Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 19  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 12:09Responder ao tópico

Boas!

Os buracos circulares são carência, mas de quê é difícil de dizer...

Pelo menos eu não sou capaz de o fazer.

No entanto, pelo que dizes fertilizar a hipótese mais lógica é obviamente o PO4...

No entanto essa planta é complicada de manter...

Por vezes também me aparecem umas folhas com esses buracos e garanto-te que não é por falta de nutrientes...

Quanto à outra põe aí umas fotos, mas como o Hugo te disse, isso por vezes acontece...

Se as podas estão a crescer bem deixa-as estar e tira os pés que apodrecerem.

Da próxima já vez se é habitual ou se foi por ser a primeira e se ressentiu.

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 13:31Responder ao tópico

Boas Pedro!

Penso que cometeste um lapso aí. Eu já faço fertilização com o Seachem Phosporus, logo penso não ser preciso adicional mais PO4, certo?

O que eu perguntei é se não seria necessário adicionar Potássio (K), utilizando por ex. o Seachem Potassium. Talvez assim a minha fertilização de macros fique mais equilibrada.

A ver se tiro as fotos mais logo para colocar aqui.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 13:39Responder ao tópico

lol!

Tens toda a razão...

Li ao contrário! Smile

Aguardo as fotos então!

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 15:46Responder ao tópico

Boas,

A gama da Seachem é mesmo muito boa, é a que eu utilizo.
Mas a longo prazo pode ficar um pouco cara...

Fico à espera dessas fotos.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 18:24Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Abraço

Já vos disse que o melhor mesmo é os DIY...

Quando quiserem ajudo-vos com isso! Não tem ciência nenhuma!

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 09 Jul 2012, 21:31Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Abraço

Já vos disse que o melhor mesmo é os DIY...

Quando quiserem ajudo-vos com isso! Não tem ciência nenhuma!

Abraço!

Boas,

Não coloco a menor dúvida Wink
Apenas quero despachar os fertilizantes que ainda tenho para poder apostar nesses.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 00:18Responder ao tópico

Boas!

Relativamente aos fertilizantes, ir para os DIY é o próximo passo. Com estes "pré-feitos" sai um bocado caro...

Aqui ficam umas fotos tiradas após a TPA. Em termos gerais, não há grandes alterações...

Pormenor de uma sagittaria subulata. Penso que este será o tal "melting" que é normal quando são mexidas (espero eu pois tenho várias folhas assim! ^^)

Caule de Myriophyllum Mattogrossense praticamente despido!

Pequenos rebentos a nascer no topo do caule despido com uma das poucas ramificações que sobraram

As podas da mesma planta replantadas. Ja se nota o crescimento das mesmas.

Folha de Red (de red tem muito pouco Sad) Rubin ratada...já não sei se isto será causado por carência de nutrientes ou se será a minha fémea escalar que se anda a esticar! Ainda à pouco a apanhei a puxar a folha pela parte aberta até que arrancou a folha! No No outro aqua, nunca a tinha visto a atirar-se às plantas! Será que estou a dar comida a menos?

Fico à espera das vossas opiniões!

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 08:20Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais dizer que isso está com muito bom aspecto! Smile

Depois a Subulatta é normal!

Deixa-a ambientar e depois vais ver que começa a rebentar!

Quanto à Mattogrossense é como te disse, por vezes não gostam da poda!

Mas as podas replantadas estão com muito boa cara o que é bom sinal!

O pé original se está a rebentar deixa-o estar. Se vires que no caule original crescem folhas novas (altamente improvável) deixa-o estar. Senão deixa crescer um pouco esse rebento e depois voltas a podar (cortando o caule original!), replantas e tiras o "tronco" que fica!

Por fim esse ratado, lamento informar, não é por carência alguma!

Os buracos das carências são circulares! Isso é sinal de petisco para alguém! Smile

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 10:47Responder ao tópico

Bom dia Pedro!

Obrigado pelo elogio! Smile

Relativamente à Subulata, li que ela não gosta muito de agitação na água mas como podes ver na foto panorâmica, está toda inclinada para a direita, tal como a Matogrossense. Isto deve-se ao facto da flauta do filtro estar na parte lateral direita e como tal, o fluxo ao "bater" no vidro esquerdo, inclina as plantas todas em direcção ao ponto de saída para o filtro. Esperemos que a subulata se ambiente à água movimentada.

Será que o facto dos caules estarem todos "ondulados" (não estarem na vertical), tem alguma coisa a ver com o fluxo da água ou o seu crescimento é mesmo assim?

