Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Meu Primeiro Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:11Responder ao tópico

p4blomagno escreveu:
*---* Muito obrigado...

Ora essa... O pessoal está aqui para ajudar Wink
Depois vai actualizando... Wink

p4blomagno

Membro
Membro

Nome Real : Pablo Magno Araujo Brito Junior
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:31Responder ao tópico

É verdade João! Eu estou aprendendo muito aqui... Estou esperando chegar meus equipamentos e plantas para poder comprar os animaizinhos...

lol!

Aliás, que lindo seu peixe Thiago... Ele chegou em quantos dias?

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:35Responder ao tópico

Boas,

Força nesta nova aventura. Estás a ser bem acompanhado, por isso basta ires fazendo as coisas com calma para que tudo corra da melhor forma Wink

Não te esqueças de algo muito importante, o ciclo do Azoto:
http://www.peixefauna.com/t9786-o-ciclo-do-azoto-nocoes-importantes

Abraço

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:39Responder ao tópico

Woww... Não sabia desse ciclo do azoto... Estou lendo agora... =D

Valeu Hugo...

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:43Responder ao tópico

Pois, ia referir o mesmo o que o Hugo acabou de dizer... Smile Lê o artigo sobre o ciclo de azoto, é muito importante que este ciclo seja feito antes de introduzires alguma espécie... Rolling Eyes

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:46Responder ao tópico

Mais uma etapa antes da compra dos meus "manolos aquáticos"... Mas que realmente foi de grande ajuda, seria triste ve-los morrendo sem saber o que era... ;x

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:50Responder ao tópico

Boas,

Normalmente, quem se está a iniciar neste mundo, compra tudo a mesmo tempo, monta o aquário e mete os peixes lá dentro, passados uns dias os peixes morrem, aparentemente sem se saber porque.
Depois começamos a desanimar e a abandonar o que poderia ser um hobby muito interessante.

Por isso recomendo sempre que seja feita uma pesquisa bastante grande antes de iniciarmos a montagem do aquário. Assim as probabilidades de errar por desconhecimento disto ou daquilo são muito inferiores.

Abraço

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 17:00Responder ao tópico

Quantos de nós não estivemos para abandonar o hobby por uma experiencia menos boa, devido ao sermos apressados e querer-mos fazer as coisas sem lermos e relermos primeiro. Só com o tempo e ensinamento dos mais velhos nestas lides é que vamos dando valor a esse principio da aquariofilia.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 17:06Responder ao tópico

Então não cometerei erros por ignorância... =D

Pois pesquisarei ao máximo antes de lidar com essas formas de vida tão frágeis...

Então, o que me dizem mais? Sobre os nívels de CO2... Sobre os equipamentos que terei que usar para fazer os testes... (já comprei o que coloquei na lista dos materiais..)

Outra cosia é a questão do Ph... Antes de comprar os peixes, há predito um Ph essencial para eles, como faço para controlar esse Ph??

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 17:12Responder ao tópico

Existem várias maneiras de controlares o pH, seja para aumentar ou para diminuir... Assim como existem vários produtos, químicos e naturais para manipular o pH do aquário.
Como vais usar CO2, o teu pH irá descer um pouco, por isso, se os peixes que requerem um pH um pouco mais baixo, por volta dos 7, por exemplo, não necessitas de nada... Smile

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 17:33Responder ao tópico

Boas,

Como o João disse e muito bem, existem várias maneiras de "trabalhares" o pH, sendo que aconselho sempre, mas sempre os métodos naturais, como por exemplo:

- Baixar o pH: adicionar troncos, pinhas de amieiro, folhas de carvalho, turfa (no filtro, por exemplo, dentro de um saco), CO2, etc...
- Aumentar o pH: adicionar rochas de origem calcária, adicionar conchas trituradas (um saco no filtro, por exemplo).

O mais importante é manter os níveis de pH estáveis, evitando variações bruscas, pois isso sim prejudica os peixes. De resto, os peixes podem ir-se adaptando a variações de pH, desde que sejam graduais e leves.

Abraço

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 19:59Responder ao tópico

Atenção que a turfa dá uma coloração tipo cor de chá á água, por vezes indesejável para bastantes aquariofilistas que preferem antes ter uma água cristalina... Tirando isso, dura bastante tempo assim como mantém o pH constante. Eu uso turfa e não tenho nada a apontar de mal Razz

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Qua 30 Maio 2012, 08:18Responder ao tópico

Boas!

O problema de não se adaptar a fauna ao pH que temos naturalmente é quando se faz a TPA se poder provocar o tal choque de pH se não se fizer o respectivo tratamento à agua a introduzir!

Abraço!

