Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11 ... 19  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 14:30Responder ao tópico

Domm escreveu:
Muito obrigado pelos esclarecimentos Sr. Moderador! Razz

lol!

Não tens nada que agradecer...

Todos temos muito a aprender e só com partilha de conhecimento é que o conseguimos!

Apenas tento dar o meu modesto contributo! Smile

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 14:35Responder ao tópico

Boas,

Ora aí está uma questão bastante pertinente, mas para a qual também ainda não consegui encontrar resposta.

Será da iluminação? Eu tenho 2x24 W T5 para uma altura de coluna de água de 35 cm. Mas sei de casos onde a planta atinge a mesma altura da minha mas com condições completamente diferentes de iluminação, para menos, claro.
Por outro lado, também sei quem tem "menos" iluminação que eu e mantém a planta com os tais 5 cm de altura...

Nestes 3 casos, apenas eu utilizo substrato fértil e fertilizo regularmente com líquidos.
Em nenhum dos casos é utilizado CO2 (quer caseiro, quer pressurizado).

Será dos parâmetros da água? Não faço a mínima ideia.

Mas acho que é um bom caso para analisarmos.
Vou tentar recolher mais informações junto do pessoal com quem falei e se possível tirar umas fotos e fazer uns testes à água. Acho que só assim chegaremos a uma conclusão...

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 14:42Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Ora aí está uma questão bastante pertinente, mas para a qual também ainda não consegui encontrar resposta.

Não tens resposta para nós??

Que falha imperdoável chefinho... lol!

Ficamos à espera dessa "recolha de dados" para ver se aprendemos mais alguma coisa...

Leva em linha de conta o caso do colega de Braga que também tinha...

Ele tinha substrato inerte e fertilizava com DIY pelo EI!

Agora introduziu substrato fértil... Também vou acompanhando isso para ver se noto algum crescimento "extra" da planta...

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 17:28Responder ao tópico

O mais estranho que nos casos que indico, as condições são praticamente iguais, tirando no meu aquário, onde fertilizo e tenho substrato fértil.

Mas pronto, vou ser se consigo descobrir mais alguma coisa...

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 19:46Responder ao tópico

Boas!

O meu projecto fez ontem um mês de existencia e foi dia de habitual manutençao. Comecei por fazer testes à água e constatei que o ciclo esrá concluído:

PH - 7
NH4 - 0
NO2 - 0
NO3 - 10 ppm
gH - 10
kH - 3

Procedi à habitual TPA de 40 L e respectiva fertilização. Dado que o ciclo está concluido, transferi mais uns habitantes do aquário pequeno para este: o casal de escalares. Sempre pensei que eles estivessem bem no outra mas aqui é outra coisa. Podem andar de um lado para o outro sem atrapalharem ninguem! Lol

Achei por bem nao passar mais fauna do pequeno para este para nao baralhar os parametros de um momenrto para o outro...daqui a mais uns dias logo vao mais uns para a mansao! :p

Entretanto e para comemorar o evento, hoje chegaram as sagittarias subulata que comprei ao Hugo. Very Happy Estive a prepara-las e aproveitei para tirar uns ovos de Planorbis que vinham agarrados. Hehehe Apos esta fase, dediquei-me ao plantio. Nao é que eu perceba muito do assunto mas parece-me que o aquario ficou bem melhor!

A ver se ponho umas fotos do update... Wink

Abraço

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 21:00Responder ao tópico

Ora ainda bem, fico á espera de fotos! Twisted Evil

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 21:32Responder ao tópico

Aqui vão as fotos do update de hoje! Very Happy

A preparação dos pés de sagittaria subulata. Com muito cuidado, limpei folha a folha pois o Hugo avisou-me que poderia haver uns ovos de Planorbis e separei os pés por tamanho de modo a planear o plantio:

Umas panorâmicas após plantar todos os pés.

Pormenor do lado esquerdo.

Pormenor do lado direito onde as Myriophyllum Mattogtossense foram podadas e replantadas.

Um "extra" que vinha na encomenda do Hugo (Lemna sp., certo?)

Umas fotos dos novos ("e velhos") habitantes

E agora, uns "ocupas"! Ontem estava a apreciar o aquário quando os vi a passear no vidro! Em quase dois anos de aquariofilia, é a primeira vez que tenho caracóis. São Planorbis? Será necessário tomar algumas medidas (comprar uma Helena?)?

Fico à espera dos comentários/criticas/sugestões! Razz

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 22:44Responder ao tópico

Boas!

