Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Novo Projecto - Comunitário de 200L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 29 Maio 2012, 23:26Responder ao tópico

Boa noite!

Como todos aqui no fórum, o desejo de começar novos projectos está sempre presente e agora que consegui convencer a minha Maria a colocar outro aqua na sala :cheers: , vou comprar um aqua de 200L (100C x 40L x 50A) esta semana.

Relativamente às medidas do aqua, não posso ter mais de 1 metro de comprimento pelo que apenas as outras duas medidas podem ser variáveis. Inicialmente, comecei por pedir orçamentos para aquas de 120L (100x30x40), depois passei para 160L (100x40x40) e terminei nos 200L! lol! Os preços entre eles não varia muito e esta é a principal razão que me fez optar pelo aqua de 200L (com movel fica em 180€, o de 160 com móvel custa 160€ e o de 120 com móvel fica em 150€)

Depois de decidir qual o aqua a comprar, começam todas as outras questões! Razz Andei a ver umas calhas para o dito cujo e surgiram as seguintes hipoteses:

3xT5 - 179.99€
2xT5 - 125.99€

Tendo em conta a altura do aqua, será melhor optar pela calha de 3 lâmpadas (sei que depende da potência das mesmas mas nao tenho aqui essa informação)? Os preços são um pouco puxados ou é só impressão minha?

Sempre quis ter um aqua plantado mas nunca pensei em ter CO2 (aliás, a minha experiência nesta área é zero). Será que é possivel ter um bom plantado, com tapete tb sem usar este sistema? A ideia seria ter plantas de baixa/média exigência, embora haja algumas mais exigentes que me enchem o olho! Razz

Em termos de filtragem, estou a pensar em adquirir um EHEIM 2215 ou 2217 (ainda não decidi qual será a melhor aposta).

Em termos de substrato, o que aconselham? E em que quantidades?

Fico a aguardar a vossa ajuda neste meu novo projecto!

Cumpts

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qua 30 Maio 2012, 08:46Responder ao tópico

Ora boas!

É sempre excelente sabermos que vem aí um novo projecto! Smile

Mais satisfeito fico por saber que estás a pensar num plantado! Wink

Para responder ás tuas questões vamos por partes:

Domm escreveu:

Depois de decidir qual o aqua a comprar, começam todas as outras questões! Razz Andei a ver umas calhas para o dito cujo e surgiram as seguintes hipoteses:

3xT5 - 179.99€
2xT5 - 125.99€

Tendo em conta a altura do aqua, será melhor optar pela calha de 3 lâmpadas (sei que depende da potência das mesmas mas nao tenho aqui essa informação)? Os preços são um pouco puxados ou é só impressão minha?

As calhas comerciais são um pouco caras de facto, mas esses preços parecem-me dentro do que se pode considerar normal.

De qualquer forma é uma questão de procurares outros preços.

Tenta falar com os nossos patrocinadores que certamente te ajudarão!

Outra solução é comprares os materiais e aventurares-te num DIY.
Temos bons exemplos no fórum respectivo!

Domm escreveu:

Sempre quis ter um aqua plantado mas nunca pensei em ter CO2 (aliás, a minha experiência nesta área é zero). Será que é possivel ter um bom plantado, com tapete tb sem usar este sistema? A ideia seria ter plantas de baixa/média exigência, embora haja algumas mais exigentes que me enchem o olho! Razz

Falas aqui de coisas diferentes!

Se queres apenas plantas "low-tech" (baixa exigência) consegues manter um plantado saudável sem CO2, mas também com um desenvolvimento muito mais lento.

Se optares por CO2 caseiro já consegues ter umas plantas um pouco mais exigentes (já que a nível de luz não me parece que vás estar condicionado...).

Já as plantas de tapete são mais complicadas, pois por norma precisam mesmo de CO2, e por norma, preferencialmente, CO2 pressurizado.
Com CO2 caseiro, possivelmente conseguirás ter um tapete de Acicularis ou Cebulatta, que penso serem das menos exigentes.

Domm escreveu:

Em termos de filtragem, estou a pensar em adquirir um EHEIM 2215 ou 2217 (ainda não decidi qual será a melhor aposta).

Na minha opinião nunca optaria por nada menos que o 2217.

Um filtro deve fazer, no mínimo, entre 5x a 7x a capacidade do aquário.

O teu aquário é de 200l, pelo que deverá ficar com uns 160l~170l úteis depois do areão, troncos, pedras, etc.

