Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Sistema completo CO2 Caseiro - DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 10 Maio 2012, 10:49Responder ao tópico

Pois, mas não me referia a estar a debitar CO2 constantemente, isto é, fazia isto duas vezes por dia, por exemplo... Rolling Eyes Mas sinceramente, também duvido que resulte... :| Vou criar o tópico mais daqui a pouco acerca do kit da SERA vs CO2 caseiro... Rolling Eyes Obrigado pela ajuda Wink

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 12 Maio 2012, 00:15Responder ao tópico

Boas,

Após ler todo este interessante debate sobre a comparação entre os dois tipos de "produção" de CO2, tenho de voltar a fazer um ligeiro off-topic.

Foram levantadas questões acerca da rentabilidade de se utilizar CO2 caseiro em detrimento do CO2 pressurizado, mas acho que foram confundidos dois conceitos distintos: investimento e custo de produção.

Se formos comparar o investimento num sistema de CO2 pressurizado, que poderá variar entre os 50 e os 150 €, dependendo dos equipamentos que se queira instalar, assim como o tamanho da botija de CO2, etc., verificamos que é muito superior ao investimento inicial que se tem para montar o sistema de CO2 caseiro, que ronda, na pior das hipóteses os 10 € (e atenção que já estou a exagerar e muito mesmo).

No entanto, e tal como o Nuno explicou e muito bem, o custo de exploração do CO2 caseiro consegue ser superior ao custo do CO2 pressurizado, tendo em conta que o aquário tem as mesmas características (volume, tipo e quantidades de flora, etc.). Não vou estar a fazer cálculos pois estes já estão apresentados e concordo plenamente com eles.

Mas porque um sistema de CO2 pressurizado? Pela vantagem de se conseguir controlar o fluxo de CO2 de uma forma constante, podendo durar a mesma recarga de 6 a 18 meses (dependendo dos equipamentos que tenhamos). É um grande descanso que temos em relação ao assunto CO2, que depois de estar regulado nunca mais teremos de nos preocupar com ele, a não ser para limpar o difusor regularmente, por forma a evitar a redução de fluxo.

Pessoalmente optei pelo CO2 pressurizado por essas mesmas razões. Mas ainda hei-de experimentar fazer umas receitas de CO2 caseiro, pois também tenho curiosidade em aprender (nunca fiz, eheh Razz).

Abraço

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 12 Maio 2012, 22:30Responder ao tópico

Olá Hugo,

Assim é que é falar Smile

Completamente de acordo.... Se no momento tivesse os 150 eur nem hesitava entre o co2 caseiro e o industrial! A aquagro tem um que combina msm bem con o meu aqua Razz

Fiz este mais pelo gozo, sem sequer pensar no custo a longo prazo e nao me posso queixar porque para além custo inicial também me baixou o ph e aumentou o kh como é obvio.

Um abraço.

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Dom 13 Maio 2012, 15:04Responder ao tópico

Boas,

Eu comprei o meu sistema em 2.ª mão por 80€. Apenas não tenho válvula solenóide. Mas por agora também não vou investir nisso, pois já tenho o aquário á vários meses sem CO2 (aindo com preguiça de o mandar encher, eheh).

Abraço

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 15 Maio 2012, 14:45Responder ao tópico

Fiz agora a minha botija de CO2, espero que resulte, não se devia ver bolinhas a subir, como na coca cola?

putogiro

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 15 Maio 2012, 15:38Responder ao tópico

Boas
Normalmente demora cerca de 1 a 2 horas a começarem a sair.
Que difusor meteste?

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 15 Maio 2012, 16:31Responder ao tópico

Boas,

Mostra aí umas fotos desse teu sistema Wink

Abraço

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 15 Maio 2012, 20:47Responder ao tópico

Ainda não tenho difusor, queria comprar uma daqeles em Zigue zague, sabem quanto custa? e até arranjar o difusor em zig zag posso usar uma daqelas pedras azuis pra bomba de ar?