Isso está com muito bom aspecto! Smile

Os escalares ficam aí muito bem! E olha que eu não sou fã de escalares! Wink

Continua a mostrar a evolução desse plantado!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 22:50Responder ao tópico

Obrigado Pedro! Very Happy

Parece-me que ainda falta qualquer coisa atrás do tronco...já para não falar das Helferi que quero colocar à frente! Razz

Por acaso não me podes esclarecer as questões que coloquei sobre os caracóis?

Abraço

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 22:51Responder ao tópico

Está muito bom mesmo, adorei o layout, está lindo!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 22:55Responder ao tópico

Boas!

Caracóis não é muito a minha praia...

Mas parecem planorbis de facto...

Se quiseres dar cabo disso arranja umas 3 helenas que elas dão cabo disso num instante...

Quanto ás helferi, já faltou mais... Smile

Hoje já replantei 8 pés das minhas para começar a ter para arranjar a quem estiver interessado! Very Happy

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Jul 2012, 23:05Responder ao tópico

Obrigado Vera Smile

Pois, se calhar vou ter mesmo de arranjar umas Helenas (são preciso logo 3? Não basta uma? Razz). Não sei é se será fácil encontra-las aqui na minha zona...tenho de ir vasculhar!

Já sabes que quero umas Helferi para colocar na parte da frente por isso, quando estiverem prontas, avisa! Pode ser que venham logo acompanhadas pelos REDs pro outro aqua! Wink

Abraço

Eddy M

Membro
Membro

Nome Real : Edgar Maia
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 04 Jul 2012, 02:15Responder ao tópico

Boas, pessoalmente n veijo problema nesses caracois, tenho no meu aquario e pelo que tenho visto o chamado praga so ocorre se n exirtir cuidados com a agua, depois de ter começado a aprender n n sobrealimentar os peixes a população de caracois diminuio bastante, tendo agora 2 ou 3 a passear, pelas pesquisas que fiz na net eles aproveitam os excessos e quando os ha desatam a procriar pk existe alimento em fartura. E os barbos tb comiam os pequeno(n sei se e normal mas os meus faziam isso Smile )

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 04 Jul 2012, 08:22Responder ao tópico

Boas!

Pode ser controlada a reprodução dos caracóis claro.

De qualquer maneira eu até acho piada ás helenas por isso não me importa nada de as ver a passear! Very Happy

Eu no meu (280l) tenho 4, por isso te disse 3.

Uma só, sinceramente, acho pouco... Mas é uma questão de experimentares!

Tenta ver nos nossos patrocinadores se algum tem ou na zona das ofertas.

Quanto ás helferi aviso-te então assim que tiver!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 04 Jul 2012, 23:55Responder ao tópico

Boas!

Tal como referi ontem, hoje fui dar uma volta a uma loja que costumo visitar à procura de Helenas. Pois, Helenas, nem vê-las! lol O que havia era uns "bichinhos" que procurava à muito e não encontrava! Comprei 6 Otocinclus Vestitus... Já andei a tentar descobrir as diferenças entre estes e os Affinis mas até agora, nada! A unica coisa que me referiram na loja é que estes crescem mais dos que os Affinis. Outra coisa que notei foi o preço...são bem mais caros que os outros! Dasss...

Aqui fica uma foto da aclimatização dos meninos! Very Happy

Umas macros...

À espera que apareça um entendido em caracóis, aqui fica mais uma foto de um dos que andam no meu aquário.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 05 Jul 2012, 08:37Responder ao tópico

Ora boas!

Tens neste fórum tanta informação e dizes que não encontras nada?? Wink

Vai ás fichas dos peixes que tens lá isso.

Os Vestitus chegam aos 5cm enquanto que os Affinis ficam entre os 4cm e os 5cm...

A principal diferença que vi entre eles é que os Affinis suportam temperaturas até 28º enquanto que os Vestitus se ficam pelos 26º...

Também não conhecia estes meninos!

Mas são mesmo muito parecidos com os Affinis!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 05 Jul 2012, 21:17Responder ao tópico

Boas Pedro!

Realmente tens razão...não tinha visto as fichas! Razz No entanto estou confuso pois na loja disseram-me que estes chegam aos 8 cm e não aos 5 cm como diz na ficha!

Já andei a vasculhar mas encontrei bastante informação contraditória, tanto em termos do tamanho bem como dos parâmetros da água! ^^

Para já, parecem bem na nova habitação! Realmente é uma espécie que dá bastante vida ao aquário e tendo um cardume grande, ainda melhor! Very Happy

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 05 Jul 2012, 23:08Responder ao tópico

Boas,

Ás vezes é dificil saber onde se pode encontrar informação fidedigna...

