Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Temperaturas Altíssimas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Chojin

Membro
Membro

Nome Real : João Encarnação
Gostos : 0

MensagemAssunto: Temperaturas Altíssimas   Sab 02 Jun 2012, 17:39Responder ao tópico

Boas, tenho-me vindo a deparar com um problema bastante complicado... Na semana de muitíssimo calor do mês passado os meus termómetros (1 digital e 1 de cristais) do aquário de 220L indicavam temperaturas loucas (38ºC foi a máxima) e morreu a minha colisa, actualmente o calor está a voltar e o digital aponta 32,5ºC. Como neste momento, dupliquei a minha fauna, isto está a assustar-me e de que maneira, porque já devo ter alguns 250€ investidos em peixes e mesmo que assim não fosse é obvio que não quero que os peixes cozam. Verdade seja dita, deduzo que aquela temperatura se aproxime mais da temperatura exterior do que propriamente a da água, mas mesmo assim assusta.

A bem pouco tempo vi numa loja o sistema de ventoinhas para arrefecimento, no caso do meu teria de levar o sistema de 6 ventoinhas, será isto uma boa solução para o problema?! Queria a todo o custo evitar os sistemas de refrigeração que para o meu aquário seria um investimento na ordem dos 700€

Desde já obrigado.

a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Abel Ferreira
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Sab 02 Jun 2012, 17:49Responder ao tópico

Se tiveres o aquario destapado e direcionares uma vulgar ventoinha domestica para o interior do aquario baixas a temperatura

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Sab 02 Jun 2012, 18:12Responder ao tópico

Boas
O ano passado houve outros membros que sofreram do mesmo problema, na altura a opção que eles disseram ter optado foi como o Abel te respondeu: aquas destapados e ventoínhas direcionadas para a superficie da água.
Eu penso que deverás tentar ir à raiz do problema, ou seja não poderás mudar o aqua de local para uma zona mais fresca. Porque para a tempª da água estar a 38º, a tempª ambiente dentro de casa deverá rondar pelo menos os 42º.

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Sab 02 Jun 2012, 19:51Responder ao tópico

A ventoinha com aqua destapado infelizmente não poderá ser opção visto que tenho ampulárias no aquário =/

Acho que vou mesmo optar pelo sistema de 6 ventoinhas próprias para aquário, orçamento de 70€ mas sempre é melhor que 600 ou 700€ no caso da refrigeração e sem dúvida muito melhor do que ver os peixes morrerem, ainda para mais agora que o aqua ganhou vida com os escalares, mollys e botias.

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Sab 02 Jun 2012, 20:39Responder ao tópico

o ideal seria mudar o aquario de sitio,se està na tua sala e se a troika nao anda por esses lados com 250 euros tens um aparelho de ar condicionado,o problema é mesmo a troika.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Sab 02 Jun 2012, 23:13Responder ao tópico

Boas!

Seja qual for a solução trata disso rapidamente!

Temperaturas de 32ºC os peixes vão começar a ressentir-se muito em breve!

Abraço!

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Dom 03 Jun 2012, 00:49Responder ao tópico

Viva João

Sim isso de facto são temperaturas bastante elevadas e nada aconselháveis para os peixes.

Se não tens a opção de trocar o aquário de sitio como já tinham sugerido e além da ideia que deste sobre as ventoinhas, um chiller mas aqui a quase que te ficava mais barato comprares um AC para a divisão da casa, se fores engenhoso e com alguns conhecimentos podes sempre fazer um caseiro com um motor de algum frigorífico velho ou com alguma sorte com um sistema antigo das maquinas da imperial que já vêm a quase tudo preparado, depois e a solução mais barata é mesmo a velhinha técnica das garrafas congeladas

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Dom 03 Jun 2012, 14:59Responder ao tópico

Boas, desde já obrigado pelos conselhos. Mudar o aquário de sítio infelizmente não é possível porque um monstro daqueles não dá para pôr em qualquer lugar. Sem dúvida que assim que consiga ir ao algarve vou optar por comprar as 6 ventoinhas próprias. Até lá a ideia das garrafas congeladas parece-me bastante interessante. Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 08:14Responder ao tópico

Boas!

