Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Filtro externo DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

simonplace13

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Simões
Gostos : 1

MensagemAssunto: Filtro externo DIY   Seg 28 Maio 2012, 22:21Responder ao tópico

Conforme havia prometido, vou tentar explicar passo a passo, a minha experiência ao fazer este filtro externo.

Em 1º lugar aconcelho a quem for por este caminho de fazer os seus próprios equipamentos devem considerar sempre uma serie de coisas, entre as quais o planeamento, façam um esquema em papel ou formato digital da ideia, isto ajuda muito na hora de ir comprar material, eu andei quase 2 semanas a pesquisar e a andar por lojas a ver o que havia disponivél, para que não ultrapassa-se o meu bujet estabelecido.
Mas, acabei por gastar dinheiro mal gasto, peças que nunca usei, isto porque não fiz o desenho em papel, a ideia acompanhou-me sempre na cabeça, mas nem sempre acertei nos materiais.
Depois tenham cuidado com as ferramentas electricas, se forem menores peçam ajuda aos vossos pais ou familiares mais velhos, para usarem este tipo de ferramentas.Atenção com as ligações electricas, neste filtro tem de se cortar o fio da bomba, nunca cortar o fio com a bomba ligada à corrente e cuidado depois na sua ligação final, agua e corrente eletrica dá mau resultado.
Testem bem o equipamento antes de o montarem no aquario, é bem mais complicado lidar com falhas se já estiver montado, e os peixes é que sofrem!

O custo deste filtro rondou os 30€

Lista de material para o filtro:

1 bomba 600L/h
1 caixa estanque 2L
1 Bucim G9(mm- espessura do fio da bomba)
3 Valvulas de registro esférico
3 conectores de mangueiras
1 montagem em PVC (tubo+cotovelos) facilmente encontrada em lojas de bricolage nos sistemas de rega de jardins
1 união de 3/4 rosca interior
1 filtro para torneiras de cozinha
1 tubo de filtro cascata
tubos em pvc flexivél (aproveitados de um cifão de limpeza de aquarios)
Vedantes
Fita teflon
Vinil Preto
Materiais filtrantes: Esponja, Perlon, ceramicas

A ideia inicial era arranjar um filtro externo, pratico e de baixo custo, já que a crise também me afetou, neste caso de uma forma positiva acho eu, visto que tive que puxar pela cabeça, e ocupei uma boa parte do meu tempo a executar uma tarefa que me agradou.
Depois de ver outros filtros DIY que estão espalhados pela net, e de também ter perdido bastante tempo a ver manuais de instruções de filtros à venda nas lojas, reparei que na sua grande maioria não dão para ver quando é que estão "cheios" e devem ser limpos, e outros não são nada funcionais quando é necessária fazer a sua manutenção. Portanto queria um filtro de fácil monitorização e fácil manutenção, claro que o factor custo sobrepôs-se sempre a todos estes.

Usei uma caixa estanque comprada num hipermercado vulgar, é uma caixa com a capacidade de 2 litros, e possui um vedante em borracha na tampa, como podem verificar na foto.

Usei para fazer os furos na caixa, usei brocas chatas para madeira e pedras esmeril

Os furos devem ficar bem justos às entradas das válvulas esféricas, bem como na tampa para a passagem do fio da bomba. Usar, vedantes em todas as ligações para prevenir fugas de ar ou agua.

Por dentro as válvulas de registro esférico são fixas com estes conectores, que no meu caso acabei por cortar o que vai fazer a ligação com a bomba pois não cabia quando tudo montado.

