Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Apresentação e 1º aqua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Hugo Saldanha

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Dom 24 Jun 2012, 20:21Responder ao tópico

Boas,

Muito bom mesmo Wink
Estás a ficar com um aquário muito interessante. Essa fauna vê-se bem que está bem tratada e saudável.
Queres uns guppys Snake Skin para cruzar com esses que tens? Acho que fazias uma bela mistura.

Abraço

asgrande

Membro
Membro

Nome Real : Anselmo
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Dom 24 Jun 2012, 20:37Responder ao tópico

Talvez com estas fotos consigam ver do que se trata

By asgrande at 2012-06-24

Obrigado

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Dom 24 Jun 2012, 20:40Responder ao tópico

Boas!

Parecem-me BBA (Black Brush Algae).

São algas comuns em aquários com CO2 caseiro.

Aparecem à falta de CO2 ou flutuações nos níveis de CO2 (frequente em DIY...) ou falta de circulação de água (zonas pontuais frequentes em plantados mais densos...).

Quando fizeres TPA tenta retirar o máximo manualmente.

Normalmente o pessoal combate isso complementando a fertilização com Excel ou outra forma de carbono líquido.

Mas atenção que as Valisnérias por exemplo dão-se mal com estes produtos!

Abraço!

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Dom 24 Jun 2012, 21:34Responder ao tópico

Hugo

Obrigado mas para já vou investir mais em flora e o espaço começa a ficar curto.
Tenho aqui uns espadas daqueles que a cauda tem dois "bicos" em vez de um, se alguem tiver interessado... Smile

Obrigado na mesma

Um abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 11:15Responder ao tópico

Boas,

Concordo com o Pedro, são as "temíveis" BBA. Digo temíveis pois costumam dar muita luta quando aparecem. Mas não quer dizer que não desapareçam de todo.

Aumenta os níveis de CO2, ou fornece uma fonte de carbono extra, por exemplo o Excel.

Se elas teimarem em não desaparecer, podes fazer o seguinte: desligas o filtro alguns minutos, para que não haja circulação de água, e com uma seringa mandas-lhes com Excel mesmo em cima. Depois não te esqueças de ligar o filtro novamente.

Quando a algo começa a estar fraca fica cor de rosa e é facilmente removida com os dedos.

Boa sorte com isso.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 11:23Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:

Se elas teimarem em não desaparecer, podes fazer o seguinte: desligas o filtro alguns minutos, para que não haja circulação de água, e com uma seringa mandas-lhes com Excel mesmo em cima. Depois não te esqueças de ligar o filtro novamente.

Quando a algo começa a estar fraca fica cor de rosa e é facilmente removida com os dedos.

Esta técnica é excelente no combate ás BBA.

Chamo só à atenção para 2 pontos:

• Como já disse anteriormente é preciso cuidado porque há plantas que se dão mal com o excel. Nomeadamente Valisnérias e Fetos de Java. Com as concentrações necessárias para acabar com as BBA também corres o risco de dares cabo destas plantas.
  • A técnica da seringa é preciso cuidado para não colocar demasiado excel ou queimas as folhas das plantas! A mim aconteceu-me isso com as anúbias! De referir que se fizeres assim, obviamente, depois de injectares o Excel tens de retirar a mão com calma para não espalhar tudo!

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 11:54Responder ao tópico

Boas,

Por acaso nunca tive problema com as plantas. Mas ainda bem que alertas para esse aspecto, pois nem todas têm a mesma resistência.

Abraço

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 20:33Responder ao tópico

Boas

Obrigado pela ajuda e pela vossa disponibilidade. Exclareçam-me só uma coisa: EXCEL , de que se trata afinal? Percebi que é um produto que combate esta alga, mas é alguma marca ou é mesmo o nome do produto??
Tenho co2 caseiro a cerca de uma bolha por segundo. Devo fazer um novo? Estas algas aparecem porqùê? falta ou excesso de algum nutriente especifico? Estou co 7h de luz diárias...

Cumprimentos

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 21:06Responder ao tópico

Estive a pesquisar sobre essa alga encontrei isto:

Black Brush/Beard (Rhodophyta)

Black brush, or BBA, algae can be one of a number of specific genera of “red” algae in the Rhodophyta family. Most of the algae in this family are actually marine, but a few freshwater species exist that particularly target our planted aquariums. This algae may be black, brown, red, or green in coloration, and can quickly coat your plants and hardscape if not kept in check.

