Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Filtro externo DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 12:55Responder ao tópico

http://www.youtube.com/watch?v=JuJFfD9fSPk

o que acham deste método, em concreto do recipiente que ele usou?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 13:12Responder ao tópico

Inicialmente estava a pensar usar aqueles dois recipientes hermeticos, mas ao conecta-los surgia sempre uma fuga, vou usar um daqueles baldes, são resistentes e parecem me bons no geral, só nao sao tao bonitos, mas tambem é para por dentro do movel por isso

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 13:49Responder ao tópico

Boas!

Está interessante, mas sinceramente aquelas vedações só com silicone deixam-me algo apreensivo...

Há peças próprias vulgarmente chamadas de passa-muros para fazer as ligações das mangueiras e bucins estanques para a parte eléctrica.

Fica um pouco mais caro é verdade, mas, na minha opinião, mais seguro e fiável!

Já o balde, se fosse eu, pelo menos um ring de borracha colocava para evitar dissabores no futuro...

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 15:16Responder ao tópico

Concordo contigo quanto ás vedações, por acaso tenho muito desse material cá em casa, tenho é que comprar passa-muros para as mangueiras e queria por uma torneira de registo esferico na entrada e na saida de agua, se calhar num deles punha um T para poder fazer as TPA's directamente. Ainda estou a estudar o projeto

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 15:19Responder ao tópico

Lembrei me agora que aqui por casa até tenho daqueles encaixes rápidos para mangueiras de rega com valvula anti retorno, o que vem mesmo a calhar pois se falhar a luz evita a sifonagem

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 15:44Responder ao tópico

Viva Rui

Sim dentro deste género a coisa já parece melhor e compensar, só vejo ali 2 falhas é aquelas torneiras que preferia usar as plásticas, o passa muros como o Pedro disse também era melhor e o recipiente optava por outro modelo que já vêm com uma borracha para fazer de o´ring além de o material plastico ser mais resistente assim que encontrar umas fotos meto aqui ou tiro a um dos meus

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 16:09Responder ao tópico

ok, aguardo. para o meu projeto já tenho uma bomba de 1500 lh, sendo o meu aqua de 54 L penso que nao terei problemas de eficiencia e poderei sempre controlar o caudal com as torneiras de registo esferico.

quanto aos materiais filtrantes nao vou optar pelo carvao, vou por uma esponja grossa para 1ª filtragem, perlon ou até aquelas fibras de enchimento de almofada, ceramicas em abundancia e no fundo talvez ponha um areao ou zeolito, penso que é esse o nome, mas desconheco os beneficios dessa rocha, alguem me pode iluminar?

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 21:19Responder ao tópico

Boas

Basicamente faz o efeito das cerâmicas se a superfície tiver bastantes cavidade para as bactérias se agarrarem

Foto http://www.dag-kayak.com/uk-canoe-kayak-dag/accessoires-bidons.php

Do género dos primeiros do lado esquerdo, costuma haver uns em cinzento na agriloja mais baratos e bons também

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 21:24Responder ao tópico

Boa ideia, tenho que ir ver a umas lojas agricolas por aqui uns bidons de jeito, se o balde nao for muito resistente.

eu fui á decathlon ver aqueles bidons estanques mas era um roubo por um plastico bastante fino na minha opiniao, nao gostei.

obrigado pela dica, quanto ao zeolito, eu tenho um areao relativamente grande e lavalite, se calhar usava um pouco desse em vez do zeolito, se a unica funçao é proporcionar habitação para as bacterias.

uma duvida, as ceramicas, os aneis ceramicos convem mudar e deitar fora ou apenas lavar levemente em agua da tpa e voltar a por?

simonplace13

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Simões
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 22:50Responder ao tópico

Boas Rui as cerâmicas deves muda-las de ano a ano, nunca as laves com agua directa da torneira, podes quanto muito passa-las pela água da TPA.
E já agora, relativamente a esse projecto com o Bidão, procura sempre utilizar peças/acessórios em PVC, li em qualquer lado que por exemplo os camarões não toleram a presença de metais tipo cobre, galvanizados etc...

Última edição por simonplace13 em Qua 20 Jun 2012, 22:55, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 22:54Responder ao tópico

Lol na loja quando comprei o aqua disseram me para mudar metade delas de mes a mes, isto cheira me a marketing

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 20 Jun 2012, 23:00Responder ao tópico

Certamente que não é uma coisa assim tão linear, factores como a capacidade do filtro, o tamanho do aquário, quantidade de peixes, podem determinar o tempo de vida das cerâmicas, mas espera por opiniões mais experientes.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 21 Jun 2012, 10:56Responder ao tópico

Boas!

Porquê mudar cerâmicas?

Quanto muito podes lavar cerâmicas de ano a ano para limpar qualquer impureza que tenham...

A cerâmica é um produto com uma vida útil enorme!

Também trocam de pratos todos os anos? Wink

Sinceramente não vejo a lógica nisso! Mas deixem que mais pessoal dêem opiniões!

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 21 Jun 2012, 12:15Responder ao tópico

Concordo plenamente, daí eu ter dito que aquilo era golpe de marketing, penso que basta lava-las levemente para tirar o lixo maior mas tirando isso nao vejo motivos para as mudar.

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 22 Jan 2013, 14:40Responder ao tópico

Que tal está esse filtro, ainda funciona?

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 22 Jan 2013, 15:31Responder ao tópico

Sim impecável, manutenção de 2 em 2 meses (sem grandes excessos)!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 22 Jan 2013, 16:07Responder ao tópico

Relativamente às ceramicas, trocar para?

Quanto muito lavar de ano a ano, e não todas, o ideal é lavar metade num mês e depois a outra metade no mês seguinte...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Responder ao tópico

Filtro externo DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-