Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18, 19  Seguinte
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 27 Jun 2013, 12:50Responder ao tópico

Domm escreveu:
Bom dia Mara.

Obrigado pelas palavras.

O CAE é o amarelo que está na 3ª foto da bicharada. o SAE (crossocheilus siamensis) é o da última foto. Tenho dois de cada neste aquário e nunca tive qualquer problema.

Sim, eu sei que o Cae é o amarelo, igualzinho aos meus 3, mas como referi, só um é que se passou da cabeça, os outros 2 nunca deram problemas. Estavam bem alimentados, não havia motivo para tal, foi mesmo a atracção tipica de alguns Cae por Discus e Kinguios

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 06 Ago 2013, 13:34Responder ao tópico

Xiça, já passou mais de um mês desde que actualizei este tópico! Qualquer dia, até o Hugo Saldanha me vem dar na cabeça por falta de fotos! lol

Houve umas pequenas mudanças neste aquário durante este mês. Em termos de fornecimento de CO2, estou a usar o meu reactor DIY (estas fotos foram tiradas quando estive a dar uns toques no mesmo e por isso aparece o difusor) em vez do difusor e em termos de flora, foram adicionadas Hygrophila Corymbosa (que veio toda do aquário das gambas) e Rotala Rotundifolia.

As GSAs continuam a fazer-me "companhia" no aquário...sinceramente, já não sei o que posso fazer mais para as erradicar! Já começo a dar razão ao João Rui quando diz que estas são piores que as BBAs!

Como agora vou estar quase 3 semanas de férias, os aquários vão ficar em "auto-gestão"...mas quando vier, sou capaz de fazer mais umas quantas alterações. Razz

Ficam aqui umas fotos tiradas com o tlm.

No espaço de um mês, nota-se um crescimento brutal nas sagittarias e nas cryptos! Penso que o facto de ter tirado as tampas de vidro quando começou a vaga de calor, tb tenha ajudado a este crescimento.

Tendo em conta que vou de férias e a fertilização vai ficar suspensa, será melhor reduzir o fotoperiodo e o tempo que o co2 está ligado?

Abraço

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 06 Ago 2013, 18:06Responder ao tópico

Boas!

Fora esse musgo, as plantas estão com umas cores fantásticas!

Quanto à questão da fertilização... Nem sei que te diga... 3 semanas é muito tempo! Very Happy

Mas é capaz de ser preferível desligares o CO2 para não levares tudo a zeros...

Já sabes é que provavelmente as amigas BBA vão aparecer...

Abraço!

P.S. - Realmente por momentos já te confundia com o Hugo... Very Happy

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 06 Ago 2013, 21:14Responder ao tópico

Boas Pedro!

O musgo é para sair...e para ir para o lixo! Estou farto deste musgo! Nunca consegui fazer nada dele...

Se desligar o CO2 não é pior? Se calhar vou só ficar fora duas semanas e tinha pensado em colocar a fertilização de uma semana num só dia. Será que faz mal colocar tudo à bruta? lol

Já ando a pensar em fazer um "rescape" a este aquário...mas low-cost! estou a pensar ir à Serra da Arrabida buscar umas rochas para fazer uma montagem diferente. Cada vez mais estou a preferir montagens sem troncos...só rocha! Smile Estas rochas, tenho em conta que estão relativamente perto do mar (talvez 15/20 km, necessitam de algum tratamento especial ou basta fervê-las como é normal? Quando lá for, tenho de levar um limão para não vir carregado de rochas calcárias! lol

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 07 Ago 2013, 09:52Responder ao tópico

Boas!

Quanto ao fazeres a fertilização num dia só não terás problemas.

O CO2 nem sei que te diga... Very Happy

As rochas ferve-as muito bem e troca bastante água para limpar qualquer vestígio de sal, se bem que a essa distância duvido que tenhas problemas com isso...

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 07 Ago 2013, 16:06Responder ao tópico

Boas,

Muito vocês gostam de dizer que o Hugo não coloca fotos.
Vejam lá que o Hugo já é conhecido como “aquele Moderador que raramente coloca fotos”. Claro que a culpa é toda vossa Evil or Very Mad

Agora a sério. João, o aquário está mesmo muito porreiro, só é pena a luta que estás a ter com essas algas. Tenho a sorte de nunca as ter tido em nenhum aquário, mas se são piores que as BBA, ui, nem quero imaginar.

As alterações são sempre porreiras, dão um grande trabalhão, mas no fim ficas com o sentimento de dever cumprido e sempre tens uma nova etapa para aprender.
Sim, tem atenção ao tipo de rochas que colectas, eheh.