Desconhecia esta técnica das garrafas de água!

No entanto devo reconhecer que me deixa um pouco apreensivo!

Ao introduzirmos um bloco de gelo não vamos provocar um choque térmico nos peixes?
Não vamos descer demais a temperatura? Não vamos provocar demasiadas variações de temperatura?

Já alguém usou esta técnica?

Desculpem estas questões, mas pareceram-me pertinentes!

Abraço!

putogiro

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 09:50Responder ao tópico

Boas
Não há qualquer tipo de choque, apesar de ter que haver alguma circulação de água, para evitar que num determinado local a temperatura baixe mais do que nos outros, depois é preciso controlar muito bem a tempª, para evitar grandes variações de tempª.
Mas continuo a achar estranho uma tempº tão alta, pois dentro de casa normalmente costuma estar menos tempª do que na rua (embora às vezes pareça estar mais calor devido à falta de circulação de ar), depois a tempª da água está sempre uns 4 ou 5º mais baixa que a do ambiente circundante.
Mas, como foi dito anteriormente, há sempre a hipotese de ar condicionado na divisão, melhora a tempª e o ambiente da sala também fica mais fresco.

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 10:07Responder ao tópico

Viva Pedro

Em agua doce normalmente, nunca achei necessário o uso das garrafas congeladas, mas há sempre uma 1º vez Very Happy

Quanto a técnica em si era e ainda é que o pessoal é pobrezinho, é bastante usada nos salgados departamento esse onde as variações de temperatura podem ser mais perigosas.

Claro que convém estar se mais atento ao aquário posicionar a garrafa numa zona estratégica onde ocorra um bom fluxo de agua a circular, calcular o tipo de garrafa para os litros de agua que neste caso usaria possivelmente garrafas de coca cola daquelas de 1 litro, uma de reserva no congelador e uma dentro do aquário a arrefecer a agua.

Mas estou como o Nuno também acho um bocado estranho, mas pode acontecer

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 10:51Responder ao tópico

Boas!

Obrigado pelos esclarecimentos!

Convém então arranjar maneira de fixas a garrafa não? Senão vai andar a passear pelo aquário! Smile

De qualquer maneira partilho da vossa opinião... É muito estranha mesmo esta temperatura! Especialmente por ainda só ter havido uma mortes...

Pensando de uma maneira mais simples... Não será o termómetro que não está bom? Bem sei que são 2 mas mesmo assim...

Abraço!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 11:52Responder ao tópico

Concordo que essas temperaturas são um bocado estranhas, tenta usar outro termómetro para o tira teimas. Normalmente o que mata a maioria dos peixes não é tanto o calor mas a diminuição de oxigénio na água provocada pelo aquecimento da mesma, eu mesmo já fiz a experiência. Se oxigenares a água com bomba de ar a coisa deve ajudar, mas convém utilizares algo para arrefecer também, a solução mais barata sem dúvida passa pelas garrafas de gelo, as ventoinhas arrefecem no máximo 2 a 4 graus.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 12:00Responder ao tópico

Boas,

De qualquer maneira acho que tens mesmo de pensar numa solução "de fundo", porque se agora já tens essas temperaturas, no pico do Verão nem quero imaginar...

Abraço...

João_Santos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick: j-santos
Gostos : 87

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 12:05Responder ao tópico

sem querer alguma barbaridade ja pensaram que as resistencias podem estar com algum problema?
desliga durante uns dias a ver o que acontece

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 12:08Responder ao tópico

j-santos escreveu:
sem querer alguma barbaridade ja pensaram que as resistencias podem estar com algum problema?
desliga durante uns dias a ver o que acontece

É bem visto... Smile

Lembrei-me do termómetro avariado, mas não do termostato!

Se realmente for do termostato nem precisa de estar uns dias... Daqui a umas horas já se sabe!

Abraço!