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Ter 15 Maio 2012, 21:12Responder ao tópico

Tá a lançar uma bolha em cada 10 segundos, na garrafa que diz CO2, no aquário ainda nao começou a soltarr bolhas, também so o pus lá agora.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 16 Maio 2012, 13:29Responder ao tópico

Algo não está bem, eu vejo as bolhas a sair na garrafa de segurança de 10 em 10 segundos, mas no aquário não sai nada. Tirei a garrafa de segurança mas também ainda não estou a ver o CO2 a descer pelo tubo.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 16 Maio 2012, 14:15Responder ao tópico

Boas
Ao fim de 15 horas, 1 bolha de 10 em 10 segundos é muito pouco, deves ter feito uma mistura muito fraca.
Mesmo assim deves ter alguma fuga, experimenta molhar os locais onde fizeste ligações, para vêr se ouves alguma fuga, podes choncalhar a garrafa, para produzir mais, até pelo menos começar a sair para o aqua.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 16 Maio 2012, 14:36Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Ao fim de 15 horas, 1 bolha de 10 em 10 segundos é muito pouco, deves ter feito uma mistura muito fraca.
Mesmo assim deves ter alguma fuga, experimenta molhar os locais onde fizeste ligações, para vêr se ouves alguma fuga, podes choncalhar a garrafa, para produzir mais, até pelo menos começar a sair para o aqua.

Eu usei as quantidades que me aconselhaste Nuno :S Será que o problema é do fermento? Usei um que vem aos cubos e parece plasticina.

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 16 Maio 2012, 15:00Responder ao tópico

Boas
Eu disse como sendo um cálculo, tendo em conta que não tens difusor, podes por 400g de açucar, 10g de fermento e 1 colher cheia de bicarbonato.
Mas continuo a dizer que podes ter uma fuga.

MiguelAngelo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 16 Maio 2012, 17:26Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Eu disse como sendo um cálculo, tendo em conta que não tens difusor, podes por 400g de açucar, 10g de fermento e 1 colher cheia de bicarbonato.

Ja vi e não tinha nenhuma fuga, fiz de novo com as mesmas medidas e já está a bombear 1 bolha em cada 3 segundos, achas que chega?

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qua 16 Maio 2012, 21:34Responder ao tópico

Boas
Tu é que sabes, penso que com um difusor de cerâmica chegava, mas assim o CO2 quase não se dissolve na água.
Vê no trukesfishes, ele têm lá uns difusores que dão para isso e não são caros, comprei uns há 2 semanas e estou satisfeito. No teu caso os 2 mais baratos eram os indicados, a grande diferença entre eles é a ventosa, se não tens, é aconselhavel.

costa1975

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : João Costa

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 02:45Responder ao tópico

deleted

Última edição por costa1975 em Sab 19 Maio 2012, 03:00, editado 1 vez(es)

costa1975

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 02:58Responder ao tópico

Rolling Eyes

costa1975

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 03:02Responder ao tópico

MiguelAngelo escreveu:
Nuno Moreira escreveu:
Boas

Ja vi e não tinha nenhuma fuga, fiz de novo com as mesmas medidas e já está a bombear 1 bolha em cada 3 segundos, achas que chega?

Boas
Não li o tópico todo mas creio que estás com problemas na receita/fugas/difusor de co2 certo?
Os meus sistemas de co2 são 100% caseiros,seja a receita,reservatório e difusor,fica aqui uma descrição ao pormenor ,e espero que isto ajude.

