Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

PH alto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

pjm

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Paulo Marinho
Gostos : 0

MensagemAssunto: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 13:29Responder ao tópico

Como baixar o PH?

Boa tarde era se me podiam dar uma ajuda, eu tenho um aquário de 100l da marca aquapor equipado com um filtro exterior da JBL dentro tenho pedras coloridas compradas numa superficie comercial. um tronco de azinho forrado com pedras coloridas ( fiz o teste com um produto da sera e não fez alteração do PH), tenho três enfeites artificiais e algumas plantas. Actualmente ando a utilizar agua engarrafada com PH 5.7 (a aminha agua da torneira tem o PH muito alto) mas quando faço teste fica sempre azul. Antes das pedras tive areao do rio e tinha o mesmo problema ate já coloquei turfa no filtro mas quando faco o teste do PH continua azul. mesmo quando utilizo o redutor de PH minus ao fim de algumas horas o teste volta a dar PH alto. Já não sei o que fazer.

Como peixes tenho guppys, mollys, limpa fundos limpa vidros e speas.

Obrigado

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 13:35Responder ao tópico

Boas
Toda a água do aqua é engarrafada, ou está misturada comá gua da torneira?
Quando dizes azul, a que valor isso corrresponde.

João Pereira

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 14:25Responder ao tópico

Azul corresponde a pH por volta dos 8... Rolling Eyes podes sempre adicionar fosfato de sódio, para diminuir o pH... Se quiseres aumentar, podes sempre usar também bicabornato de sódio... Smile
Eu uso umas bioballs da SERA para baixar o pH progressivamente... Rolling Eyes

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 14:33Responder ao tópico

Como o Nuno já perguntou, é muito importante que digas a que valor de pH corresponde esse azul. Em princípio é 7.2 ou 7.5 se for está óptimo para os Guppys e para os Molly. Errado é meteres a água com pH ácido (que é o que estás a tentar fazer).

Já agora, passa no tópico das apresentações e faz a tua.

Abraço e bem-vindo.

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 14:36Responder ao tópico

Snappy escreveu:
Azul corresponde a pH por volta dos 8... Rolling Eyes podes sempre adicionar fosfato de sódio, para diminuir o pH... Se quiseres aumentar, podes sempre usar também bicabornato de sódio... Smile
Eu uso umas bioballs da SERA para baixar o pH progressivamente... Rolling Eyes

Snappy, não querendo te contradizer, pH 8 é geralmente azul muito forte. Mas a partir de 7 já é azul (a intensidade vai aumentando). Vamos ver o que pjm nos diz.

pjm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 16:28Responder ao tópico

Actualmente so coloco agua engarrafada porque a minha agua da torneira tem um ph muito alto após fazer o teste fica logo azul escura e por isso deixei de a utilizar

Gabriel P.

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 17:00Responder ao tópico

Mas água engarrafada com pH 5.7 também não é de todo uma boa solução, é melhor procurares alternativas. Como o Snappy já disse podes sempre adicionar a essa água engarrafada um bocadinho de bicarbonato de sódio (para culinária) ou então, o que eu prefiro: mineral salt da Sera. Estas soluções fazem não só com que o pH suba mas também que se mantenha estável com o tempo.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 17:13Responder ao tópico

O que eu meto no filtro para baixar o pH e por sua vez estabilizá-lo é SERA Super Peat:

Reduz o pH progressivamente (dependendo também da quantidade que adicionares no filtro), e estabiliza-o durante imenso tempo... E dá uma cor de chá que vários peixes gostam... Rolling Eyes E mesmo apesar dos tpa´s, o pH não costuma variar... Very Happy

pjm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 17:29Responder ao tópico

Boa tade Snappy este produto pode ser colocado em conjunto com a turfa da JBL que tambem e para estabilizar o PH. Obrigado

