Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 19  Seguinte
AutorMensagem

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 15 Jun 2012, 21:35Responder ao tópico

Boas Pedro!

Por acaso pensei que a ausencia de vermelho na Red Rubin fosse carência de ferro! Até compre um teste de Fe da Nutrafin para verificar isso! ^^ Talvez ja tenha jogado dinheiro fora!

Esta foi a primeira vez que usei os substratos da JBL mas se isto for sempre assim, acho que é a ultima também! Lol

No domingo vou sifonar o fundo com cuidade para não correr o risco de trazer o Aquabasis pra cima e a ver se levanto muita poeira...pode ser que assim isto comece a estabilizar!

Acho que não se colocava em dúvida a boa circulação do filtro...as Myriophyllum Mattogtossense que o digam! lol É normal as ramificações inferiores se soltarem assim?

Relativamente ao filtro, não tenho lã de vidro...tenho as esponjas azuis e cerâmicas JBL Micromec.

Abraço

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 15 Jun 2012, 22:15Responder ao tópico

Boas,

Eu inicialmente também comprei testes que agora não uso porque me sigo pelo método estimativo... Smile

Mas posso garantir-te que mesmo que coloques ferro, sem luz não tens vermelhos em condições... Smile

Eu tenho quase 2ppm de Fe semanais e nem assim tenho vermelhos vivos! Smile

Quanto às plantas que estão a soltar não é normal. É sinal que estão fracas.
Como já vais reforçar a fertilização isso deve regularizar também.

Quanto à poeira acontece em alguns substratos! Não quer dizer que sejam fracos!

Põe a lã de vidro no filtro e faz uma boa sifonagem (sem limpares o fértil! lol) e vais ver que em breve isso estabiliza.

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Dom 17 Jun 2012, 17:33Responder ao tópico

Boa tarde!

Hoje foi dia de manutenção semanal do meu aquário...

Comecei por fazer os testes à água e obtive uns valores um pouco estranhos...

pH - 7 (baixou 0,5 numa semana)
NO2 - 1 mg/L
NO3 - 10 mg/L
NH4 - 0,5 mg/L
gH - 14º
kH - 4º (baixou 1º)

Tendo em conta a evolução do ciclo do azoto, era suposto já não ter amónia, certo? pelo menos pelo gráfico de evolução, quando surgem os nitratos, é porque toda a amónia já foi transformada em nitritos ou estarei enganado? Poderá isto ter algo a ver com os fertilizantes?

Após a medição dos parâmetros da água, foi altura de dar inicio à sifonagem do substrato e consequente TPA. Tudo foi feito com muito cuidado para não levantar muita poeira e não correr o risco de chegar ao substrato fértil. No total, foram retirados 40L de água (+/- 23% do volume total de água).

Apos a TPA e adição de mais bactérias, foi altura de proceder à fertilização. Foram adicionados 20 ml de Tropica Plant Nutrition, 3.75 ml de Flourish Nitrogen e Phosphorus e 5 ml de Flourish Excel.

Vamos ver se com esta sifonagem, o aqua começa a estabilizar e a não "produzir" tanta sujidade.

abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Dom 17 Jun 2012, 17:53Responder ao tópico

Boas!

Ao adicionares Flourish Nitrogen adicionas NO3! Smile

O que tens de controlar é o momento em que NH4 e NO2 passam a zero.

Aí é sinal que o ciclo está completo e podes começar a colocar a fauna que pretendes.

Não coloques é tudo de uma vez, já que o ciclo está ainda pouco maturado e um aumento demasiado rápido de carga orgânica pode trazer dissabores.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Dom 17 Jun 2012, 18:04Responder ao tópico

Boas Pedro. Foi o q pensei... :p

Para a semana ha mais testes. Pode ser que o ciclo ja tenha terminado e ai possa transferir o resto da fauna do aqus pequeno paara este.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Dom 24 Jun 2012, 21:25Responder ao tópico

Boas!

Hoje faz três semanas que o aqua foi montado. Procedi à medição dos parâmetros da agua e constatei que o ciclo ainda não terminou!

pH - 7
NO2 - 1 mg/L
NO3 - 10 mg/L
NH4 - 0
gH - 14º
kH - 5º (subiu 1º)

A partir destes valores, constato que estou na 2ª fase do ciclo...não existe amónia mas ainda tenho nitritos. Decidi ainda não colocar mais fauna de modo a não correr riscos...continuo com um otto, uma cory e dois neos falsos.