Fazendo as contas a 175l o teu filtro deveria fazer, pelo menos 875l/h a 1225l/h.

Além disso, para esse volume de água, pessoalmente, preferia um filtro com cestas para cerâmicas e não apenas esponjas.

Domm escreveu:

Em termos de substrato, o que aconselham? E em que quantidades?

Aqui depende, novamente, do que queiras fazer.

Podes optar por substrato totalmente inerte ou por colocares substrato fértil.

Para as plantas é indiferente se obtêm os seus nutrientes pelas raízes ou pelas folhas. Desde que os nutrientes estejam disponíveis elas absorvem-nos!

Se optares por colocar substrato fértil, podes colocar menos fertilização líquida.
Se optares por não colocar o substrato fértil, tens de ter uma fertilização líquida mais exigente.

Pessoalmente tenho um aquário apenas com substrato inerte e tenho tido bons resultados.

A colocação do substrato fértil ajuda a estares mais descansado e não estares sempre de volta da fertilização.

A quantidade, pessoalmente, acho que deves ter um mínimo (em média pois o substrato deve estar mais alto atrás que á frente para dar uma maior noção de profundidade) de 5cm a 7cm, o que no teu caso quer dizer que deves ter entre 20l a 30l de substrato (litros não quilos!).

Desculpa o testamento! Very Happy

Se precisares de mais alguma coisa dispõe!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qua 30 Maio 2012, 10:46Responder ao tópico

Bom dia!

Pedro, muito obrigado pelas respostas esclarecedoras. Smile

Vou analisar bem quais são as melhores opções a tomar...embora a ansiedade já esteja presente, o que aprendi nestes quase 20 meses de aquariofilia é que a pressa é sinónimo de erros por isso quero ponderar muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Thiago Cardoso

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qua 30 Maio 2012, 14:31Responder ao tópico

Legal essa fase né?? Quando montamos o aquário e não vejamos a hora de colocar peixes e ver tudo pronto... Very Happy

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qua 30 Maio 2012, 14:57Responder ao tópico

Domm escreveu:
Pedro, muito obrigado pelas respostas esclarecedoras. Smile

Não tens nada que agradecer! É para isso que cá estamos! Smile

Domm escreveu:

Vou analisar bem quais são as melhores opções a tomar...embora a ansiedade já esteja presente, o que aprendi nestes quase 20 meses de aquariofilia é que a pressa é sinónimo de erros por isso quero ponderar muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Se já te apercebeste disto é meio caminho andado que as coisas vão correr bem! Smile

Pensa e pondera as tuas opções e vais ver que tudo corre bem!

Se precisares de mais alguma coisa dispõe!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qua 30 Maio 2012, 22:05Responder ao tópico

Boas!
Tal como ja tinha referido, esta semana era semana de algumas compras...e como tal, hoje fui buscar o meu menino! Very Happy

Para já e como ainda não vou dar inicio à montagem, fica com os plásticos para não se sujar! lol

Relativamente à filtragem, comprei um EHEIM 2217 e umas cerâmicas JBL MicroMec para lá colocar.

No que toca à iluminação, fui ver bem as duas calhas que ja tinha referido...a de 3 lâmpadas T5, vinha equipada com lâmpadas de 21W (63W no total) e a de 2 lâmpadas t5, vinha com duas lâmpadas de 39W (78W). Tendo em conta a diferença de preço, optei pela de duas lâmpadas. Embora não atinja a "regra" minima de 0.5W/L, lá mais para a frente poderei optar por lâmpadasumas mais potentes.

Para aquecimento, comprei um EHEIM Jager de 150W. Na minha casa, seja de inverno ou verão, não há grandes "problemas" de temperatura pelo que penso ser mais que suficiente.

Em termos de substrato, optei por 5L de JBL Aquabasis e 15L de JBL Manado (não sei se será suficiente para o que tenho em mente mas...Razz). Já vi que há vários clientes satisfeitos com estes produtos e confesso que estava curioso em experimentar.

Para já, não há mais novidades... Wink

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Sex 01 Jun 2012, 21:03Responder ao tópico

Boa noite!

Isto de ter o aquário aqui ao meu lado vazio, não está com nada! Lol

Tenho andado a fazer umas maratonas de leitura relativamente às plantas que irei usar.

Como referi anteriormente, pretendo fazer um aquário densamente plantado mas sem utilizar um sistema de CO2 (nem caseiro nem pressurizado). No que toca ao hardscape, o que tenho em mente é 1 ou 2 troncos Red Moor Wood e umas rochas seiryu stone.

