Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Filtro externo DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 19:44Responder ao tópico

Boas tarde, ora bem, eu comprei duas dessas caixas hermeticas nos "mosquiteiros" e na 1ºa vou por as esponjas la e ceramicas, a segunda ponho la e carvao, ou so a lã juntamente com o aquecedor e com a bomba, as caixas sao altas por isso acho que cabe tudo.

Vou unir as caixas com uma uniao de rosca, de aperto rápido, artigo bem resistente, tudo com teflon e massa verde (vedox).

mas ainda falta adquirir o resto do materil

simonplace13

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Simões
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 20:07Responder ao tópico

Boas Rui, olha na minha opinião colocava as esponjas e cerâmicas na 1ª caixa, fazia a entrada de agua dentro do filtro a entrar por cima, ou seja o inverso do meu, isto porque se a água começar a cair por cima, as impurezas ficam retidas logo nas 1ªs camadas, até chegar as outras matérias filtrantes ainda vai demorar, assim na manutenção nem precisas de retirar todas as esponjas basta as primeiras.
Depois vez, se na caixa onde colocas a bomba e o aquecedor se houver espaço mete esponjas, eu nunca meto a lã em ultimo lugar, isto porque por vezes pequenos fios soltam-se e entram para dentro da bomba.
O teflon não necessita da massa vedox, nem sei se é boa ideia usar esse tipo de massa, eu a ti não usava!!
O carvão mais uma vez te digo, muita atenção à sua utilização, coloca-o na 1ª caixa para que de 2 em duas semanas o retires e mandes para o lixo. A maior parte do pessoal pelo que me apercebi, não usa carvão regularmente, apenas quando precisam de retirar medicamentos/tratamentos na agua.
Vai dando novidades e quando tiveres duvidas apita!!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 22:47Responder ao tópico

Bom, sendo assim nao uso o carvao, so em casos esporadicos entao, visto o aqua estar estavel nao ha necessidade de filtragem quimica.

usei uma rosca de aperto para unir os dois recipientes, teflon e um pouco de vedox, se fosse agora nao punha mas na 1ª montagem sem vedox tive umas fugas consideraveis, agora porta se bem, de qualquer maneira selei os rebordos com silicone para aquario para ficar bem estanque.

vou tentar arranjar uma bomba de 1000lh para aumentar o rendimento da filtragem.
depois tenho que fazer as ligaçoes, uma coisa de cada vez x)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 20:11Responder ao tópico

Alem das roscas de aperto haverá outro sistema bom para unir os dois recipientes?

vou optar pelas duas caixas

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 21:17Responder ao tópico

Sim este que o David deixou aqui no tópico

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img832/2393/img20120201115722.jpg#

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 21:50Responder ao tópico

é a tal uniao de rosca, usei uma de polegada, acho que até é grande demais, o problema foi fazer os buracos nos recipientes, usei uma broca chata de madeira e depois fui limando com o esmeril, mas fazer circunferencias perfeitas é obra.

o silicone está a secar, usei-o para reforçar as vedaçoes, tive em atençao as tensoes exercidas sobre a uniao, pus um elastico grande em baixo e outro em cima, e entre os recipientes pus um bocado de pvc para que nao houvesse dilataçoes ou contraçoes que gerassem pressao sobre a uniao, vamos la ver se nao pinga, para ja ainda precisa de secar mais um dia o silicone.
vou usar uma bomba de 1500 lh

http://img11.imageshack.us/img11/9461/capturarulu.jpg

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 22:56Responder ao tópico

Boas, manda ai umas fotos disso, ou melhor, vai documentando (se puderes claro) depois abres um tópico.
Outra coisa, essa bomba de 1500lh cabe dentro da caixa? qual é a marca?

Rodolfo Silva

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 23:04Responder ao tópico

Viva Pessoal

Acho bastante engenhoso as obras que estão a fazer, mas já agora alguém já fez os cálculos de quanto esta a gastar?