No que respeita às plantas ratadas, acho que vou ter de meter um açaime na minha escalar! lol É estranho o facto de, em quase dois anos" nunca ter mordiscado as plantas e agora que mudou de casa, andar a fazer isto! Já reparei que não é só na Red Rubin... a moita direita da Hydrocotyle Tripartita também anda a sofrer do mesmo mal! Só que esta, como não tem raizes fortes, é arrancada do substrato!

Vamos lá ver como evoluem as plantas...

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 11:55Responder ao tópico

Boas!

É normal as plantas de caule mais fino não crescerem perfeitamente na vertical...

Não te preocupes com isso! Smile

A minha Red Rubin também está meia ondulada e o caudal não é assim tanto!

Basta um peixe mais corpulento e ela desvia...

Desde que tenha um aspecto saudável deixa-a estar!

Quanto ao escalar que lhe dás de alimentação com base vegetal? Pode estar com mais apetite por falta de algum alimento mais específico, mas para isso já não sou a pessoa mais indicada!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 12:36Responder ao tópico

Se é normal, menos mal! Razz

Relativamente á comida, é a mesma que dou há alguns meses (vou alternando entre um granulado da JBL e umas pastilhas que nao me lembro a marca). Vá-se lá entender os bichos... lol

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 13:22Responder ao tópico

lol!

Lá não gostou desses plantas novas! Smile

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 10 Jul 2012, 15:31Responder ao tópico

Boas João,

Está a ficar porreiro sim Wink
Agora é mesmo dar-lhe um bocado de tempo e ir registando o comportamento da flora.

Não te preocupes com a Sagittaria, ela daqui a uns dias começa a arrebitar.
Recentemente remodelei o meu aquário e ela também se está a ressentir e a água tem os mesmos parâmetros. É uma planta muito "maricas" em termos de mudanças. Mas depois de estar bem ambientada, cresce mesmo muito rapidamente.

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 16 Jul 2012, 12:00Responder ao tópico

Boas João,

Então como se está a portar a Sagittaria? Já começou a vingar?

Mostra aí umas fotos actuais Wink

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 16 Jul 2012, 13:35Responder ao tópico

Boas Hugo!

Ontem estive a fazer a manutenção semanal e ainda não notei novos rebentos na sagittária. As folhas que estão a "derreter" devem-se arrancar junto á raiz ou deixa-se a desfazer e esperar que o filtro faça a sua parte?

Em termos de novidades, nada de especial a não ser o facto de ter adicionado o ancistrus albino, o ramirezi e as duas corydoras aeneus que tinha no aqua pequeno (este sofreu alterações mas irei colocar no outro tópico nos camarões! Razz).

Em termos de flora, a Hydrocotyle Tripartita está a ficar depenada...raios parta a fémea escalar! Nas anúbias que tinha no outro aqua, não lhes tocava e agora é isto! Não há um açaime para peixes? Loool

Assim que puder, coloco umas fotos actualizadas.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Seg 16 Jul 2012, 14:14Responder ao tópico

Boas!

As folhas podes cortar ou podes deixar que os peixes acabam por bicar isso.

Notas algumas folhas a ficarem mais verdes?

Venham essas fotos então!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Ter 17 Jul 2012, 23:24Responder ao tópico

Boas!

Aqui estão as fotos da 6ª semana de montagem! Após a introdução dos novos habitantes, voltei a notar mais "sujidade" na água...penso que as duas corys andam literalmente a apalpar o novo substrato e a levantarem muita poeira!

Panorâmica

Sagittarias e Cryptos

Pormenor da sagittaria com algumas folhas derretidas e outras com um verde bem agradável

Christmas Moss: nota-se crescimento dos musgos mas voltaram a ficar com mais sujidade agarrada. deduzo que seja pelo motivo que referi em cima

Anúbias nana e Microsorum Pteropus

Hydrocotyle Tripartita (1ª moita)

Hydrocotyle Tripartita (2ª moita se é que se pode chamar assim! ^^)

Ludwigia Repens "Rubin" e Myriophyllum Mattogtossense todas inclinadas no sentido do sifão!

A devoradora de plantas e o seu "marido"

Uma das corys aeneus escondida no meio das sagittarias e cryptos

O Ramireizi e o Ancistrus não colaboraram e não os consegui apanhar a jeito! Razz

Venham de lá esses comentários/sugestões!

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 18 Jul 2012, 09:42Responder ao tópico

Boas!

Está a ficar bem porreiro!

A Sagittaria está com bastante bom aspecto!