Cause:

•Nutrient Imbalance – potentially excess N, P, Fe. Strive for the following nutrient levels: N (10-20ppm), P (0.5-2ppm), K (10-20ppm), Ca (10-30ppm), Mg (2-5ppm), Fe (.1ppm).
•Low pH – Neil Frank observes that African Rift tanks never have BBA. It’s believed that BBA thrives in acidic environments, which is unfortunately what most plants prefer.
Cure:

•Increase CO2 – This will stimulate plant growth, which should help the plants out-compete the algae for resources.
•Excel/H202 treatment – Use a syringe to spot treat problem areas. Then manually remove when BBA turns grey/white.
•Manual removal – Use toothbrush to remove as much as possible.
•Bleach treatment – Dip affected hardscape items/hardy plants in a bleach/water solution using a 1:20 ratio of bleach to water. Before putting them back into the tank, make sure the item is free of bleach odor.
•OxiClean treatment – Dip affected hardscape items in a OxiClean solution, making sure you only use the original OxiClean with no other additives.
•Maintain proper water change/dosing schedule – weekly / bi-weekly changes.
•Algae Crew – Siamese Algae Eaters (SAE) and Amano shrimp are known to eat this algae.
•Copper (not recommended) – There are commercial algaecides containing copper that will kill BBA, but they will mostly likely also kill your plants.

Pelo que percebo deve-se a desregulamento dos nutrientes mas os valores que eles falam para mim ainda são chinês Smile.
Podem-me traduzir para linguagem mais simplificada para um iniciante??

Obrigado

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 22:40Responder ao tópico

Boas!

Para começar essa informação está errada!

As BBA aparecem unicamente por falta de CO2.

A falta de CO2 pode ser devida a falta mesmo ou a falta de circulação da água que impede que o CO2 se espalhe convenientemente.

A história de ser por excesso de alguns nutrientes é totalmente falsa!

Excel é um produto da gama da Seachem. Mas há outras marcas e outros nomes para o carbono líquido. Normalmente fala-se do Excel como se fala de uma gilette... Há mais lâminas de barbear, mas aquela é a mais conhecida...

Abraço!

appaf

Membro
Membro

Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 25 Jun 2012, 23:14Responder ao tópico

Para complementar a informação do Pedro Santos.

Normalmente a BBA está associada a falta de circulação ou ma oxigenação ou falha no CO2.

Como as BBA pertencem a família das algas vermelhas a única maneira de as eliminar das folhas afectadas é com uma escova dos dentes ou removendo as folhas afectadas.

So não concordo com o uso do Excel, ja vi muitos casos de BBA e por norma o Excel não funciona, eu próprio tenho algumas BBA de "estimação" no aquário.

Para mais informações podem ver aqui:

http://www.barrreport.com/showthread.php/9602-Possible-BBA-outbreak?highlight=bba+algae

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Sex 29 Jun 2012, 21:13Responder ao tópico

Boa noite

Comprei o ALGOL da JBL. Alguem conhece??

Pelo que percebi das instruções é só para aplicar uma vez por mês, será assim??

Entretanto não resisti a mais umas "ervas" e mais um upgrade Smile

Amanha posto as especies

Cumprimentos

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Dom 01 Jul 2012, 20:34Responder ao tópico

Boas!

Está muito engraçado isso! Smile

Quanto ao ALGOL não conheço, mas o meu conselho é para tentares equilibrar isso sem químicos...

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 02 Jul 2012, 14:34Responder ao tópico

Boas,

O aquário está a ficar com bom aspecto. Ao vivo deve ser mesmo muito porreiro.