Será que me podem dar umas sugestões de quais as melhores plantas a usar? Hoje enquanto estive na praia, a minha leitura foi o catálogo da Tropica! lol Tentei ver quais as plantas menos exigentes e tive especial atenção à velocidade de crescimento pois, pelo que me apercebi, tendo em conta as minhas condições, vou precisar de bastantes plantas de crescimento rápido.

Deixo aqui uma lista das plantas que mais me agradaram e que fui fazendo enquanto lia o dito catálogo:

Bacopa australis
Bacopa caroliana
Ceratophyllum "Foxtail"
Cryptocoryne "petchii"
Cryptocoryne wendtii "green"
Egeria densa
Eleocharis parvula
Hygrophila corymbosa
Lindernia rotundofolia
Marsilea hirsuta
Microsorum pteopus
Pogostemon helferi
Sagittaria platyphylla
Sagittaria subolata
Staurogyne rapens
Valsineria americana var. asiatica
Vesicularia dubyana
Vesicularia ferriei "weeping"

Será que posso usar qualquer uma destas que estão na lista? E em termos de quantidade (tendo em conta que pretendo que o plantado seja denso), quantas plantas precisarei?
Caso tenham mais sugestões relativamente às plantas que possivelmente poderei usar, eu agradeço!

Cumpts

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Dom 03 Jun 2012, 13:47Responder ao tópico

Boa tarde.

Estou a montar o aquário agora mas queria que me esclarecessem uma coisa.

Como ja referi, o filtro que estou a usar é um EHEIM 2217 e estou indeciso entre usar ou não a flauta. Tenho receio que a movimentação da superfície, faça com que seja perdido mais CO2 do que é suposto. Por outro lado e tendo em conta as dimensões do aquário, tenho algum receio que sem a flauta, a movimentação da água não seja suficiente...

Será que alguem que ja tenha testado esta situação, me possa ajudar?

Obrigado.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Seg 04 Jun 2012, 08:09Responder ao tópico

Boas!

Podes usar a flauta sem problema nenhum!

Uma agitação mínima da superfície é suficiente para proporcionar as trocas gasosas necessárias (incluindo oxigenação da água).

Com a flauta também consegues "regular" a agitação que queres. Basta para isso rodares a saída da água mais para cima ou mais para baixo.

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Seg 04 Jun 2012, 23:30Responder ao tópico

Boas

Estou com uma duvida de principiante... (ou melhor, mais que uma lol).

Tendo em conta que montei o aquario ontem, quando devo fazer a primeira fertilizaçao? Esta é feita em funçao dos 200 litros brutos ou dos 175 l de agua que coloquei no aquario? Com que regularidade se deve fazer as fertilizaçoes? Nas TPAs? Estas devem ser semanais ou podem ser quinzenais?

Para ajudar a ciclar, acabei de colocar os meus dois neons falsos e coloquei um pouco de comida (ontem coloquei logo o bio nitrivec pra ajudar na criaçao de colonias de bacterias). Ja la vai tanto tempo que iniciei o meu primeiro aqua que ja nem sei bem o que fazer! Lol

Mais uma vez, obrigado pela preciosa ajuda nesta nova fase da aquariofilia.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Seg 04 Jun 2012, 23:37Responder ao tópico

Boas!

Para começar as contas da fertilização devem ser feitas de acordo com o volume útil.

Se já tens plantas no aquário podes e deves começar já a fertilizar.

Normalmente as fertilizações fazem-se de acordo com as TPAs.

Há quem faça semanalmente, quinzenalmente e quem faça 2 vezes por semana.

O importante é saberes que quantidades deves colocar e fazê-lo de acordo com as TPA.

Pessoalmente faço TPA semanal e fertilização diária.

Mas podes fazer fertilização semanal que também não há problema nenhum!

Além do substrato JBL já tens alguma coisa em vista para a fertilização?

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 05 Jun 2012, 00:04Responder ao tópico

Como referi anteriormente, o dono da Aquaeden (onde comprei todas as plantas) aconselhou-me a comprar o Tropica Plant Nutrition (versão que não fornece N e P) para a fertilização e não o Tropica Plant Nutrition +.

Tendo em conta que o meu aquário será um comunitário, no qual pretendo colocar várias espécies (sem sobre-povoamento), não serão estes suficientes como fontes de N e P ou será mais adequado fazer uma fertilização paralela com o TPN e outro produto que forneça N e P?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 05 Jun 2012, 08:04Responder ao tópico

Boas!

