estao ai.

luisilva

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 02:31Responder ao tópico

Boas David,desde já o meu sincero obrigado...o teu móvel e lindo mas e areia demais para a minha camionete pois o tempo que tenho para estar em casa e muito pouco e quando estou e para descansar.De qualquer maneira vou dar uma vista de olhos pelas soluções caseiras ver se há algo robusto mas de fácil construção ou ate mesmo comprar feito se não for muito caro...Ja agora se houver ai alguém que tenha um para vender já sabem!!!!!
Obrigadao.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 02:40Responder ao tópico

Nao vais perder muito tempo para a construcao deste movel.
As madeiras compras ja cortadas a medida,o que levara mais tempo e a pintura pois teras de esperar que seque entre demaos. A montagem e feita em poucas horas. E acredita,pouparas bastante.
Em 5 dias teras o movel pronto.
Qualquer duvida, e so perguntares!

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 02:42Responder ao tópico

Viva Luis

Para esse tipo de aquário aconselhava te uma estrutura em ferro, sempre estamos a falar de um aquário de 525 litros brutos, mesmo que não o enchas completamente ainda tens de contar com o peso dos vidros bem como o do areão etc

Depois sim podes forrar a estrutura se quiseres para parecer um móvel normal de preferencia com contraplacado maritimo €€€ ui ou Mdf € aqui só depende em muito da carteira Very Happy

Para os teus lados não estou a ver ninguém nem nenhuma serralharia que faça isso mas é questão de procurares e pedires orçamentos, seja como for se não percebes de soldaduras nem esquadrias procura profissionais que as vezes o barato pode sair caro

Se tiveres transporte para poderes ir buscar a estrutura o que conheço mais perto de ti é mesmo um dos nossos colegas António Violante que trabalha com isso e faz varias é questão de lhe mandares uma mp para falarem

Espero te ter ajudado

Abraço

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 03:05Responder ao tópico

Nao me lembrei do Bruno Violante,e uma boa opcao!
Mas acredita que um movel igual ao meu aguenta muito bem.
A estrutura em ferro sai mais cara que o MDF, o pessoal sobrestima a resistencia do ferro e a meu ver,nao se justifica o investimento. O que acho mais engracado,e que se compras um aquario com movel em madeira prensada... tudo bem,mas se construires tu em MDF... ja nao presta.
Nota que nao ha nenhuma marca de aquarios que venda moveis em estrutura de ferro,porque sera? Querem poupar ou simplesmente o tipo de construcao utilizado e suficiente para suportar o peso do aquario?
Pede orcamentos,analiza e decide!

luisilva

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 03:33Responder ao tópico

Obrigado Rodolfo ...vou pensar com calma e se tiveres o contacto desse sr. agradeço,por outro lado a resposta do David da que pensar e realmente todos os moveis que vi são de madeira mesmo maior parte dos profissionais ate para pesos pesados no caso do IKEA conseguem produzir estruturas em cartão que aguentam com dezenas de Kilos e tudo uma questão de engenharia...mais uma vez obrigado pelas vossas respostas.
Abraço

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 13:11Responder ao tópico

Viva Luis

Não tens que agradecer gosto de ajudar e aconselhar

Sim concordo com o que dizes é tudo uma questão de engenharia, até o próprio ferro tem de ser soldado e montado de maneira estratégica.

Só que a meu ver seja madeira seja mdf os 2 têm um grande problema quando um dos factores envolvidos é agua, também eu a pensar em poupar uns € fiz uma em madeira mesmo inclusive até fiz com aqueles barrotes de madeira tratada para se usar nas vedações exteriores a chuva coisa que me saiu mais cara que se tivesse comprado uma barra de tubo de 2,5 po 2,5 e tinha feito a festa, infelizmente a sump do aquário que aí tinha abriu o que levou a que a estrutura deformasse, conclusão hoje em dia em vez de lá ter em cima o aquário para que foi destinada tenho aquarizinhos

Moveis de compra sim são muito bonitos a vista e tenho para ali uns 2, um deles esta para arranjo que quando acabar de o pintar outra vez deve ser para despachar outro tenho nunca usado dentro da caixa que nem sequer o penso usar

Também comprei dessas prateleiras que andam para aí a vende e dizem que aguentam 200 ou 250 kilos por cada uma Very Happy posso te dizer que no fim de montada e só com aquarios de 70 cm em cima já abanava por todo o lado ao fim de encher só com agua o 1 aquário tenho impressão que se desse um espirro para cima daquilo ela desmoronava

O meu da sala que é um bocadinho maior que o teu posso te dizer que não facilitei e resolvi fazer assim

depois se encontrar onde meti as fotos dele acabado mostro Embarassed

Quanto ao António tens aqui podes lhe mandar uma mp se quiseres http://www.peixefauna.com/u90

De qualquer maneira pondera bem pesa os prós e os contras que como já te tinha dito anteriormente as vezes o barato sai caro, apenas te estou a alertar porque muito do que aprendi foi por tentativas e erro e é apenas um conselho que como já vi para aí argumentos que o mdf é que é bom tu é que sabes

Posso te dizer que mdf para os meus 50 e poucos aquários só servem para fazer bases para manter as placas de esferovite direitas

Abraço

luisilva

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Qui 07 Jun 2012, 19:18Responder ao tópico

Mais uma vez obrigado pelas indicações e conselhos... já mandei uma mensagem a pessoa em questão sobre a estrutura em ferro e estou a aguardar resposta,obrigado.
Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquario   Hoje à(s) 08:34Responder ao tópico

Móvel para aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-