Mas nada como acompanhares melhor os rapazes nestes primeiros tempos para ver se se adaptam bem!

Não há melhor informação que essa! Very Happy

São uns animais fabulosos!

Eu tenho 15 Affinis no meu e adoro vê-los a "trabalhar"! Smile

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 05 Jul 2012, 23:36Responder ao tópico

Boas! À pouco esqueci-me de colocar uma questao...como referi, as minhas matogrossense foram podadas e replantadas mas os caules originais estao a perder as ramiicaçoes todas! Ja ha uma que apenas tem o caule. Sera que a fertilizaçao ta curta ou ha outra explicaçao para esta situaçao?

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 06 Jul 2012, 08:16Responder ao tópico

Boas,

Alguma plantas não gostam de ser podadas.

As Helferi por exemplo são assim. Se retirares o filhote tudo bem, mas se podas o caule principal ela morre.

Pode ser o caso dessa também.

Não te sei explicar melhor.

Põe aí umas fotos dela para se ver isso.

Qual o nome científico dessa planta? Ou o nome por que é vulgarmente conhecido.
Tentei procurar pelo nome que deste mas não encontrei informação.

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 06 Jul 2012, 09:11Responder ao tópico

Bom dia!

O nome da planta é Myriophyllum Mattogrossense. Assim que tirar umas fotos, eu coloco.

Abraço

Tiago Rocha

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Rocha
Gostos : 12

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 06 Jul 2012, 09:42Responder ao tópico

esse aquario tem potencial

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 06 Jul 2012, 09:47Responder ao tópico

Domm escreveu:
Bom dia!

O nome da planta é Myriophyllum Mattogrossense. Assim que tirar umas fotos, eu coloco.

Abraço

Assim é mais fácil! Smile

Cá está ela.

Supostamente é uma planta de fácil manutenção em que basta proceder ao corte do caule e replantar como habitualmente...

Para a próxima faz uma coisa, não cortes muito abaixo na planta.

Pode ter ficado só com uma zona que, por apanhar menos luz directamente, estava mais fraca e agora se ressentiu.

Vais ver que rapidamente recuperas isso!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 10:05Responder ao tópico

Bom dia!

Como passei este fim de semana fora, só hoje irei tratar da manutenção semanal do meu aquário...no entanto, assim que cheguei ontem à noite, fui dar uma vista de olhos e detectei alguns problemas!

1º - Os pés "originais" das Myriophyllum Mattogrossense continuam a perder as ramificações. A ver se tiro umas fotos esta tarde. Não consigo perceber o que se passa pois as podas que foram plantadas estão a crescer normalmente!

2º - Detectei umas folhas da Red Rubin com alguns furos circulares. Pelo que percebi, pode tratar-se de uma carência de Potássio, correcto? Tendo em conta que faço a fertilização com Tropica Plant Nutrition (Micros), Seachem Nitrogen e Phosphorus (Macros), é melhor começar a fazer também com o Seachem Potassium?

Em termos de fotoperiodo, continuo a manter as 6 horas. Devo continuar assim ou é melhor para as plantas aumentar para 8?

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 11:42Responder ao tópico

Boas,

Também já estou de volta, eheh.

Em relação aos caracóis são sem dúvida Planorbis Corneus. Deixa-os andar à vontade, pois são uma grande ajuda na manutenção do próprio aquário. Limpam muitos restos de comida e algumas algas que vão aparecendo. Eu não dispenso a minha equipa de Planorbis. Já para não falar que são caracóis muito bonitos.

Esse comportamento da planta é normal, por vezes, elas não gostam mesmo nada de serem podadas e a planta "mãe" acaba por definhar. Quando vejo que isso acontece retiro-a e coloco no seu lugar as podas, que começam a crescer com mais vitalidade.

Não conhecia esses meninos novos, são muito porreiros Wink Boa sorte com eles.
Por vezes encontramos inúmeras informações que se contradizem. Por isso, nada melhor que a nossa própria experiência, para aprendermos.

Plantaste a Sagittaria muito bem, mesmo em termos de disposição dos pés, acho que ficou perfeita. Agora vai estando atento a ela, para que não cresça para zonas que não queiras. Se a deixas estar à vontade, ficas com o aquário tipo selva, eheh. E olha que eu sei do que estou a falar.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Responder ao tópico

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 19Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11 ... 19  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-