João_Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 12:10Responder ao tópico

é normal acontecer ,por isso me lembrei de falar. nao perde nada em tentar

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Moderador Específico PeixeFauna do Sub-Fórum Ciclideos Sul Americanos Anões / Discus / Escalares

putogiro

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 12:11Responder ao tópico

Boas
Atenção que o caalor também pode matar, à tempos elevei a tempª de um aqua para os 31 a 32º devido a um tratamento para o ictio, e ao fim de +/- 10 dias as corys maiores foram começando a morrer, com sintomas semelhantes a AVC's e ataques cardiacos. Mal baixei a tempª, as sobreviventes começaram a ficar mais activas, e acabaram-se as mortes.
No meu caso não se punha a falta de oxigenação porque a flauta está bem posicionada para oxigenar o aqua.

Quanto aos termostatos, apenas não tinha falado neles, porque normalmente o pessoal, mal começa com problemas de tempª altas, desliga os termostatos, pelo menos eu é o que faço, mas pode bem ser esse o problema.

João_Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 12:16Responder ao tópico

boas hugo
só falei porque ele nao mencionou que os tinha desligado e como tal pensei em lembrar,eu nao desligo os meus mas fica só um para emergencias.

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Chojin

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 17:01Responder ao tópico

Pois neste caso não terá nada a ver com o termostato, pois já o desliguei à mais de 1 semana e a temp. continua a acusar cerca de 32,5ºC. Os 38ºC alcançados foi na semana de extremo calor, onde aqui no alentejo por exemplo tivemos temperaturas de 42ºC.
O que eu acho muito mas mesmo muito estranho é o aquario de 25L onde tenho 1 termometro daqueles de vidro, acusar uma temperatura de cerca de 26ºC. Muito estranho, pois os 25L de água deveriam ter 1 temperatura muito superior ao aqua q tem 220L, digo eu!

Hoje, vou já começar com as garrafas congeladas (começar com 1 de 1,5L) e em principio vou voltar a ligar o termostato para o caso da temperatura descer demasiado, ou para o caso dos termometros estarem a dar uma temp. errada.

João_Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 17:05Responder ao tópico

retira o termometro do aquario pequeno e troca para comparares.
e isso das temperaturas é relativo pois nao devem estar um ao lado do outro para fazeres as comparaçoes e se calhar um é fechado outro nao ,o sistema de luzes de um nao é igual ao outro etc....

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 17:07Responder ao tópico

Boas,

Quanto à temperatura do pequeno ser inferior pode perceber-se pelo seguinte: Tal como custa mais a subir a temperatura do de 220l também custa mais baixa-la. O de 25l pode já ter regressado à temperatura normal enquanto o outro não!

Esperemos que isso resolva o assunto!

De qualquer forma como te disse, acho que tens de resolver o problema de fundo, pois as garrafas congeladas são soluções para situações de emergência...

Abraço!

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 17:08Responder ao tópico

j-santos escreveu:
retira o termometro do aquario pequeno e troca para comparares.
e isso das temperaturas é relativo pois nao devem estar um ao lado do outro para fazeres as comparaçoes e se calhar um é fechado outro nao ,o sistema de luzes de um nao é igual ao outro etc....

Mais uma vez bem visto! Wink

Que sistema de luz tens no aqua?

A que distância está da água?

Abraço!

João_Santos

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 17:08Responder ao tópico

sim
essa soluçao nao é nenhuma soluçao mas sim um remedeio.
nao podes destapar o aquario???

-- Assinatura --
Cumprimentos a todos

putogiro

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Seg 04 Jun 2012, 17:40Responder ao tópico

Boas
Ele não quer destapar o aqua por causa das ampulárias, mas olha que elas não saem sempre da água. a maior parte das vezes saem da água, mas não do aqua, mesmo sem tampa. Costumam vir à superficie, para respirar e pôr ovos.
Quanto à tempª, em primeiro lugar eu trocava os termometros, depois se a tempª estivesse certa, então sim ía para medidas mais radicais.
Atenção que o gelo não vai só baixar a tempª, vai alterá-la.
É como teres algas num aqua, se pões comedores de algas, não resolves nada apenas atenuas o problema, pois o que provoca as algas, continua lá e elas vão continuar a aparecer.

Por acaso o aqua não está encostado a uma parece onde bate o sol a maior parte do tempo?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Temperaturas Altíssimas   Responder ao tópico

Temperaturas Altíssimas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-