Ponto1 receita
Eu uso:
250gr açucar
1 pacote fermento Vahine 9,6 grs (Continente)
1 colher chá bicarbonato de sódio
Deixar tapado durante 1 hora,
( aperta bem o regulador de fluxo,senão precisas de uma máquina de fotofinish para contar as bolhas....lol^^^^)

Ponto 2 Fugas
Depois de muitas vezes ter que tornar a deitar cola por causa de fugas na tampa da garrafa....Usei uma tampa de um pulverizador de limpa vidros do LIDL

tecnica:

1cortar a parte da pulverização exterior(gatilho,bico e palheta de pesca)
2sobra apenas a rolha e um tubo plástico com cerca de 3 cm
3retira-se esse tubo e também uma esfera transparente que existe dentro dele(que faz com que só circule ar num dos sentidos)
4inverte-se a posição do tubo e automaticamente ele faz com que o furo fique tapado pois ele mais largo de um dos lados,e o lado que fica de fora da garrafa é exatamente á medida da mangueira...
5é só enroscar na garrafa pet pois a medida é a mesma(não esquecer de tirar o anel abaixo da rolha da garrafa pet,para que a nova possa enroscar até ao fim)
A fisica faz com que quanto mais pressão tiver mais estanque fique
Resultado :estou á 1 mês com a mesma "receita",sem fugas...
Aspeto final:

Ponto 3 difusor
Eu uso uma seringa,um pano de limpeza de óculos ou dos LCD´s,etc ,uma braçadeira de electricista de plástico
Retiras a parte de dentro da seringa (cursor) ,engatas a mangueira no bico da seringa.
Na outra extremidade pousas o pano microfibras e esticas bem,passas a braçadeira de electricista (bem apertada)junto ao rebordo da seringa e cortas o pano excedente
È aquela cena azulada á direita do termostato(neste momento tá desligado por ser noite 2.39h!!!):

Desculpa o testamento,mas se ainda assim restarem duvidas apita!!
Abraço

putogiro

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 09:49Responder ao tópico

Boas
Acho muito boas ideias.
No meu caso optei por furar as tampas com uma broca de 3mm, enfiar a mangueira, e nem foi preciso meter cola, porque não havia nenhuma fuga, como tenho uma 2ª garrafa como margem de limpeza, foi a melhor maneira. Ou seja tenho 3 sistemas, cada um com uma garrafa de coca cola de 2 litros e 1 garrafa de água vimeiro de 0,33 litros.
Como difusores até à pouco utilizava, um em escada e uma madeira difusora (de compra, semelhante às pedras, mas em madeira), agora mantenho a madeira, e nos outros 2 sistemas tenho difusores de vidro/cerâmica.
Com o passar do tempo o pano continua a fazer de difusor, ou voltam a sair bolhas grandes?
Está fechado, como? Durante quanto tempo é que fica fechado?
Quantas bolhas produz/liberta por segundo?

André deVil

Membro
Membro

Nome Real : André de Vilhena

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 10:57Responder ao tópico

Ora bons dias,

Isso é que é o verdadeiro do it yourself!!! Refiro me ao difusor Wink

Nao sei se havera problemas futuros com a decomposiçao do tecido na agua mas mesmo assim esta bem pensado...

Mas para mim o bolo em cima da cereja no teu sistema CO2 é o pulverizador. Lol, esta impecavel Very Happy

Quanto as bolhas teimarem em nao sair de certeza que é da mistura.

Abraço

o

costa1975

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 17:11Responder ao tópico

Nuno Moreira escreveu:
Boas
Acho muito boas ideias.
No meu caso optei por furar as tampas com uma broca de 3mm, enfiar a mangueira, e nem foi preciso meter cola, porque não havia nenhuma fuga, como tenho uma 2ª garrafa como margem de limpeza, foi a melhor maneira. Ou seja tenho 3 sistemas, cada um com uma garrafa de coca cola de 2 litros e 1 garrafa de água vimeiro de 0,33 litros.
Como difusores até à pouco utilizava, um em escada e uma madeira difusora (de compra, semelhante às pedras, mas em madeira), agora mantenho a madeira, e nos outros 2 sistemas tenho difusores de vidro/cerâmica.
Com o passar do tempo o pano continua a fazer de difusor, ou voltam a sair bolhas grandes?
Está fechado, como? Durante quanto tempo é que fica fechado?
Quantas bolhas produz/liberta por segundo?