Eu concordo com o Pedro, a melhor forma de te veres livre das algas é de uma forma natural, sem químicos. Procuras a causa de elas estarem a aparecer e trabalhas em função disso.
Vais ver que terás melhores resultados Wink

Abraço

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Seg 02 Jul 2012, 21:29Responder ao tópico

Boas

Obrigado pelas dicas

Deitei a dose recomendavel de Algol e retirei manualmente as algas que consegui.
Fiz uma nova receita de co2 e redireccionei a saida do filtro para aumentar a circulação, agora é esperar para ver os resultados.
Quanto ao layout, por agora é tempo de repousar e ganhar raízes...
Vou-vos mostrando o desenvolvimento

Um abraço a todos

Obrigado

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Qua 11 Jul 2012, 12:50Responder ao tópico

Boas,

Então e novidades deste aquário?
Coloca aí umas fotos Wink

Abraço

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Qui 30 Ago 2012, 15:13Responder ao tópico

Boas

Após uns tempos de ausencia do forum e de casa estou de regresso.
O desenvolvimento do aquario não foi o melhor pois como estive ausente os cuidados que lhe deram não foram os melhores.
A fauna está toda de boa saude mas a flora praticamente desapareceu toda, quase só se vê areáo e a que resta está cheia de algas BBA, assim como o tronco.

Não sei que lhe faça, talvez tirar a flora toda e recomeçar para eliminar as algas... e o troco que lhe faço??

Pedro tens para ái mais podas Smile??

Um abraço a todos

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Qui 30 Ago 2012, 16:01Responder ao tópico

Boas!

Arranja-se sempre alguma coisa! lol!

Mas antes de mais nada retira as plantas do aqua, coloca-as num alguidar com a dosagem de excel para montagens novas durante 3 ou 4 dias e volta a recolocar no aqua.

O tronco tira-o fora, "rega" com Excel e escova com uma escova dos dentes nova e esfrega o excel pelo tronco. Deixa actuar 5 minutos, passa por agua limpa e recoloca no aquário.

Depois de 2 semanas se ainda quiseres umas podas diz alguma coisa! Smile

Abraço!

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Qui 30 Ago 2012, 16:32Responder ao tópico

Obrigado

Vou tratar disso..

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Ter 04 Set 2012, 10:48Responder ao tópico

Boas

Depois do tratamento, e de retirar as plantas infectadas, tudo parece estar a recuperar.
Agora preciso repor algumas.
Pedro, reserva ai umas podas e quando as tiveres disponiveis avisa por favor. Esta semana estou de ferias, se por acaso vieres para estes lados e as puderes trazer agradecia...

Um Abraço

Anselmo

gpeixoto80

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Ter 04 Set 2012, 16:31Responder ao tópico

quanto a artemia da sera tambem nunca a consegui eclodir,por isso comecei a usar a da ocean nutrition.a uma garrafa de coca cola de 2 litros cortei-lhe o fundo,abri um furo na tampa para passar o tubo de ar e na sua ponta coloquei uma pedra difusora,fechei a garrafa,introduzi o termostato a 28 graus e enchi a garrafa com agua do aquario ate cerca de 2 dedos abaixo do limite da mesma, coloquei os ovos de artemia,liguei o termostato e a bomba de ar e depois foi esperar umas 18 a 24 horas ate que a artemia eclodisse...

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Ter 04 Set 2012, 20:57Responder ao tópico

Boas, em primeiro lugar parabens pelo aqua muito bonito e colorido, gostei bastante.
invejo essas plantas x)

a calha de iluminaçao ja vinha com o aqua ou compraste a parte??

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Ter 04 Set 2012, 21:04Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Boas, em primeiro lugar parabens pelo aqua muito bonito e colorido, gostei bastante.
invejo essas plantas x)

a calha de iluminaçao ja vinha com o aqua ou compraste a parte??

Obrigado pelo comentario, mas as plantas já tiveram melhores dias, mas está a recuperar.Smile

A calha foi comprada em separado, pois a que vinha dava menos luz que uma vela Smile

Reparei que é de Braga, eu sou de Real e você??

Cumprimentos

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Ter 04 Set 2012, 21:54Responder ao tópico

Tambem estou a pensar comprar uma, onde adquiriu a sua?

eu sou de Trandeiras nao sei se conhece x)

boa noite

asgrande

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Ter 04 Set 2012, 22:18Responder ao tópico

Rui Bacelar Olivera escreveu:
Tambem estou a pensar comprar uma, onde adquiriu a sua?

eu sou de Trandeiras nao sei se conhece x)

boa noite

Comprei num armazem de electricidade aqui em Real a rondar os 20€, mas tambem cheguei a ver na MaxMat. calha 2 vezes 18w t8

Abraço

PS - conheço Trandeiras só na localização mas é perto, quem sabe no futuro não trocamos fauna e flora...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Apresentação e 1º aqua   Responder ao tópico

Apresentação e 1º aqua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-