A carga orgânica, quer seja pelos peixes e seus dejectos, quer pela comida, apenas fornece azoto (N) através da decomposição da Amónia.

Pelo menos o Fósforo (P) acho que deves fertilizar!

O facto de não fertilizares com Azoto vai-te obrigar a controlar esses níveis para garantir que nada falte ás tuas plantas!

Pessoalmente fertilizo tudo, pois sigo o método estimativo.

Este método tem como pressuposto colocarmos as quantidades suficientes para saber que as plantas vão ter todos os nutrientes necessários, sem que tenhamos de estar a fazer medições aos níveis da água.

Podes ler mais sobre o Método Estimativo do Tom Bar aqui.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 05 Jun 2012, 21:14Responder ao tópico

ok Pedro.

Vou analisar bem esta situação e ver qual é a melhor opção...mas pelo que vejo, o melhor mesmo é, além do Tropica Plant Nutricion, usar um fertilizador com macro nutrientes!

Francisco Ramalho

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 05 Jun 2012, 22:14Responder ao tópico

Domm dá um jeitinho nas fotos desapareceram.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 05 Jun 2012, 22:30Responder ao tópico

Domm escreveu:
ok Pedro.

Vou analisar bem esta situação e ver qual é a melhor opção...mas pelo que vejo, o melhor mesmo é, além do Tropica Plant Nutricion, usar um fertilizador com macro nutrientes!

Se já tens o TPN é certamente a melhor solução!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Ter 05 Jun 2012, 22:38Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Domm dá um jeitinho nas fotos desapareceram.

confused confused confused

Desapareceram de onde? Eu tenho fotos mas não é neste tópico, é nos plantados!

Joao Pinto

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qui 07 Jun 2012, 12:45Responder ao tópico

so tenho uma coisa a dizer em termos de iluminaçao eu optava por high power led kom 25W e no total de 3000 lumens por volta de 80€ e o teu trabalho ficava melhor ke as t5.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qui 07 Jun 2012, 15:58Responder ao tópico

Boas!

Atenção ás High Power que precisam de um sistema de arrefecimento!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qui 07 Jun 2012, 21:28Responder ao tópico

Por acaso andei a ver as calhas de leds mas aconselharam-me a não usar por causa da altura do aquário. Isto deve-se aplicar às que vi e não a todas as calhas de leds.

Por acaso, tenho andado a tentar saber qual o CRI das minhas lâmpadas mas não encontro informação nenhuma! Pelo que me disseram, a minha calha não é má mas as lâmpadas não são nada de especial!

E já que estamos a falar de iluminação, é possivel, sem alterar a calha, usar lâmpadas de maior potência (acima dos 39W que tenho por lâmpada)?

David Rosario

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Qui 07 Jun 2012, 23:11Responder ao tópico

Domm escreveu:

E já que estamos a falar de iluminação, é possivel, sem alterar a calha, usar lâmpadas de maior potência (acima dos 39W que tenho por lâmpada)?

Boas Joao,
Isso depende muito do tipo de calha. Uma coisa e quase certa,vais ter de trocar o balastro.
Diz-me qual a dimensao das lampadas para saber que tipo de T5 tens (HE ou HO). E quais as caracteristicas do balastro (dimensoes).
E poe uma foto da calha.

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Sex 08 Jun 2012, 00:44Responder ao tópico

Boas David!

De momento, não é possivel tirar fotos da calha nem ver as caracteristicas do balastro pois vim passar o fim de semana fora.

A calha em questão é uma Hailea T5HO 2x39W

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Seg 11 Jun 2012, 22:14Responder ao tópico

Boas David.

Aqui estão as fotos:

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Seg 11 Jun 2012, 22:25Responder ao tópico

Tens aí uma calha excelente para esse aquário...

Eu não mexia!

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Seg 11 Jun 2012, 22:39Responder ao tópico

Very Happy

Obrigado Pedro!

Se não me engano, ambas as lâmpadas são de 10.000k. Talvez aqui se possa melhorar qualquer coisinha, não? Como é a primeira vez que tento ter mais plantas num aqua, ainda não sei bem quais são as lâmpadas indicadas para optimizar o crescimento das mesmas.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Novo Projecto - Comunitário de 200L   Responder ao tópico

Novo Projecto - Comunitário de 200L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-