Esta peça inicialmente era para ser toda utilizada na separação dos materiais filtrantes, acabei só por a usar no fundo, para criar uma zona completamente visível, e que no caso de qualquer cria for parar ao fundo do filtro eu facilmente consigo ver! Também serve para ver o estado do filtro em termos de sujidade!

relativamente aos restantes acessórios, por falta de uma peça com a função de encaixar 2 entradas rápidas, vi-me obrigado a fazer este conjunto

conjunto de saída de agua

aqui fiz foi onde fiz as primeiras alterações visto que inicialmente reduziu bastante o caudal da bomba, retirei o tubo flexível e encaixei directamente o filtro de torneira, tendo feito no mesmo uns furos que depois cobri com uma esponja, isto porque estou prestes a ter crias de camarões

Conjunto de entrada de agua

Bomba instalada (esta bomba na imagem é a que usei inicialmente 300L/h, que apesar de bastante silenciosa, não tem muito caudal)
actualmente tenho uma de 600L/h

Foto geral do filtro ainda sem o vinil preto.
Depois forrei o filtro, porque acho que as bactérias que se vão instalar no filtro e que são muito importantes no seu funcionamento sobrevivem melhor na escuridão, apesar de não ter nenhuma informação que confirme a teoria, verifico por alguma razão quase todos os fabricantes utilizam materiais escuros na construção dos seus filtros

Caso tenham alguma duvida não hesitem em perguntar, certamente que me estou a esquecer de alguma coisa...

Bons trabalhos!!

Paulo Simões

Última edição por simonplace13 em Sex 15 Jun 2012, 00:19, editado 1 vez(es)

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Seg 28 Maio 2012, 22:36Responder ao tópico

Inspirador, bem, daqui a umas semanas já tenho tempo e meto maos á obra.

Apenas umas dúvidas, o teu Aqua tem quantos litros? Qual a marca da bomba de água?? Eu estou a pensar comprar uma da Prodac 500 L/h por cerca de 13€, nao gosto de marcas como resun ou boyu.

Outro ponto, nao usas carvao activado porque?

Por fim, corrige me se estiver errado, a água do aquario entra por baixo, passa pela esponja, perlon, ceramicas, de seguida mais esponja e perlon, certo? Portanto a água que passa pela bomba é sempre limpa, correcto?

Mais uma vez Parabens pelo trabalho.

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Seg 28 Maio 2012, 22:55Responder ao tópico

Obrigado mais uma vez Rui, a bomba é uma Atman-102 (600L/h), menos do que isto não aconselho, e ficou-me por esse preço da que mencionas.
E outro pormenor importante caso o filtro fique por baixo do aquário, tens de ir para uma bomba no mínimo com 1000L/h, caso contrario nada feito. Como podes reparar no meu caso, o nível de agua no aquário é exactamente o mesmo dentro do filtro.

O fluxo da água faz-se de baixo para cima como bem referiste, e as matérias filtrantes estão por esta ordem:
(de baixo para cima)
- esponja
- esponja mais fina
- perlon,
- cerâmicas,
- esponja

Não uso o carvão activado muitas vezes, aliás até ver só usei nas primeiras 3 semanas em que o aquário estava a ciclar, para ajudar a retirar partículas indesejáveis, de resto visto que o tempo de duração do carvão é muito curto mais ou menos 2 semanas, normalmente não uso. Essa é a principal desvantagem do carvão satura muito depressa, e pode de um momento para o outro virar o feitiço contra o feiticeiro. Pesquisa aqui no forum algumas opiniões acerca do assunto, vais reparar que há muita controvérsia neste assunto.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

Gostos : 33

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Seg 28 Maio 2012, 23:52Responder ao tópico

boas!
acho que há uma peça que faz a vez de uma parte do que tens aí, esta é em latão mas há em plástico

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Seg 28 Maio 2012, 23:55Responder ao tópico

Boas Hugo, não essa é macho o que eu pretendia era com entradas fêmea...(LOL) pois são para encaixar as duas torneiras.

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Seg 28 Maio 2012, 23:59Responder ao tópico

também existe em fêmea fêmea...