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 23:18Responder ao tópico

Realmente numa altura destas temos de começar a pensar seriamente nesses aspectos e ao preço que está o KWh, quem ganha é a EDP. Mas neste caso a bomba deve gastar uns 6 ou 7w, o aquecedor de 100w/h, o aquário é de 54 litros, não deve ter grandes consumos mesmo no Inverno, a não ser que esteja numa zona muito fria da casa, pois no Verão pode desligar o aquecedor, no Inverno 20 minutos por hora ou 45 depende da temperatura desejada e local onde se encontra o aquário, bem conheço casos em que está ligado quase 24h por dia no Inverno, mas zonas mais frias do país.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 23:28Responder ao tópico

Viva Francisco

Não me estava a referir a esses consumos eh eh, mas do material que estão a usar para fazer o filtro, caixas, anilhas, mangueiras, bombas, torneiras, etc.

Epa 24h ligados loll preferia ir comprar acções da edp lol, os meus só chegaram a ligar nos dias que estiveram a negativos, tirando os sulawesis que têm temperaturas bastante altas esses alternavam mas era mais de noite

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 23:31Responder ao tópico

Pois os meus de 300w dos discos, estavam quase sempre ligados, a conta foi pesada, tenho de os habituar a água fria Twisted Evil .

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qui 14 Jun 2012, 23:45Responder ao tópico

quando puder ponho umas fotos, para ja tenho pouco tempo livre.
a bomba é esta, o que me dizem?

http://porto.coisas.com/para_venda/maquinas_equipamento_e_ferramentas/bomba-de-agua-1500l-h-r-s/4337678/

Como o 2º recipiente vai ser para a bomba e o termostato e uma esponja simples penso que cabe sem problemas.

Estou tambem a fazer uma arvore para o aqua, já a montei agora vou por mais uns dias ao sol para secar bem e depois vou po-la de molho, vou utilizar musgo de java para a copa.

o filtro externo estou a construir aos poucos, para já estou preocupado em vedar bem a uniao entre os recipientes e depois preocupo me com o resto.

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 00:11Responder ao tópico

Rui acho que essa bomba não cabe na caixa!! Estive com uma idêntica na mão nos chineses e não dava! Para mais essa bomba tem 3 funções acho que não é a mais indicada para o teu projecto.

Rodolfo, o meu rondou os 30€ o mais caro foi a bomba!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 01:15Responder ao tópico

ora bolas, eu ainda nao a comprei mas pouco falta, estava a bom preço e com um bom caudal, mas é assim tao grande?

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 01:15Responder ao tópico

Se calhar mais vale comprar aquele bidon estanque da Decathlon de 4 l, aí ja cabia.

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 12:53Responder ao tópico

Olá Rui, sim a bomba é grande, e ainda tem aquela particularidade que te falei, as 3 funções, segundo percebi nas instruções do fabricante, essa bomba tem a particularidade de lhe poderes acoplar um filtro, mas ai a bomba tem que trabalhar dentro do aquário, ela tem 1 entrada que puxa a agua e tem 2 que mandam a agua para o aquário de volta. O que dizia lá é que caso não uses a tal função do filtro, deves tapar uma das saídas. Nas lojas de animais nunca vi um modelo como este, inovações chinesas, agora... até pode funcionar, mas o tamanho condiciona-te a utilização de recipientes que temos andado a falar.
Se houver uma loja de aquariófilia ai em Braga, leva a caixa contigo e experimenta, logo vez as opções que tens, sei que bombas com essa capacidade (1500lh) não são muitos os fabricantes que fazem modelos pequenos, mas há 2 ou três que devem ter (tetra; Atman; Eheim) agora os preços upa upa !!
Se tiveres espaço para o bidon da Decath, épa melhor!

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 14:18Responder ao tópico

Viva

Lá vou eu parecer do contra outra vez Very Happy , mas por esse preço não compravam já um filtro exterior com garantia de trabalhar a 100% é que ainda para mais esse tipo de plastico vai começar a ceder passado uns tempos não vêm preparado para a pressão.