Abraço

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 07 Ago 2013, 16:42Responder ao tópico

Boas João, para essas algas já experimentaste a fazer um tratamento de choque com excel, no meu deu resultado, 1 semana com 4 vezes a dose recomendada e depois mais uma semana com duas vezes a dose recomendada, vais ver que isso vira tudo algodão e desaparece... depois para manteres, dia sim dia não a dose recomendada. Comigo deu resultado, nunca mais tive algas e os vidros limpo de 2 em duas semanas só mesmo para ter aquilo a brilhar. Foi uma dica que me deu o FAAO ( francisco oliveira ).
E olha que o meu aqua estava bem pior que o teu.

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 07 Ago 2013, 16:47Responder ao tópico

Boas,

Oh João Marques, o Sr. chama-se Filipe Oliveira e não Francisco, eheh.

E que tal a técnica da água oxigenada? Perigosa, sim. Mas pode ser que resulte.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 07 Ago 2013, 16:50Responder ao tópico

Boas!

Com as BBAs, eu já tive de fazer tratamento com excel e com agua oxigenada mas com GSAs nunca tinha ouvido falar! É que estas estão espalhadas pelos vidros, plantas, pedras troncos...e tendo em conta que tenho CO2 pressurizado, não me parece que aplicando isso "no geral" vá fazer alguma coisa!

Abraço

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 07 Ago 2013, 16:59Responder ao tópico

Boas Hugo, peço desculpa, é Filipe Very Happy ... João eu até no substracto tinha algas, ... tentei tudo e só com o excel resolvi esse problema... mas foi a injectar excel mesmo com fartura e de dois em dois dias TPA de 30%.
Neste momento há mais de 1 mês que não tenho CO2, as algas nunca mais apareceram e se fores ver as fotos que coloquei ontem é o estado em que passou a estar o aquário e a flora só com o carbono líquido.
Quanto á agua oxigenada se for para pequenos focos e para irradiar pequenas zonas localizadas tudo bem, para casos espalhados tentei, queimei algumas plantas e não dá resultado.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 08 Ago 2013, 20:25Responder ao tópico

Boas João!

As algas que tinhas no teu aquário eram filamentosas, certo? Eu ja estou farto de procurar mas ainda não encontrei nada sobre aplicação de excel para green spot algae... tendo em conta que ja tenho o aquario com um pouco mais de 30ppm de CO2, estar a adicionar excel em dose extraordinário, poderá provocar o envenenamento dos meus peixes!

abraço

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 08 Ago 2013, 21:20Responder ao tópico

boas João.realmente não percebo porque e que não consegues erradicar estas algas.como sabes eles aparecem por causa de iluminação forte e baixo nível ou oscilante de co2 e po4,mas no teu caso não pode ser visto que tens co2 pressurizado.em quantidades pequenas acho que todos os aquários o tem mas quando já são muitas esta alguma coisa mal.as únicas coisas que comem estas algas são as Neritinas.se não tiveres helenas no aquário podias tentar colocar alguns porque em numero suficiente eles fazem desaparecer estas algas.um abraço

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 08 Ago 2013, 21:50Responder ao tópico

Obrigado Cristian!

Realmente, normalmente as causas são as que referiste e eu nem tenho flutuações de co2, não tenho iluminação forte (2x39W T5HO - 8 horas por dia) e tenho 5 ppm's de PO4 por isso acho estranho!

Acredito que as neritinas consigam fazer alguma coisa mas com a quantidade de GSAs que tenho nos vidros e nas plantas (especialmente nas anubias e nas cryptos), tinha de meter aqui um batalhão delas! lol

Eu já ando a planear um rescape a este aquário para fazer nos proximos meses, por isso acho que nem me vou preocupar muito mais com isto.

Abraço

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 08 Ago 2013, 22:09Responder ao tópico

estas a subestimar as neritinas:P  uns 5-6 exemplares limpavam-te isto enquanto estas de ferias.ou mesmo se não limpam tudo não fica la grande coisa

-- Assinatura --

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 08 Ago 2013, 22:14Responder ao tópico

Ahhh outra sugestão:tenta colocar umas plantas flutuantes por cima dos cryptos e anubias porque como eles não são muito exigentes com a luz aguentam-se bem mas mas a diminuição de luz directa vai fazer estragos nos GSAs.normalmente estas plantas de folhas grandes e crescimento lento e que são atacadas pelos GSAs

-- Assinatura --

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 08 Ago 2013, 22:47Responder ao tópico

Amanhã vou ver se há neritinas por aqui...

As flutuantes não me iriam ajudar muito pois as anubias e as crypto estão na parte posterior e é ao longo do vidro traseiro que tenho o outlet do filtro, ou seja, iriam empurrar as flutuantes para as zonas de menos corrente.

Durante as férias tb vou reduzir o fotoperiodo em 1 hora...tendo em conta que pelo menos durante uma semana não vou fertilizar, não quero ter um boom de algas!

