Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Primeiro aquário... meu!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Luis Ricardo M. Costa
Gostos : 0

MensagemAssunto: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 14:19Responder ao tópico

Boa tarde,

Passados mais alguns dias sobre a apresentação neste forum, mais leitura dos vossos posts, e visita a uma loja que tenho aqui perto para trocar mais algumas ideias e adquirir o material que me faltava, lancei mãos à obra.

No dia 19/5:
- comecei por pôr substrato fertil;
- fervi e tapei o substrato fertil com o inerte;
- comprei e plantei algumas plantas (poucas);
- montei filtro, termoestato, termometro...
- E... água.

Foi-me recomendado começar a adicionar Cycle da Nutrafin para ajudar a ciclar. E passado uma semana, passar novamente pela loja para fazer alguns testes à água.

Notei que inicialmente a água não estava como nos aquários que costumo ver! Smile Ainda estava turva. Passados uns 4 ou 5 dias, estava com melhor aspecto (claramente a tender para cristalina).

No passado Sábado, dia 26/5, voltei então à loja com alguma água, da qual já sentia orgulho, para ver como estávamos (e na esperança de me autorizarem a colocar dois ou três peixes). Smile

Bem, acho que está tudo a correr normalmente, mas os peixes... ainda nem vê-los. O Sr. explicou-me mais ou menos o que tenho lido por aqui. O ciclo do azoto ainda está a decorrer.

Não me falou em valores, mas apontou para um pH à volta de 6,7, referiu que ainda há nitritos com fartura, e o teste dos nitratos claramente também já indicava a presença dos mesmos.

Falou-me em TPA, se quisesse baixar os nitritos, mas não a recomendava. O que é importante era deixar o ciclo do azoto andar, e não camuflar eventuais problemas. Falou-me em KH... por causa do pH... mas estou com dúvidas...

Pediu-me para voltar lá para a semana para mais testes.

Curiosamente, perguntou-me como eram as cerâmicas que tinha no filtro. Perguntou se eram muito porosas (boas) ou não. Como não tinha boa referência do que é uma cerâmica boa, lá me mostrou o que considera bom, e de facto tenho que admitir que as que lá tenho, não são tão porosas como aquelas.

Disse-me também que o carvão activo é para sair do filtro aos 15 dias, e que deveria substituir o espaço do mesmo com mais cerâmica.

Plano que penso executar para esta semana:

- comprar alguma cerâmica;
- substituir o carvão por mais cerâmica (lá mais para Sexta ou Sábado);
- Sábado, fazer mais testes à água.

- Ah, e comprar os testes importantes... ainda não o fiz porque de facto o Sr. da loja disse que me ajudava com isso... mas estou a perder os primeiros dias de vida do aqua. Rolling Eyes

Já agora, três questões de algibeira. Relativamente ao pH. Não está a 7, é um facto, mas tenho visto muita fauna que até prefere o pH um pouquinho acido (6,8 por exemplo)... Acham grave? Deverei fazer alguma coisa para subir o pH??? Ou o melhor agora é estar mesmo quieto?

Segunda questão... Rolling Eyes Pode parecer um bocado parva, mas tenho que pôr esta dúvida. Sobre... a sobrevivência das próprias bactérias. Num aquario sem peixes, com poucas plantas, as bactérias vivem felizes? A minha questão é, se a amónia acabar, se os nitritos baixarem muito ou desaparecerem... o ciclo não pára? :scratch:

Terceira questão. O carvão? O melhor é mesmo tirar? Tenho lido algumas coisas que me parecem um pouco contraditórias, sem bem que a maioria realmente falar em tirar...

Um abraço!

Rodolfo Silva

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 15:17Responder ao tópico

Viva

O Senhor da loja que estas a falar deve ser o Filipe eh eh, é bem podes seguir os conselhos dele que é mesmo uma pessoa 5* e gosta de ajudar além de ter bastantes conhecimentos

Quanto ao carvão sim podes tirar isso, em relação as bactérias se ainda não tens lá mesmo nada podes esfarelar um bocadinho de nada de comida de peixe só mesmo para lhes dares trabalho ou então comprares um peixe mais resistente para servir de cobaia e ajudar ao ciclo

Se for o Filipe diz lhe que se ele te tratar mal eu vou lá refilar com ele eh eh

Abraço e boa iniciação

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 15:40Responder ao tópico

Boas
Para já parabéns, começaste com uma loja, em que te ajudam em vez de te impingir produtos desnecessários. De resto não há muito mais a dizer, porque já foi dito tudo.
Este é dos piores momentos dos aquas, tens trabalho para os manteres, mas não tens prazer de veres os peixes, mas já tá quase.