putogiro

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 17:59Responder ao tópico

Boas
Snappy - O que estás a adicionar é turfa, há diversas marcas, umas mais caras, outras mais baratas, umas dão mais côr à água outras nem tanto. A turafa faz descer a dureza da água e como tal o PH.
O pjm pode utilizar turfa para baixar o ph da água da torneira, visto que é alto. No entanto parece ser demasiado alto para acertar apenas com turfa.
Se utiliza água engarrafada, não deve utilizar turfa, pois o PH/dureza já são baixos.
Penso que deves fazer várias coisas:
1º Tirares uma amostra de água da torneira (pode ser numa garrafa limpa - não a tapes completamente, deixa a água "respirar"), espera 1 ou 2 dias e mede o PH dessa água. Só assim ficas a saber qual o ph da água canalizada.
2º Se a água do aqua é toda original de água engarrafada, apesar do ph desta água costumar subir depois de o garrafão ser aberto, nunca deveria subir tanto, por isso deves ter alguma coisa no aqua que faz subir o ph, provavelmente alguma das decorações, lembra-te que tudo o que é pedra calcária ou concha de animal maritimo fazem subir o ph, o mesmo pode ser feito por alguns areões. Por isso tens alguma coisa no aqua que está a subir o ph, ora vais ter que descobrir o quê.
Atenção que se misturares água com ph/dureza alta (por exemplo da torneira), com água engarrafada, vais ter +/- esta situação: 50% de água com ph 8, misturada com 50% de água com PH de 6, vais ter água com ph de 7, mas ao fim de 1 a 2 dias, o PH vai subir até aos 8, devido à dureza. Pelo menos foi assim que me explicaram e verifiquei que tinham razão.
3º Nem todos os testes/marcas são iguais na escala, ou seja não basta dizer que fica azul escuro. Quando fazes um teste tens que vêr, no periodo de tempo indicado, a que valor corresponde aquela côr, depois no tópico em vez de dizeres a côr dizes o valor, mesmo que não tenhas a certeza, indicas o que te parece mais certo, sempre é melhor do que dizeres apenas a côr.
4º Deves dizer que aqua é que tens (medidas/litragem), e qual a fauna que tens ou pretendes ter.
Ainda não há muito tempo alguém perguntou o que é que podia fazer para baixar o PH, e afinal para a fauna que tinha, o ph estava bom, apesar de poder estar ainda mais alto.
5º É melhor, mais prático e mais económico para ti e mais saudável para os peixes, escolheres uma fauna á medida da qualidade de água que tens.
6º Se mesmo assim precisares/quiseres baixar o ph, há diversas formas de o fazeres, a unica que me lembro que não deixa a água côr de chá, são os produtos quimicos (por mim a evitar por diversos motivos, entre eles as oscilações de valores na altura das TPA's e as despezas. Depois se não te preocupas com o facto da água não ficar cristalina, podes utilizar: troncos, folhas de árvore (há um tópico a indicar quais podem ser) e turfa.
Qualquer dos métodos acima indicados, deve-se ter cuidado e não fazer TPA's muito grandes, para evitar osvilações muito grandes no PH/dureza da água.

pjm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 18:34Responder ao tópico

Agora ja tenho dados certos pela tabela de teste da APi so marca até 7.6 e o valor do ph esta mais acima esta entre o azul claro e o escuro. A turfa que coloquei e tormec da JBL.
Obrigado

PMA

Membro
Membro

Nome Real : Pedro M A
Gostos : 15

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 20:26Responder ao tópico

Boas
Partilho da opinião do Nuno.
E como referido pelo Nuno, verifica as pedras, e as decorações,pois acho que foi a unica coisa que se manteve nas alterações do areão para as pedras coloridas (atenção ás pedras coloridas, com o passar do tempo perdem a cor, esta mesma vai para algum lado.)

João Pereira

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 21:27Responder ao tópico

Sim Nuno, concordo contigo... É claro que a turfa não foi barata mas também não foi cara em relação á quantidade... Smile No entanto, tens razão na parte da cor do chá, existem os métodos químicos que não interferem na coloração da água, mas se formos a ver bem, muitos peixes tropicais, gostam e por vezes até é aconselhado a água cor de chá para se conseguir simular melhor os habitats naturais... Smile

putogiro

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 21:57Responder ao tópico

Boas
A turfa tem um problema, segundo sei dá para pouco mais dew um mês, depois passa o efeito sobre o PH.
Entretanto há uma outra coisa que faz baixar o ph e que me tinha esquecido. O CO2, também faz baixar o ph e as plantas gostam.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 22:01Responder ao tópico

Sim, esqueci-me de mencionar o CO2 Razz
Olha que não Nuno, eu tenho usado as turfas e só mudo quando faço uma limpeza ao filtro, e costumo medir o pH de semana a semana para ver se está tudo em ordem, e costuma estar sempre igual... Rolling Eyes

Thiago Cardoso

Membro
Membro

Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: PH alto   Seg 30 Abr 2012, 23:15Responder ao tópico

Bom a utilização de cilindro de Co2 e troncos ajudam a abaixar o pH

brunofrancisco89

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Francisco

MensagemAssunto: Re: PH alto   Sab 05 Maio 2012, 23:54Responder ao tópico

É como te já disseram.

Introduz Co2 e e possível um tronco. Estas são as técnicas mais usadas e mais baratas. Co2 podes fazer uma receita caseira de bicarbonato de sódio, fermento, açucar e água. A garrafa tem de ser de algo gaseificado.

O tronco também ajuda. Tal como a turfa, mas esta além de ter tempo de vida escurece a água, mais ou menos, mas escurece sempre.

Não mistures águas. Até porque da torneira sai muito alto e da garrafa muito baixo, é choque para os peixes.

Não coloques quimicos. Têm efeito temporário e vais estar sempre dependente deles porque nunca te vão resolver o mal pela raiz.

Uma solução certa, mas cara, é colocares substratos da ADA. Africana dá para Viviparos. Malawi e Amazónia já é radical de mais...

Um ABraço

ALVELOS RAMIRO

Membro
Membro

Nome Real : Ramiro
Gostos : 61

MensagemAssunto: Re: PH alto   Dom 06 Maio 2012, 00:29Responder ao tópico

Viva,Eu para baixar o PH procedo da seguinte maneira.
A primeira coisa é controlar a dureza total (GH)entre 5 a 10 de GH considerra-sse que é uma àgua mole,quando tenho a àgua mole posso filtrar em turfa,folhas de carvalho etc, mas tenho que vigiar para ele nao descer demais.Partindo do principio que o dito tronco nao faz subir o ph e que com a mistura de àgua engarrafada se consegue baixar o GH o PH desce automaticamente.Os guppys gostam de àgua meia dura e um PH ligeiramente alcalino.
Jà os ancistrus querem uma àgua mole com PH àcido.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: PH alto   Hoje à(s) 20:07Responder ao tópico

PH alto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-