Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 07 Maio 2012, 18:37Responder ao tópico

Na sequência do meu novo aqua para invertebrados, foi preciso fazer uma calha, optei por leds, e principalmente por custos reduzidos.

Sendo assim este projecto iniciou-se com, 6 placas de leds, cada com 48 leds (190 lumens), e uns perfis de PVC, 2 mais largos e 2 mais finos.

Como já sei que a malta depois pergunta os preços, vou deixar a listagem de material usado:

6X placa de 48 leds: 12€
4 perfis PVC: 7€
parafusos/porcas/L: 1,3€

Custo total: 20,3€

Então vamos lá mostrar o DIY passo a passo com fotos:

Para começar mandei vir 6 placas destas:

Depois foi hora de comprar os perfis, L's metálicos, parafusos e porcas:

Cortei os perfis mais largos à medida que queria e fiz a furação nos cantos para segurar com os parafusos:

Pormenor dos cantos já prontos e fixos:

Depois foi só cortar os perfis mais estreitos á medida e colar, já que a unica função é cortar a luz para quem está a observar o aqua e não levar com ela nos olhos:

No fim disto, a parte estrutural estava pronta e com este aspecto:

De seguida faltava a parte electrica, foi montar o circuito e colar as placas dos leds na zona interior da calha, e colar o fio para não se ficar a ver:

Para finalizar foi ligar o transformador à corrente e ver se tudo estava a funcionar bem. Ficou satisfeito com o resultado, quando pego na calha acessa e a aponto para o chão, dá uma luz uniforme e com uma intensidade elevada:

Cumps

Última edição por zaratrusca em Qui 14 Jun 2012, 22:53, editado 1 vez(es)

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 07 Maio 2012, 19:19Responder ao tópico

Boas
Ficou com bom aspeto, a humidade não vai "implicar" com as ligações?
Agora falta uma foto do conjunto, aquas & calha.

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 07 Maio 2012, 19:35Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Ficou com bom aspeto, a humidade não vai "implicar" com as ligações?
Agora falta uma foto do conjunto, aquas & calha.

Para começar obrigado, segundo, o aqua tem tampas de vidro, por isso é que não tive qualquer preocupação em termos de isolamento, até tinha pensado comprar um acrílico fininho para por a frente, mas como optei por aqua fechado julgo que não vou ter problemas.

Quanto ao que está em falta, eu digo o mesmo, mas o aqua só vai chegar a minha casa no domingo, por isso ainda vamos ter de esperar para ver o resultado final.

Cump

putogiro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 07 Maio 2012, 19:54Responder ao tópico

Boas
Então só tenho a dizer bem desse trabalho, tenho ideia que a coluna de água vai ser baixa, por isso não deves ter problemas com intensidade da luz, por outro lado também não deves estar a pensar em plantas muito exigentes, por tudo isso penso que tenhas aí um bom trabalho, só fica a faltar o modo como vais fixar a calha ao aqua, mas em breve vais esclarecer isso.

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 07 Maio 2012, 20:15Responder ao tópico

Bom trabalho! Ficou 5 ⭐

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Ter 08 Maio 2012, 08:25Responder ao tópico

Ficou muito porreiro!

Quanto ao sistema de suspensão estou a estudar uma hipótese para depois te mostrar! Very Happy

Abraço!

PMA

Membro
Membro

Nome Real : Pedro M A
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Ter 08 Maio 2012, 09:36Responder ao tópico

Boas
Bom trabalho, ficou muito fixe.
Mas é alimentado por?
Onde é que compraste as placas de leds?

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Ter 08 Maio 2012, 10:15Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Ficou muito porreiro!

Quanto ao sistema de suspensão estou a estudar uma hipótese para depois te mostrar! Very Happy

Abraço!

Ainda não vi nada.. Estás a falhar eheheheh

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Ter 08 Maio 2012, 10:16Responder ao tópico

PMA escreveu:
Boas
Bom trabalho, ficou muito fixe.
Mas é alimentado por?
Onde é que compraste as placas de leds?

Boas, o sistema é alimentado por um transformador de corrente de 12 volts.
Quanto ás placas comprei no ebay, basta pesquisar por led panel por lá, que aparecem centenas deles, com 48 ou menos leds.

Cumps

David Rosario

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 30

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Qua 09 Maio 2012, 23:21Responder ao tópico

Boas,

Esta excelente,simples e pratico!

Qual e a dimensao das placas e qual o angulo de abertura?

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Qui 10 Maio 2012, 16:53Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
Boas,

Esta excelente,simples e pratico!

Qual e a dimensao das placas e qual o angulo de abertura?

obrigado pelo elogio.

quanto à dimensão, cada placa tem 4X6cm, e os Leds são os SMD 3528, com um ângulo de abertura de 120 graus, e sendo os de cor branca têm cerca de 4,5 lumens cada, o que confere cerca de 210 lumens a cada placa, cerca de 4w e 6000 kelvin.

cumps

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 11 Maio 2012, 15:39Responder ao tópico

Boas,
Esta bom,mas nao e viavel em termos de poupanca energetica (24W=1260 lumens) ou seja,tens menos lumens do que uma lampada de 14W T5HO (1350 lumens) portanto estas a gastar mais energia (+10W) por menos lumens(-90 lumens). Com um unico high power led de 1W consegues quase o mesmo valor de uma placa dessas em lumens. Conseguias a vontade ter uma calha com metade dessa potencia e mais lumens e quase ao mesmo preco.