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 16:07Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
Viva
Quanto ao carvão sim podes tirar isso, em relação as bactérias se ainda não tens lá mesmo nada podes esfarelar um bocadinho de nada de comida de peixe só mesmo para lhes dares trabalho ou então comprares um peixe mais resistente para servir de cobaia e ajudar ao ciclo

Olá.

Pois, já tenho lido que uma boa maneira de ajudar o ciclo será colocar um peixe mais resistente. No entanto e dado os meus conhecimentos, não me sinto muito confortável para pôr vidas em risco. Smile

Claro que estou curioso de ver um peixe naquelas águas, e estou desejoso para que os testes confirmem uma descida dos nitritos...

Peixes resistentes é um assunto que também já tenho visto amplamente debatido em todo o lado... Mas, às vezes fico com a ideia que um peixe resistente para alguém experiente é diferente de um peixe resistente para alguém que está a tentar perceber como é que o aquário funciona. Smile

Alguém que opinar uma vez mais sobre isso? Não é necessário que seja um peixe todo colorido (ou que vá ao encontro daquilo que a maioria do pessoal tem como ideal de beleza), não é isso que está em causa. Era mesmo uma sugestão de bom começo para aprender algo mais, e ter tempo para perceber o aquário antes de haver tragédia!

Abraço!

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 16:11Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Este é dos piores momentos dos aquas, tens trabalho para os manteres, mas não tens prazer de veres os peixes, mas já tá quase.

Olá Nuno,

Smile quanto a isso não há problema. Depois de uma semana a ver a água a ficar cristalina, e poder observar isso de dia para dia, já me dou por satisfeito!

Já comentam lá por casa que, se passo o tempo que passo em frente a um aquário que não tem peixes, nem querem imaginar o tempo que lá vou passar assim que entrar o primeiro. Very Happy

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 16:34Responder ao tópico

Boas
Depende sempre das espécies de peixes que queres ter posteriormente, mas os guppys são sempre uma espécie a ter em conta, quer pelo preço, quer pela resistencia.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 17:36Responder ao tópico

Era mesmo isso que eu ia dizer, mas uns platys também iam ficar bem, como também umas corydoras, dão sempre animação e são ambos fáceis de manter! Depois pudias colocar umas fotos para a gente ver! Wink

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 17:53Responder ao tópico

Sim senhor,tou a apreciar um novato que finalmente tem paciençia......
Uma vez que vais comprar ceramicas e que tens espaço no filtro para elas,porque nao falas com o dito "senhor" (Filipe) pelo que diz o rodolfo e colocas as ceramicas num aquario rodado dele para se carregarem????Fala là com o dito senhor e vê là que concerteza ele te poderà ajudar.Aqui neste forum também apanhei o vicio de apreciar fotos dos aquarios e nao sou o unico.....
Começa também a dar uma olhadela nos aquarios dos colegas para teres uma ideia do que queres como biotipo,mas pela conversa(àgua ligeiramente branda e àcida) vai ser amazoniano.
Coragem

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 21:25Responder ao tópico

Obrigado pelas vossas sugestões. Serão tidas em consideração.

Vera Santos escreveu:
Era mesmo isso que eu ia dizer, mas uns platys também iam ficar bem, como também umas corydoras, dão sempre animação e são ambos fáceis de manter! Depois pudias colocar umas fotos para a gente ver! Wink

Quanto a fotos! Sim, mas com calma... Smile Primeiro há que pôr o aquário bonito! Depois de ver as fotos que andam por aqui já sei que ainda tenho muito trabalhinho por fazer no meu! lolol

Acho que ainda está demasiado vazio para o tamanho. Poucas plantas e pobre em decoração. Comprei dois ou três pés a pensar que já compunha o aquário... mas é esquecer. O aqua parece-me algo... careca! Smile

ALVELOS RAMIRO escreveu:
Sim senhor,tou a apreciar um novato que finalmente tem paciençia......
Uma vez que vais comprar ceramicas e que tens espaço no filtro para elas,porque nao falas com o dito "senhor" (Filipe) pelo que diz o rodolfo e colocas as ceramicas num aquario rodado dele para se carregarem????Fala là com o dito senhor e vê là que concerteza ele te poderà ajudar.Aqui neste forum também apanhei o vicio de apreciar fotos dos aquarios e nao sou o unico.....
Começa também a dar uma olhadela nos aquarios dos colegas para teres uma ideia do que queres como biotipo,mas pela conversa(àgua ligeiramente branda e àcida) vai ser amazoniano.
Coragem

Paciência nunca foi uma virtude minha, mas pelo que tenho lido, acho que não vale a pena tentar de outra maneira.