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Sex 08 Jun 2012, 14:43Responder ao tópico

Então amigo, novidades? Wink

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Dom 10 Jun 2012, 23:08Responder ao tópico

Olá pessoal! Meus equipamentos e materiais chegaram, nesse sábado! Como ainda estava estudando o layout, não comecei a monta-lo ainda... Outra coisa que quero saber é: Eu posso plantar as plantas com o aquário cheio? Pois só pedi hoje as mesmas, uma vez que elas teriam que ter o ambiente pronto para serem plantadas, não quis correr o risco d'elas chegarem antes do substrato por exemplo... Estaria enchendo o aquário, colocando o substrato fértil, o substrato inerte, as pedras, os troncos, a bombinha funcionando, o kit de CO2 pronto para funcionar (tenho duvidas quanto a ele, vou precisar da ajuda de vocês)... Meu termostato também chegou, já deixarei funcionando também, à temperatura de 26ºc está bom?

Os testes estão para chegar... Alguma ideia antes que eu comece a colocar o substrato?

xica

Membro
Membro

Nome Real : Solange N
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 01:26Responder ao tópico

Noite.
Pode montar o aquário e po-lo para rodar. Quando as plantas chegarem você as coloca. Sem plantas não há necessidade de iluminação.
Utilize uns 5 cm de substrato inerte, é preciso deixar o fértil bem isolado da coluna d'água.
Durante o período de ciclagem pode (se preferir) deixar a temperatura até mais elevada, 28ºC por exemplo.
Qual filtro e mídias comprou?
Boa semana a todos.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 08:45Responder ao tópico

Boas!

Como te disseram podes colocar as plantas depois, mas é mais difícil.

Quanto à temperatura acho que pode até fazer exactamente o contrário...
Uma vez que ainda não vai ter fauna nenhuma até podes ter o termostato desligado, que sempre poupa qualquer coisa na conta da luz...

Abraço

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 09:22Responder ao tópico

Amigo, agora começas a entrar na melhor parte de todas... Ver o teu aquário a ganhar forma Very Happy Na minha opinião acho que está tudo em ordem, basta agora montares tudo, esperares que o ciclo termine e começares a meter uns peixes nesse aquário... Wink Como vais usar CO2, o teu pH vai baixar um pouco, por isso, já pensas-te em nas espécies que queres ter? Tens que ter em atenção o pH porque alguns peixes não toleram lá muito bem pH's diferentes do ideal para eles.
Se possível, mete umas fotos para irmos vendo o evoluir do teu projecto Wink

Abraço

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 11:17Responder ao tópico

Boas,

Sim, as plantas podem ser colocadas depois, com o aquário cheio, mas como disse o Pedro é muito mais difícil de plantar. Algumas vão ter tendência em se soltar facilmente.

Se puderes aguardar mais um tempo, sugiro que montes tudo só quando tiveres as plantas, assim terás metade do trabalho. E outra coisa, montar um aquário com substrato fértil e sem plantar nada pode trazer alguns problemas com algas, pois não terás nada no aquário que te consuma os nutrientes em suspensão na coluna de água.

Abraço

xica

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 18:10Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
montar um aquário com substrato fértil e sem plantar nada pode trazer alguns problemas com algas, pois não terás nada no aquário que te consuma os nutrientes em suspensão na coluna de água.
Verdade, nem pensei nisto... Acostumada a aquários sem substrato fértil esta sutileza passou batida.

Pedro, uma pergunta. Sempre que se fala em período de ciclagem leio que temperatura mais elevada é benéfico para a rápida proliferação de bactérias, por isto minha sugestão.
Então esta informação não confere? Ou a temperatura não intervem nisto?

Abraços.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 18:13Responder ao tópico

Boas,

O problema de algas aparece quando tens falta (carência) de nutrientes e não excesso...

Todas as bactérias se reproduzem mais com o calor. No entanto não creio que o ganho seja tanto que justifique o uso do termostato...

Para isso mais vale usar um produto líquido com bactérias (tipo Nitrivec por exemplo) para ajudar no ciclo e em alguns dias tens isso pronto para a fauna.

Pessoalmente gosto de deixar as coisas andarem com calma.

Abraço

xica

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 18:18Responder ao tópico

Grata pela explicação.
Compreendi seu posicionamento.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 18:30Responder ao tópico

Não tens nada que agradecer! Smile

Só assim evoluímos! Se partilharmos e absorvermos os conhecimentos uns dos outros! Eu aprendo sempre qualquer coisa todos os dias! Smile

Abraço!

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 20:17Responder ao tópico

Boa meus amigos, como sempre, me ajudando muito, mesmo que a pergunta não tenha sido feita por mim! Hahahah!

Obrigado Xica, me ajudou também!

E Pedro, estou com os equipamentos todos apostos, também tenho as rochas que estão lavadas e prontas para serem colocadas no aquário..

As pilhas de minha câmera acabaram, estou saindo agora para compra-las e tirar mais fotos para upar... =D

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 11 Jun 2012, 20:19Responder ao tópico

Outra coisa, que tipo de substrato tenho que usar para plantar meus carpetes do tipo Eleocharis Minima? Eu tenho um que se assemelha a areia de praia, porem não tenho certeza se é o mais indicado...

O que me indicam?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Hoje à(s) 11:06Responder ao tópico

Meu Primeiro Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-