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 29 Maio 2012, 00:11Responder ao tópico

Nunca vi, e já perguntei em várias lojas e desconhecem, apenas um sujeito que uma vez estava em uma dessas lojas, que me disse que numa obra que tinha trabalhado tinha visto uma dessas peças, mesmo na net não encontro nada, se calhar estas a falar da peça que liga duas mangueiras, mas por aperto!
tipo esta:

Última edição por simonplace13 em Ter 29 Maio 2012, 00:17, editado 1 vez(es)

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 29 Maio 2012, 00:13Responder ao tópico

não estou a confundir... tenho a certeza que há em fêmea fêmea porque já estive com elas na mão...

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 29 Maio 2012, 00:22Responder ao tópico

Olha se voltares a ver diz-me, pois já tenho em mente fazer uma actualização com base neste e dava-me jeito!

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 29 Maio 2012, 00:30Responder ao tópico

eu sei onde tem à venda.. Procura por AGAL

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 29 Maio 2012, 00:37Responder ao tópico

Ok obrigado!

hugovcd

Membro Plus
Membro Plus

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 29 Maio 2012, 00:44Responder ao tópico

amanhã vou lá e digo-te a marca das peças, sempre é mais fácil depois procurar na tua zona...

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 30 Maio 2012, 09:32Responder ao tópico

Excelente DIY!

Apenas 1 reparo a fazer.

Parece-me pouco o volume de 2l para colocação de material filtrante...

Pensaste em fazer com várias caixas? Do género uma para esponjas, 1 para anéis cerâmicos e 1 para bolas de cerâmica?

Era capaz de ficar bastante interessante!

Fica a sugestão! Smile

Abraço!

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 30 Maio 2012, 14:16Responder ao tópico

Boas Paulo,
A ideia do aquecedor numa das caixas e boa e funciona,(ve o caso das biobox,sumps...),mas nao precisas de uma caixa so para o aquecedor,podes por na mesma caixa que a bomba (se houver espaco) e sempre ficas com mais uma caixa para as materias filtrantes.

Ve esta peca para ligar as caixas
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img832/2393/img20120201115722.jpg#,ja usei estas pecas e sao muito boas,encontrei no aki na zona da jardinagem(rega)

Nao consegui por bem a foto (se alguem puder ajudar agradeco...)

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 30 Maio 2012, 14:53Responder ao tópico

Olá David, obrigado pela dica, acho que serve perfeitamente, quanto ao aquecedor (100W) também acho que cabe bem com a bomba. Em principio uso um destes:

Comprei para experimentar e estou a gostar bastante do seu desempenho, raramente o vejo ligado mas também são só 43L o aquário onde ele está.

Vou ver essas peças...

Cumps

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 30 Maio 2012, 15:07Responder ao tópico

Boas!

Concordo com o Rosário!

Eu colocaria esponjas na primeira, lã na segunda (possivelmente lã e cerâmicas ou mais esponjas e lã), cerâmicas (anéis e bolas) na terceira e a bomba e termostato na última!

De resto era mesmo isso que sugeri! Very Happy

Ficamos à espera de desenvolvimentos!

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 12 Jun 2012, 23:39Responder ao tópico

Boa noite.
Hoje adquiri uma caixa exatamente igual a essa nos mosqueteiros, vou fazer um filtro destes mais dia menos dia.

como é que ele se tem portado? exige muita manutençao?

preciso de orientaçoes x)

Rui Bacelar Oliveira

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Ter 12 Jun 2012, 23:44Responder ao tópico

o meu aquario tem 54 L mais coisa menos coisa, estava a pensar comprar uma bomba de 800 ou 1000 l/h para boa eficiencia, mas nao sei se faça com uma ou mais caixas entao, de momento tenho um filtro interno e estou desejoso por me ver livre dele, apesar de ser satisfatorio, um sera fil 60, queria aproveitar para por tambem o termostato dentro do filtro e poupar mais um bocado de espaço.

Como se tem portado a tua criaçao?