Para teres uma ideia:
High power led 5W=450Lm (+1W mais que o dobro de lumens);120° angulo de abertura;6500 kelvins

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 11 Maio 2012, 16:29Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
Boas,
Esta bom,mas nao e viavel em termos de poupanca energetica (24W=1260 lumens) ou seja,tens menos lumens do que uma lampada de 14W T5HO (1350 lumens) portanto estas a gastar mais energia (+10W) por menos lumens(-90 lumens). Com um unico high power led de 1W consegues quase o mesmo valor de uma placa dessas em lumens. Conseguias a vontade ter uma calha com metade dessa potencia e mais lumens e quase ao mesmo preco.

Para teres uma ideia:
High power led 5W=450Lm (+1W mais que o dobro de lumens);120° angulo de abertura;6500 kelvins

Pois, isso é tudo muito bonito, mas já fiz experiências com Leds, e não se podem comparar nem watts nem lumens com lâmpadas fluorescentes, tal como não se podem conparar as fluorescentes com as incandescentes.

quanto aos high Power Leds tudo o que dizes está certo, excepto aos kelvin, porque tal como este podemos ter em diversos kelvins, mas a questão é que com estes Leds posso simplesmente cola-los aos meus perfis de plástico e pronto, com high Power led tenho de dissipar o calor, dissipadores de alumínio, talvez ventoinhas, lá se ia o aproveitamente energético e monetário para tudo isso. Depois essa questão ainda me faz confusão, para gerarem tanto calor é porque se perde energia, ou seja essa questão da eficiência energética apesar de na teoria fazer sentido, na prática ainda não me convenceu, se os outros não aquecem praticamente, mesmo a placa com os 48 está sempre fria, não dissipam energia por calor, apenas luz, já os high Power sabemos que não é esse o caso, e se não tivermos pelo menos um dissipador de calor e se não for aberto para o ar circular, ele sobreaquece e queima.

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 11 Maio 2012, 17:14Responder ao tópico

Boas,
Ja tive uma calha com high power led,nao tive problemas e so tinha os tais dissipadores PCB e estavam num perfil de plastico.
Quanto aos lumens,kelvins e wats nao concordo contigo,pois existem unidades de medida e meios de comparacao.

O mesmo aconteceu com as incandescentes e as fluorescentes compactas,toda agente dizia que as ditas economicas nao prestavam mas o que e certo e que hoje em dia todos as usam.

O que acontece com os leds e que mesmo com menos lumens ha um maior aproveitamento da luz devido ao seu angulo mais reduzido,enquanto uma lampada tubular tem um angulo de 360° e so aproveitamos 180° um led tem no maximo 180°.
Numa lampada tubular de 1300 lumens so aproveitamos 650 lumens enquanto que num led de 700 lumens e tudo aproveitado, sendo assim o led e mais eficiente.

Por isso mesmo e que existem os reflectores para lampadas tubulares,tal como o proprio nome indica serve para direccionar a luz que se perde (toda a que vai para cima,para baixo) fazendo um foco tipo lanterna para haver um maior aproveitamento.

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 11 Maio 2012, 21:53Responder ao tópico

Parece ter uma boa potencia, se estivesse por cima de um aquário dava para termos noção mais exacta da potencia. Muito sinceramente prefiro as fitas de leds espalham mais a luz pelo aquário, têm o contra de ficarem bem mais caras, fiquei curioso para ver como fica por cima de um aquário. Uma boa ideia sem dúvida para uma calha a baixo custo, bom trabalho.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sab 12 Maio 2012, 16:16Responder ao tópico

Boas,

Cometi uma gafe ao comentar a eficiencia energetica da calha em questao.
Tal como disse no segundo post os LED tornam-se mais eficientes devido ao seu angulo reduzido. Sendo assim esta calha e mais eficiente que uma calha T5HO 39W que tem entre 2770 e 3080 lumens.

Por isso peco desculpa ao Joao Rui por ter dito que nao era viavel em termos economicos (o que nao corresponde a verdade).

Nota: ainda temos o habito de fazer contas aos wats mesmo sabendo quee os varios tipos de lampadas tem eficiencia diferente. Deviamos sim comecar a fazer contass aos lumens pois uma lampada T8 com os mesmos wats que uma T5 nao tem o mesmo fluxo .luminoso.
Dai haver os upgrades das calhas antigas quee traziam lampadas T8. E estas estarem a desaparecer dos nossos aquarios.

Mais uma vez peco desculpa Joao!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 14 Maio 2012, 19:30Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
Boas,

Cometi uma gafe ao comentar a eficiencia energetica da calha em questao.
Tal como disse no segundo post os LED tornam-se mais eficientes devido ao seu angulo reduzido. Sendo assim esta calha e mais eficiente que uma calha T5HO 39W que tem entre 2770 e 3080 lumens.