Antes de proceder à sifonagem/TPA, estive a escovar o tronco todo com uma escova de dentes pois muita daquela sujidade proveniente do substrato, estava depositada em cima do tronco. Após esta limpeza, foram trocados os habituais 40L (23%).

Em termos das plantas, noto um crescimento na Myriophyllum Mattogtossense. Provavelmente daqui a uma ou duas semanas, já terá de ser podada.

Em termos de fertilização, foi feito o habitual.

Resta-me esperar que o ciclo termine para começar a transferir a fauna que tenho no aquário pequeno.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Dom 24 Jun 2012, 21:58Responder ao tópico

Isso é que são boas notícias! Smile

O ciclo está a correr conforme previsto!

Dentro de uma semana deverá estar concluído!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 27 Jun 2012, 23:14Responder ao tópico

Boas!

Vi que o Hugo tem uns pés de Sagittaria subulata para vender...acham que ficaria bem no meu áquario? Talvez na zona entre as pedras e o tronco? Quantos pés precisaria?

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 08:07Responder ao tópico

Boas!

Acho que ficava engraçado em toda a parte esquerda do aqua...

Essa planta, se a deixares, fica com cerca de 40cm de altura.

Podes jogar com isso e deixar crescer mais a parte traseira (atrás das pedras) e fazer tipo tapete à frente.

Quanto ao número de packs depende do que pretend€res e da paciência que tiveres! Smile

Com 1 pack consegues o efeito que te digo mas demoras algum tempo.

Mas isso fala com ele que é a pessoa indicada para te ajudar...

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 10:38Responder ao tópico

Bom dia Pedro!

Obrigado pela sugestão! Smile

Na seguinte foto, eu coloquei a verde a tua sugestão. confirmas que era aquilo que referias? Ali ficaria bem uma planta mais alta no canto e vir a descer gradualmente para a frente e para o lado direcito, certo? As cryptos não se irão ressentir com a presença de uma nova planta junto delas?

E onde coloquei as estrelas azuis, estava a penasr colocar umas Pogostemon Helferi . O que achas?

Eu ja mandei uma pm ao Hugo...vamos ver o que ele me diz!

Esta planta é bem porreira e parece-me que com as condições que tenho, é capaz de se dar bem!

Abraço

EDIT: Só agora reparei que a zona que referi para as helferi, tu sugeriste tb a sagittaria subulata...tb não desgosto da ideia e talvez seja mais fácil criar o efeito de tapete em vez das helferi.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 12:14Responder ao tópico

Boas!

Quanto ás helferi também ficavam aí fantásticas!

Eu tenho e o verde delas é fabuloso!

Demora é bem mais tempo a fazer uma moita jeitosa que a subulata a fazer o tapete...

Quanto ás Crypto penso que não terás problema com elas.

Se depois optares pelas Helferi diz alguma coisa que pode ser que já tenha alguns pés disponíveis...

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 14:56Responder ao tópico

Eu realmente gosto bastante das helferi, embora nunca tenha tido! No entanto, tnho de ter em conta as condições que tenho para as manter...mas parece-me que talvez fosse engraçado o contraste entre a sagittaria subulata e as helferi, ficando com as rochas no meio!

Vamos ver se há mais sugestões.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 15:17Responder ao tópico

Boas,

As condições que tu tens, á partida, são melhores que as minhas!

A tua iluminação é melhor, pelo que basta uma correcta fertilização e não terás problema nenhum!

São de facto bonitas e ficariam aí bem sem dúvida alguma!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 15:25Responder ao tópico

Sendo assim, vê se guardas umas quantas...pelas minhas contas, devo precisar de umas 5 ou 6! Pode ser que venham logo a acompanhar as gambas para o outro projecto! Razz

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 28 Jun 2012, 15:43Responder ao tópico

Como te disse de momento não tenho...

Estou a fazer uma pequena "experiência" no Simple Shrimp e se resultar como eu espero pode ser que daqui a 3/4 semanas já tenha isso...

