Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Meu Primeiro Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

p4blomagno

Membro
Membro

Nome Real : Pablo Magno Araujo Brito Junior
Gostos : 0

MensagemAssunto: Meu Primeiro Aquário   Sex 25 Maio 2012, 22:31Responder ao tópico

Pessoal, boa noite,

Como não moro na costa, não há lojas de aquaristas com água salgada, muito menos amigos que tenham aquários desse tipo... Então, serei o único de minha cidade em montar um salgado...

Tenho o aquário, tenho uma bombinha de ar, e um filtro, que não vou usar... Pois aparenta ser muito antigo...

Eu queria que se fosse possível, me indicassem os itens para que eu vá comprando, levando em consideração meu aquário nas medidas 27x36x49 LxAxC e que pretendo ter um aquário do tipo Nano Reef ou Pico Reef (não sei), com corais e tudo mais, esses seriam:

Bombinha (qual o tipo?) Tenho uma, mas não sei se é a certa.. Enviarei fotos em breve...
Skimmer (para que serve e que tipo é o mais indicado?)
Iluminação (quais as mais essenciais?)
Substrato (qual o tipo recomendado?)
Rocha (qual o tipo recomendado?)
Sump (como e qual a necessidade de um?)
Aquecedor com Termostrato (qual a temperatura que devo deixar?)
Sal Marinho (não precisa explicar, é meio óbvio... haha)
Testes (quais testes preciso fazer e durante minha montagem, vou perguntando como alterar os teores de cada substância)

Basicamente é isso, vou postar uma foto em breve de meu aquário sem nada para dar início...

Queria saber onde posso comprar esses itens com um preço bom...

Obs.: Deixando claro que só haverá vida em meu aquário quando já estiver dentro dos parâmetros e funcionando perfeitamente...

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Sab 26 Maio 2012, 13:47Responder ao tópico

Boas,
Estou a ver que seguiste o meu conselho Razz Á pouco tempo, saiu um artigo bastante interessante na revista BioAquaria, edição nº31, com um guia de iniciação ao aquário marinho que penso que irá ajudar-te bastante... Wink
Aqui fica o link Wink
Se fores encomendar, não te assustes ou fiques a pensar que são duas revistas... É apenas uma revista, no qual tem um artigo e um guia bastante esclarecedores na parte de trás... Wink
Espero ter ajudado um pouco... Smile

Cumprimentos,
João Pereira

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Dom 27 Maio 2012, 17:41Responder ao tópico

Woow... Muito obrigado... =D

Estou lendo-o online, vou tirar as dúvidas que forem possíveis retirar com o manual, e depois eu procuro postar as idéias aqui para serem avaliadas empiricamente... =D

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Dom 27 Maio 2012, 19:08Responder ao tópico

Olá à todos!!

Venho informar que desisti de confeccionar o aquário marinho por enquanto, estou fazendo um projeto de aquário de água doce... Posteriormente dou continuidade no marinho quando estiver com mais experiência e costume com esses animaizinhos...

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Dom 27 Maio 2012, 21:24Responder ao tópico

Boas,
Ainda bem que mudas-te de ideias... Razz O aquário de água salgada é algo complexo e só com muita experiência é que se consegue manter um biótopo salgado saudável... Smile
Ora bem, pegando no que disseste no teu tópico de apresentação, em relação aos materiais a comprar, penso que tens algumas coisas desnecessárias para a realização do teu projecto:
1- Visto que o teu aquário tem cerca de 45Lt. penso que um termostato de 100W é um pouco exagerado... Na minha opinião, um termostato de 50/75W chega perfeitamente.
2- Os filtros que indicas-te, parece não ser o mais indicado para o que tu queres.
3- O carvão activado e cerâmicas, penso que podias adquirir isso mais tarde...
4- O Skimmer também não é essencial agora.
5- Os teste de água são super importantes... Antes de introduzires a bicharada e quando esta estiver já na sua nova casa, deves sempre ir verificando os vários níveis da água: nitratos, pH, kH, etc...
6- Relativamente ao kit CO2, se não quiseres gastar muito dinheiro (pois esse kit funciona á base de recargas e cada recarga deve de durar por volta de 1 mês), podes sempre optar por um CO2 caseiro... Existem vários tópicos na secção Soluções Caseira [DIY] que podem ser-te úteis. Wink
7- O substrato fértil, é algo que não pode faltar se queres obter bons resultados... Existem várias marcas de substrato, mas o que o pessoal mais gosta penso que seja da ELOS, mas é um pouco caro.
8- Quanto aos fertilizantes, consoante o tipo de plantas que tiveres (mais, ou menos exigentes) logo verás como será o tipo de fertilização em causa.

Penso que esteja tudo... Razz
O melhor seria começares também a pensar em que tipo de peixes gostarias de albergar. Assim seria também mais fácil seres indicado para que tipo de plantas ou esquema deverias de seguir... Smile

Espero ter ajudado amigo Wink

Cumprimentos,
João Pereira

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Dom 27 Maio 2012, 21:43Responder ao tópico

Boas,

Uma vez que optaste pela água doce, o tópico foi movido para o local indicado Wink

Abraço

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 01:29Responder ao tópico

Hummm... Muito obrigado pelas ideias.. Vamos fazer a nova lista para aparelhos e equipamentos sujeitos ainda à avaliação:

Para a água:

Termostato com aquecedor

Testes da água

Para o plantio:

O sistema de CO²

Substrato fértil

Fertilizante

Por favor, me indique qual filtro devo utilizar, não consigo encontrar solução... A não ser que esteja falando de sump...

