Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Matérias Filtrantes Biológicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

brunofrancisco89

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Francisco
Gostos : 0

MensagemAssunto: Matérias Filtrantes Biológicas   Seg 07 Maio 2012, 20:57Responder ao tópico

O que usam como matérias filtrantes biológicas nos vossos aquários para aguentar a vossa colónia de bactérias úteis à vida do aqua?

Seachem Matrix ou Biobolas ou Aneis de Cerâmica ou outra coisa qualquer??

No que me toca uso Aneis de Cerâmica. Não por achar melhor, mas porque sempre usei... Estarei a perder alguma coisa para os outros métodos? Estava a pensar usar umas biobolas para experimentar.

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Seg 07 Maio 2012, 22:42Responder ao tópico

Bom no meu canister são 3 gavetas sendo 1 de perlon e as 2 cheia de matrix...
as melhores cerâmicas na minha opinião é a siropax e a matrix

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Seg 07 Maio 2012, 23:13Responder ao tópico

Boas!

No meu tenho 1 "gaveta" com aneis e 2 "gavetas" com bolas de cerâmica porosas com 2 tamanhos diferentes.

Era o que vinha com o filtro...

Abraço!

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Seg 07 Maio 2012, 23:17Responder ao tópico

Boas,

Como tenho um filtro de cascata, utilizo as cerâmicas, pois ganho muito espaço com elas.

Abraço

xica

Membro
Membro

Nome Real : Solange N
Gostos : 31

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 02:09Responder ao tópico

Matrix e siporax.
É o que tem segurado o aquário dos kings.
Até.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 09:11Responder ao tópico

Boas
Eu tenho de ambas, mas não tenho dúvidas nenhumas que as cerâmicas são muito melhores, porque permitem maior/melhor fixação de bactérias e ocupam muito menos espaço.
Desde que sejam porosas, não tenho dúvidas nenhumas da vantagem de ter cerâmicas.

Gameiro

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 13:17Responder ao tópico

Concordo com o nuno moreira...
as cerâmicas são pequenas, porosas e permitem a agua passar e contactar toda a superficie da cerâmica, facilitanto a formaçao e fixaçao das colónias, cá em casa so uso cerâmicas e até agora n tenho nada a apontar.

abraço

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 13:32Responder ao tópico

Concordo com as opiniões dadas, as cerâmicas são sem dúvida melhores pois têm uma area de colonização maior em menor espaço. Nos filtros de cascata eu tiro o "módulo" de carvão activado e encho aquilo de cerâmicas, estou muito satisfeito com o resultado.

brunofrancisco89

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 14:16Responder ao tópico

Eu também removi o carvao activado (esponja preta). Tenho ceramica e não tenho nada a apontar.

Esponjas normais tambem costumo usar mas estou a pensar retirar.

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 14:30Responder ao tópico

Boas
Há umas esponjas próprias para filtros internos, no fundo são semelhantes às dos filtros externos. Que são muito boas para utilizar mesmo nos filtros de cascata, pois permitem a passagem da água, retêm grande parte dos detritos (depende do tamanho dos buracos da esponja) e permitem uma boa fixação das bactérias.
Que eu saiba, as melhores são umas verdes (não pela côr, mas sim pelo tipo), o grande problema é arranjá-las, pois o tamanho tem que ser adaptado ou alterado. Neste momento estou a vêr se consigo que me arranjem umas para substituir as que tenho em 4 filtros (2 internos e 2 de cascata).

brunofrancisco89

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 14:42Responder ao tópico

O meu é externo. E tem boas esponjas, pelo menos gosto. Mas se calhar vou deixar apenas uma esponja e trocar pelo matrix.

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 14:54Responder ao tópico

brunofrancisco89 escreveu:
Eu também removi o carvao activado (esponja preta). Tenho ceramica e não tenho nada a apontar.

Esponjas normais tambem costumo usar mas estou a pensar retirar.

O carvão activado a que me refiro não é a esponja mas sim uns módulos com pellets de carvão lá dentro (os filtros de cascata mais baratos geralmente não trazem). A esponja eu deixo ficar, é boa para reter os detritos antes de água passar pelas cerâmicas.

Gameiro

Membro
Membro

Nome Real : Fabio Gameiro
Gostos : 75

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 15:34Responder ao tópico

sim sou da opinião do gabriel, deixo esponjas e perlon nos primeiros compartimentos, assim elas retem a maior parte da sujidade e n fica quase nenhuma nas ceramicas, fazendo com que tenha qu elavar as cerâmicas menos vezes =D

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 16:27Responder ao tópico

Boas,

A esponja é muito útil para reter os detritos maiores. E também proporciona boas condições para a fixação de bactérias.

Pessoalmente eu utilizo esponja e cerâmicas. Se necessário adiciono uma camada pequena de lã filtrante para remover algumas partículas mais pequenas.

Saliento que eu uso filtros de mochila.

Abraço

xica

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 18:02Responder ao tópico

O que não uso em meus aquários faz mais de ano são mídias para filtragem química.
E sinceramente não observei diferença alguma com a retirada delas. Usava Purigen.
Até.

brunofrancisco89

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Ter 08 Maio 2012, 19:09Responder ao tópico

Purigen tem bons resultados para quem tem a água muito baça, agora a não ser o caso, não compensa tanto.

Entao, mais ou menos uso o que toda a gente usa, fico mais descansado :-)

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Qua 09 Maio 2012, 17:41Responder ao tópico

Boas,

Eu nunca utilizei nada para filtragem química.
Apenas para filtragem mecânica (esponjas) e biológica (cerâmicas) Wink

Abraço

brunofrancisco89

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Qua 09 Maio 2012, 18:31Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Eu nunca utilizei nada para filtragem química.
Apenas para filtragem mecânica (esponjas) e biológica (cerâmicas) Wink

Abraço

Estou aqui como o amigo hugo. Quimica é tramado até porque cria dependencia do produto para ter agua cristalina.

Se tornarmos a agua cristalina naturalmente, ela mantem-se desse jeito muito mais tempo e criando um habitat natural aos habitantes.

xica

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Qua 09 Maio 2012, 20:52Responder ao tópico

Minha opinião é que filtragem química deve ter uso pontual, em caso de necessidade mesmo.
Quando finalmente o aquário atinge um ponto de equilíbrio não há porque fazer uso rotineiro deste recurso.
Até.

brunofrancisco89

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Qua 09 Maio 2012, 22:00Responder ao tópico

Exacto. Como por exemplo para remover medicamentos da água.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Qui 10 Maio 2012, 09:32Responder ao tópico

Totalmente de acordo!

A filtragem deve ser estabelecida por meios o mais naturais possível!

Ganha o ecossistema e nós que não temos de andar sempre de volta do filtro!

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Sab 12 Maio 2012, 00:17Responder ao tópico

Boas,

Exactamente, pois a maior parte das vezes quanto mais se mexe na filtragem pior se faz.
Em muitos casos se mexermos demasiado podemos perder a colónia de bactérias e aí sim temos um grande problema.

Abraço

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Matérias Filtrantes Biológicas   Hoje à(s) 20:54Responder ao tópico

Matérias Filtrantes Biológicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-