Essa ideia de usar um aquário dele para dar algum balanço, de facto, parece-me ser uma excelente ideia! Vou-lhe falar nisso!

Pois parece tender para amazoniano, já ando a ver que fauna é que consigo lá encaixar, sem forçar. Smile

Mais novidades em breve!

Abraço!

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Seg 28 Maio 2012, 22:24Responder ao tópico

Viva luis

Já te respondi por mp a outra questão, mas esqueci me de te perguntar as medidas do aquário, de qualquer maneira até para se poder opinar mais alguma coisa sobre fauna e flora ajudava bastante, quanto ao ph não te preocupes muito com isso que assim que ele estabilizar deve ficar por volta dos 7,2 que é o normal aqui da zona de qualquer maneira a varios truques para se contronar essa questão Wink

Abraço

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 08:32Responder ao tópico

Ora boas!

Antes de mais nada muitos parabéns pela abordagem que estás a praticar!

É muito raro apanharmos pessoas com a vontade de aprender e a paciência necessária para começar um aquário correctamente!

Em segundo lugar é com grande satisfação que vejo teres encontrado uma loja (infelizmente contrariamente ao que é habitual...) que te dá bons conselhos e que não se preocupa só em vender o mais possível!

Quanto ao pH eu não me preocuparia muito com isso! Os nossos peixes são peixes de viveiro e que não têm a exigência de pH que tem os peixes selvagens!

Preocupava-me mais com o gH já que pode originar choques osmóticos e levar à morte dos peixes.

De resto pouco mais há a dizer neste momento! Estás bem orientado e no bom caminho!

Só faltam mesmo as fotos! Very Happy

Abraço!

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 14:20Responder ao tópico

Aquarismo = Paciência...
Foi o que sempre escutei de amigos meus quando comecei no hobby...
Hoje, posso ver porque eles falavam isso... Very Happy

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 14:53Responder ao tópico

Olá a todos!

Rodolfo Silva escreveu:
Viva luis

Já te respondi por mp a outra questão, mas esqueci me de te perguntar as medidas do aquário, de qualquer maneira até para se poder opinar mais alguma coisa sobre fauna e flora ajudava bastante, quanto ao ph não te preocupes muito com isso que assim que ele estabilizar deve ficar por volta dos 7,2 que é o normal aqui da zona de qualquer maneira a varios truques para se contronar essa questão Wink

Abraço

Ok, fico de observar a evolução também do pH para ver se tende para aí! Queria tentar perceber o que vai acontecendo de modo a escolher os peixes mais adequados ao ambiente que o aqua proporcionar.

Quanto ao equipamento, é o seguinte:

-Aqua 100*30*40
-Filtro Hydor Prime 20 (segundo o que está lá escrito 700lh)
-Termostato Sera 150w (ajustado para 26ºC, o termómetro diz 25ºC)
-Substrato fértil por baixo do inerte
-Rocha (falsa, oca) decorativa. Penso que não está mal para esconderijo e retiro espiritual Smile
-O Aqua vinha com bomba de ar; instalei tubo e pedra difusora, mas está desligada (muitos posts a dizer que não é relevante)
-Plantas... uns 3/4 pés que comprei (duas espécies diferentes), mas que não perguntei exactamente o que era. Quando tiver oportunidade publico umas fotos para ver se me ajudam a identificar as mesmas. Para já, tenho algumas dúvidas de que se estejam a dar bem. Pelo menos uma das espécies está com um bocado mau aspecto. A outra parece-me que se está a encaminhar um pouco melhor.

Pedro Santos escreveu:

Preocupava-me mais com o gH já que pode originar choques osmóticos e levar à morte dos peixes.

De resto pouco mais há a dizer neste momento! Estás bem orientado e no bom caminho!

Só faltam mesmo as fotos! Very Happy

Abraço!

gH... Ok, admito que me falta essa parte. Smile Tenho lido mais discussões em torno de KH... mas vou pegar nisso ASAP.

Tanta informação em tão pouco tempo!!!! Começa-me a parecer mais complexo que centrais telefónicas!!