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Sex 30 Ago 2013, 15:24Responder ao tópico

Não há fotos novas? Razz 

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 02 Set 2013, 11:04Responder ao tópico

Boas,

Também acho que já merecia uma bela actualização Wink

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 02 Set 2013, 13:40Responder ao tópico

Boas!

E vão "3 chatos" a querer actualizações! Very Happy

Abraço!

P.S. - Diga-se que dois deles não têm grande moral para falar, mas... Very Happy

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 02 Set 2013, 13:44Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

E vão "3 chatos" a querer actualizações! Very Happy

Abraço!

P.S. - Diga-se que dois deles não têm grande moral para falar, mas... Very Happy
X4 chatos!Razz 

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 02 Set 2013, 15:05Responder ao tópico

Ena ena, tantos "chatos"! Very Happy

Bom, vou tentar fazer um resumo do estado actual da "coisa"...

Antes de ir de férias, fiz uma limpeza geral ao aquário, incluindo a limpeza dos vidros com o meu novo raspador que é uma maravilha! Limpei os vidros num instante e posso-vos informar que cheguei ontem de férias e não tinha GSAs nos vidros da frente e laterais (atrás é outra conversa pois a limpeza não foi muito a fundo nessa zona... lol).

Além da limpeza, fiz uma "limpeza" à flora tb. O musgo foi logo o primeiro a sair e directamente para o caixote do lixo. Retirei algumas das sagittarias maiores do lado esquerdo e coloquei-as atrás e à direita do tronco. Os fetos e as anúbias levaram umas valentes tesouradas e a maior parte das folhas que tinham GSAs foram podadas.

No dia em que fui de férias (14 de Agosto), fiz a fertilização de uma semana num só dia, ou seja, na prática, "só" estive 10 dias sem fertilização. Na mesma data, reduzi o fotoperiodo e a adição de co2 para 7 horas/dia. Depois disto, deixei o dito cujo em "auto-gestão"! lol

Surpreendentemente, quando cheguei a casa no sábado, o aquário até nem estava muito mal! Razz Tinha algumas plantas a vaguear pelo aquário mas que me tenha apercebido, as rotalas parece que se ressentiram um pouco da falta de fertilização mas ao menos não me apareceram mais algas, especialmente BBAs que eram o meu maior receio.

Dito isto, ontem fiz uma TPA de 50% e voltei ao normal em termos de fertilização, fotoperiodo e adição de CO2.

Fotos é que não tirei mas foi por uma boa razão...estive cerca de 10 horas agarrado ao outro aquário! Wink

A ver se hoje tiro umas e coloco aqui (digam lá se com este discurso, não pareço o Hugo Saldanha? Lol)

abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 02 Set 2013, 21:04Responder ao tópico

Boas,

Apenas uma nota: da minha parte, ultimamente, não têm razões nenhuma para se estarem a queixar Razz Razz

10 horas de volta de um aquário... Como eu te percebo meu amigo Wink Queremos ver isso, já sabes, e com direito a muitas fotos.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Set 2013, 10:11Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Apenas uma nota: da minha parte, ultimamente, não têm razões nenhuma para se estarem a queixar Razz:P
Olha ele todo convencido... Very Happy

Ainda tens muito que recuperar antes de te livrares da fama! lol! 

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Set 2013, 15:32Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Hugo Saldanha escreveu:
Apenas uma nota: da minha parte, ultimamente, não têm razões nenhuma para se estarem a queixar Razz:P
Olha ele todo convencido... Very Happy

Ainda tens muito que recuperar antes de te livrares da fama! lol! 

Abraço!
Boas,

Não seja por isso Razz
Vou tratar de me portar bem desta vez, eheh.
E até posso tentar umas daquelas macros e tal...

Vá João, agora é a tua vez de mostrares as novidades.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 03 Set 2013, 23:27Responder ao tópico

Boas!

Eu concordo com o Pedro...ainda tens muito que fazer até te livrares da fama! lol

Ainda não tirei fotos...os primeiros dias de trabalho depois das férias são sempre complicados mas como não quero ficar com a fama dos outros, fiz um pequeno video que dá para ter uma ideia do estado geral! :p

As "maiores" alterações foi a colocação da sp mini que tinha no outro aquário e não crescia...vamos ver se neste, com CO2 e mais luz, a dita resolve crescer.

Nos próximos dias deve chegar o meu novo difusor da VIV (podem ver aqui a REVIEW). Embora esteja satisfeito com a dissolução de CO2 com o reactor que fiz, já estou a preparar com calma o rescape deste aquário e, tendo em conta que pretendo fazê-lo apenas com rocha, iria ser dificil de o esconder.

Abraço

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 16 de 19Ir à página : Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18, 19  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-