Entretanto vai acompanhando a ver se elas evoluem... Smile

Abraço

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 11:40Responder ao tópico

Boas,

Em relação às zonas do aquário onde pretendes introduzir mais plantas, julgo que a melhor opção é colocares a Sagittaria atrás (zona verde), pois é uma planta que cresce muito em altura e que te tapava a zona frontal bem depressa.

Em relação à zona a azul, julgo que a Helferi funcionará muito bem mesmo. Já tive essa planta e é mesmo muito bonita.

Força nisso Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 11:49Responder ao tópico

Boas!

Hugo diz-me uma coisa...

Sabes de alguma planta que se pareça com a Sagittaria Subulatta mas que não cresça tanto?

É que tenho visto imensas montagens em que o pessoal diz ter essa planta (e realmente parece...) mas não passa dos 7cm / 8cm se tanto...

Uma das montagens assim é do nosso amigo aqui de Braga...

Outra é uma loja de Braga também que tem um tapete fabuloso, segundo ele de Subulatta (que a mim também parece) e aquilo deve ter uns 5cm de altura... E não estão podadas!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 11:51Responder ao tópico

Bom dia!

Obrigado pela sugestão Hugo. Sendo assim, vou esperar que a "experiencia" do Pedro Santos resulte e assim possa colocar também as helferi.

Vamos lá aos negócios! Razz

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 12:02Responder ao tópico

Boas,

Sim, acho que vais ficar com aquela zona esquerda muito bem equilibrada.
Depois, mais tarde, se quiseres completar com uns molhos de Eleocharis Acicularis, vais ver que ficará a matar Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 12:28Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Depois, mais tarde, se quiseres completar com uns molhos de Eleocharis Acicularis, vais ver que ficará a matar Wink

Abraço

Então e a resposta à minha pergunta chefinho???? Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Very Happy

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 12:51Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Abraço

Então e a resposta à minha pergunta chefinho???? Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Very Happy

Abraço!

Ups, sorry Wink

Em relação à Sagittaria, também sei de quem a mantém com 5 cm e não cresce mais que isso. Assim como também sei quem a mantém com alturas iguais às que a minha tem (30-40 cm).

A planta mais parecida com a Sagittaria é a Echinodorus Tenellus, que, supostamente, cresce até 10-15 cm.
Depois tens a Cryptocorine Parva, mas esta já tem uma folha diferente.

De resto não estou a ver nenhuma que se enquadre nessas características.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 13:16Responder ao tópico

A Tenellus tem uma folha mais fina...

Mas sabes a razão que explica essa diferença de alturas?

É que sinceramente não percebo...

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 13:25Responder ao tópico

Eu como nabo em plantas, vou mandar o meu bitaite em relação à pergunta do Pedro! Razz

Pelo que estive a ver, também me parece que a mais semelhante á Sagittaria é a Tenellus.

Isso das plantas crescerem muito em altura não é "sinónimo" de terem luz a menos? O que tenho visto pelas várias coisas que li, nomeadamente em relação às plantas de tapete, é que para as plantas se manterem mais baixas, é necessário terem uma boa iluminação!

Se estiver errado, corrijam-me para que eu não volte a falar do que não sei! Lol

Abraço

PS: As Eleocharis (Parvula ou Acicularis) não são demasiado exigentes para as condições que tenho? Pelo que vi, precisam de CO2 e bastante luz.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 14:09Responder ao tópico

Essa questão da luz não é linear...

As plantas crescem quer tenham boa luz ou não!

A diferença é "como" crescem...

Podem crescer encorpadas ou mais finas para chegar mais rapidamente à luz...

Não sei se me estou a fazer entender...

Mas se a espécie chega aos 10cm, por exemplo, acabam por lá chegar na teoria mais ou menos encorpadas...

Quanto à Parvula e Acicularis não precisam assim de tanta coisa...

Vê aqui a Parvula.

Segundo a Tropica só precisa de 0,25W/l de luz....

O mal desta planta é que ás vezes arma-se em parvula e não cresce! Wink

Pelo que tenho visto o pessoal consegue melhores resultados com a Acicularis...

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 29 Jun 2012, 14:24Responder ao tópico

Muito obrigado pelos esclarecimentos Sr. Moderador! Razz

Lamento não ter conhecimentos para esclarecer a sua dúvida! Vai ter mesmo de chegar pelo boss! Lol

Abraço

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 19Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 19  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-