| Novo Projecto - 1º Plantado (200L) | |
|
|
| Autor | Mensagem |
|---|
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

Localização: Barcelos - Braga Mensagens: 3897 Data de inscrição: 14/02/2012 Gostos: 217

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

Localização: 3° calhau a contar do sol Mensagens: 977 Data de inscrição: 04/09/2010 Gostos: 38

| |
 | |
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

Localização: Barcelos - Braga Mensagens: 3897 Data de inscrição: 14/02/2012 Gostos: 217

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

Localização: 3° calhau a contar do sol Mensagens: 977 Data de inscrição: 04/09/2010 Gostos: 38

| |
 | |
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

| Assunto: Re: Novo Projecto - 1º Plantado (200L) Sex 15 Jun 2012, 21:35 | |
| Boas Pedro!
Por acaso pensei que a ausencia de vermelho na Red Rubin fosse carência de ferro! Até compre um teste de Fe da Nutrafin para verificar isso! ^^ Talvez ja tenha jogado dinheiro fora!
Esta foi a primeira vez que usei os substratos da JBL mas se isto for sempre assim, acho que é a ultima também! Lol
No domingo vou sifonar o fundo com cuidade para não correr o risco de trazer o Aquabasis pra cima e a ver se levanto muita poeira...pode ser que assim isto comece a estabilizar!
Acho que não se colocava em dúvida a boa circulação do filtro...as Myriophyllum Mattogtossense que o digam! lol É normal as ramificações inferiores se soltarem assim?
Relativamente ao filtro, não tenho lã de vidro...tenho as esponjas azuis e cerâmicas JBL Micromec.
Abraço |
|
 | |
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

| Assunto: Re: Novo Projecto - 1º Plantado (200L) Dom 17 Jun 2012, 17:33 | |
| Boa tarde!
Hoje foi dia de manutenção semanal do meu aquário...
Comecei por fazer os testes à água e obtive uns valores um pouco estranhos...
pH - 7 (baixou 0,5 numa semana) NO2 - 1 mg/L NO3 - 10 mg/L NH4 - 0,5 mg/L gH - 14º kH - 4º (baixou 1º)
Tendo em conta a evolução do ciclo do azoto, era suposto já não ter amónia, certo? pelo menos pelo gráfico de evolução, quando surgem os nitratos, é porque toda a amónia já foi transformada em nitritos ou estarei enganado? Poderá isto ter algo a ver com os fertilizantes?
Após a medição dos parâmetros da água, foi altura de dar inicio à sifonagem do substrato e consequente TPA. Tudo foi feito com muito cuidado para não levantar muita poeira e não correr o risco de chegar ao substrato fértil. No total, foram retirados 40L de água (+/- 23% do volume total de água).
Apos a TPA e adição de mais bactérias, foi altura de proceder à fertilização. Foram adicionados 20 ml de Tropica Plant Nutrition, 3.75 ml de Flourish Nitrogen e Phosphorus e 5 ml de Flourish Excel.
Vamos ver se com esta sifonagem, o aqua começa a estabilizar e a não "produzir" tanta sujidade.
abraço |
|
 | |
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

| Assunto: Re: Novo Projecto - 1º Plantado (200L) Dom 17 Jun 2012, 18:04 | |
| Boas Pedro. Foi o q pensei... :p
Para a semana ha mais testes. Pode ser que o ciclo ja tenha terminado e ai possa transferir o resto da fauna do aqus pequeno paara este.
Abraço |
|
 | |
Domm
 Membro PLUS

| Assunto: Re: Novo Projecto - 1º Plantado (200L) Dom 24 Jun 2012, 21:25 | |
| Boas!
Hoje faz três semanas que o aqua foi montado. Procedi à medição dos parâmetros da agua e constatei que o ciclo ainda não terminou!
pH - 7 NO2 - 1 mg/L NO3 - 10 mg/L NH4 - 0 gH - 14º kH - 5º (subiu 1º)
A partir destes valores, constato que estou na 2ª fase do ciclo...não existe amónia mas ainda tenho nitritos. Decidi ainda não colocar mais fauna de modo a não correr riscos...continuo com um otto, uma cory e dois neos falsos.
Antes de proceder à sifonagem/TPA, estive a escovar o tronco todo com uma escova de dentes pois muita daquela sujidade proveniente do substrato, estava depositada em cima do tronco. Após esta limpeza, foram trocados os habituais 40L (23%).
Em termos das plantas, noto um crescimento na Myriophyllum Mattogtossense. Provavelmente daqui a uma ou duas semanas, já terá de ser podada.
Em termos de fertilização, foi feito o habitual.
Resta-me esperar que o ciclo termine para começar a transferir a fauna que tenho no aquário pequeno.
Abraço |
|
 | |
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

| Assunto: Re: Novo Projecto - 1º Plantado (200L) Qua 27 Jun 2012, 23:14 | |
| Boas!
Vi que o Hugo tem uns pés de Sagittaria subulata para vender...acham que ficaria bem no meu áquario? Talvez na zona entre as pedras e o tronco? Quantos pés precisaria?
Abraço |
|
 | |
Pedro Santos
 EquipaPeixeFauna

| |
 | |
Domm
 Membro PLUS

| |
 | |
| Novo Projecto - 1º Plantado (200L) | |
|