Thiago Cardoso escreveu:
Aquarismo = Paciência...
Foi o que sempre escutei de amigos meus quando comecei no hobby...
Hoje, posso ver porque eles falavam isso... Very Happy

Essa é outra parte que ando a trabalhar bem! Very Happy
Sempre fui de me atirar para a frente nestas coisas... mas o aqua tem sido um belíssimo treino!!
:bounce: Onde estão os meus peixes????? :bounce: heheheheheh

Mais uma vez, muito obrigado pelas sugestões, chamadas de atenção,... Acreditem que estou a tomar nota de tudo, e a investigar o que consigo!!!

Um abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 17:06Responder ao tópico

Boas,

Muito bem, dá gosto acompanhar uma evolução assim Smile
Espero que as dicas que vais recebendo daqui e dali sejam importantes e tidas em conta no momento de montares o aquário.

Já deu para ver que estás a ser muito bem acompanhado Wink
A malta está aqui para isso mesmo: para ajudar e partilhar os conhecimentos (poucos, no meu caso) sobre aquariofilia.

Do que precisares já sabes, podes contar comigo. A minha área predilecta são os plantados, por isso acho que deves montar um aquário plantado, eheh...

Abraço e força nisso. É muito bom ver essa vontade toda, acredita Very Happy

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 17:34Responder ao tópico

Olá Hugo

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,
Do que precisares já sabes, podes contar comigo. A minha área predilecta são os plantados, por isso acho que deves montar um aquário plantado, eheh...

Abraço e força nisso. É muito bom ver essa vontade toda, acredita Very Happy

Como já comentei por aqui, sim, é plantado!! Mas quando pensei que aquelas plantas já compunham o aqua... esquece, ficou quase vazio. Vou ter de investigar (e investir) mais um pouco sobre isso também. Está praticamente vazio.

E de facto se ao ínicio os peixes eram "a cena"... Entretanto, e com as fotos que tenho visto por aqui, acho que as plantas completam o bouquet de uma forma espectacular. Além de agradar mais à esposa! O que também é importante na hora de haver água a pingar pela sala fora nas TPA's!!! Very Happy Pode ser que consiga comprar alguma compreensão! lololol

Próximo investimento: espero que sejam os primeiros peixes... Depois, espero que plantas e muitas... Smile

Pessoal, fotos só depois disso. Sempre me disseram que vivo em stress por ser prefeccionista, e enquanto eu não achar o aqua ao melhor nível... vergonha! Embarassed Very Happy Very Happy

Abraço!

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 19:26Responder ao tópico

coragem,jà vi que tens um administrador como vizinho,pergunta là ao vizinho se ele nao terà umas podas que te possa passar Wink lol!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 21:06Responder ao tópico

Vergonha? Nããã, não tenhas nenhuma, o que é giro também é ver a evolução das coisas, queremos fotos em breve! Razz

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 21:14Responder ao tópico

Vergonha seria, se não tirasse as dúvidas amigo...rsrs Very Happy
estamos aqui pra ajudar a quem precisa...
E todos nós já fomos um dia novatos nesse hobby e cometemos vários erros...
Mesmo com muito pesquisa, perguntas em fórum de aquarismo, mais sempre tem algo novo pata nós aprendermos...é um hobby com mutos coisas a ser descoberto...

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Ter 29 Maio 2012, 22:38Responder ao tópico

ALVELOS RAMIRO escreveu:
coragem,jà vi que tens um administrador como vizinho,pergunta là ao vizinho se ele nao terà umas podas que te possa passar Wink lol!

Viva Ramiro

O vizinho sou eu mas não sou administrador nem tenho nada a ver com isso eh eh, podas de plantas infelizmente não lhe consigo arranjar nada visto que estou a quase parado no hobbie, mas terei todo o gosto em lhe arranjar um bocado de musgo se ele quiser que isso acho que ainda anda para ali, ou uns ibericos que possivelmente este sabado vou fazer uma colecta para mim e para um amigo

Quanto a questão da ajuda no que eu souber, já sabes que podes contar comigo e com a malta daqui que é bem porreira e pronta a ajudar

Entretanto vou te responder a mp

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Qua 30 Maio 2012, 08:21Responder ao tópico

Boas!

Se pretenderes podas do meu, posso enviar por correio.

Se precisares de mais alguma coisa, no que puder, dispõe! Very Happy

Abraço!

luiscosta1979

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Qui 31 Maio 2012, 12:01Responder ao tópico

Olá a todos!!!