É apenas uma opinião, porque até acho a ideia em si bastante fixe, mas acho que só chega a justificar para um grande filtro

Abraço

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 15:00Responder ao tópico

Vou compara a bomba, e vou dar um salto á decathlon, se ficar muito apertado neste recipiente compro o bidon, sim já vi outras bombas mas os preços sao todos superiores a 25€ e juntando lhe o resto dos materiais mais valia comprar um filtro externo normal. eu estou a jogar pelo mais em conta.

penso que aquela bomba com o caudal que tem está a muito bom preço

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 20:56Responder ao tópico

Boas Rodolfo, gente do contra também é preciso haver o que seria a nossa vida sem eles! Smile
Em parte, não deixo de te dar razão, mas no meu caso, depois de fazer contas, não encontrei nenhum filtro exterior de jeito à venda em Portugal, por menos de 65€ (já com portes de envio), os que há de preços mais baixos a malta reclama quase sempre, ou porque fazem barulho, ou vem com defeitos, etc. etc... Dou-te razão no aspecto da fiabilidade, eu olho pró meu faço figas para que corra tudo bem!
Até ver não houve azares!! Wink

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sex 15 Jun 2012, 23:07Responder ao tópico

Viva Paulo

Eh eh não é bem ser do contra por acaso já vi DIY de filtros 5*, apenas acho que a estes preços não justificava por ser tão pequeno, mas já vi um feito com uma barrica de 5l se não me engano e aí sim compensa e bem

De qualquer maneira também gosto de fazer os meus DIY mesmo as vezes o valor não chegar a compensar o tempo perdido, não sei porquê mas depois da me um gozo olhar para aquilo e dizer fui eu que fiz

Mas por exemplo dentro da linha tens coisas baratas Wink

http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=522

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sab 16 Jun 2012, 11:02Responder ao tópico

Quanto ao ficar satisfeito com as coisas que sao feitas pelas nossas maos percebo te bem Wink

Eu vou ver se aqueles dois recipientes que usei nao vertem, se estiver tudo bem avanço com a obra, senao acho que a porei de parte e compro aquele bidao estanque de 4l da Decatlhon, ja tem um bom volume e a bomba caberia lá bem, e com alguma sorte ainda o termostato.

Agora no verao gostava de fazer um nano com a caixa da vodafone e para esse faria um filtro igualzinho ao que puseram aqui neste tópico, com um recipiente para esparguete hermetico.

Bons dias!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sab 16 Jun 2012, 11:03Responder ao tópico

Rodolfo mas esse filtro da Resun, apesar de estar a bom preço sabes se é fiavel, se os plasticos nao sao uma treta, se filtra alguma coisa?

esse já dava para o nano, com um debito de 200l/h nao dava para o meu comunitario de 54L

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sab 16 Jun 2012, 13:58Responder ao tópico

Por acaso daqueles não tenho Rui mas tenho parecidos

Já os tive a trabalhar em aquários de 54l ( atenção só com camarões e algumas galaxy ) e funcionam muito bem, dentro deste género a vários é mesmo questão de pesquisares

Quanto a caixa do esparguete acho que justifica pensar 2x , a ideia do bidão de 4l isso sim já é uma ideia a ter em consideração

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sab 16 Jun 2012, 15:07Responder ao tópico

Eu comprei duas daquelas caixas de esparguete e uni-as como tem no esquema algures neste tópico, o volume é quase o mesmo, 4 L. Agora estou á espera que a bomba chegue, 1500l/H e instalo a nas caixas, ponho a trabalhar e vejo se aquilo aguenta e nao tem fugas, senao compro o bidao de 4l e aí penso que nao terei problemas.

Aquele filtro da resun esta a um preço muito agradavel, mas so debita 200l/h, para o meu aqua nao dava, estava disposto a ir ate 40€ num filtro externo, ou entao fazer um.

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Sab 16 Jun 2012, 15:32Responder ao tópico

Pois mas isso até deves conseguir arranjar, basta pesquisares aí nos Patrocinadores do Forum ou mesmo pela net deves arranjar qualquer coisa

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Responder ao tópico

Filtro externo DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-