Ahh, preferi o kit de CO² comprado para evitar trabalhos... Pois trabalho e o tempo é curto.. rsrs.. E também o refil não está tão caro... Mas repassei pra o meu colega, que adorou e eu pedi para ele ir tirando fotos enquanto faz, para mostrar aqui... =D

Outra coisa é sobre o substrato... Ouvi dizer que tem gente que cobre o substrato fértil com outro tipo de substrato... Qual seria esse???

Valeu galera... Estou empolgado... xD

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 02:02Responder ao tópico

Boas Pablo,

Deves usar substrato inerte por cima do fertil para evitar que este se misture com a coluna de agua e liberte nutrientes que poderao originar um surto de algas.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 12:09Responder ao tópico

Concordo, deves iniciar-te na água doce, aprofundar e talvez um dia passares para um salgado.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 14:29Responder ao tópico

Ainda tenho a dúvida sobre o filtro.. rsrsrs

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 15:18Responder ao tópico

Aqui estão as fotos dos equipamentos que eu tenho...

Sobre os equipamentos... Eu não sei como utilizar a bombinha, pois ela é submersa... E também nem imagino como funciona... Posição, se posso colocar o fio dentro d'água... Essas coisas...

Outra coisa é o aquecedor, eu queria saber se eu poderia utiliza-lo... Uma vez que não há termostato para controlar a temperatura...

Os demais, irei aproveitar... =]

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 18:41Responder ao tópico

Ai ai Razz E querias ir te meter num salgado Smile Ora bem, se a bomba de ar é submersivel, podes metes os tubos onde achares melhor...
Quanto ao aquecedor, convinha teres algo para ir controlando a temperatura, pois o que programas no aquecedor nem sempre coincide com a temperatura real da água, podendo estar mais quente ou mais fria... Smile
Sempre que tiveres dúvidas, nao tenhas vergonha de aqui passar... Todos nós já passamos por onde estás agora, e além disso, temos muito gosto em ajudar Wink

Cumprimentos,
João Pereira

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 18:48Responder ao tópico

Mas ainda não entendi como ela puxa o ar de fora.... Ela deveria ficar com algo para fora eu acho.... Creio que seja aquele tubinho de silicone não é?

Eu vou vender esse aquecedor e comprar o automático... É mais viável...

Eu achei um Canister de 90,00R$ na internet... O que você acha?? Valeu!

AHusHAushUashAUsh

E é verdade, imagina meu trabalho pra me meter num marinho.... Ainda bem que me abriu os olhos a tempo amigo.. HAushAUs

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 18:54Responder ao tópico

Hehehe Razz
Amigo, acho que tens o essencial para começares... Mais tarde já poderás adquirir o restante material com mais calma... Smile
Sim, os automáticos são melhores, mas mesmo assim deves de ter algo para ir controlando a temperatura do aquario...
Desculpa lá, mas estou no telemovel, daqui a pouco já entro no computador Wink

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 18:56Responder ao tópico

Pelo preço é boa compra, mas qual é esse filtro ou canister?

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 19:20Responder ao tópico

O canister é esse Vera Santos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236513003-resun-mini-canister-micra-3w-200lh-110v-_JM

Estou indo agora ver se encontro o kit de CO2, os testes da água o substrato e algumas plantas... Só para dar início... Vou completando aos poucos, mal vejo a hora.. rsrs

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 19:42Responder ao tópico

Já estou no computador Smile Ora bem, como estavas a dizer, e bem, o tubinho de silicone tem que ficar de fora sim... Senão não trabalha... Smile

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 23:17Responder ao tópico

Vocês acreditam que eu terei que encomendar todos os itens??

Coisa de louco minha cidade... Tão grande e bonita, mas não tem uma Lojinha de Aquarista que preste...

Vou comprar o aquecedor, o kit co² e vou comprar o filtro...

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Seg 28 Maio 2012, 23:56Responder ao tópico

http://crystalred.eu

Será que vale a pena comprar indivíduos nesse site??

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 00:30Responder ao tópico

Parece-me que sim! Pelo menos não sei de queixas.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 01:11Responder ao tópico

Esse site é em Portugal, é capaz de ser um nadinha longe daí.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 03:54Responder ao tópico

Algum brasileiro que possa responder se chega com segurança??

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 08:05Responder ao tópico

p4blomagno escreveu:
http://crystalred.eu

Será que vale a pena comprar indivíduos nesse site??
Já vi os produtos deles e parecem ser 5estrelas, mas como és do Brasil não sei... Rolling Eyes

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 14:25Responder ao tópico

Pode comprar sim amigo...
Comprei um polypterus e veio da áfrica...chegou de boa...
Mais é uma viagem estressante para eles

p4blomagno

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Ter 29 Maio 2012, 16:07Responder ao tópico

*---* Muito obrigado...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Meu Primeiro Aquário   Hoje à(s) 17:14Responder ao tópico

Meu Primeiro Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-