Por isso peco desculpa ao Joao Rui por ter dito que nao era viavel em termos economicos (o que nao corresponde a verdade).

Nota: ainda temos o habito de fazer contas aos wats mesmo sabendo quee os varios tipos de lampadas tem eficiencia diferente. Deviamos sim comecar a fazer contass aos lumens pois uma lampada T8 com os mesmos wats que uma T5 nao tem o mesmo fluxo .luminoso.
Dai haver os upgrades das calhas antigas quee traziam lampadas T8. E estas estarem a desaparecer dos nossos aquarios.

Mais uma vez peco desculpa Joao!

Não eram necessárias as desculpas. Eu ainda sou novato no que toca a leds, apenas continuei a discussão (por discussão entenda-se troca de ideias saudáveis), dando o meu ponto de vista. Mas fica então desfeito o teu erro, e esperando que tenhas razão nisso tudo que dizes e que esta luz seja suficiente. Em ultimo caso mando vir mais umas placas de led e a coisa fica resolvida Very Happy

Cumps

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 14 Maio 2012, 20:31Responder ao tópico

Era pois,
Fizeste um bom trabalho,e eu estava a induzir todos os que podem querer fazer uma calha igual em erro.

Ando a estudar os leds ha ja algum tempo e temos muitas opcoes de utilizacao, so e pena nao ter condicoes financeiras para fazer a calha que quero para um plantado.

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 14 Maio 2012, 20:53Responder ao tópico

Rosario brr escreveu:
Era pois,
Fizeste um bom trabalho,e eu estava a induzir todos os que podem querer fazer uma calha igual em erro.

Ando a estudar os leds ha ja algum tempo e temos muitas opcoes de utilizacao, so e pena nao ter condicoes financeiras para fazer a calha que quero para um plantado.

Tens de fazer como eu, pegas na tua frase " a calha que quero" para "a calha que a troika deixa" e já podes fazer.. Comigo resultou eheheheh

David Rosario

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Seg 14 Maio 2012, 22:16Responder ao tópico

Kakaka!
Nao amigo,tem de ser a que eu quero!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Qui 14 Jun 2012, 23:02Responder ao tópico

Ora, depois de algum tempo, e apesar de as plantas se estarem a aguentar, achei que a luz era pouca, e principalmente que não conseguia ter intensidades diferentes automaticamente para fazer nascer e por do sol.

Sendo assim pesquisei e tentei juntar as duas coisas, criei outro sistema de leds paralelo, com outra fonte de alimentação, e assim posso ter ligada primeiro uma, depois as duas simultaneamente e depois só uma outra vez.

Antes de perguntarem por preços, estavamos com um preço final de 20,5 euros juntando o novo material:

6 PowerLeds 1,8€
6 Dissipadores 2€
Transformador 5,5€

Total 29,4€

Para uma calha de leds que consome cerca de 20W de momento num aqua com 120l parece-me um preço bem catita Very Happy

Sendo assim mandei vir 10 destes power leds de 1w e os respectivos dissipadores:

De seguida foi fazer as ligações todas, acoplar os dissipadores a uma barra de aluminio, prender com dois parafusos e colar a barra ao lado dos leds já existentes:

O aspecto final visto do Lado das ligações (mais uns fios e 3 barras do que antes):

E em cima do aqua a funcionar:

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Qui 14 Jun 2012, 23:32Responder ao tópico

Gostava de ver era o efeito dentro do aquário, deve ficar porreiro.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

putogiro

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 15 Jun 2012, 00:08Responder ao tópico

Boas
Eu não sou técnico, mas parece-me estar muito bem, e muito importante, ter ficado em conta.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 15 Jun 2012, 08:52Responder ao tópico

Boas!

Como o Francisco sugeriu seria interessante tirares 2 fotos com os mesmos parâmetros na máquina com e sem os power led para termos noção da diferença..

De resto parabéns pelo trabalho! Eu só alterava aí uma coisa! Como aparecem as tiras de alumínio a rede que pensaste em colocar no início penso que ficava aí bem agora!

Abraço!

João Rui

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Sex 15 Jun 2012, 10:47Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Como o Francisco sugeriu seria interessante tirares 2 fotos com os mesmos parâmetros na máquina com e sem os power led para termos noção da diferença..

De resto parabéns pelo trabalho! Eu só alterava aí uma coisa! Como aparecem as tiras de alumínio a rede que pensaste em colocar no início penso que ficava aí bem agora!

Abraço!

Assim que puder faço um video para se ver a diferença dos power leds. Não esperem uma diferença abismal, são apenas dois leds por cada 42 litros de água, mas dá um brilho extra que eu estava á procura.

Quanto á rede, talvez venha a ser inserida, mas para já a ideia é acrescentar mais duas barras iguas, mas sem leds, onde vou fixar os cabos para por a calha suspensa (quando chegar o suporte que não está faicl eheheh), e depois disso talvez pense em pôr a rede metálica.

Cumps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost   Responder ao tópico

Calha de 288 leds (SMD) + 6 power led 1w low-cost

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-