Não tarda tens aí uma floresta! Smile

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 18 Jul 2012, 09:53Responder ao tópico

Boas João,

Realmente está a ficar muito porreiro.
Como vês, a Sagittaria já está a começar a adaptar-se e brevemente vai começar a lançar runners. Fica atento para que ela não se propague para zonas que não queiras.
Depois de formares uma moita de Sagittaria, o lado esquerdo vai ficar bem completo.

Não conheço essa Hydrocotyle Tripartita, mas parece ser interessante. Se não for indiscrição, posso perguntar onde a arranjaste?

Com corydoras é mesmo assim, andam sempre a remexer no fundo e levantam o “lixo” todo. Mas isso é bom e é importante, assim ajudam a ter tudo mais limpo pois essa sujidade é limpa pelo filtro.

Abraço

P.S.: Afinal não és como eu que demoro uma eternidade a colocar fotos, eheh

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 18 Jul 2012, 10:38Responder ao tópico

Está a ficar muito bonito! Estou a acompanhar!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qua 18 Jul 2012, 10:40Responder ao tópico

Bom dia!

Obrigado a todos pelos comentários! Agora é ter paciência e esperar o desenvolvimento da flora!

Hugo, é claro que não é indiscrição nenhuma! lol Estamos aqui para partilhar tudo o que for possível! A Hydrocotyle Tripartita foi comprada na aquaeden (tal como o resto das plantas excepto a sagittaria! Razz). Sinceramente, não me recordo do preço dos vasos mas dá uma vista de olhos no site para veres se têm disponível.
Relativamente a esta planta, penso que a plantei de uma forma errada pois dá-me a sensação que a mesma deveria ter sido plantada da mesma forma que se planta a Cuba. Ando com vontade de a tirar toda e dividi-la entre runners e replantar.

Citação :
P.S.: Afinal não és como eu que demoro uma eternidade a colocar fotos, eheh

Lol Pois, ainda generalizavam e diziam que era o facto de sermos alentejanos! Razz

Abraço

PS: Pedro, os meus fertilizantes da Seachem estão a acabar...tens de me dar umas luzes sobre os DIY (onde comprar, como fazer, quando fertilizar, etc,.)! Troika a quanto obrigas....

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 02 Ago 2012, 12:48Responder ao tópico

Boas!

Se arrependimento matasse, estava morto e enterrado! Mad

O querer fazer uma coisa diferente do que já tinha feito, levou-me a optar pelo JBL Manado em vez do "tradicional" basalto preto moído mas já me arrependi 1001 vezes! Dassss...

Além de ser um substrato muito leve, "lança" demasiada poeira na água! Tenho sempre as folhas das plantas carregadas de pó...eu bem que tento sifonar por cima das plantas mas no dia seguinte estão iguais! Juntando a isto, o fluxo do meu EHEIM 2217 faz com que o substrato se desloque do lado esquerdo para o direito, colocando as sagittarias com as raízes de fora! Acho que não há semana que não tenha de replantar uma ou duas plantas das mais pequenas (e com raizes menores, obviamente)!

Se não fosse o facto de ter o substrato fértil por baixo, acho que já tinha substituído o Manado por outro inerte mais pesado!

Desculpem o desabafo...isto tb deve ser o stress de ainda nao ter ido de férias! Razz

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 02 Ago 2012, 15:02Responder ao tópico

Boas,

É por essas e por outras que eu não gosto do Manado. E olha que nunca experimentei nem devo experimentar. Prefiro o que estou a usar agora, da Aquatic Nature Wink

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 02 Ago 2012, 17:13Responder ao tópico

Boas Hugo!

Eu acho que ja so confio no basalto moido! Lol no outro aqua nunca tive qualquer problema...agora com este, irra!

Ja andei a pensar em meter o dito basalto por cima do manado mas como tenho o aqua basics por baixo, tenho receio de, ao mexer no hardscape, deixe passar nutrientes para a coluna de agua e depois é que nao dou conta disto!

Será que há outra forma de resolver isto?

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Qui 02 Ago 2012, 17:49Responder ao tópico

Boas!

A meu ver para trocares isso só uma intervenção radical em que retiras tudo menos o fértil e voltas a recolocar tudo.

Dá algum tempo a isso que pode ser que passe!

Vai fazendo sifonagens regulares!

Há muito pessoal que tem isso sem problemas!

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Planted Community - 1º Plantado (200L)   Responder ao tópico

Planted Community - 1º Plantado (200L)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 19Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 19  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-