Depois de uma longa ausência (1 dia) motivada pelo trabalho já tinha saudades de aqui vir! Very Happy

Rodolfo Silva escreveu:
ALVELOS RAMIRO escreveu:

Viva Ramiro

O vizinho sou eu mas não sou administrador nem tenho nada a ver com isso eh eh, podas de plantas infelizmente não lhe consigo arranjar nada visto que estou a quase parado no hobbie, mas terei todo o gosto em lhe arranjar um bocado de musgo se ele quiser que isso acho que ainda anda para ali, ou uns ibericos que possivelmente este sabado vou fazer uma colecta para mim e para um amigo

Quanto a questão da ajuda no que eu souber, já sabes que podes contar comigo e com a malta daqui que é bem porreira e pronta a ajudar

Abraço

Oh Rodolfo!
Quanto a essa colecta, este Sábado e apesar não ser costume, vou estar em Lisboa a trabalhar! Sad Mas alinhava numa próxima oportunidade! Se puderes, mantém-me a par que pelo menos numa próxima oportunidade alinhava com certeza nisso!!

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Se pretenderes podas do meu, posso enviar por correio.

Se precisares de mais alguma coisa, no que puder, dispõe! Very Happy

Abraço!

Ok, Pedro. Obrigado! Assim que tiver oportunidade, vais ser contactado em mp! Smile

Vera Santos escreveu:
Vergonha? Nããã, não tenhas nenhuma, o que é giro também é ver a evolução das coisas, queremos fotos em breve! Razz
Thiago Cardoso escreveu:
Vergonha seria, se não tirasse as dúvidas amigo...rsrs Very Happy
estamos aqui pra ajudar a quem precisa...
E todos nós já fomos um dia novatos nesse hobby e cometemos vários erros...
Mesmo com muito pesquisa, perguntas em fórum de aquarismo, mais sempre tem algo novo pata nós aprendermos...é um hobby com mutos coisas a ser descoberto...

Very Happy Ok, ok! De facto estes últimos dias não têm sido fáceis no trabalho. Mas, talvez no Domingo arranje uns minutos para tirar umas fotos, nem que seja assim... de longe hehehehe! Até porque ia precisar da vossa ajuda na identificação das plantas que lá tenho... e eventualmente alguma dica para lhes dar um pouco mais de vida. Na altura em que fui à loja não as identifiquei, e queria ver se as estudava um pouco. Ainda estão um bocado em baixo com a mudança para o meu aqua! Pelo menos um dos pés, logo o maior e o que originalmente era mais bonitinho,... Começo a ter algumas dúvidas sobre o mesmo.

Caso não me seja possível voltar aqui antes disso, bom fim-de-semana!

Um abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Qui 31 Maio 2012, 12:14Responder ao tópico

Boas,

Se precisas de ajuda na identificação das plantas, então tens de tirar as fotos mais de perto, eheh.

Força nisso, mostra umas fotos ao pessoal e não tenhas vergonha alguma. Se visses as fotos do meu primeiro aquário (que até andam aqui pelo Fórum)... Todos temos de começar de alguma forma, não é?
E só com a partilha de experiências é que se consegue aprender e evoluir.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Qui 31 Maio 2012, 12:19Responder ao tópico

Boas!

Como o Hugo te disse tira fotos mais de perto ás plantas e coloca um tópico na área dos plantados para o pessoal te identificar isso!

Abraço!

Rodolfo Silva

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Sex 01 Jun 2012, 00:23Responder ao tópico

Quanto a colecta podemos ver isso um dia destes, se bem que nunca programo essas coisas especificas Very Happy principalmente porque quando quero ou preciso basta me ir a casa do meu sogro e apanho uns quantos lá no ribeiro de qualquer maneira se quiseres alguns arranjo te isso na boa, sexta a tarde devo passar por lá para ir recolher o que lá tiver de lagostins para a patuscada e o que ouver de gambas depois digo te, por acaso até nem são maus para o ciclo, têm é um grande problema os camarões são extremamente viciantes

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Primeiro aquário... meu!   Sex 01 Jun 2012, 19:12Responder ao tópico

Rodolfo Silva escreveu:
ALVELOS RAMIRO escreveu:

Viva Ramiro

Abraço

Rodolfo, mil desculpas eu pensei que eras administrador Smile :cheers:

Primeiro aquário... meu!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-