Boas Nuno

A pano até hoje fez sempre o seu trabalho na perfeição,só tenho que me preocupar em substitui-lo se ele vier a apodrecer com o tempo.
A regulação faço-a com um regulador de fluxo(daqueles tipo t com uma torneira) a meio da mangueira ,pois se não a tivesse saíriam 5000000000 de bolhas por segundo!!!!! ,e antes de uma válvula anti-retorno,para evitar desastres...
Antes 1 hora de se apagarem as luzes fecho a torneira pois as plantas sem luz não consomem CO2 e poderia trazer um excesso do mesmo no aqua,o que poderia prejudicar a saúde dos peixes,quando se ligam as luzes abro.
Regulador de fluxo:

Válvula anti retorno:

Abraço

Última edição por costa1975 em Sab 19 Maio 2012, 18:35, editado 1 vez(es)

costa1975

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Sab 19 Maio 2012, 17:19Responder ao tópico

André deVil escreveu:
Ora bons dias,

Isso é que é o verdadeiro do it yourself!!! Refiro me ao difusor Wink

Nao sei se havera problemas futuros com a decomposiçao do tecido na agua mas mesmo assim esta bem pensado...

Mas para mim o bolo em cima da cereja no teu sistema CO2 é o pulverizador. Lol, esta impecavel Very Happy

Quanto as bolhas teimarem em nao sair de certeza que é da mistura.

Abraço

o

lol! ...sempre fui um engenhocas...só aproveitei a rolha, a garrafa é de refrigerante,pois estas foram feitas para aguentar pressão do co2 do próprio refrigerante que é bastante,há quem diga que não,o que discordo.
Cumprimentos

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Mauro Jr.

MensagemAssunto: Aquario de 60L   Qua 01 Ago 2012, 22:41Responder ao tópico

Olha tambem tenho um de 60L e hoje fiz o meu primeiro experimento de CO2 caseiro, a receita que escolhi foi a seguinte:
- 250 gramas de açucar
- 10g de fermento biologico em pó(sache)
- 1 colher das de chá cheia de bicarbonato
- 1,5 litros de agua (natural e sem cloro)
OBS isso trabalhando em uma garrafa peti de 2L.

Começei dissolvendo em um pouco dagua todo o fermento e os 250g açucar separadamente, depois os juntei. (pode juntar os dois e dissolve-los, o fermento é chatinho pra dissolver).
Depois os coloquei na garrafa e adicionei o restante da agua para completar 1,5L.
Por ultimo adicionei o bicarbonato, que ja estava dissolvido em um copo dagua separadamente. (depois do bicarbonato a solução total da um pouco mais de 1,5L).
Feche a garrafa e sacuda um pouco, um pouco mesmo ja que todos os igredientes estão previamente diluidos.

Bom isso esta me rendendo mais de 2 bolhas por segundo, nao sei ate quando vai durar pois fiz hoje.
Posto aqui qualquer novidade.

Mauro Jr

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Mauro Jr.

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 02 Ago 2012, 16:44Responder ao tópico

Bom pessoal hoje é o segundo dia que estou utilizando o sistema de CO2.
Reparei que apos a noite o rendimento caiu, estou com apenas uma bolha a cada 3 segundos, nao sei o que houve.
Ja verifiquei por vazamentos.
A garrafa ontem estava durinha, parecia quando compramos guaraná lacrado, hoje chego a apertar a garrafa e ela esta mole.
Isso é normal cair rendimento no 2 dia?
Será que ira manter esse rendimento pra frente?

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Qui 02 Ago 2012, 17:53Responder ao tópico

Nao e normal cair assim tanto, deve ter algum vazamento.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sistema completo CO2 Caseiro - DIY   Responder ao tópico

Sistema completo CO2 Caseiro - DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-