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 00:48Responder ao tópico

Boas Rui, até ver o filtro tem se portado bem, manutenção é mais ou menos de 2 em 2 semanas retiro a lã, substituo por nova, as esponjas passo-as pela agua da torneira e em seguida na água da TPA.
A ideia de mais caixas acopladas não é má de todo, apenas ter em atenção a distancia entre umas e outras para que as tampas possam ser abertas e fechadas.
No caso de colocares 2 caixas, podes colocar matérias filtrantes numa e o aquecedor e bomba noutra.
Deverás sempre considerar a hipótese de fazer um género de suporte para sustentar todas as caixas sem que as zonas de conexão fiquem com pressões, isso dá direito a fugas na certa.
E tudo muito bem vedado, Orings e teflon sempre que possível.

cumps

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 01:15Responder ao tópico

Para 43L limpas o filtro de duas em duas semanas, acho um bocado a mais, devia dar para um mês pelo menos, esse filtro tem uma boa capacidade para o aquário, bem também não sei que peixes e substrato tens. Mas gostei da ideia, simples.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 08:46Responder ao tópico

Boas,

Diz-me uma coisa,

Esses "cestos" que usaste para separar as esponjas onde as arranjaste?

Abraço!

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 10:56Responder ao tópico

"Para 43L limpas o filtro de duas em duas semanas, acho um bocado a mais, devia dar para um mês pelo menos, esse filtro tem uma boa capacidade para o aquário, bem também não sei que peixes e substrato tens. Mas gostei da ideia, simples."

Boas Francisco, eu também acho que o filtro aguenta mais tempo, eu é que por prevenção tenho feito de 2 em 2 semanas, neste momento o setup é:

Dimensões: 50x25x35
Litros brutos/úteis: 43L/ +- 40L
Iluminação: 1 TL 8w
Foto-período: 10h
Aquecimento: 100w
Filtragem:(externa): DIY filter 600L/h
Substrato Fértil: Nâo
Substrato Inerte: River Sand
CO2: Não
Fertilização: Pastilhas

Tronco de videira e rochas de rio

Fauna:
3 corydoras
2 Otocinclus albinos
1 Ampulária Dourada (Pomacea bridgesi)
10 Red cherrys (Neocaridina heteropoda var. red)
5 Peixe lápis (Nannostomus unifasciatus)
5 Neons
5 nariz bêbado (Hemigrammus rhodostomus)

Flora:
Limnophila aquática
Alternanthera reineckii 'Pink'
Musgo de Java
Aegagropila Cladophora

Respondendo ao Pedro Santos, a ideia inicial era conseguir fazer um cesto, mas neste caso ficou só pelo efeito de separador, apenas coloquei na parte de baixo.

Esta peça era um suporte para plantas, muito usado em floristas para fazer centros de mesa, este por acaso veio de França, mas já vi por cá semelhantes, iguais não Sad.
Era redondo, cortei-o de forma a caber na caixa, para dar altura no fundo, coloquei uma vareta de carbono que tinha aqui de um papagaio voador daqueles dirigíveis.

cumps

Última edição por simonplace13 em Qua 13 Jun 2012, 12:21, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 11:40Responder ao tópico

Ok!

Obrigado pelos esclarecimentos!

Sempre vais estudar / realizar o aumento de capacidade do filtro??

Fiquei curioso em ver como fica! Wink

Abraço!

simonplace13

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 12:16Responder ao tópico

Ainda não Pedro, mas já ando com a ansiedade, já espreitei umas peças aqui e acolá, mas por agora tenho que me focar em arranjar emprego, pois nã tá fácil!

Mas em breve... ponho as mãos ao serviço! Very Happy

Cumps

Paulo

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Qua 13 Jun 2012, 12:31Responder ao tópico

simonplace13 escreveu:
Ainda não Pedro, mas já ando com a ansiedade, já espreitei umas peças aqui e acolá, mas por agora tenho que me focar em arranjar emprego, pois nã tá fácil!

Infelizmente já somos 2...

Percebo-te bem!

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Filtro externo DIY   Responder ao tópico

Filtro externo DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-